Plano de Aula

Plano de aula: Triângulo retângulo inscrito na circunferência

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ângulos na circunferência

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Conceito-chave

Aplicar a relação de ângulos inscritos e centrais para determinar a propriedade de triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Conhecimentos Prévios

Construção de triângulos e circunferências utilizando compasso e régua.

Utilizar transferidor;

Relação entre as medidas de ângulos centrais e inscritos na circunferência em um mesmo arco.

Recursos necessários

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da AulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO