Plano de aula: Fundamentalismo e religião

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI35) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de slides e trechos do livro “Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff. Caso não tenha disponibilidade desse aparelho, poderão ser realizadas impressões desses trechos e disponibilizados para as equipes.

Material complementar:

Dicionários da língua portuguesa ou dispositivos eletrônicos (computadores|tablets|celulares) com acesso a internet para acessar sites de dicionários. Seguem alguns sites que poderão ser indicados para os estudantes:

Documento com trechos do livro “Fundamentalismo. A globalização e o futuro da humanidade” de Leonardo Boff:

Para você saber mais:

Para a condução dessa aula, será necessário estar apropriado do conceito de fundamentalismo:

De acordo com o dicionário Aurélio, o fundamentalismo seria uma doutrina que defende a fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos, bem como uma atitude de intransigência ou rigidez na obediência a determinados princípios ou regras. FUNDAMENTALISMO. Dicionário Aurélio (online). Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/fundamentalismo>. Acesso em: 25 nov. 2018.

Segundo o autor Leonardo Boff, fundamentalismo não seria uma doutrina, mas sim a maneira como a doutrina é vivida e interpretada por pessoas que acreditam ter a verdade absoluta.

BOFF, Leonardo. Fundamentalismo: a globalização e o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos se organizem em três grandes grupos. A escolha das equipes pode ser direcionada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização dessa atividade.

O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é muito importante para que os alunos compreendam a temática que será estudada e qual o propósito de ser estudado esse assunto. Mas procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

A finalidade dessa aula é fazer com que os alunos entendam o conceito de fundamentalismo e compreendam que esta prática não está associada apenas ao Islamismo, mas sim a diversas outras religiões.

Para você saber mais:

A palavra fundamentalismo passou a ser mais comumente usada em inícios do século XXI, para explicar e interpretar os atos terroristas ocorridos em diferentes lugares do mundo, sobretudo nos países onde predomina a religião islâmica. Com isso, esse termo passou a estar fortemente associado ao Islamismo, quando na verdade encontra-se presente em práticas e atos de diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e protestantismo. Assim, espera-se que nessa aula os alunos entendam que esse termo não deve ser atribuído exclusivamente ao Islamismo. Para se aprofundar sobre esse assunto, recomendamos as seguintes leituras:

ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA