Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: ângulos em um relógio do Sol
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ângulos na circunferência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.
Conceito-chave
Reconhecer ângulos centrais em uma circunferência e aplicar em situações cotidianas.
Conhecimentos Prévios
- Reconhecer a amplitude de uma circunferência completa e de uma semicircunferência.
- Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Recursos necessários
- 1 CD que não esteja mais usando
- 1 vareta ou lápis
- Um pedaço de isopor
- 1 transferidor
- 1 régua
- 1 bússola
- 1 caneta para CD
- Atividade Principal Impressa
- Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.
Resumo da Aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Resumo da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Discuta com a turma:
- Por que é possível verificar a hora em um relógio do Sol?
- Em um dia nublado, seria possível essa verificação?
- O que muda de acordo com a mudança de posição do sol?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Para esta aula precisamos de alguns materiais que o aluno pode ter em casa, antes dessa aula solicite que os alunos tragam os materiais. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos, se resolver aplicá-la em grupos divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos para que todos participem da atividade.
Professor, é possível baixar a bússola no celular, peça que os alunos tragam o aplicativo instalado para a aula.
Esta atividade pode ser estendida a um projeto interdisciplinar, professores de ciências podem colaborar com aulas e conceitos de movimentos da Terra e Sol. Professores de história com a importância da utilização dos relógios na história, professores de geografia para trabalhar a relação com os pontos cardeais. Você pode inclusive construir um relógio maior no pátio da escola para que possa ser utilizado por todas as turmas com materiais resistentes ao clima.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Peça aos alunos que utilizem transferidor para marcar os ângulos. Deixe que os alunos encontrem a medida do ângulo central e marquem no CD com caneta para CD.
Oriente aos alunos que estamos trabalhando apenas com uma semicircunferência, pois como o relógio utiliza o sol para determinar as horas, só é possível trabalhar com as horas do “dia”.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar 12 ângulos iguais em uma semicircunferência?
- Qual será a medida dos ângulos?
- É necessário que os ângulos tenham a mesma medida?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Oriente os alunos a fixarem o CD no isopor com cola para isopor ou uma fita, centralizando o CD e deixando um espaço em volta para marcar as horas e os pontos cardeais.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Por que esse relógio começa às 6h da manhã?
- Qual a relação do ângulo de 90º e as 12 horas ou meio dia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações: Converse com os alunos sobre os pontos cardeais e sua relação com a posição da Terra em relação ao Sol ao longo do dia. Oriente a marcá-los corretamente na circunferência, relacionando-os com os eixos cartesianos.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos centrais na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Qual a importância dos pontos cardeais?
- Se 12h corresponde ao Sul, quais os horários correspondem ao Leste e Oeste?
- Se completasse esse relógio com os horários da noite, qual o horário teria relação com o Norte?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Converse com os alunos sobre o que é a bússola e sua utilidade, porque localizamos o ponto norte para que possamos identificar os outros pontos. Converse com os alunos da relação dos pontos cardeais com as coordenadas cartesianas que utilizamos em matemática.
Professor, para que os alunos testem o relógio é importante que seja um dia de sol. É ideal que o relógio seja testado em horário exatos como: 10h, 11h. Para que fique melhor a visualização.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Qual o ângulo formado entre os eixos norte e sul?
- Qual ângulo formado do sul ao leste?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Discuta com a turma:
- Qual a relação dos pontos cardeais com a posição do sol?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_11GEO03)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.), transferidor e papel para anotações.
- Optativas: Smartfone.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, lembre o conceito de ângulo central.
Atividade principal
- Determine que acesse os links abaixo (ou qualquer outro que possa aparecer em uma pesquisa) para a construção de um RELÓGIO DE SOL:
https://novaescola.org.br/conteudo/3510/como-construir-um-relogio-de-sol-com-os-alunos
https://manualdomundo.uol.com.br/2015/03/como-fazer-relogio-de-sol-com-pet/
https://clubinho.xalingo.com.br/dicas/construindo-um-relogio-de-sol-em-casa
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, questione quais são os valores dos ângulos centrais em cada situação e como podemos obter essa medida.
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização fazendo um apanhado das discussões e reforçando a importância dos ângulos em nosso cotidiano.
Raio X
- Pergunte qual é o ângulo central quando um relógio de ponteiro marcar 4 horas.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem as relações de ângulos com objetos como o relógio e assim compartilharem o que aprenderam
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
Aplicar conceitos de ângulo central na resolução de problemas cotidianos.
Conceito-chave
Reconhecer ângulos centrais em uma circunferência e aplicar em situações cotidianas.
Conhecimentos Prévios
- Reconhecer a amplitude de uma circunferência completa e de uma semicircunferência.
- Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Recursos necessários
- 1 CD que não esteja mais usando
- 1 vareta ou lápis
- Um pedaço de isopor
- 1 transferidor
- 1 régua
- 1 bússola
- 1 caneta para CD
- Atividade Principal Impressa
- Raio X impresso