Problematização - Trechos do livro de Leonardo Boff
Plano de Aula
Plano de aula: Fundamentalismo e religião
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI35) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para exibição de slides e trechos do livro “Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff. Caso não tenha disponibilidade desse aparelho, poderão ser realizadas impressões desses trechos e disponibilizados para as equipes.
Material complementar:
Dicionários da língua portuguesa ou dispositivos eletrônicos (computadores|tablets|celulares) com acesso a internet para acessar sites de dicionários. Seguem alguns sites que poderão ser indicados para os estudantes:
- Priberam dicionário - <https://dicionario.priberam.org/> Acesso em: 25 nov. 2018.
- Michaelis dicionário - <https://michaelis.uol.com.br/> Acesso em: 25 nov. 2018.
- Dicionário Aurélio - <https://dicionariodoaurelio.com/> Acesso em: 25 nov. 2018.
Documento com trechos do livro “Fundamentalismo. A globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff:
Para você saber mais:
Para a condução dessa aula, será necessário estar apropriado do conceito de fundamentalismo:
De acordo com o dicionário Aurélio, o fundamentalismo seria uma doutrina que defende a fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos, bem como uma atitude de intransigência ou rigidez na obediência a determinados princípios ou regras. FUNDAMENTALISMO. Dicionário Aurélio (online). Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/fundamentalismo>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Segundo o autor Leonardo Boff, fundamentalismo não seria uma doutrina, mas sim a maneira como a doutrina é vivida e interpretada por pessoas que acreditam ter a verdade absoluta.
BOFF, Leonardo. Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em três grandes grupos. A escolha das equipes pode ser direcionada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização dessa atividade.
O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é muito importante para que os alunos compreendam a temática que será estudada e qual o propósito de ser estudado esse assunto. Mas procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.
A finalidade dessa aula é fazer com que os alunos entendam o conceito de fundamentalismo e compreendam que esta prática não está associada apenas ao Islamismo, mas sim a diversas outras religiões.
Para você saber mais:
A palavra fundamentalismo passou a ser mais comumente usada em inícios do século XXI, para explicar e interpretar os atos terroristas ocorridos em diferentes lugares do mundo, sobretudo nos países onde predomina a religião islâmica. Com isso, esse termo passou a estar fortemente associado ao Islamismo, quando na verdade encontra-se presente em práticas e atos de diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e protestantismo. Assim, espera-se que nessa aula os alunos entendam que esse termo não deve ser atribuído exclusivamente ao Islamismo. Para se aprofundar sobre esse assunto, recomendamos as seguintes leituras:
ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BOFF, Leonardo. Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações ao professor: Para a promoção de uma aula significativa e motivadora, é importante pensar em estratégias que incentivem o protagonismo dos alunos e que atribuam sentido à temática estudada. Logo, com a intenção de auxiliar na ministração dessa aula, descrevemos algumas importantes orientações para a condução desse momento.
Inicie a aula lançando o seguinte questionamento aos alunos: o que vocês entendem por fundamentalismo?
Permita que os estudantes exponham o que sabem, pois o objetivo desse momento é saber se eles conhecem esse assunto e quais as principais associações que realizam. Após esse momento, peça que consultem o significado da palavra fundamentalismo em um dicionário. Para a realização dessa atividade, poderão ser distribuídos alguns dicionários para as equipes ou pedir que realizem uma pesquisa em sites de dicionários que estão disponibilizados abaixo. Dê o tempo de 3 minutos para que todos possam realizar a consulta e registrem em seus cadernos o significado encontrado.
Feito isso, peça que alguns dos alunos exponham os significados que encontraram em suas pesquisas. Possivelmente, eles irão falar que a palavra “fundamentalismo” tanto pode estar associada a um comportamento de rigidez e intransigência na obediência a determinados princípios ou regras, bem como a uma prática religiosa que defende uma interpretação literal dos textos religiosos. À medida que exponham os resultados encontrados, você poderá solicitar que exemplificam algumas práticas que representem o significado do termo fundamentalismo. Caso os exemplos não surjam com facilidade, você poderá citar algumas atitudes ou situações que estejam associadas ao termo estudado, tais como:
- Quando alguma pessoa quebrar ou danificar imagens de santos católicos simplesmente pelo motivo de sua religião não acreditar em santos.
- Pixar ou danificar um terreiro de candomblé por acreditar que as religiões africanas não representam uma prática religiosa.
- Forçar uma pessoa se converter a uma determinada religião.
- Ferir ou matar uma pessoa que defende outra religião.
É provável que durante a discussão surjam outros exemplos, principalmente associados a alguns atos praticados por grupos terroristas que seguem o Islamismo como religião. No entanto, é importante fazer com que os estudantes percebam que o fundamentalismo pode ser praticado por seguidores de diversas religiões, que possuem uma visão intolerante e extremamente rígida sobre outras religiões. É relevante deixar claro, que essa maneira de pensar tem levado à proliferação de muitas ações violentas, mas no final das contas esses grupos representam acima de tudo a defesa de uma ideologia, do que de uma doutrina religiosa.
Para você saber mais:
Dicionários da língua portuguesa ou dispositivos eletrônicos (computadores|tablets|celulares) com acesso a internet para acessar sites de dicionários. Seguem alguns sites que poderão ser indicados para os estudantes:
- Priberam dicionário - <https://dicionario.priberam.org/> Acesso em: 25 nov. 2018.
- Michaelis dicionário - <https://michaelis.uol.com.br/> Acesso em: 25 nov. 2018.
- Dicionário Aurélio - <https://dicionariodoaurelio.com/> Acesso em: 25 nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações ao professor: Com a turma dividida em três grupos, os estudantes serão convidados a realizarem a leitura de um documento que versa sobre as características do fundamentalismo em três religiões (protestante, católica, islâmica), texto esse retirado do livro de Leonardo Boff sobre o fundamentalismo religioso. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:
Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 4 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide e registro no caderno da resposta do questionamento realizado. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, almeja-se que todos os estudantes terão lido os três textos e respondido os três questionamentos.
Sugestão 2 - Disponibilizar os três textos impressos aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as repostas dos três questionamentos realizados.
Sugestão 3 - Poderá ser realizada a dinâmica de rotação por estações, que consiste em disponibilizar para cada grupo um texto diferente, informando que terão 4 minutos para realizarem a leitura, refletirem em equipe sobre o conteúdo e registrarem em seus cadernos a resposta do questionamento. Ao término dos 4 minutos, o professor deverá realizar a rotação dos textos, de maneira que cada grupo pegue um novo documento, disponibilizando em seguida mais 4 minutos para a leitura e registro da resposta do questionamento conforme orientação anterior. Com a finalização do tempo dessa segunda rodada, deverá ser realizado mais uma rotação, garantindo assim que todas as equipes leiam os três trechos. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, espera-se que todos os estudantes terão lido todos os textos e respondido os três questionamentos.
Independentemente da dinâmica selecionada para leitura do texto, o professor deverá ser bastante criterioso na questão do tempo, orientando os alunos que fiquem focados na realização das atividades propostas.
Após a finalização da leitura, pergunte aos alunos o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto traz características do fundamentalismo em três religiões diferentes (Catolicismo, Protestantismo e Islamismo). Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles acreditam que os três textos versam sobre o fundamentalismo na mesma religião. Para auxiliá-los a chegarem nessa conclusão, você pode realizar a leitura de alguns trechos enfatizando algumas palavras chaves que explicitam a religião abordada em cada texto:
Trecho 1 - “A tese dos fundamentalistas no âmbito religioso é afirmar que a bíblia constitui o fundamento básico da fé cristã e deve ser tomada ao pé da letra [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo protestante, mas pode ser que os alunos associem esse trecho ao catolicismo. Peça que antes de tirarem essa conclusão, realizem a leitura do segundo texto, a fim de garantir a interpretação correta.
Trecho 2 - “[...] Visa-se a uma integração de todos os elementos da sociedade e da história sob a hegemonia do espiritual representado, interpretado e proposto pela Igreja Católica [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo católico, associação facilmente realizada por causa das palavras “Igreja Católica”.
Trecho 3 - “Não obstante, aqueles que tomam o alcorão como a revelação enlivrada (feira livro) e tentam aplicá-la em todos os campos da vida - no sagrado e no profano, na sociedade e na organização do Estado - tendem a ser fundamentalistas”. Já esse texto representa as características do fundamentalismo Islâmico, identificado através da palavra “alcorão”.
