Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Para introduzirmos o conceito de projeção ortogonal, vamos brincar com as sombras. Professor, apague a luz da sala e leve uma lanterna, pequenos objetos e um brinde, esse brinde pode ser simples como chocolate, bala ou algum material escolar como lápis, régua ou caneta.
É importante que a sala esteja bem escura, caso a sala tenha muitas janelas, cubra com papel escuro ou TNT preto, o que ajuda a inibir o feixe de luz.
Realização do jogo:
- Apague a luz da sala, feche todas as portas e janelas, deixe o ambiente o mais escuro possível.
- Projete a luz da lanterna no quadro ou em uma parede lisa, de forma que os aluno não vejam o objeto que vai ser colocado na frente da lanterna, apenas a projeção.
- Vá colocando objeto pequenos em frente à lanterna para que sejam projetados no quadro ou na parede e peça que os alunos registrem o nome dos objetos.
- Você pode utilizar objetos simples que encontramos em sala de aula como:
- Lápis
- Clips
- Borracha
- Tesoura
- Pincel
- Estojo
- Entre outros
- Coloque também alguns sólidos geométricos, é interessante ter alguns objetos mais difíceis para a brincadeira ficar legal e atrativa.
- Agora peça alguns alunos que façam com as mãos algumas sombras como de animais ou objetos, e peça que os outros alunos que continuem registrando na tabela.
- Ao final, confira com os alunos os nomes dos objetos, aquele que acertar mais ganha um brinde.
Propósito: Introduzir a ideia de projeção ortogonal
Material complementar:
Atividade de aquecimento para impressão
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Para introduzirmos o conceito de projeção ortogonal, vamos brincar com as sombras. Professor, apague a luz da sala e leve uma lanterna, pequenos objetos e um brinde, esse brinde pode ser simples como chocolate, bala ou algum material escolar como lápis, régua ou caneta.
Realização do jogo:
- Apague a luz da sala
- Projete a luz da lanterna no quadro ou em uma parede lisa, de forma que os aluno não vejam o objeto que vai ser colocado na frente da lanterna, apenas a projeção.
- Vá colocando objetos pequenos em frente à lanterna para que sejam projetados no quadro ou na parede e peça que os alunos registrem o nome dos objetos.
- Você pode utilizar objetos simples que encontramos em sala de aula como:
- Lápis
- Clips
- Borracha
- Tesoura
- Pincel
- Estojo
- Entre outros
- Coloque também alguns sólidos geométricos, é interessante ter alguns objetos mais difíceis para a brincadeira ficar legal e atrativa.
- Agora peça alguns alunos que façam com as mãos algumas sombras como de animais ou objetos, e peça que os outros alunos que continuem registrando na tabela.
- Ao final, confira com os alunos os nomes dos objetos, aquele que acertar mais ganha um brinde.
Propósito: Introduzir a ideia de projeção ortogonal
Material complementar:
Atividade de aquecimento para impressão
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Professor, coloque no centro da sala um sólido geométrico, esse sólido pode ser um objeto existente ou construído. É importante que seja um sólido com faces bem diferentes, de forma que cada grupo de aluno vai ver um lado diferente e representá-lo. Uma das faces pode ser circular, outra retangular, a outra ter um cone, etc.
Opções para esse objeto pode ser chocolates em formato de sólido geométrico, caixas de presente, televisores de tubo, etc.
Caso não encontre um objeto assim e que seja fácil de transportar, construa um objeto com auxílio de sólidos geométricos. Podem ser jogos de madeira ou sólidos construídos em papel cartão. Disponibilizamos como material complementar esses sólidos planificados para que possam ser impressos em papel cartão e construídos para a realização da atividade.
Propósito: Desenhar vistas ortogonais de figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Como você vê a imagem?
- É possível representar o que você vê de forma plana?
