Cubo planificado
Plano de Aula
Plano de aula: Desvendando os mistérios das vistas ortogonais
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Vistas ortogonais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
Compreender a existência de diferentes vistas ortogonais de um mesmo objeto.
Conceito-chave
Construir um sólido geométrico a partir de vistas ortogonais planas (superior e lateral) deste sólido.
Conhecimentos Prévios
Representação de figuras geométricas planas.
Conceito de vistas ortogonais.
Recursos necessários
- Régua
- Material dourado ou Cubos construídos em sala
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender a existência de diferentes vistas ortogonais de um mesmo objeto.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Professor, leia a definição de projeções ortogonais para a turma, converse com os alunos sobre este conceito, pergunte quantos alunos já ouviram falar sobre isso e que relações as projeções ortogonais tem com a matemática.
Levante com os alunos os conceitos geométricos existentes nessa relação e as aplicações matemáticas que podemos encontrar.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Material complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Professor, leve para a sala de aula um caixa semelhante à da imagem, ou outra caixa para contextualizar a aula.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Material complementar:
Atividade retomada para impressão
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por cima, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte superior da caixa.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Discuta com a turma:
- Analisando apenas a face superior desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
- É possível representar essa face em uma superfície plana?
Material complementar:
Atividade retomada para impressão
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por cima, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte lateral da caixa.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Discuta com a turma:
- Analisando apenas a face lateral desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
- É possível representar essa face em uma superfície plana?
- Qual a diferença dessa imagem com a vista superior?
Material complementar:
Atividade retomada para impressão
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Peça que os alunos observem a caixa somente olhando por baixo, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa. Mostre somente a parte inferior da caixa.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Discuta com a turma:
- Analisando apenas a face inferior desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
- É possível representar essa face em uma superfície plana?
- Qual a diferença ou semelhança dessa imagem com a vista superior?
Material complementar:
Atividade retomada para impressão
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Peça que os alunos observem uma projeção da caixa e sua vista inferior rotacionada, questione sobre que figura geométrica podemos encontrar analisando essa caixa.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Material complementar:
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Professor, converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças da imagem com a caixa analisada. Peça que analisem a imagem antes de construir a representação geométrica.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Material complementar:
Atividade retomada para impressão
Retomada
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 3 a 10).
Orientações: Professor, converse com os alunos sobre as diferenças e semelhanças da imagem com a caixa analisada. Peça que analisem a imagem antes de construir a representação geométrica.
Propósito: Reconhecer as diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido geométrico.
Discuta com a turma:
- Analisando apenas a face lateral desta caixa que figura geométrica é possível verificar?
- Sem ter a caixa em mãos é possível representar sua vista superior?
- É possível representar essa face em uma superfície plana?
- Quantas figuras geométricas diferentes é possível encontrar nesse sólido?
Material complementar:
Atividade retomada para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).
Orientações: Professor, desafie os alunos a pensarem de forma contrária à atividades anterior. Converse com a turma que neste momento ao invés de observar o sólido e obter as vistas ortogonais, vamos trabalhar ao contrário.
A partir de vistas ortogonais criaremos sólidos geométricos.
Para essa atividade você pode utilizar o material dourado, peça que os alunos construam seus sólidos geométricos utilizando os cubinhos. Caso não tenha esse material disponível para realizar a atividade, construa com os alunos em uma aula anterior os cubos para essa atividades. Leve impresso cubos planificados e peça que os alunos construam as peças e decorem como quiserem, isso torna a atividade mais interessante.
Uma proposta para continuar essa atividade é pedir que os alunos tirem fotos de suas construções geométricas e montem um mural na escola com as vistas propostas na atividade e os sólidos construídos para que possa ser observado por toda a escola.
Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.
Material complementar:
Atividade principal para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).
Orientações: Professor, divida a turma em grupos ou duplas para a realização da atividade. Circule pela sala analisando as construções dos alunos, conversando com os mesmos para perceber se compreenderam a proposta da atividade e se estão realizando as construções corretamente.
Peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possam ser analisada posteriormente pelos seus colegas. Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista superior.
Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.
Discuta com a turma:
- Com essa figura geométrica é possível imaginar um sólido?
- Será que temos apenas um sólido geométrico que pode ser representado com esta vista superior?
- Quantos sólidos é possível construir?
Material complementar:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).
Orientações: Professor, divida a turma em grupos ou duplas para a realização da atividade. Circule pela sala analisando as construções dos alunos, conversando com os mesmos para perceber se compreenderam a proposta da atividade e se estão realizando as construções corretamente.
Peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possa ser analisada posteriormente pelos seus colegas. Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista lateral.
Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.
Discuta com a turma:
- Com essa figura geométrica é possível imaginar um sólido?
- Será que temos apenas um sólido geométrico que pode ser representado com esta vista lateral?
- Quantos sólidos é possível construir?
Material complementar:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 11 a 14).