Finalizado esse momento, selecione um aluno de uma das equipes para ler a resposta do primeiro questionamento. Espera-se que esse estudante responda que de acordo com o fundamentalismo protestante, a bíblia seria a base da fé de todos cristãos. Em seguida, peça que um aluno de outra equipe, responda o questionamento do segundo texto. Almeja-se que o aluno tenha identificado que segundo o fundamentalismo católico a modernidade deve ser combatida com todas as suas liberdades e permissividades. Depois, selecione um aluno de outra equipe para responder ao terceiro questionamento. Nesse caso, espera-se que o estudante responda que de acordo com o texto, aqueles que enxergam o alcorão como a revelação divina e tentam aplicá-la em todos os campos da vida, tendem a ser fundamentalistas.
Documento com trechos do livro “Fundamentalismo. A globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff:
Para você saber mais:
A fim de auxiliar o entendimento da metodologia de rotação por estações, indicamos o seguinte vídeo disponível na plataforma KONNO, S.N. Rotação por estações de aprendizagem. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oa9z3H1m3LM>. Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Problematização
Orientações ao professor: Com a turma dividida em três grupos, os estudantes serão convidados a realizarem a leitura de um documento que versa sobre as características do fundamentalismo em três religiões (protestante, católica, islâmica), texto esse retirado do livro de Leonardo Boff sobre o fundamentalismo religioso. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:
Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 4 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide e registro no caderno da resposta do questionamento realizado. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, almeja-se que todos os estudantes terão lido os três textos e respondido os três questionamentos.
Sugestão 2 - Disponibilizar os três textos impressos aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as repostas dos três questionamentos realizados.
Sugestão 3 - Poderá ser realizada a dinâmica de rotação por estações, que consiste em disponibilizar para cada grupo um texto diferente, informando que terão 4 minutos para realizarem a leitura, refletirem em equipe sobre o conteúdo e registrarem em seus cadernos a resposta do questionamento. Ao término dos 4 minutos, o professor deverá realizar a rotação dos textos, de maneira que cada grupo pegue um novo documento, disponibilizando em seguida mais 4 minutos para a leitura e registro da resposta do questionamento conforme orientação anterior. Com a finalização do tempo dessa segunda rodada, deverá ser realizado mais uma rotação, garantindo assim que todas as equipes leiam os três trechos. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, espera-se que todos os estudantes terão lido todos os textos e respondido os três questionamentos.
Independentemente da dinâmica selecionada para leitura do texto, o professor deverá ser bastante criterioso na questão do tempo, orientando os alunos que fiquem focados na realização das atividades propostas.
Após a finalização da leitura, pergunte aos alunos o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto traz características do fundamentalismo em três religiões diferentes (Catolicismo, Protestantismo e Islamismo). Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles acreditam que os três textos versam sobre o fundamentalismo na mesma religião. Para auxiliá-los a chegarem nessa conclusão, você pode realizar a leitura de alguns trechos enfatizando algumas palavras chaves que explicitam a religião abordada em cada texto:
Trecho 1 - “A tese dos fundamentalistas no âmbito religioso é afirmar que a bíblia constitui o fundamento básico da fé cristã e deve ser tomada ao pé da letra [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo protestante, mas pode ser que os alunos associem esse trecho ao catolicismo. Peça que antes de tirarem essa conclusão, realizem a leitura do segundo texto, a fim de garantir a interpretação correta.
Trecho 2 - “[...] Visa-se a uma integração de todos os elementos da sociedade e da história sob a hegemonia do espiritual representado, interpretado e proposto pela Igreja Católica [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo católico, associação facilmente realizada por causa das palavras “Igreja Católica”.
Trecho 3 - “Não obstante, aqueles que tomam o alcorão como a revelação enlivrada (feira livro) e tentam aplicá-la em todos os campos da vida - no sagrado e no profano, na sociedade e na organização do Estado - tendem a ser fundamentalistas”. Já esse texto representa as características do fundamentalismo Islâmico, identificado através da palavra “alcorão”.
Finalizado esse momento, selecione um aluno de uma das equipes para ler a resposta do primeiro questionamento. Espera-se que esse estudante responda que de acordo com o fundamentalismo protestante, a bíblia seria a base da fé de todos cristãos. Em seguida, peça que um aluno de outra equipe, responda o questionamento do segundo texto. Almeja-se que o aluno tenha identificado que segundo o fundamentalismo católico a modernidade deve ser combatida com todas as suas liberdades e permissividades. Depois, selecione um aluno de outra equipe para responder ao terceiro questionamento. Nesse caso, espera-se que o estudante responda que de acordo com o texto, aqueles que enxergam o alcorão como a revelação divina e tentam aplicá-la em todos os campos da vida, tendem a ser fundamentalistas.
Documento com trechos do livro “Fundamentalismo. A globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff:
Para você saber mais:
A fim de auxiliar o entendimento da metodologia de rotação por estações, indicamos o seguinte vídeo disponível na plataforma KONNO, S.N. Rotação por estações de aprendizagem. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oa9z3H1m3LM>. Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Problematização
Orientações ao professor: Com a turma dividida em três grupos, os estudantes serão convidados a realizarem a leitura de um documento que versa sobre as características do fundamentalismo em três religiões (protestante, católica, islâmica), texto esse retirado do livro de Leonardo Boff sobre o fundamentalismo religioso. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:
Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 4 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide e registro no caderno da resposta do questionamento realizado. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, almeja-se que todos os estudantes terão lido os três textos e respondido os três questionamentos.
Sugestão 2 - Disponibilizar os três textos impressos aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as repostas dos três questionamentos realizados.
Sugestão 3 - Poderá ser realizada a dinâmica de rotação por estações, que consiste em disponibilizar para cada grupo um texto diferente, informando que terão 4 minutos para realizarem a leitura, refletirem em equipe sobre o conteúdo e registrarem em seus cadernos a resposta do questionamento. Ao término dos 4 minutos, o professor deverá realizar a rotação dos textos, de maneira que cada grupo pegue um novo documento, disponibilizando em seguida mais 4 minutos para a leitura e registro da resposta do questionamento conforme orientação anterior. Com a finalização do tempo dessa segunda rodada, deverá ser realizado mais uma rotação, garantindo assim que todas as equipes leiam os três trechos. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, espera-se que todos os estudantes terão lido todos os textos e respondido os três questionamentos.
Independentemente da dinâmica selecionada para leitura do texto, o professor deverá ser bastante criterioso na questão do tempo, orientando os alunos que fiquem focados na realização das atividades propostas.
Após a finalização da leitura, pergunte aos alunos o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto traz características do fundamentalismo em três religiões diferentes (Catolicismo, Protestantismo e Islamismo). Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles acreditam que os três textos versam sobre o fundamentalismo na mesma religião. Para auxiliá-los a chegarem nessa conclusão, você pode realizar a leitura de alguns trechos enfatizando algumas palavras chaves que explicitam a religião abordada em cada texto:
Trecho 1 - “A tese dos fundamentalistas no âmbito religioso é afirmar que a bíblia constitui o fundamento básico da fé cristã e deve ser tomada ao pé da letra [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo protestante, mas pode ser que os alunos associem esse trecho ao catolicismo. Peça que antes de tirarem essa conclusão, realizem a leitura do segundo texto, a fim de garantir a interpretação correta.
Trecho 2 - “[...] Visa-se a uma integração de todos os elementos da sociedade e da história sob a hegemonia do espiritual representado, interpretado e proposto pela Igreja Católica [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo católico, associação facilmente realizada por causa das palavras “Igreja Católica”.
Trecho 3 - “Não obstante, aqueles que tomam o alcorão como a revelação enlivrada (feira livro) e tentam aplicá-la em todos os campos da vida - no sagrado e no profano, na sociedade e na organização do Estado - tendem a ser fundamentalistas”. Já esse texto representa as características do fundamentalismo Islâmico, identificado através da palavra “alcorão”.
Finalizado esse momento, selecione um aluno de uma das equipes para ler a resposta do primeiro questionamento. Espera-se que esse estudante responda que de acordo com o fundamentalismo protestante, a bíblia seria a base da fé de todos cristãos. Em seguida, peça que um aluno de outra equipe, responda o questionamento do segundo texto. Almeja-se que o aluno tenha identificado que segundo o fundamentalismo católico a modernidade deve ser combatida com todas as suas liberdades e permissividades. Depois, selecione um aluno de outra equipe para responder ao terceiro questionamento. Nesse caso, espera-se que o estudante responda que de acordo com o texto, aqueles que enxergam o alcorão como a revelação divina e tentam aplicá-la em todos os campos da vida, tendem a ser fundamentalistas.
Documento com trechos do livro “Fundamentalismo. A globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff:
Para você saber mais:
A fim de auxiliar o entendimento da metodologia de rotação por estações, indicamos o seguinte vídeo disponível na plataforma KONNO, S.N. Rotação por estações de aprendizagem. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oa9z3H1m3LM>. Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Problematização
Orientações ao professor: Com a turma dividida em três grupos, os estudantes serão convidados a realizarem a leitura de um documento que versa sobre as características do fundamentalismo em três religiões (protestante, católica, islâmica), texto esse retirado do livro de Leonardo Boff sobre o fundamentalismo religioso. No entanto, não adiante para a turma o conteúdo do texto, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para leitura do texto, poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para sua turma:
Sugestão 1 - Os textos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 4 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide e registro no caderno da resposta do questionamento realizado. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, almeja-se que todos os estudantes terão lido os três textos e respondido os três questionamentos.
Sugestão 2 - Disponibilizar os três textos impressos aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizarem a leitura e registrarem nos cadernos as repostas dos três questionamentos realizados.
Sugestão 3 - Poderá ser realizada a dinâmica de rotação por estações, que consiste em disponibilizar para cada grupo um texto diferente, informando que terão 4 minutos para realizarem a leitura, refletirem em equipe sobre o conteúdo e registrarem em seus cadernos a resposta do questionamento. Ao término dos 4 minutos, o professor deverá realizar a rotação dos textos, de maneira que cada grupo pegue um novo documento, disponibilizando em seguida mais 4 minutos para a leitura e registro da resposta do questionamento conforme orientação anterior. Com a finalização do tempo dessa segunda rodada, deverá ser realizado mais uma rotação, garantindo assim que todas as equipes leiam os três trechos. Dessa maneira ao término dos 12 minutos, espera-se que todos os estudantes terão lido todos os textos e respondido os três questionamentos.
Independentemente da dinâmica selecionada para leitura do texto, o professor deverá ser bastante criterioso na questão do tempo, orientando os alunos que fiquem focados na realização das atividades propostas.
Após a finalização da leitura, pergunte aos alunos o que eles acharam do conteúdo abordado nos textos e qual era o assunto em comum retratado. Espera-se que os alunos compreendam que o texto traz características do fundamentalismo em três religiões diferentes (Catolicismo, Protestantismo e Islamismo). Caso os alunos não tenham tido essa percepção, questione-os se eles acreditam que os três textos versam sobre o fundamentalismo na mesma religião. Para auxiliá-los a chegarem nessa conclusão, você pode realizar a leitura de alguns trechos enfatizando algumas palavras chaves que explicitam a religião abordada em cada texto:
Trecho 1 - “A tese dos fundamentalistas no âmbito religioso é afirmar que a bíblia constitui o fundamento básico da fé cristã e deve ser tomada ao pé da letra [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo protestante, mas pode ser que os alunos associem esse trecho ao catolicismo. Peça que antes de tirarem essa conclusão, realizem a leitura do segundo texto, a fim de garantir a interpretação correta.
Trecho 2 - “[...] Visa-se a uma integração de todos os elementos da sociedade e da história sob a hegemonia do espiritual representado, interpretado e proposto pela Igreja Católica [...]”. Esse texto representa as características do fundamentalismo católico, associação facilmente realizada por causa das palavras “Igreja Católica”.
Trecho 3 - “Não obstante, aqueles que tomam o alcorão como a revelação enlivrada (feira livro) e tentam aplicá-la em todos os campos da vida - no sagrado e no profano, na sociedade e na organização do Estado - tendem a ser fundamentalistas”. Já esse texto representa as características do fundamentalismo Islâmico, identificado através da palavra “alcorão”.
