Cubo planificado
Plano de Aula
Plano de aula: Construções Geométricas na malha pontilhada
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Vistas ortogonais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
EF06MA16 - Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial;
Objetivos específicos
Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.
Conceito-chave
Construir vistas ortogonais de figuras geométricas não planas utilizando malha pontilhada e conceitos de perspectivas.
Conhecimentos Prévios
Representações de figuras geométricas no plano.
Representação de vistas ortogonais.
Recursos necessários
- Régua
- Malha pontilhada
- Material dourado ou cubos planificados
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).
Orientações: Apresente aos alunos a malha pontilhada, converse com os alunos que existem outras malhas que podem nos auxiliar na construção de sólidos geométricos, mas que nesta aula o objetivo é apresentar a utilização da malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e suas vistas.
Professor, essa aula pode ser ampliada para outras atividades de construções utilizando diferentes malhas como a malha quadriculada e a malha triangular.
Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).
Orientações: Converse com os alunos garantindo que toda a turma compreenda o passo a passo da construção de um sólido geométrico. Distribua entre os alunos malhas pontilhadas para que possam acompanhar o passo a passo da construção do cubo e representá-los em suas malhas.
Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).
Orientações: Converse com os alunos garantindo que toda a turma compreenda o passo a passo da construção de um sólido geométrico. Distribua entre os alunos malhas pontilhadas para que possam acompanhar o passo a passo da construção do paralelepípedo e representá-los em suas malhas.
Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).
Orientações: Desafie os alunos a brincarem com as malhas que tem em mãos, representando os sólidos que estão no slide e outros sólidos geométricos que queiram representar.
Circule pela sala auxiliando e orientando os alunos em suas representações e utilização da malha pontilhada.
Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).
Orientações: Distribua aos alunos a Atividade de Retomada impressa e peça que realizem a atividade proposta. Converse com os alunos sobre a representação e a utilização da malha para a mesma, desafie-os a imaginarem as letras e reproduzi-las na malha pontilhada. Alerte os alunos quanto à quantidade de cubos que a atividade propõe e peça que não fujam da quantidade proposta.
Circule pela sala orientando os alunos quanto à realização da atividade.
Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 8).
Orientações: Distribua aos alunos a Atividade de Retomada impressa e peça que realizem a atividade proposta. Converse com os alunos sobre a representação e a utilização da malha para a mesma, desafie-os a imaginarem as letras e reproduzi-las na malha pontilhada. Alerte os alunos quanto à quantidade de cubos que a atividade propõe e peça que não fujam da quantidade proposta.
Circule pela sala orientando os alunos quanto à realização da atividade.
Propósito: Apresentar a construção de sólidos geométricos utilizando o recurso da malha pontilhada.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).
Orientações: Professor, utilize o material dourado para a realização desta atividade. Caso não tenha disponível na escola o material dourado, você pode produzir cubos com os seus alunos para a realização desta atividade. Disponibilizamos cubos planificados para que possam ser impressos e confeccionados com os alunos.
Divida a turma em grupos de 4 alunos, oriente os grupos a construírem o sólido geométrico que quiserem, o desafio está em utilizar apenas 26 cubos para representá-los.
Reforce com os alunos a importância de utilizar a ideia de perspectiva para a representação deste sólido no plano.
Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.
Discuta com a turma:
- É possível construir sólidos geométricos diferentes com a mesma quantidade de cubos?
- Quantos cubos no mínimo é necessário para construir um sólido?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que são vistas ortogonais e como representá-las. Para isso, solicite que observem o sólido sob os diferentes ângulos antes de iniciarem as representações. Sugiro antes desse plano, trabalhar com os alunos o plano MAT9_17GEO01 desta mesma unidade, que introduz o conceito de vistas ortogonais.
Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 9 a 11).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que são vistas ortogonais, como representá-las. Leia com os alunos o conceito de vistas ortogonais e peça que analisem o sólido sob diferentes vistas. Para isso, solicite que circulem o sólido, observem sob os diferentes ângulos antes de iniciarem as representações. Sugiro antes desse plano, trabalhar com os alunos o plano MAT9_17GEO01 desta mesma unidade, que introduz o conceito de vistas ortogonais.
No guia de intervenções há uma proposta de atividade para os alunos que apresentarem dificuldades sobre vistas ortogonais.
Propósito: Utilizar a malha pontilhada para representação de sólidos geométricos e vistas ortogonais.
Discuta com a turma:
- É possível construir sólidos geométricos diferentes com a mesma quantidade de cubos?
- Quantos cubos no mínimo é necessário para construir um sólido?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).
Orientações: Professor, esse sólido proposto no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão. Peça aos alunos para deixarem os sólidos construídos sobre a mesa e circularem pela sala analisando os sólidos construídos pelos colegas.
Oriente os alunos que analisem também as vistas ortogonais construídas pelos colegas e verifiquem se correspondem aos sólidos construídos, se há semelhança com o sólido construídos por seus grupos.
Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Existem sólidos iguais aos sólidos construídos pelo seu grupo?
- Que semelhanças podemos encontrar nos sólidos construídos pelos outros grupos?
- Que diferenças encontramos?
- Cada grupo construiu diferentes sólidos geométricos, o volume destes sólidos é diferente também? Por quê?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).
Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.
Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.
Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
- Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
- Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
- Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).
Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.
Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.
Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
- Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
- Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
- Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).
Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.
Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.
Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
- Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
- Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
- Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 12 a 16).
Orientações: Professor, a vista ortogonal proposta no slide é apenas uma das soluções que podem solucionar essa questão.
Peça aos alunos que coloquem suas vistas no quadro sem o nome do grupo. Desafie a turma a encontrar os sólidos pela sala pela análise das vistas do quadro. Oriente aos alunos que não podem descobrir o seu próprio sólido. Essa brincadeira desafiará os alunos a uma melhor análise dos sólidos sob diferentes vistas.
Propósito: Analisar construções geométricas e tridimensionais e suas representações na malha pontilhada.
Discuta com a turma:
- Existem vistas ortogonais de outros sólidos semelhantes ao sólido construído pelo seu grupo?
- Que outros sólidos podemos construir com esta vista?
- Existe algum sólido construído na sala com vista lateral semelhante à apresentada no slide?
- Foram construídos sólidos diferentes com as mesmas vistas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra malha que seja possível representar um sólido geométrico?
- É possível utilizar o recurso da perspectiva?
- É possível reproduzir essa imagem de forma plana?
- Com o recurso da malha pontilhada é possível ampliar ou reduzir a imagem?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_17GEO05)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
Atividade principal
Reconhecendo que nem sempre seus alunos e alunos terão disponíveis cubinhos como os do material dourado, pela rede social escolhida para essa atividade, peça que separem diversos objetos em forma de paralelepípedo e formem um novo sólido ao fazerem uma justaposição desses objetos.
Peça que, usando o aplicativo Geoplano online:
https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/, tentem realizar as vistas do sólido formado com os objetos, incentivando a fotografarem e compartilharem pela rede social escolhida.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções as perguntas do plano devem ser individualizadas e incentivando a participação de seus alunos e alunas.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização e encerramento destacando que mesmo com uma malha pontilhada é preciso respeitar a proporcionalidade já debatida em outras aulas.
Raio X
Para esse raio X, envie a imagem do plano original e peça para reproduzirem no Geoplano online.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências com a geometria.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
EF06MA16 - Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial;
Objetivos específicos
Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.
Conceito-chave
Construir vistas ortogonais de figuras geométricas não planas utilizando malha pontilhada e conceitos de perspectivas.
Conhecimentos Prévios
Representações de figuras geométricas no plano.
Representação de vistas ortogonais.
Recursos necessários
- Régua
- Malha pontilhada
- Material dourado ou cubos planificados
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso