Plano de aula: Grupos terroristas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo

Professor, este slide tem como objetivo resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar, portanto não deve ser apresentado para os alunos.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de imagens e texto ou impressão de imagens e textos para disponibilizar aos grupos de alunos.

Material complementar:

Duas cartolinas para a construção dos painéis.

Imagem do mapa do índice do terrorismo de 2016, para impressão:

Documento sobre grupos terroristas Boko Haram, Estado Islâmico e Talibã:

Para você saber mais:

Para a condução desta aula é importante que você esteja apropriado do conceito de terrorismo, temática essa bem complexa, mas que precisa ser explorada com profundidade e de maneira reflexiva com os alunos. De acordo com o Dicionário Priberam, o terrorismo se caracteriza pelo uso deliberado de violência, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos e religiosos. Segundo o Dicionário de conceitos históricos, o terrorismo se resume a atos violentos, quase sempre com fins políticos, usados contra a população civil de um Estado. Estudos atuais sobre a temática apontam para a distinção de pelo menos quatro categorias: terrorismo revolucionário, terrorismo nacionalista, terrorismo de Estado e terrorismo de organizações criminosas. Desta maneira é importante explorar junto aos alunos este conceito de maneira mais ampla, desassociando o terrorismo apenas da questão do fanatismo religioso, mas ressaltando que questões políticas, sociais e econômicas acabam estimulando maior adesão a atos extremistas, incentivando assim o crescimento de grupos terroristas.

Sabe-se que a África Subsariana e o Oriente Médio são as regiões mais pobres do mundo sendo afetadas por problemas estruturais graves, muitos deles decorrentes ainda do colonialismo. Soma-se a esta questão a existência de diversos conflitos étnicos, religiosos, sociais, políticos e econômicos, os quais geram uma situação bastante tensa que leva a ocasiões de grande violência. Toda esta conjuntura contribui significativamente para o crescimento da adesão da população local aos grupos terroristas nestas regiões como forma de protesto e resistência à marginalização, descaso e autoritarismo do governo. Logo, percebe-se que o terrorismo nestes locais não está associado apenas às questões do fanatismo religioso, mas sim a várias questões de cunho político, econômico e social. Neste contexto, as pessoas mais afetadas com toda esta violência, sem sombra de dúvida, têm sido as populações onde estes grupos terroristas se localizam, tendo em vista que se encontram no meio de um fogo cruzado de disputa pelo poder político, econômico e bélico.

Para se aprofundar mais sobre as ações dos grupos terroristas, indicamos o acesso ao site do Institute for Economics and Peace, que elabora anualmente um índice da ação terrorista no mundo. Para que possa ter acesso a todos os documentos organizados por essa instituição, disponibilizamos o link: http://economicsandpeace.org/

Para maiores informações sobre o conceito de terrorismo e as diversas questões que envolvem essa temática, verificar:

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, p. 397 a 399.

TERRORISMO. Priberam Dicionário (online). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/terrorismo> Acesso em: 6 dez. 2018.

Objetivo

Orientações: Para a vivência desta aula, solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro integrantes. O direcionamento da escolha das equipes poderá ser realizado pelos próprios alunos ou por você, com o objetivo de garantir que os alunos possam realizar com sucesso a atividade proposta.

É importante iniciar a aula apresentando o objetivo para os estudantes. O objetivo poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Este momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da História contemporânea. No entanto, procure não antecipar algumas questões neste início a fim de garantir a atenção e o interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

A proposta desta aula é fazer com que os alunos identifiquem os principais grupos terroristas existentes na atualidade, compreendendo as consequências dos atos violentos destes grupos, sobretudo para a população onde são originados.

Para você saber mais:

Com a globalização, percebe-se que o terrorismo tem expandido cada vez mais suas fronteiras e afetado pessoas em todo o mundo. No entanto, de acordo com as últimas pesquisas realizadas, as populações que mais têm sofrido com estes atos de violência têm sido as que residem no local de origem destes grupos, por estarem na linha de frente. Para aprofundamento sobre as questões que envolvem a formação e as ações dos grupos terroristas, indicamos as seguintes leituras:

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

RICARDO, Sílvia; SUTTI, Paulo. As diversas faces do terrorismo. São Paulo: Harbra, 2002.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA