Contexto 1 - Símbolo da ONU
Plano de Aula
Plano de aula: O papel da ONU na mediação de conflitos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI36, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir a imagem e as notícias do Contexto, podendo imprimir apenas uma imagem do símbolo da ONU dimensionando-a ao tamanho da folha, e as duas notícias podem também ser impressas desta forma ou, ainda, podem ser feitas mais cópias para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias). Na Problematização há resumos que, caso não possam ser projetados, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou, ainda, ser transcritos no quadro.
Material complementar:
Símbolo da ONU, para impressão:
Reportagem 1- ONU: Estado Islâmico continua sendo sério desafio global, para impressão:
Reportagem 2 - ONU: Demolição de vilarejo palestino pode ser crime de guerra, para impressão:
Texto - O papel da ONU na mediação de conflitos, para impressão:
Texto - Histórico recentes de conflitos no Iraque e em Israel, para impressão:
Para você saber mais:
Glossário:
ONU: Organização das Nações Unidas, órgão internacional que busca a paz e o desenvolvimento mundial.
Terrorismo: Ações violentas pautadas em motivações político-sociais que geram medo e intimidação.
Oriente Médio: Região formada por 17 países e que possui histórico constante de conflitos.
Diversidade: Conceito que compreende a pluralidade de elementos de um determinado grupo.
Conflito: Situação de dificuldade ou disparidade, estado de beligerância, disputa.
Links para as reportagens completas:
Reportagem 1 - ONU: apesar dos reveses, Estado Islâmico continua sendo “sério desafio global”:
Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-apesar-dos-reveses-estado-islamico-continua-sendo-serio-desafio-global/
Reportagem 2 - Procuradora do TPI diz que demolição iminente de vilarejo palestino pode constituir crime de guerra:
Disponível em: https://nacoesunidas.org/procuradora-do-tpi-diz-que-demolicao-iminente-de-vilarejo-palestino-pode-constituir-crime-de-guerra/
Caso queira se aprofundar:
Fonte: ONU, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://nacoesunidas.org/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Terrorismo, de Cláudio Fernandes, disponível em: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/terrorismo.htm Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Oriente Médio, de 7 graus, disponível em: https://www.todamateria.com.br/oriente-medio/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Diversidade, de Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Conflito, de Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, disponível em: https://dicionario.priberam.org/conflito Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações ao professor:
Professor, você pode projetar o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.
Sugere-se a disposição das carteiras e cadeiras em semicírculo pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, pois todos ficam em posição de igualdade.
O objetivo da aula, professor, é que no fim da mesma os alunos percebam a dificuldade de estabelecer a paz entre diversos povos, que existem conflitos passados que fomentam estados de beligerância atuais, demonstrando a paz como algo extremamente volátil e frágil e o conflito como fenômeno constante, tendo a ONU, Organização das Nações Unidas, como mediadora destas situações.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações ao professor:
Professor, no Contexto teremos o uso de três fontes (uma imagética e duas textuais) que expõem fatos recentes mas que estão diretamente ligados a outros fatos passados. O uso de notícias de sítios virtuais traz para a sala de aula uma aproximação, na maioria das vezes, da realidade dos estudantes que passam horas navegando e não percebem este ambiente como um local capaz de promover conhecimento ou de ser usado na escola. Outro viés que estas fontes possibilitam é alcançar temáticas extremamente recentes e que já se encontram registradas nos conteúdos históricos, demonstrando que a História não busca apenas fatos passados e distantes de nossa realidade, mas se ocupa de muitas questões sociais atuais que permeiam heranças históricas.
Ao propor estas questões iniciais para nortear o olhar crítico dos estudantes sobre as fontes, busca-se motivá-los e inseri-los na temática da aula, trazendo elementos essenciais para o desenvolvimento da mesma. Ao indagar sobre o reconhecimento do símbolo, muitos poderão tê-lo visto, mas talvez não saibam qual instituição ele representa; ao questioná-los sobre o tema das reportagens, perceberão a delicada situação que afeta algumas regiões e como convivem os seres humanos que as ocupam, num constante cenário de beligerância e sofrimento, onde a guerra não traz apenas consequências materiais e físicas, mas emocionais e subjetivas, para os envolvidos.
É esperado que o estudantes compreendam que o símbolo representa a Organização das Nações Unidas (ONU) e que as duas reportagens tratam de conflitos entre povos divergentes que estão sendo mediados pela ONU. Caso eles apresentem dificuldade para fazer esta associação, ressalte o fato de as duas manchetes ter sido retiradas do site da ONU no Brasil.
Como adequar à sua realidade: Caso em sua região haja conflitos recentes que possuam uma herança histórica também, você poderá, respeitadas as devidas proporções, citá-los neste Contexto, aproximando ainda mais a temática da aula da realidade circundante do estudante ou poderá fazer uma ligação sobre isso, nesta ou em outra aula posterior.
Contexto
Continuação
Orientações ao professor:
Professor, além da possibilidade de projeção do símbolo da ONU, você poderá imprimi-lo numa folha de A4, por exemplo, aproveitando ao máximo o tamanho da folha, dimensionando a imagem, de modo que todos os alunos possam visualizar sem muita dificuldade; caso queira, também poderá fazer várias imagens numa folha e entregá-las uma para cada aluno, de modo que possam posteriormente anexá-la em seus cadernos.
Independentemente da forma escolhida, apresente primeiramente a imagem com o símbolo da ONU e peça que os estudantes falem sobre o que reconhecem da imagem, como o fato de se parecer com o globo terrestre visto de cima. Caso os alunos não consigam perceber a semelhança, se possível, mostre um globo no mesmo ângulo para que possam fazer esta relação. Estimule-os a elencar os elementos que percebem no símbolo como o contorno dos continentes, os ramos de oliveira e o uso das cores azul e branco; caso imprima em preto e branco, comente sobre a disposição das cores no símbolo para que possam perceber como o símbolo é realmente.
Material complementar:
Símbolo da ONU, para impressão:
Como adequar à sua realidade: Professor, caso você julgue necessário, poderá fazer uma ligação (nesta ou em outra aula posterior) entre o uso dos elementos constantes no símbolo da ONU, como os ramos de oliveira, para demonstrar semelhanças com elementos que compõem a bandeira de sua cidade ou estado, trabalhando o viés da escolha destes signos (ramos de plantas, características geográficas, objetos, animais etc.) e seus motivos sócio-históricos no contexto de fundação destes respectivos locais.
Para você saber mais:
Fonte: Significado do símbolo da ONU, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Contexto
Continuação
Orientações ao professor:
Professor, esta notícia ainda faz parte do Contexto, podendo ser projetada ou impressa. Caso escolha imprimir, pode fazer uma cópia para apresentar para a turma ou, ainda, pode entregar uma para cada aluno, se preferir.
Vale frisar que ela foi extraída de um sítio virtual, o que pode aguçar a atenção dos estudantes. Você pode lê-la, ou pedir para que um estudante o faça.
Apresente agora as duas manchetes da ONU, e peça para que os alunos informem o que entenderam dos dois textos.
Esclareça que, na segunda reportagem, a sigla TPI significa Tribunal Penal Internacional, instituição que almeja a justiça, promovendo julgamentos e condenações de suspeitos de cometer crimes contra os direitos humanos.
Material complementar:
Reportagem 1- ONU: Estado Islâmico continua sendo sério desafio global, para impressão:
Contexto
Orientações ao professor:
Professor, esta notícia ainda faz parte do Contexto, podendo ser projetada ou impressa. Caso escolha imprimir, pode fazer uma cópia para apresentar para a turma ou, ainda, pode entregar uma para cada aluno, se preferir.
Vale frisar que ela foi extraída de um sítio virtual, o que pode aguçar a atenção dos estudantes. Você pode lê-la ou pedir para que um estudante o faça.
Material complementar:
Reportagem 2 - ONU: Demolição de vilarejo palestino pode ser crime de guerra, para impressão:
Para você saber mais:
A sigla TPI significa Tribunal Penal Internacional, instituição que almeja a justiça, promovendo julgamentos e condenações de suspeitos de cometer crimes contra os direitos humanos.
Fonte: Tribunal Penal Internacional, de Ministério das Relações Exteriores, disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca-internacionais/152-tribunal-penal-internacional Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Corte Penal Internacional, de Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corte_Penal_Internacional Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Vale ressaltar a questão do sionismo, nome do movimento judeu em reação a uma onda de perseguições, com características político-culturais, criado pelo jornalista Theodor Herze.
Fonte: Sionismo, de Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sionismo Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações ao professor:
Professor, neste momento você deve apresentar aos estudantes este slide podendo projetá-lo, imprimi-lo ou transcrevê-lo no quadro.
Problematização
Orientações ao professor:
Professor, neste momento você deve apresentar aos estudantes estas questões para que direcionem sua reflexão sobre os textos propostos, podendo projetá-las, imprimi-las ou transcrevê-las no quadro.
Após a leitura dos textos, retome as perguntas da Problematização e escolha alguns alunos, ou deixe que se candidatem, para responder às perguntas. Se necessário ressalte o fato de a ONU procurar a resolução de conflitos por meio do diálogo, mas ser uma organização composta de centenas de países, que em muitas situações apresentam divergências severas.
Os alunos podem registrar suas reflexões em formato de tópicos no caderno ou você pode registrá-las no quadro.
Problematização
Orientações ao professor:
Professor, projete ou entregue cópias impressas dos textos aos estudantes e peça para que algum deles leia os textos ou trechos em voz alta.
Esclareça dúvidas que os alunos possam ter durante a leitura e ressalte o fato de a ONU ter sido criada no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, numa tentativa de prevenir que os horrores ocorridos durante esta guerra (Holocausto, bombas atômicas, campos de concentração, entre outros) se repetissem.
Depois, peça para que alguns estudantes respondam as perguntas em voz alta (você pode escolher os alunos que responderão ou pode deixar que eles se prontifiquem a responder).
Escreva no quadro as principais ideias apresentadas pelos estudantes na discussão.
Material complementar:
Texto - O papel da ONU na mediação de conflitos, para impressão:
Para você saber mais:
1ª Guerra Mundial (1914-1918) e 2° Guerra Mundial (1939-1945).
Fonte: Quais as diferenças entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial? de Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2379/quais-as-diferencas-entre-a-primeira-e-a-segunda-guerra-mundial Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações ao professor:
Esclareça dúvidas que os alunos possam ter durante a leitura e ressalte o fato de a ONU não possuir poder direto sobre os países, atuando diplomaticamente como mediadora, sugestionando e aconselhando as nações para determinadas ações.
O papel da ONU na mediação de conflitos.
Para você saber mais:
Carta das Nações Unidas.
Fonte: Carta das Nações Unidas, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://nacoesunidas.org/carta/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Fonte: Declaração Universal dos Direitos Humanos, de Organização das Nações Unidas, disponível em:
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações ao professor:
Esclareça dúvidas que os alunos possam ter durante a leitura e comente sobre o período ditatorial de Saddam Hussein; as tensões entre os limites físicos do Iraque com o país vizinho, o Kuwait; a tentativa da ONU de mediar este conflito de modo diplomático e tendo que recorrer à força militar para tanto; o não consentimento da ONU na invasão do Iraque por forças estadunidenses em 2003 que culminou com a deposição do ditador, acarretando embargos econômicos para os EUA como forma de penalizá-lo; a presença de campos de concentração atualmente, situação inaceitável/intolerável do ponto de vista dos direitos humanos e que causam aversão a qualquer ser humano.
Material complementar:
Texto - Histórico recentes de conflitos no Iraque e em Israel, para impressão:
Para você saber mais:
Vale lembrar algumas questões aqui, como o fato de o Iraque ter sido governado do fim da década de 1970 até 2003 pela ditadura de Saddam Hussein; a Guerra do Golfo teve como um dos motivos a questão da fronteira física com o Kuwait; em 1991, após várias tentativas da ONU resolver este conflito de forma diplomática, seu Conselho de Segurança autorizou o uso da força para retirar os iraquianos do Kuwait, contando para isso com uma força militar de 30 países-membros.
Fonte: Dez perguntas para entender o conflito entre israelenses e palestinos, de BBC, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151015_gaza_entenda_atualiza_cc Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Pesquisa revela campos de concentração para palestinos após a fundação de Israel, de Gianni Carta, disponível em: https://www.cartacapital.com.br/revista/822/muitos-sabiam-mas-5023.html Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Em 2003 o Iraque foi invadido pelos Estados Unidos, que alegavam que aquele possuía armas de destruição em massa e ajudava os grupos radicais islâmicos (terroristas). A invasão não foi consentida pela ONU e por isso o país sofreu embargos econômicos. Estas armas nunca foram encontradas e o ditador Saddam Hussein foi deposto nesta investida americana.
Fonte: Invasão americana no Iraque, de Rainer Gonçalves, disponível em: https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/invasao-americana-no-iraque.htm Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Fonte: Invasão do Iraque em 2003, de Wikipédia, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_do_Iraque_em_2003 Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações ao professor:
Professor, neste momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas durante a Problematização como ponto de partida, caso julgue necessário e oportuno, as perguntas podem ser acrescidas, conforme a postura dos comentários dos estudantes, mas é essencial que eles desenvolvam a reflexão de como a paz é algo extremamente instável em nosso mundo globalizado e opinem e discutam com seus pares.
Projete, imprima ou transcreva no quadro a proposta de atividade: produção de um texto como uma síntese integradora em seus cadernos, tendo como referencial as fontes, as perguntas e os textos, tendo como eixo central a dificuldade de construir a paz num mundo diverso, divergente e globalizado, tendo a ONU como mediadora deste processo.
Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome algumas das respostas dadas pelos estudantes às perguntas.
Para você saber mais:
O que são direitos humanos.
Fonte: O que são os direitos humanos?, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
As Nações Unidas e os direitos humanos.
Fonte: As Nações Unidas e os direitos humanos, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/sistemaonu/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
A ONU, a paz e a segurança.
Fonte: A ONU, a paz e a segurança, de Organização das Nações Unidas, disponível em: https://nacoesunidas.org/acao/paz-e-seguranca/ Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Envie o objetivo da aula, os 3 documentos da etapa, como o símbolo da ONU, as duas reportagens e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Vocês reconhecem este símbolo?
- Do que tratam as duas reportagens? O que elas têm em comum?
Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com o texto sobre o papel da ONU na mediação de conflitos e os questionamentos.
- Como a ONU pode mediar estes conflitos e punir os responsáveis?
- O que pode acontecer com eles se não acatarem estas orientações?
- E se não houvesse a ONU, quem defenderia os direitos destas populações?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nos textos que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um texto relatando as dificuldades de construir a paz em um mundo diverso, divergente e globalizado.
Eles podem enviar as respostas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo.
Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) com esta reflexão. Eles podem criar uma hashtag para divulgá-las para o restante da escola e para a comunidade.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.
A ONU Brasil disponibiliza muitas informações interessantes e em português no site (disponível aqui) e no canal no Youtube (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Talita Seniuk
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A história recente.
Objeto(s) de conhecimento: Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo.Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade.As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito
e violência.
Palavras-chave: ONU, terrorismo, Oriente Médio, diversidade, conflito.