Diversidade de materiais, pluralidade de sentidos

POR:
Thais Gurgel
Foto: Fernanda Sá
Foto: Fernanda Sá

Garantir o contato das turmas com diferentes materiais na aula de Arte é condição importante para a qualidade das produções visuais da garotada. "A experiência artística de criar pressupõe uma possibilidade de escolha", explica Isabel Graciano, consultora em didática de Arte. "E para que ela possa acontecer, é preciso que os pequenos conheçam as potencialidades de diferentes materiais e tenham domínio sobre eles."

O professor pode variar de três formas em suas ofertas. No recurso que vai marcar o traço da criança (como tintas, lápis, giz, carvão, serragem), nas ferramentas com que vão manipulá-lo (pincéis, lixas, rolos, espátulas, pauzinhos), ou no suporte que o recebe (papel, tela, argila, chão de terra, parede, etc). Explorando essa pluralidade de consistências, texturas e efeitos, as turmas podem não somente conhecer o comportamento de cada material, mas também perceber de que maneira elas podem se utilizar deles para expressar o que pretendem. Para transmitir a ideia de tristeza em uma pintura, uma criança pode propor marcas violentas sobre uma tela - com o uso de pincéis de diferentes grossuras, por exemplo - e outra, no mesmo grupo, investir em uma produção de textura aveludada, utilizando-se de tinta e papéis variados. A percepção de cada aluno sobre tema e materiais oferecidos resulta em diversidade de produções.

Segundo Isabel,  a escola deve favorecer que o aluno trace um percurso de autoconhecimento em duas frentes. "Uma diz respeito a um investimento na sensibilidade pessoal de cada criança, que escolherá o que deseja expressar", diz. "Outra se refere à percepção sensorial sobre os materiais, que dão recursos para que ela escolha a forma como ela realizará sua produção." E é na articulação entre as duas dimensões que os pequenos, pouco a pouco, vão construir uma marca pessoal em seus trabalhos.

Veja abaixo reportagens e plano de aula que podem auxiliar no trabalho com materiais diversificados nas aulas de Arte.


Experiências sensoriais 
Reportagem mostra projetos ligados à diversidade de materiais na creche. Também apresenta sequência didática sobre o tema.

A classe vira ateliê 
Reportagem e projeto institucional sobre como usar o espaço da sala de aula para trabalhar com materiais variados.

Sementes dão um novo sentido à aula de arte
Reportagem mostra projeto de professora que criou instrumentos de produção visual a partir de elementos naturais e sucata.

Oficina de percurso
Plano de aula sobre atividade de percurso por diferentes materiais para produção em Arte para turmas de 1º a 5º anos. 

Conhecer a cultura, soltar a imaginação
Reportagem da série Panoramas e Perspectivas sobre as mais atuais pesquisas em didática de Arte.

Especial Arte
20 projetos e 30 atividades para turmas de creche ao 9º ano, nas áreas de música, teatro, artes visuais e dança.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias