Plano de Aula

Plano de aula: Construções Geométricas na malha pontilhada

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Vistas ortogonais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF06MA16 - Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial;

Objetivos específicos

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Conceito-chave

Construir vistas ortogonais de figuras geométricas não planas utilizando malha pontilhada e conceitos de perspectivas.

Conhecimentos Prévios

Representações de figuras geométricas no plano.

Representação de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Malha pontilhada
  • Material dourado ou cubos planificados
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO