11570
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Medindo com régua

Plano de aula de matemática para 2º ano sobre Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva, Renata Ariane Capovilla

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Fazer medida de comprimento com uso de régua.

Recursos necessários:

  • Caderno.
  • Atividades impressas.
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Réguas.
  • Barbantes.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar a régua para realizar uma medida de comprimento.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o conhecimento prévio sobre o assunto. Não havendo o mesmo, apresente imagens, ou, se possível, uma colcha de retalhos para que entendam do que se trata a retomada.

Propósito: Levantar conhecimentos prévios sobre colcha de retalhos, que será utilizado como fundo do conceito de medidas de comprimento.

Discuta com a turma:

  • O que é uma colcha de retalhos?
  • Como é feita?
  • Para que serve?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Após dividir a classe em duplas, leia a situação proposta e problematize pedindo que façam a medida da colcha. Para isso disponibilize rolos de barbante e permita que estabeleçam estratégias, de acordo com suas hipóteses. Podem fazer a divisão de acordo com as medidas dos retalhos dispostos no slide 5, cortando pedaço a pedaço e juntando no final ou fazer a soma das medidas e cortar o tamanho total ao final da atividade. As medidas das peças da colcha devem estar expostas em algum lugar da classe, ou escritas na lousa.

Propósito: Resolver situação problema sobre medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter a medida da colcha?
  • Só há uma forma de obter o resultado?
  • O que precisamos para resolver?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Após dividir a classe em duplas, leia a situação proposta e problematize pedindo que façam a medida da colcha. Para isso disponibilize rolos de barbante e permita que estabeleçam estratégias, de acordo com suas hipóteses. Podem fazer a divisão de acordo com as medidas dos retalhos dispostos no slide 5, cortando pedaço a pedaço e juntando no final ou fazer a soma das medidas e cortar o tamanho total ao final da atividade. As medidas das peças da colcha devem estar expostas em algum lugar da classe, ou escritas na lousa.

Propósito: Resolver situação problema sobre medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter a medida da colcha?
  • Só há uma forma de obter o resultado?
  • O que precisamos para resolver?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça que as crianças socializem as hipóteses pensadas, demonstrando, com uso dos barbantes, qual foi a maneira encontrada para fazer a medida da colcha.

Faça as anotações das diversas maneiras pensadas na lousa.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça que as crianças socializem as hipóteses pensadas, demonstrando, com uso dos barbantes, qual foi a maneira encontrada para fazer a medida da colcha.

Faça as anotações das diversas maneiras pensadas na lousa.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver essa situação?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar a régua para realizar uma medida de comprimento.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Fazer medida de comprimento com uso de régua.

Recursos necessários:

  • Caderno.
  • Atividades impressas.
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Réguas.
  • Barbantes.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o conhecimento prévio sobre o assunto. Não havendo o mesmo, apresente imagens, ou, se possível, uma colcha de retalhos para que entendam do que se trata a retomada.

Propósito: Levantar conhecimentos prévios sobre colcha de retalhos, que será utilizado como fundo do conceito de medidas de comprimento.

Discuta com a turma:

  • O que é uma colcha de retalhos?
  • Como é feita?
  • Para que serve?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Após dividir a classe em duplas, leia a situação proposta e problematize pedindo que façam a medida da colcha. Para isso disponibilize rolos de barbante e permita que estabeleçam estratégias, de acordo com suas hipóteses. Podem fazer a divisão de acordo com as medidas dos retalhos dispostos no slide 5, cortando pedaço a pedaço e juntando no final ou fazer a soma das medidas e cortar o tamanho total ao final da atividade. As medidas das peças da colcha devem estar expostas em algum lugar da classe, ou escritas na lousa.

Propósito: Resolver situação problema sobre medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter a medida da colcha?
  • Só há uma forma de obter o resultado?
  • O que precisamos para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Após dividir a classe em duplas, leia a situação proposta e problematize pedindo que façam a medida da colcha. Para isso disponibilize rolos de barbante e permita que estabeleçam estratégias, de acordo com suas hipóteses. Podem fazer a divisão de acordo com as medidas dos retalhos dispostos no slide 5, cortando pedaço a pedaço e juntando no final ou fazer a soma das medidas e cortar o tamanho total ao final da atividade. As medidas das peças da colcha devem estar expostas em algum lugar da classe, ou escritas na lousa.

Propósito: Resolver situação problema sobre medida de comprimento.

Discuta com a turma:

  • De que maneira podemos obter a medida da colcha?
  • Só há uma forma de obter o resultado?
  • O que precisamos para resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça que as crianças socializem as hipóteses pensadas, demonstrando, com uso dos barbantes, qual foi a maneira encontrada para fazer a medida da colcha.

Faça as anotações das diversas maneiras pensadas na lousa.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Peça que as crianças socializem as hipóteses pensadas, demonstrando, com uso dos barbantes, qual foi a maneira encontrada para fazer a medida da colcha.

Faça as anotações das diversas maneiras pensadas na lousa.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todas as duplas pensaram da mesma forma?
  • As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
  • Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos resolver essa situação?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano