Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Triângulo retângulo inscrito na circunferência
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ângulos na circunferência
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza
Mentor: Lara Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.
EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.
Conceito-chave
Aplicar a relação de ângulos inscritos e centrais para determinar a propriedade de triângulos retângulos inscritos na circunferência.
Conhecimentos Prévios
Construção de triângulos e circunferências utilizando compasso e régua.
Utilizar transferidor;
Relação entre as medidas de ângulos centrais e inscritos na circunferência em um mesmo arco.
Recursos necessários
- Régua
- Transferidor
- Lápis
- Papel
- compasso
- Atividade Principal Impressa
- Raio X impresso
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO