Plano de aula: Poluição luminosa

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Saúde auditiva e visual

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, presente na BNCC, tendo por objetivo conceituar poluição luminosa, identificando os prejuízos trazidos pelo excesso de iluminação artificial a um ambiente. Na atividade proposta para esta aula, os alunos deverão pensar em como seria um ambiente adequado, em termos de luz, para que não haja desperdício de energia e para o melhor aproveitamento da iluminação artificial, diminuindo os impactos da poluição luminosa. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Para saber mais sobre o tema, assista a um vídeo sobre poluição luminosa clicando aqui.

Materiais necessários para a aula: Cartolinas, lápis, tesoura, cola e atividade impressa.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir a respeito do tema poluição luminosa, bem como os impactos dela na realização de algumas atividades diárias. Aproveite para fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, questionando se já ouviram algo sobre o tema.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA