Plano de Aula

Plano de aula: Identificar ângulos (inscritos/centrais) em circunferências

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ângulos na circunferência

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica

Objetivos específicos

Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.

Conceito-chave

Compreender a diferença entre circunferência e círculo estabelecendo os ângulos centrais e inscritos na circunferência.

Recursos necessários

  • 2 elásticos de 3 ou 4 metros (esses elásticos devem estar amarrados de forma circular, para que seja possível realizar a atividade principal, um elástico simples de costura que pode ser substituído por um barbante, caso não encontre o elástico para realizar a atividade.)
  • Lápis
  • Régua
  • Compasso
  • Transferidor
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Conhecimentos Prévios:

  • Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO