Plano de Aula

Plano de aula: Construções Geométricas na malha pontilhada

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Vistas ortogonais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF06MA16 - Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial;

Objetivos específicos

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Conceito-chave

Construir vistas ortogonais de figuras geométricas não planas utilizando malha pontilhada e conceitos de perspectivas.

Conhecimentos Prévios

Representações de figuras geométricas no plano.

Representação de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Malha pontilhada
  • Material dourado ou cubos planificados
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO