Plano de Aula

Plano de aula: Identificar ângulos (inscritos/centrais) em circunferências

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ângulos na circunferência

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica

Objetivos específicos

Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.

Conceito-chave

Compreender a diferença entre circunferência e círculo estabelecendo os ângulos centrais e inscritos na circunferência.

Recursos necessários

  • 2 elásticos de 3 ou 4 metros (esses elásticos devem estar amarrados de forma circular, para que seja possível realizar a atividade principal, um elástico simples de costura que pode ser substituído por um barbante, caso não encontre o elástico para realizar a atividade.)
  • Lápis
  • Régua
  • Compasso
  • Transferidor
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Conhecimentos Prévios:

  • Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
  • Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.