Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Co-autor: Renata Ariane Capovilla
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.
Conceito-chave
Fazer medida de comprimento com uso de régua.
Recursos necessários:
- Caderno.
- Atividades impressas.
- Cola.
- Tesoura.
- Réguas.
- Barbantes.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Utilizar a régua para realizar uma medida de comprimento.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre o conhecimento prévio sobre o assunto. Não havendo o mesmo, apresente imagens, ou, se possível, uma colcha de retalhos para que entendam do que se trata a retomada.
Propósito: Levantar conhecimentos prévios sobre colcha de retalhos, que será utilizado como fundo do conceito de medidas de comprimento.
Discuta com a turma:
- O que é uma colcha de retalhos?
- Como é feita?
- Para que serve?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)
Orientação: Após dividir a classe em duplas, leia a situação proposta e problematize pedindo que façam a medida da colcha. Para isso disponibilize rolos de barbante e permita que estabeleçam estratégias, de acordo com suas hipóteses. Podem fazer a divisão de acordo com as medidas dos retalhos dispostos no slide 5, cortando pedaço a pedaço e juntando no final ou fazer a soma das medidas e cortar o tamanho total ao final da atividade. As medidas das peças da colcha devem estar expostas em algum lugar da classe, ou escritas na lousa.
Propósito: Resolver situação problema sobre medida de comprimento.
Discuta com a turma:
- De que maneira podemos obter a medida da colcha?
- Só há uma forma de obter o resultado?
- O que precisamos para resolver?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 4 e 5)
Orientação: Após dividir a classe em duplas, leia a situação proposta e problematize pedindo que façam a medida da colcha. Para isso disponibilize rolos de barbante e permita que estabeleçam estratégias, de acordo com suas hipóteses. Podem fazer a divisão de acordo com as medidas dos retalhos dispostos no slide 5, cortando pedaço a pedaço e juntando no final ou fazer a soma das medidas e cortar o tamanho total ao final da atividade. As medidas das peças da colcha devem estar expostas em algum lugar da classe, ou escritas na lousa.
Propósito: Resolver situação problema sobre medida de comprimento.
Discuta com a turma:
- De que maneira podemos obter a medida da colcha?
- Só há uma forma de obter o resultado?
- O que precisamos para resolver?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Peça que as crianças socializem as hipóteses pensadas, demonstrando, com uso dos barbantes, qual foi a maneira encontrada para fazer a medida da colcha.
Faça as anotações das diversas maneiras pensadas na lousa.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as duplas pensaram da mesma forma?
- As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
- Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 6 e 7)
Orientação: Peça que as crianças socializem as hipóteses pensadas, demonstrando, com uso dos barbantes, qual foi a maneira encontrada para fazer a medida da colcha.
Faça as anotações das diversas maneiras pensadas na lousa.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todas as duplas pensaram da mesma forma?
- As maneiras de pensar tiveram o mesmo resultado?
- Têm uma forma mais fácil ou mais difícil de chegar ao resultado?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Como podemos resolver essa situação?