Finalizado esse momento, selecione um aluno de uma das equipes para ler a resposta do primeiro questionamento. Espera-se que esse estudante responda que de acordo com o fundamentalismo protestante, a bíblia seria a base da fé de todos cristãos. Em seguida, peça que um aluno de outra equipe, responda o questionamento do segundo texto. Almeja-se que o aluno tenha identificado que segundo o fundamentalismo católico a modernidade deve ser combatida com todas as suas liberdades e permissividades. Depois, selecione um aluno de outra equipe para responder ao terceiro questionamento. Nesse caso, espera-se que o estudante responda que de acordo com o texto, aqueles que enxergam o alcorão como a revelação divina e tentam aplicá-la em todos os campos da vida, tendem a ser fundamentalistas.
Documento com trechos do livro “Fundamentalismo. A globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff:
Para você saber mais:
A fim de auxiliar o entendimento da metodologia de rotação por estações, indicamos o seguinte vídeo disponível na plataforma KONNO, S.N. Rotação por estações de aprendizagem. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oa9z3H1m3LM>. Acesso em: 25 de nov. de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Sem desfazer as equipes, selecione um estudante ou peça que alguém se candidate para responder ao seguinte questionamento: De acordo com a leitura realizada, quais os pontos em comum entre o fundamentalismo praticado pelo seguidores do Catolicismo, Protestantismo e Islamismo? A expectativa é que os alunos já tenham compreendido que o fundamentalismo está presente em várias religiões e que de maneira geral existem muitos pontos em comum entre essas práticas. Caso outros alunos queiram expor suas opiniões sobre essa questão, pode deixar. Dentre os exemplos que podem ser citados pelos alunos, temos:
- Enxergar seu documento religioso (Bíblia ou Corão) como única expressão divina e verdadeira.
- Entender que os ensinamentos religiosos devem ser seguidos de maneira estrita e rígida.
- Defesa de integração da religião em vários âmbitos: político, econômico, social e cultural.
- Proteção dos antigos costumes e combate à modernidade e suas liberdades.
- Imposição e defesa de sua ideologia e regras como verdade absoluta.
Registre no quadro um resumo das ideias apresentadas, à medida que os alunos forem expondo suas opiniões. É importante deixar claro que essa aula não tem como objetivo discutir a opção religiosa das pessoas, pelo contrário, o propósito da aula é fazer com que os estudantes compreendam como algumas pessoas tem utilizado a religião como base para disseminar discursos de ódio, preconceito e repúdio a outras religiões. Por fim, questione a todos da turma se eles sabiam que o fundamentalismo era praticado por todas as religiões. Esse momento é importante para garantir que os alunos tenham compreendido o objetivo da aula. Permita que os alunos exponham suas conclusões e peça que registrem em seus cadernos o resumo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Envie o objetivo da aula e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Você pode propor que os alunos pesquisem o significado de fundamentalismo em dicionários ou na internet, ou envie o link/captura (print) da página com a definição do Dicionário Priberam, por exemplo (disponível aqui).
- O que é fundamentalismo?
Dê exemplos de algumas práticas fundamentalistas.
Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas e exemplos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com os três trechos e os questionamentos propostos na etapa.
Trecho 1
- Para os fundamentalistas, a fé estaria baseada em qual documento?
Trecho 2
- A modernidade é entendida como algo a ser defendido ou combatido? Por quê?
Trecho 3
- Quem seriam os fundamentalistas de acordo com esse trecho?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que respondam a questão proposta na etapa.
- De acordo com as leituras realizadas, quais os pontos em comum entre o fundamentalismo praticado pelo seguidores do Catolicismo, Protestantismo e Islamismo?
Os alunos/grupos podem enviar as respostas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula.
Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) em que refletem sobre a questão proposta. Eles podem criar uma hashtag para divulgá-las para o restante da escola e para a comunidade.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
O canal da Tv PUC, no Youtube, disponibiliza um episódio de um programa de entrevistas sobre fundamentalismo religioso e comportamento humano no endereço (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Roberta Duarte da Silva
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A História recente
Objeto (s) de conhecimento: Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismoPluralidades e diversidades identitárias na atualidadeAs pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
Palavras-Chave: Fundamentalismo, religião, cristianismo, protestantismo e Islamismo.