Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar ângulos (inscritos/centrais) em circunferências
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ângulos na circunferência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica
Objetivos específicos
Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.
Conceito-chave
Compreender a diferença entre circunferência e círculo estabelecendo os ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Recursos necessários
- 2 elásticos de 3 ou 4 metros (esses elásticos devem estar amarrados de forma circular, para que seja possível realizar a atividade principal, um elástico simples de costura que pode ser substituído por um barbante, caso não encontre o elástico para realizar a atividade.)
- Lápis
- Régua
- Compasso
- Transferidor
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso
Conhecimentos Prévios:
- Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 7).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização destes instrumentos, eles podem auxiliar na construção de figuras geométricas como ângulos e circunferências.
Alguns alunos podem apresentar dúvidas sobre sua utilização, após apresentar a função de cada um, circule pela sala verificando se estão posicionando corretamente os instrumentos.
Propósito: Apresentar os instrumentos de medições para construção de ângulos e circunferências.
Material complementar para impressão:
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 7).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização destes instrumentos, eles podem auxiliar na construção de figuras geométricas como ângulos e circunferências.
Alguns alunos podem apresentar dúvidas sobre sua utilização, após apresentar a função de cada um, circule pela sala verificando se estão posicionando corretamente os instrumentos.
Propósito: Apresentar os instrumentos de medições para construção de ângulos e circunferências.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 7).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização destes instrumentos, eles podem auxiliar na construção de figuras geométricas como ângulos e circunferências.
Alguns alunos podem apresentar dúvidas sobre sua utilização, após apresentar a função de cada um, circule pela sala verificando se estão posicionando corretamente os instrumentos.
Propósito: Apresentar os instrumentos de medições para construção de ângulos e circunferências.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 7).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização destes instrumentos, eles podem auxiliar na construção de figuras geométricas como ângulos e circunferências.
Alguns alunos podem apresentar dúvidas sobre sua utilização, após apresentar a função de cada um, circule pela sala verificando se estão posicionando corretamente os instrumentos.
Propósito: Apresentar os instrumentos de medições para construção de ângulos e circunferências.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 7).
Orientações: Converse com os alunos sobre a utilização destes instrumentos, eles podem auxiliar na construção de figuras geométricas como ângulos e circunferências.
Alguns alunos podem apresentar dúvidas sobre sua utilização, após apresentar a função de cada um, circule pela sala verificando se estão posicionando corretamente os instrumentos.
Propósito: Apresentar os instrumentos de medições para construção de ângulos e circunferências.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Mas, circunferência e círculo não seriam a mesma coisa? É possível encontrar alguma diferença entre eles?
- E quanto aos ângulos? Se as linhas são circulares como encontrar ângulos na circunferência?
- Onde estariam esses ângulos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Mas, circunferência e círculo não seriam a mesma coisa? É possível encontrar alguma diferença entre eles?
- Se cada um de vocês são um ponto da circunferência, é possível determinar onde começa e onde termina essa circunferência?
- Se um de vocês soltar a mão do colega, continua sendo circunferência?
- Se entrar mais um colega nessa roda, continua sendo circunferência?
- Se soltar a mão de um dos colegas, é possível transformar essa circunferência em uma linha reta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 9 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças é possível perceber entre circunferência e círculo?
- Vocês assim abraçados, é possível transformar em uma linha reta?
- Se eu tirar um de vocês desse abraço, continua sendo círculo?
- E se eu abrir um buraco bem no centro de vocês, continua sendo um círculo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Esse colega escolhido como centro da circunferência pode ficar em qualquer posição?
- Existem outras posições possíveis para este colega que representa o centro da circunferência?
- Se trocarmos a roda de lugar, o colega que representa o centro, permanecerá no mesmo lugar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Quem realmente acha que é possível encontrar ângulos na circunferência?
- Mas para construir ângulos são necessários retas ou segmentos de retas, onde os encontraremos na circunferência?
- Em que você acha que o ponto central da circunferência pode nos ajudar a encontrar esses ângulos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Para prender o elástico ele pode o envolver na canela, como na brincadeira folclórica de elástico, assim ele fica firme sem a necessidade de ser amarrado.
É importante que os alunos percebam que qualquer movimento com o elástico altera o ângulo, oriente aos alunos que estão segurando o elástico para que permaneçam em seus lugares e converse com eles sobre isso.
Caso não encontre o elástico, esta atividade pode ser realizada com um barbante, amarrado nas pontas para que fique de forma “circular”.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Quantos ângulos centrais é possível formar em uma circunferência?
- É possível aumentar ou diminuir esses ângulos?
- Se eu colocar outro elástico, é possível construir mais de um ângulo central ao mesmo tempo?
- Sem localizar o ponto central da circunferência, é possível construir o ângulo central?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Por que será que este ângulo é chamado de ângulo inscrito?
- É possível perceber alguma relação do ângulo inscrito com o ângulo central da circunferência?
- Quantos ângulos inscritos é possível encontrar na circunferência?
- É possível aumentar e diminuir esses ângulos?
- Posso ter 2 ângulos inscritos com as mesmas extremidades?
- E com extremidades diferentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Por que você acha que este triângulo pode ser chamado de triângulo inscrito na circunferência?
- É possível formar outros polígonos?
- Quantos polígonos inscritos é possível formar em uma circunferência?
- Se um dos ângulos não tiver seu vértice na circunferência, ainda é possível dizer que este polígono está inscrito?
- É possível determinar a medida dos ângulos deste triângulo?
- Que mais informações precisaríamos para determinar essas medidas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 8 a 17).
Orientações: Deixe que os alunos discutam os questionamentos do slide por uns 3 minutos antes de prosseguir com a atividade, é importante que eles levantem hipóteses sobre a diferença entre circunferência e círculo, existência de ângulos na circunferência. Esta atividade também pode ser realizada na quadra da escola, assim os alunos poderão se posicionar no círculo central facilitando a compreensão da atividade.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 8 a 17).
Orientações: Esse momento deve ser realizado já dentro de sala de aula, os alunos irão precisar de régua, transferidor, compasso e lápis.
Propósito: Compreender a diferença de círculo e circunferência e a existência de ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Discuta com a turma:
- Como podemos desenhar um hexágono inscrito em uma circunferência e ter a certeza que será um hexágono regular?
- Que materiais precisaremos de apoio para a construção desta circunferência e deste polígono?
- Começamos pelos ângulos ou pelo polígono?
- Qual a primeira coisa que precisamos identificar para realizar a construção correta?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 18 a 22).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, é interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses, convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas, convide o alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema, e discuta com a turma.
Caso os alunos encontrem dificuldades em construir um polígono regular utilizando régua, compasso e transferidor, existe uma intervenção no guia de intervenções para auxiliá-lo a desenvolver essa atividade com o aluno, incentivando que o mesmo construa, apenas com auxílio do professor sem dar-lhe a resposta pronta.
Propósito: Discutir as relações de um polígono inscrito na circunferência e as medidas de seus ângulos.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 18 a 22).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, é interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses, convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas, convide o alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema, e discuta com a turma.
Propósito: Discutir as relações de um polígono inscrito na circunferência e as medidas de seus ângulos.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 18 a 22).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, é interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses, convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas, convide o alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema, e discuta com a turma.
Propósito: Discutir as relações de um polígono inscrito na circunferência e as medidas de seus ângulos.
Discuta com a turma:
Depois que os grupos apresentarem seus resultados, converse com os alunos:
- Podemos afirmar que estes ângulos centrais são congruentes? Por quê?
- É possível encontrar mais ângulos centrais do que o número de lados do polígono?
- Qual a soma dos ângulos centrais deste polígono?
- A soma dos ângulos centrais de um polígono inscrito na circunferência pode variar de acordo com o número de lados do polígono?
- E a medida dos ângulos centrais? Podem variar de acordo com o número de lados do polígono?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minuto. (slides de 18 a 22).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, é interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses, convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas, convide o alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema, e discuta com a turma.
Propósito: Discutir as relações de um polígono inscrito na circunferência e as medidas de seus ângulos.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (slides de 18 a 22).
Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas, é interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses, convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas, convide o alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema, e discuta com a turma.
Propósito: Discutir as relações de um polígono inscrito na circunferência e as medidas de seus ângulos.
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados nessa aula e apresentar aos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a imagem aos alunos e solicite que a representem em seus cadernos.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Discuta com a turma:
- Na imagem não é indicada nenhuma medida de ângulo, qual informação que nos permite calcular todas as medidas solicitadas?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_11GEO01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, peça que seus alunos e alunas peguem ou imaginem um anel qualquer e uma moeda qualquer e questione sobre que figura geométrica elas representam e deixem que deem suas respostas livremente, sem correção neste momento.
- Na sequência, pergunte se sabem desenhar figuras como estas no papel e o que utilizariam para isso. Sua intenção é que algumas respostas contemplem o transferidor e o compasso, mas pode ser que respondam sobre objetos circulares para construir tais figuras.
Atividade principal
- Determine que construam círculos, no papel com compasso ou com o auxílio do transferidor, ou ainda com auxílio de recursos digitais disponíveis nos links:
(Geogebra) https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT
e
(Geoplano digital) https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/ na opção circular no menu inferior.
- No retorno dessa tarefa, peça para construam um hexágono com lados iguais dentro do círculo, com vértices tocando na circunferência dele. Para quem construiu no papel, peça que faça o mais aproximado possível. Mas, para quem usou o recurso digital, é possível fazer com mais precisão.
- Solicite que tracem os seguintes segmentos de reta:
a) Do centro até um vértice e do centro até outro vértice sucessor;
b) De um vértice até outros dois vértices que são sucessores um do outro.
A quem fez no papel, peça para medirem esses ângulos com o transferidor e para quem fez no digital, peça para olharem as informações no próprio programa.
- Para finalizar a atividade, a tarefa é determinar quantos desses ângulos de cada tipo é possível identificar e qual é a medida de cada ângulo com vértice no centro.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce que, no papel, só é possível desenhar um círculo determinando primeiro o seu centro.
- Nos recursos digitais essa preocupação pode ou não existir.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que circunferência é a linha que contorna o círculo que, por sua vez, é a área limitada pela circunferência. Assim, o anel é um exemplo de circunferência e a moeda de um círculo.
- Outra sistematização diz respeito aos ângulos. Os que têm vértice no centro são chamados de CENTRAIS e os que têm vértice na própria circunferência são chamados de INSCRITOS.
- E, quando os lados são iguais, os ângulos possuem uma mesma medida que é a divisão de 360 pelo número de lados.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica
Objetivos específicos
Identificar ângulos na circunferência: inscritos e centrais; e diferenciar circunferência e círculo.
Conceito-chave
Compreender a diferença entre circunferência e círculo estabelecendo os ângulos centrais e inscritos na circunferência.
Recursos necessários
- 2 elásticos de 3 ou 4 metros (esses elásticos devem estar amarrados de forma circular, para que seja possível realizar a atividade principal, um elástico simples de costura que pode ser substituído por um barbante, caso não encontre o elástico para realizar a atividade.)
- Lápis
- Régua
- Compasso
- Transferidor
- Aquecimento impresso
- Atividades Principal Impressa
- Raio X impresso
Conhecimentos Prévios:
- Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.