Problematização - Texto sobre os refugiados
Plano de Aula
Plano de aula: A migração internacional e a situação dos refugiados
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor para exibição de slides e textos sobre a questão da migração internacional e a crise dos refugiados. Caso não tenha disponibilidade deste aparelho, poderão ser realizadas impressões dos textos e disponibilizadas para as equipes.
Dicionários da língua portuguesa ou dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, celulares) com acesso à internet para acessar sites de dicionários. Seguem alguns sites que poderão ser indicados para os estudantes:
Priberam dicionário - <https://dicionario.priberam.org/> Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Michaelis dicionário - <https://michaelis.uol.com.br/> Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Dicionário Aurélio - <https://dicionariodoaurelio.com/> Acesso em: 18 de janeiro de 2019.
Material complementar:
Documento com trechos de reportagens do site da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a migração internacional e a crise dos refugiados:
Documento com relatos de alguns refugiados que vieram para o Brasil:
Para você saber mais:
Para a condução desta aula será necessário estar apropriado do conceito de refugiado e da conjuntura em volta da migração internacional compulsória vivenciada atualmente em vários locais do mundo.
De acordo com o dicionário Aurélio, entre os vários significados existentes para a palavra refugiado, um deles informa tratar-se de pessoas que emigram para outros países, por motivos de perseguição política, étnica, religiosa etc. Disponível em:
Segundo a agência da ONU para refugiados (ACNUR), o conceito de refugiado também está associado àquelas pessoas que foram obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e graves violações dos direitos humanos. Logo percebe-se que a ação de mudar para outro país não se apresenta como uma escolha, mas muitas vezes como a única opção para garantir sua liberdade, preservar sua segurança e assegurar sua vida. O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, mais conhecida como ACNUR, foi criado em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, para ajudar milhões de europeus que fugiram ou perderam suas casas. Hoje, quase 70 anos depois, a ACNUR já ajudou mais de 60 milhões de refugiados no mundo todo a reconstruir suas vidas e restabelecer sua segurança.
Para maiores informações sobre a situação atual dos refugiados no mundo, recomendamos acessar o site da ACNUR. Nesta plataforma, você poderá ter acesso às últimas notícias, legislações, documentos e dados atualizados sobre os refugiados: <https://www.acnur.org/portugues/>. Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações ao professor: Solicite que os alunos se organizem em equipes de três alunos. A escolha das equipes pode ser direcionada, com o propósito de garantir que os alunos possam se apoiar de maneira efetiva para a realização desta atividade.
O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Este momento é muito importante para que os alunos compreendam a temática que será estudada e qual sua importância. Mas procure não antecipar algumas questões neste início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.
A finalidade desta aula é fazer com que os alunos compreendam a conjuntura atual das migrações internacionais, dentro da perspectiva dos refugiados.
Para você saber mais:
Diariamente notícias vindas de todas as partes do mundo nos revelam imagens chocantes de refugiados tentando entrar em outros países com o intuito de salvar suas vidas e de seus familiares. Muitas vezes a atitude desesperada de fugir de situações de extrema violência e pobreza faz com que pessoas se arrisquem nestes trajetos, largando tudo que construíram e os laços afetivos com sua nação para viver em outro local com uma cultura, língua e costumes totalmente diferentes. Por outro lado, observa-se que muitos dos países que recebem estas pessoas não seguem a legislação internacional dos refugiados e acabam criando barreiras físicas e sociais, de cunho xenofóbica, agravando mais ainda a situação destas pessoas. O fenômeno da migração internacional forçada é um problema contemporâneo e precisa ser discutido junto com os estudantes, para que assim possam se posicionar de maneira mais crítica com relação a estes eventos.
Para um maior aprofundamento em torno das questões da migração internacional e a questão dos refugiados, acessar o site da agência da ONU para refugiados (ACNUR):
<https://www.acnur.org/portugues/> Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para a promoção de uma aula significativa e motivadora, é importante pensar em estratégias que incentivem o protagonismo dos alunos e que atribuam sentido à temática estudada. Logo, com a intenção de auxiliar nesta aula, descrevemos algumas importantes orientações para a condução deste momento.
Inicie a aula lançando o seguinte questionamento aos alunos: Vocês sabem qual a diferença entre refugiados, imigrantes e asilados?
Permita que os estudantes exponham o que sabem, pois o objetivo deste momento é saber se eles conhecem este assunto e quais as principais associações que realizam. Após este momento, peça que consultem o significado dos três termos em um dicionário. Para a realização desta atividade, poderão ser distribuídos alguns dicionários para as equipes ou pedir que realizem uma pesquisa em sites de dicionários. Dê o tempo de 5 minutos para que todos possam realizar a consulta e registrem em seus cadernos o significado encontrado.
Feito isso, peça que alguns dos alunos exponham as diferenças entre os três termos que encontraram em suas pesquisas: termo refugiado refere-se àquela pessoa que se desloca de maneira forçada para um país estrangeiro, por motivos de perseguição política, religiosa, étnica, dentre outros; já o termo migrante está relacionado às pessoas que se deslocam para outro país ou região por vontade própria, sem nenhuma grande motivação; o termo asilado se relaciona a pessoas que receberam asilo ou proteção política em outro país.
À medida que exponham os resultados encontrados, você poderá dar alguns exemplos que contribuam para o entendimentos dos alunos. Por exemplo, um refugiado é uma pessoa que se desloca para outro país de maneira forçada, pois esta apresenta-se como a única opção para preservar sua liberdade e sua vida, diferentemente do migrante, que se desloca para outro país ou região por sua vontade, motivado por uma questão econômica ou cultural (melhorar as condições financeiras, conhecer outra cultura etc.).
Em seguida, impulsione um debate sobre a temática da migração internacional por meio de alguns questionamentos:
Deixe que os alunos exponham o que conhecem sobre o contexto de migração internacional contemporâneo e a situação dos refugiados. O objetivo neste momento é conhecer o que os alunos sabem sobre essas temáticas para que as discussões dos próximos momentos das aulas sejam mais direcionadas.
Material complementar:
Dicionários da língua portuguesa ou dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, celulares) com acesso à internet para acessar sites de dicionários. Seguem alguns sites que poderão ser indicados para os estudantes:
Priberam dicionário - <https://dicionario.priberam.org/> Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Michaelis dicionário - <https://michaelis.uol.com.br/> Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Dicionário Aurélio - <https://dicionariodoaurelio.com/> Acesso em: 19 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com a turma dividida equipes, os estudantes serão convidados a realizar a leitura de alguns trechos de reportagens sobre a migração internacional e a questão dos refugiados, extraídos do site da ONU. Ressaltamos ser importante não adiantar para a turma o conteúdo dos trechos, pois eles serão questionados posteriormente sobre isso. A dinâmica para a leitura do texto poderá ser selecionada pelo professor, levando-se em consideração a opção que julgar ser mais eficiente para a sua turma:
Sugestão 1 - Os trechos poderão ser projetados para todos os grupos, disponibilizando o tempo de 2 minutos para que possam realizar a leitura de cada slide. Desta maneira, ao término dos 8 minutos, almeja-se que todos os estudantes terão lido os três trechos. Em seguida, disponibilize mais 4 minutos para que possam responder os questionamentos.
Sugestão 2 - Disponibilizar os três textos impressos aos grupos, informando que terão o tempo de 12 minutos para realizar a leitura e registrar nos cadernos as respostas dos dois questionamentos realizados.
Independentemente da dinâmica selecionada para leitura do texto, o professor deverá ser bastante criterioso na questão do tempo, orientando os alunos que fiquem focados na realização das atividades propostas.
Após a finalização da leitura, pergunte aos alunos o que eles acharam do conteúdo abordado nos trechos das reportagens e qual era o assunto retratado. Espera-se que os alunos compreendam que as reportagens trazem informações recentes sobre problemas que envolvem a questão da migração internacional e dos refugiados na atualidade. Em seguida peça que as equipes exponham suas respostas acerca dos questionamentos, lançando uma pergunta por vez para toda a turma. Almeja-se que por meio da leitura das reportagens os alunos consigam identificar quais as principais motivações que levam milhares de pessoas a deixar seu país, as coisas que construíram, sua cultura, seus costumes para viver em outros países. Sabemos que diversos são os motivos, tais como conflitos armados, disputas políticas, divergências religiosas, batalhas étnicas, ataques terroristas, entre outros. Sem falar em miséria, fome, pobreza e doenças, problemas estes que atravessam a humanidade.
Espera-se também que os alunos consigam identificar quais as resistências têm sido encontradas pelos refugiados, seja no trajeto ou na própria estadia da nação que o acolheu. Não são raras as notícias que nos mostram o lado sombrio das viagens enfrentadas por refugiados em todo mundo para tentar em entrar em outra nação. Milhares de pessoas morrem ou se ferem gravemente em trajetos perigosos de barcos ou em vias terrestres entre estes países. Por vezes, encontram a resistência armada ou em formas de muro, como no caso dos Estados Unidos, os quais demonstram que muitas nações não cumprem com os acordos internacionais de recepção de refugiados. Enfim, são questões bem complexas, que precisam ser levadas à tona durante a apresentação dos alunos.
Material complementar:
Documento com trechos de reportagens do site da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a migração internacional e a crise dos refugiados:
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Problematização
Continuação
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Sem desfazer as equipes, selecione dois estudantes ou peça que se candidatem para realizar a leitura de dois relatos de refugiados que vieram para o Brasil. Você pode projetar os relatos ou entregar para as equipes algumas vias impressas. Em seguida, após a realização da leitura, lance a proposta de Sistematização. As equipes escreverão uma carta relatando como é a vida de um refugiado, comentando quais as dificuldades encontradas e quais as expectativas de se viver em um novo país. Os alunos podem definir quem é o refugiado (mulher, homem, adulto, criança, proveniente de qual país etc.).
A expectativa é que os alunos consigam identificar todas as consequências deste movimento de migração internacional para os refugiados, consequências estas não apenas materiais mas acima de tudo psicológicas. Além de largar sua casa, seus pertences, sua profissão, estas pessoas deixam para trás seu lugar de origem, seus costumes, sua cultura, seus amigos e por vezes seus familiares, na tentativa de sobreviverem. Elas sonham com uma nova oportunidade de recomeçar a vida em outra nação e na maioria das vezes encontram muita resistência, seja dos governos por meio de suas políticas contra os refugiados, seja por meio das atitudes xenofóbicas e violentas das próprias populações.
Como sugestão de aprofundamento, você pode solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre a questão dos refugiados no mundo e sobre quais as medidas os países têm adotado para recebê-los, procurando ver se este processo tem sido pacífico ou rodeado de conflitos. Solicite que tragam na próxima aula os resultados da pesquisa para ser debatido com o restante da sala de aula. Este assunto é bastante complexo e possui outras vertentes para ser discutidas em outros momentos.
Material complementar:
Documento com relatos de alguns refugiados que vieram para o Brasil:
Caso queira apresentar outros relatos de refugiados vivendo no Brasil aos estudantes, segue o link para o blog Rostos da migração, com inúmeros relatos de refugiados:
Sistematização
Continuação
Sistematização
Continuação
Sistematização
Continuação
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Envie o objetivo da aula e os questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Qual a diferença entre refugiados, imigrantes e asilados?
- Quais motivos levam uma pessoa a migrar forçadamente para outro país?
- Vocês ouviram alguma notícia recente sobre migração internacional? Qual?
Você pode propor que os alunos pesquisem os 3 termos em dicionários ou na internet, ou pode enviar os links ou capturas das páginas com os 3 verbetes do Dicionário Priberam, por exemplo:
- Refugiado: (disponível aqui).
- Imigrante: (disponível aqui).
- Asilado: (disponível aqui).
Peça para que os grupos discutam e enviem as respostas e exemplos. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com os trechos das reportagens e os questionamentos.
- Quais as principais motivações das migrações, segundo as reportagens?
- De acordo com as reportagens, estas migrações têm acontecido de maneira pacífica? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail, ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe os dois relatos de refugiados no Brasil e as orientações para que produzam uma carta relatando como é a vida de um refugiado, as dificuldades e expectativas.
Eles podem enviar as cartas através de textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo.
Outra alternativa pode ser propor que façam uma postagem para as redes sociais (foto, vídeo, texto) com a carta. Podem criar uma hashtag para divulgar as postagens para o restante da escola e para a comunidade.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e comentarem as cartas uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
O site da ACNUR - Agência da ONU para refugiados disponibiliza muitas informações sobre a questão dos refugiados e maneiras de ajudar (disponível aqui).
É possível conhecer as histórias de vida de muitos imigrantes no Tumblr “Vozes da Migração”, no endereço (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Roberta Duarte da Silva
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A História recente
Objeto(s) de conhecimento: Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo. Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade. As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
Palavras-chave: Migração internacional, refugiados, identidade.