Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Bem-estar: 8 dicas para aproveitar as férias escolares

Autocuidado, descanso e atividades prazerosas são sugestões para recarregar as energias antes do início do ano letivo de 2022

POR:
Selene Coletti
Crédito: Getty Images

Estar em casa sem horário para acordar ou sair é uma delícia. Penso que esta é uma das melhores coisas que temos nas férias. Apreciar estes pequenos prazeres nos ajuda a ver a vida com outros olhos.

Depois de um ano de tantas incertezas e desafios (e também de muitas aprendizagens), é momento de nos desconectar da escola – o que pode ser difícil para muitos de nós. No entanto, é preciso deixar de lado os materiais de trabalho e aproveitar esse tempo para olhar e cuidar de nós.

Para te ajudar nessa jornada de conexão e descanso, deixei oito dicas:

  1. Comece cuidando de você

Tire ao menos um dia, se puder, para dormir até mais tarde, sem despertador para tocar. Acorde sem pressa, tome um café da manhã delicioso, como aqueles de hotel. Depois, foque o dia em tarefas de autocuidado: tome um banho gostoso, coloque uma música, acenda uma vela ou um incenso. Faça desse momento um ritual.

Também pode ser a oportunidade de resolver aquelas pendências médicas. Aproveite para fazer um check-up. Também pode aproveitar para cuidados estéticos. Dê um trato na pele e no cabelo – quem sabe começar o ano com um novo corte ou cor de cabelo?

Como assegurar a saúde emocional dos professores

Confira reflexões e estratégias cuidar da saúde emocional no contexto da pandemia de covid-19.

  1. Novos e velhos hábitos e hobbies

Sempre é tempo de começar novos hábitos. Para começar, que tal beber mais água e praticar uma atividade física de sua preferência. Aproveite para sair para caminhar, correr, pedalar, nadar. Tente mantê-los ao longo do ano.

Se gosta de cozinhar, teste uma nova receita e prepare um almoço ou jantar no capricho. Se ainda não domina essa arte, pode ser momento de se arriscar. Tem uma porção de sites e livros que trazem muitas ideias práticas. Depois é só saborear, sentir os aromas e texturas. Será uma experiência diferente. Se tiver crianças pequenas, você pode incluí-las e tornar esse momento em uma atividade familiar.

Não deixe de garantir um tempo para fazer aquilo que te dá prazer. Seja passear na natureza, ler, ir ao cinema, ao shopping ou assistir TV. Cuide da sua criança interior! Se tiver filhos ou netos, aproveite para ficar mais tempo com eles, entre nas brincadeiras de faz de conta, por exemplo, e divirta-se. Com certeza, você sairá ganhando.

  1. Organize o seu espaço

Organizar a casa é uma forma também de colocar em ordem a vida – tem quem ache terapêutico, você é desse time?

Pode começar com as “coisas da escola”. Jogue fora o que não vai mais usar ou usou muito pouco. Nessa organização também entram os arquivos no computador e celular.

Isso vale também para as outras partes da casa. Dê uma geral nos armários, gavetas, tirando aquilo que não está usando mais. Abra espaço para a energia circular. Arrume o que precisa de conserto, doe o que não quer mais, reorganize suas roupas, louças, papéis, livros...

  1. Reserve um tempo para colocar as leituras em dia

Ah! Os livros... deixe um momento especial para eles. Além de reorganizá-los, escolha um para ler ou reler. Se quiser uma sugestão nova, sugiro Amiga Genial da italiana Elena Ferrante, a forma como ela escreve é demais! São 4 livros que permitem refletir sobre diferentes assuntos: a amizade, as diferenças, a posição da mulher, dentre outros – além de permitir conhecer Nápoles. Garanto que não irá se arrepender. Outra indicação é conferir esta lista de e-books gratuitos.

Se preferir conhecer a Itália por meio da comida, leia Mil dias em Veneza, de Marlena de Blasi. É uma história de amor entre uma chef de cozinha norte-americana apaixonada por Veneza e um veneziano. Você se encantará e irá querer ler os outros livros que dão continuidade a esse enredo – são três: Mil dias na Toscana, A doce vida na Umbria e Um certo verão na Sicília. Eu li todos e recomento muito!

Outra indicação é Arsene Lupin- Ladrão de Casacas, de Maurice Leblanc, a história de um ousado e brilhante ladrão que faz peripécias audazes e inteligentes para escapar da cadeia e que nos faz torcer por ele – a obra também inspirou a série Lupin da Netflix, que é outra dica para conhecer nas férias.

Conheça a vida e obra de 9 pensadores negros

Veja trajetória e as contribuições de diversos intelectuais para a luta antirracista e para a valorização da cultura negra em suas áreas de atuação


Se gosta de biografias (eu amo), estou lendo Freddy Mercury: a biografia definitiva e conhecendo um pouco mais da trajetória deste cantor maravilhoso. O livro traz aspectos que não apareceram no premiado filme Bohemian Rhapsody. Então, deixo mais essa sugestão.

  1. Maratone séries e filmes

E por falar em filme, que tal maratonar alguns na TV ou no seu streaming de preferência?

Algumas séries que indico e que valem ficar algumas (ou muitas) horas se deliciando com o saco de pipoca ao lado são The Good Witch, Lucifer e Grace and Frank. Todas disponíveis na Netflix e são aquelas histórias para espairecer! É tão bom assistir a um filme leve no qual tudo dá certo, não é mesmo?

  1. Coloque a conversa em dia

No dia a dia nem sempre conseguimos dar atenção a todas as pessoas que gostamos. Aproveite esse tempo livre para conversar, dar risadas, colocar o papo em dia com os amigos.

Uma dica: não vale ficar lamentando-se, mas sim lembrando dos bons momentos ou mesmo procurando soluções se estiver enfrentando algum problema.

  1. Exercite a gratidão

Ser grato traz benefícios para a saúde física, mental e emocional. Insira este novo hábito em sua vida: tenha um caderninho para anotar diariamente pelo menos três motivos para agradecer: a saúde, a conversa gostosa com alguém especial, o seu animal de estimação, um banho refrescante, uma refeição gostosa, o pôr do sol. Enfim, as pequenas coisas. Seu padrão mental vai mudar e sua saúde irá agradecer.

Bem-estar em foco

Confira conteúdos que podem te ajudar a relaxar e se preparar com calma para 2022

  1. Experimente a meditação

Se esta ainda não é uma prática em sua vida, sugiro que faça um primeiro teste. É uma forma de reduzir o estresse, a ansiedade, melhorar o seu foco e o equilíbrio emocional. Conheça um pouco mais acessando.

Só depois de passar um tempo realmente desconectado, buscando algo que te permita descansar e (re)energizar-se é que poderá, então, pensar no novo ano escolar que se inicia. Por isso, antes de falar de planejamento escolar, me conte o que está fazendo para descansar!

Antes de ir, aproveito para desejar um novo ano cheio de muitas aprendizagens e renovações.

Abraços,

Selene

Selene Coletti é professora há 40 anos na rede pública. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por 10 anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita,  com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio “Gestão para o Sucesso Escolar”, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.

Deixe seu email e mantenha-se atualizado para assuntos de saúde na educação

Tags

Guias

Tags

Guias