Material complementar:
Atividade principal para impressão
Sólidos Planificados
Guia de intervenções
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Professor, coloque no centro da sala um sólido geométrico, esse sólido pode ser um objeto existente ou construído. É importante que seja um sólido com faces bem diferentes, de forma que cada grupo de aluno vai ver um lado diferente e representá-lo. Uma das faces pode ser circular, outra retangular, a outra ter um cone, etc.
Caso não encontre um objeto assim e que seja fácil de transportar, construa um objeto com auxílio de sólidos geométricos. Podem ser jogos de madeira ou sólidos construídos em papel cartão. Disponibilizamos como material complementar esses sólidos planificados para que possam ser impressos em papel cartão e construídos para a realização da atividade.
Professor é importante para a realização desta atividade que as vistas das faces sejam bem diferentes.
Propósito: Desenhar vistas ortogonais de figuras não planas.
Discuta com a turma:
- Como você vê a imagem?
- É possível representar o que você vê de forma plana?
Material complementar:
Atividade principal para impressão
Sólidos Planificados
Guia de intervenções
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 e 8).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas.
Recolha as atividades de todos os alunos e cole-as aleatoriamente no quadro para que possam ser analisadas por toda a turma. Utilize fita crepe para colar, para não danificar o quadro e para facilitar o próximo passo onde as imagens serão reorganizadas no próprio quadro (próximo slide).
Deixe que os alunos analisem a imagem por uns dois minutos antes de iniciar a discussão.
Propósito: Compara vistas ortogonais de um mesmo sólido não plano observado por diferentes ângulos.
Discuta com a turma:
- Todas essas imagens são faces desse mesmo objeto?
- Como é possível obter tantas imagens diferentes de um mesmo objeto?
- Será que algumas imagens não são deste objeto? Como podemos explicar isto?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 19 a 23).
Orientações: Professor, cole no quadro folhas com os números de 1 a 4 impressos separadamente para que a turma reorganize as imagens, selecionando-as de acordo com cada lado do objeto.
É importante que toda a turma participe desse momento, você pode dividir a turma em 4 grupos e pedir que cada grupo organize um dos lados, ou se a turma for muito grande, escolha um líder que vai representar cada grupo e peça que os alunos oriente os líderes a pegarem as imagens correspondentes a cada lado e organizá-las no quadro.
Propósito: Comparar vistas ortogonais de um mesmo sólido não plano observado por diferentes ângulos.
Discuta com a turma:
- Em cada grupo é possível encontrar imagens iguais?
- No grupo 1, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a frente do objeto?
- No grupo 2, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a lateral direita do objeto?
- No grupo 3, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a lateral esquerda do objeto?
- No grupo 4, existe alguma imagem diferente das outras? Se sim, será que realmente ela representa a parte de trás do objeto?
- Por que encontramos imagens tão diferentes do mesmo objeto?
- Existe alguma imagem que não se encaixa em nenhum desses quatro grupos? Se sim, por que isto acontece?
- Tem algum lugar que alguém poderia estar e construir uma imagem diferentes destes 4 grupos que selecionamos deste mesmo objeto?
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos (slides de 9 e 10).
Orientações: Professor, converse com a turma sobre o que é uma projeção ortogonal. Leia o slide para a turma e leve-os a perceber que qualquer sólido geométrico pode ter uma projeção ortogonal, seja este regular ou não.
Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados nesta aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos (slides de 9 e 10).
Orientações: Professor, converse com a turma sobre o que é uma projeção ortogonal. Leia o slide para a turma e leve-os a perceber que qualquer sólido geométrico pode ter uma projeção ortogonal, seja este regular ou não.
Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados nesta aula
Discuta com a turma:
- É possível ter algum objeto com projeções ortogonais iguais?
- Cite alguns exemplos de objetos que todas as projeções serão iguais.
- Só é possível obter projeções de um sólido geométrico?
- Que outros objetos podem ter projeções?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Discuta com a turma:
- De quais formas é possível visualizar essa caixa?
- Uma pessoa que vê essa caixa “de cima” terá a mesma visão que a lateral?
- É possível representar essas visualizações com uma figura geométrica plana?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividades complementares
Resolução atividades complementares