Orientações: Professor, peça que os alunos não desmontem suas construções, que deixem sobre a mesa para que possa ser analisada pelos seus colegas. Oriente os alunos a circularem pela sala analisando as construções dos colegas e comparando com as vistas propostas na atividade principal, verificando se todas correspondem à estas vistas.
Desafie a turma a construir mais de um sólido com a mesma vista superior.
Propósito: Relacionar uma figura plana com uma construção geométrica não plana.
Discuta com a turma:
- Todos os sólidos criados pelos colegas correspondem às vistas lateral e superior propostas?
- Será que é possível ainda criar um sólido diferente de todos os que foram construídos até agora?
- É possível criar um sólido regular com estas vistas propostas?
Material complementar:
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 15 e 16).
Orientações: Após os alunos circularem pela sala, é possível que obtenham sólidos bem diferentes, entretanto pode acontecer que todos os alunos tenham construído sólidos bem semelhantes, sendo assim, desafie nesse momento a criarem sólidos diferentes dos sólidos criados inicialmente.
Converse com os alunos sobre a aplicação destas vistas em nosso cotidiano, leve-os a perceber as colaborações desta forma de análise de sólidos geométricos para a construção civil. Para tornar o assunto mais interessante, pode-se levar para a sala plantas de diferentes construções analisada sob estas vistas.
Professor, é importante ressaltar com os alunos que as imagens no slide acima são apenas 2 propostas de muitas outras construções que podem ser realizadas.
Preparamos para você um vídeo com a rotação do sólido onde é possível observar a vista lateral dos sólidos apresentados na imagem.
Propósito: Identificar diferentes sólidos geométricos com a mesma vista ortogonal.
Discuta com a turma:
- Quantos sólidos foram criados pela nossa turma?
- Será que esgotamos todas as possibilidades ou é possível construir outras?
- Se juntar o seu sólido com o sólido de seu colega, é possível manter a mesma vista? Vamos tentar?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 15 e 16).
Orientações: Após os alunos circularem pela sala, é possível que obtenham sólidos bem diferentes, entretanto pode acontecer que todos os alunos tenham construído sólidos bem semelhantes, sendo assim, desafie nesse momento a criarem sólidos diferentes dos sólidos criados inicialmente.
Converse com os alunos sobre a aplicação destas vistas em nosso cotidiano, leve-os a perceber as colaborações desta forma de análise de sólidos geométricos para a construção civil. Para tornar o assunto mais interessante, pode-se levar para a sala plantas de diferentes construções analisada sob estas vistas.
Professor, é importante ressaltar com os alunos que as imagens no slide acima são apenas 2 propostas de muitas outras construções que podem ser realizadas.
Preparamos para você um vídeo com a rotação do sólido onde é possível observar a vista lateral dos sólidos apresentados na imagem.
Propósito: Identificar diferentes sólidos geométricos com a mesma vista ortogonal.
Discuta com a turma:
- Quantos sólidos foram criados pela nossa turma?
- Será que esgotamos todas as possibilidades ou é possível construir outras?
- Se juntar o seu sólido com o sólido de seu colega, é possível manter a mesma vista? Vamos tentar?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Discuta com a turma:
- Que valores estão escondidos nesses dados?
- É possível saber os números que estão na base?
- Por que a planificação nos auxilia nesta resolução?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_17GEO02)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Atividade principal
Pela rede social escolhida para essa atividade, peça que separem 3 objetos pequenos de formatos diferentes em suas próprias casas.
Realize o pedido de desenhos das vistas que constam no plano original e depois peça um compartilhamento de imagens para posterior discussão de soluções. Mas não esqueça de pedir para posicionarem o objeto bem à frente de seus olhos para que possam realmente perceber a projeção ortogonal como uma imagem reta e que, desta vez, é para fazerem os desenhos de três posições diferentes.
Para aqueles que tem cubinhos como o material dourado em casa, pode oferecer as imagens do plano original mesmo para que tentem montar, mas os objetivos a serem alcançados serão os mesmos.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções as perguntas do plano devem ser ressignificadas para:
“Será que há outros objetos com as mesmas vistas ortogonais em alguma posição do que os que vocês escolheram?”
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização e encerre destacando que é possível que objetos diferentes produzam as mesmas projeções ortogonais.
Raio X
Para esse raio X, não precisa usar a planificação indicada no plano, podes descrever que um dado (cubo) tem sempre as soma dos lados opostos dando 7 para ser equilibrado. Daí, podes fazer a pergunta do plano também descrevendo as faces que estão para cima dos dados.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências com a geometria.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
Compreender a existência de diferentes vistas ortogonais de um mesmo objeto.
Conceito-chave
Construir um sólido geométrico a partir de vistas ortogonais planas (superior e lateral) deste sólido.
Conhecimentos Prévios
Representação de figuras geométricas planas.
Conceito de vistas ortogonais.
Recursos necessários
- Régua
- Material dourado ou Cubos construídos em sala
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso