Contexto 1 - Imagem 1 Símbolo Fórum Social Mundial
Plano de Aula
Plano de aula: Um novo mundo é possível: Fórum Social Mundial e Direitos Humanos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI36, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens do Contexto e da Problematização, podendo imprimi-las cada uma numa folha, dimensionando-as ao máximo, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). Na Problematização há um texto que, caso não possa ser projetado, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou ainda, ser transcrito no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias.
Material complementar:
Símbolo Fórum Social Mundial 1
Símbolo Fórum Social Mundial 2
Introdução Fórum Social Mundial
Imagem Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Introdução Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Para você saber mais:
Fonte: Fórum Social Mundial, de Fórum Social Mundial, disponível em: <https://wsf2018.org/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Organize a turma em equipes de três ou quatro estudantes cada. Você pode dividir a turma conforme achar melhor ou deixar que os alunos formem suas próprias equipes. Você pode projetar o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.
O objetivo da aula é que no fim da mesma os alunos se percebam como sujeitos, como protagonistas de sua comunidade, que com ações conseguem mudar de modo benéfico o mundo em que vivem, começando pela sua realidade, podendo esta postura dimensionar outros espaços (devem perceber seu poder único, mas que somado ao de outras pessoas, como nos movimentos sociais, pode-se obter mais conquistas sociais). Mostra-se essencial que compreendam os diversos grupos sociais como agentes transformadores de suas realidades por meio dos movimentos sociais, como locais de empoderamento e defesa de direitos.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. As próximas fontes a ser apresentadas foram retiradas do sítio virtual do Fórum Social Mundial, sendo duas imagens dos símbolos do evento no ano de 2018 e um resumo do movimento. É essencial que os estudantes percebam os elementos que os compõem.
Contexto
Orientações:
Você pode projetar este slide. Outra alternativa é imprimi-lo, caso queira, aproveitando ao máximo o tamanho da folha para que os alunos possam visualizá-lo sem muita dificuldade ou ainda, poderá entregar uma cópia para cada estudante.
Vale frisar que a imagem foi extraída de um sítio virtual, o que pode aguçar a atenção dos estudantes.
Caso note que os estudantes estão com dificuldades em perceber os elementos que compõem a imagem, comente sobre os desenhos dos continentes (quais são, sendo da esquerda para a direita: Oceania, América Central e Norte separadas da América do Sul, África, Europa e Ásia juntas), separados numa mesma linha, em posição de igualdade (pois no globo terrestre eles não estão dispostos desta forma); sobre as cores utilizadas; os motivos da escolha desses locais para a composição da imagem (o que há de semelhanças e diferenças nos continentes), entre outros.
Contexto
Orientações:
Você pode projetar este slide. Outra alternativa é imprimi-lo, caso queira, aproveitando ao máximo o tamanho da folha para que os alunos possam visualizá-lo sem muita dificuldade ou ainda, poderá entregar uma cópia para cada estudante.
Vale frisar que a imagem foi extraída de um sítio virtual, o que pode aguçar a atenção dos estudantes.
Caso perceba que os estudantes estão com dificuldades em perceber os elementos que compõe a imagem, comente sobre o objeto que aparece, um berimbau, instrumento de corda tipicamente usado na capoeira, de origem africana, que acompanha a dança ou luta da capoeira; que há algumas fitas coloridas presas a ele, sendo nas cores amarelo, verde e vermelho, que podem estar apenas enfeitando o objeto ou podendo representar algo. Elenque também sobre o que está escrito, o que é um fórum (local para reunião ou debate sobre determinada temática), porque ele é social (ou seja, coletivo, de um grupo de pessoas), e mundial (composto de diferentes grupos étnicos que possuem diferenças e similaridades nos aspectos debatidos no evento).
Como adequar à sua realidade:
Caso queira, em outro momento, poderá com a permissão da coordenação escolar, planejar uma aula interdisciplinar com os professores da disciplina de Educação Física sobre a luta/dança da capoeira, podendo, inclusive, convidar pessoas da comunidade que a praticam, para enriquecer ainda mais a aula e aproximar a escola da realidade circundante, aliando a esta temática o período histórico da entrada de africanos escravizados no Brasil, que foram trazidos a força para trabalhar inicialmente nas plantações de açúcar e posteriormente em outras atividades e que trouxeram consigo sua cultura, que ainda hoje se percebe na sociedade brasileira. Vale frisar que o uso do berimbau é essencial para a prática da capoeira, que já foi proibida no Brasil, sendo um dos símbolos da cultura afro-brasileira.
Para você saber mais:
Vale lembrar que, tratando-se da herança negativa da escravidão, independentemente da nação, deve-se evitar a expressão “escravo”, mas utilizar “escravizado” devido ao fato de que ninguém nasce escravo por condições biológicas, mas é escravizado durante sua vida por imposição, ou seja, numa condição social imposta. A palavra “escravo” dá um sentido de naturalização a esta condição, enquanto “escravizado” permite uma compreensão de que este estaria nessa condição, demonstrando a arbitrariedade e violência desse processo.
Fonte: Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade, de Elizabeth Karkot-de-La-Taille e Adriano Rodrigues dos Santos, disponível em: <https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf>. Acesso em: 23 de novembro de 2018.
Fonte: Berimbau, de Emerson Santiago, disponível em: <https://www.infoescola.com/musica/berimbau/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Capoeira, de Thais Pacievitch, disponível em: <https://www.infoescola.com/artes-marciais/capoeira/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: História da capoeira, de sua pesquisa, disponível em: <https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Capoeira é reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural imaterial, de Karla Alessandra, disponível em: <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/478569-CAPOEIRA-E-RECONHECIDA-PELA-UNESCO-COMO-PATRIMONIO-CULTURAL-IMATERIAL.html>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Contexto
Orientações:
Você pode projetar este slide, outra alternativa é imprimi-lo, caso queira, aproveitando ao máximo o tamanho da folha para que os alunos possam visualizá-lo sem muita dificuldade ou ainda, poderá entregar uma cópia para cada estudante.
Caso perceba que os estudantes estão com dificuldades em compreender o significado de neoliberalismo, comente que ele surgiu na década de 80, baseando-se na abertura de mercados, na redução do papel do Estado (interferência mínima na sociedade e no mercado) e nas privatizações. O Fórum Econômico Mundial realiza encontros anuais com a presença das maiores e principais empresas do mundo, considerando o processo de globalização como irreversível. Já o Fundo Monetário Internacional, que é alvo dos ativistas do FSM, emergiu no contexto pós-Segunda Guerra e possui como objetivo melhorar a economia dos países, que contribuem com o fundo, podendo requerer empréstimos quando julgar necessário, vale lembrar que ele pertence às Nações Unidas - ONU. A Organização Mundial do Comércio visa a abertura comercial dos países, atuando como mediadora para reduzir os obstáculos ao comércio internacional.
Para você saber mais:
Fonte: Neoliberalismo, de Juliana Bezerra, disponível em: <https://www.todamateria.com.br/neoliberalismo/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Fórum Econômico Mundial, de Rodolfo Alves Pena, disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/forum-economico-mundial.htm>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: The World Economic Forum (O Fórum Econômico Mundial), de Weforum, disponível em: <https://www.weforum.org/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Fundo Monetário Internacional, de Rodolfo F. Alves Pena, disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fmi.htm>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Fundo Monetário Internacional, de Nações Unidas no Brasil, disponível em: <https://nacoesunidas.org/agencia/fmi/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Fundo Monetário Internacional, de Ministério das Relações Exteriores, disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/119-fundo-monetario-internacional>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: International Monetary Fund (Fundo Monetário Internacional), de International Monetary Fund, disponível em: <https://www.imf.org/external/index.htm>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Organização Mundial do Comércio, de Juliana Bezerra, disponível em: <https://www.todamateria.com.br/omc-organizacao-mundial-do-comercio/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Fonte: Organização Mundial do Comércio, de Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disponível em: <http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/805-omc-organizacao-mundial-do-comercio>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Contexto
Orientações:
Você pode projetar este slide, que é a continuação do anterior, outra alternativa é imprimi-lo, caso queira, aproveitando ao máximo o tamanho da folha para que os alunos possam visualizá-lo sem muita dificuldade ou ainda, poderá entregar uma cópia para cada estudante.
Caso perceba que os estudantes estão com dificuldades em perceber algumas informações, comente que o FSM -2015 buscava formas de desenvolvimento pautadas numa sociedade menos desigual, mais justa e democrática, lembrando que é possível progredir respeitando o meio ambiente. Já o FSM-2018 opôs-se às diferentes formas de dominação que colocam em risco as liberdades e as democracias na América Latina, sendo uma maneira de resistir pacificamente a este processo.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. A próxima fonte a ser apresentada foi retirada de um sítio virtual, sendo a imagem da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. É essencial que os estudantes percebam os elementos que a compõem.
Problematização
Orientações:
Você pode projetar este slide, outra alternativa é imprimi-lo, caso queira, aproveitando ao máximo o tamanho da folha para que os alunos possam visualizá-lo sem muita dificuldade ou ainda, poderá entregar uma cópia para cada estudante.
Caso perceba que os estudantes estão com dificuldades em perceber os elementos que compõem a imagem, comente sobre que documento ele é (a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão), em que data o mesmo foi produzido (em 1789), seu contexto de produção e o que ele representava para seu período histórico (idade contemporânea, pautado em ideais iluministas, numa ruptura com a ordem vigente que levou à crise da monarquia absoluta na França, devido a três razões principais: políticas, econômicas e sociais; durante a queda da Bastilha e no início da Revolução Francesa, num momento de abolição dos direitos feudais, confisco das terras da Igreja, destruição do Antigo Regime).
Para você saber mais:
Além da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, outro documento surge em 1791 visando garantir os direitos das mulheres francesas, datado de 1791, com o nome de Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, contrapondo-se à declaração de 1789.
Fonte: Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, de Olympe de Gouges, disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/declaracao-dos-direitos-da-mulher-e-da-cidada-1791.html>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Projete, leia, escreva no quadro ou distribua cópias impressas deste slide aos estudantes. Este texto é um trecho da introdução da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
Vale frisar que este trecho, apesar de ser apenas a introdução do documento, registra diversos elementos que merecem destaque, considerando o contexto em que foi produzido. Ele afirma que, por meio da ignorância, do esquecimento ou do desprezo mesmo, os direitos dos homens são relegados a segundo plano em diversos momentos e causando problemas para toda a sociedade. Neste sentido, a declaração almeja registrar, para que não haja dúvidas, os direitos que considera naturais a todos os homens, inalienáveis e sagrados, ou seja, não podem ser deixados de lado, pois todo homem mostra-se o merecedor destas prerrogativas; cujo objetivo final se realizaria na conservação da Constituição (documento maior, norteador de todas as ações dentro de um determinado território) e na (busca da) felicidade geral.
Para você saber mais:
Fonte: Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de Assembleia Nacional, disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/declaracao-de-direitos-do-homem-e-do-cidadao-1789.html>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Você pode projetar essas questões. Outra alternativa é transcrevê-las no quadro, caso queira, realizando a leitura das mesmas ou pedindo para que algum estudante o faça. Elas servem para orientar os estudantes durante na próxima etapa da aula.
Depois, peça para que alguns estudantes respondam às perguntas em voz alta (você pode escolher os alunos que responderão ou pode deixar que eles se prontifiquem a responder).
Escreva no quadro os principais comentários apresentados pelos estudantes na discussão.
Vale frisar que com esta questão os estudantes percebam que a criação de documentos e de instituições, infelizmente não garante o respeito à direitos fundamentais, por isso os movimentos sociais têm ganhado cada vez mais espaço e voz, pois são locais que lutam pelos direitos de seus representados, pois percebe-se que estes direitos existem apenas no papel e não na vida real.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Neste momento você deve fomentar a discussão sobre a temática, tendo as questões apresentadas no Contexto e durante a Problematização como ponto de partida. Mas é essencial que eles desenvolvam a reflexão da importância da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 como um documento histórico, que influenciou outras declarações de outros países posteriormente, compreendendo determinados direitos como fundamentais. Ainda que a referida fonte tenha sido um marco temporal e histórico na garantia de direitos, atualmente, muitos direitos que são considerados essenciais a todos os seres humanos e expressos em diversos documentos, inclusive internacionais, não são respeitados em sua totalidade, num processo de desumanização de determinados grupos sociais, por isso emergem lideranças como o Fórum Social Mundial que visa a diversidade de engajamentos como uma resistência social não violenta, numa postura de diálogo a serviço da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos.
Projete, imprima ou transcreva no quadro a proposta de atividade: Elaboração de uma edição fictícia do Fórum Social Mundial, onde as equipes criarão suas próprias pautas entre as discussões que consideram mais importantes dentro dos Direitos Humanos, colocando suas reivindicações.
Caso perceba que seja necessário para a realização da atividade, retome alguns dos comentários dados pelos estudantes nas etapas anteriores.
Como adequar à sua realidade:
Caso queira, nesta aula ou em outro momento, poderá perguntar aos estudantes se conhecem algum movimento social presente em sua comunidade ou região, se algum deles participa ou conhece a pauta defendida, enriquecendo o diálogo e aproximando a temática da aula com a realidade escolar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Envie objetivo da aula, os 3 documentos da etapa sobre o Fórum Social Mundial e alguns questionamentos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Vocês já conheciam o FSM - Fórum Social Mundial?
- Qual é a relação dele com o Fórum Econômico Mundial?
- Quais são os objetivos do FSM?
Dê um tempo para que os grupos discutam e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e então respondam.
Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os dois documentos da etapa com a imagem e o trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e os questionamentos.
- Vocês já conheciam a Declaração Universal do Homem e do Cidadão? Sabiam que ela foi publicada em 1789, no contexto da Revolução Francesa?
- Segundo o trecho da Declaração destacado, quais são as causas dos males públicos e da corrupção dos governos?
- O que significam direitos naturais, inalienáveis e sagrados?
Para auxiliar nesta resposta, você pode propor que os alunos pesquisem os termos ou enviar o link ou captura (print) da definição dos verbetes no Dicionário Priberam. Por exemplo:
Natural (disponível aqui) - Ítem 3.
Inalienável (disponível aqui).
Sagrado (disponível aqui) - Ítem 4.
- Considere o Fórum Social Mundial como um movimento que busca a garantia de direitos, a emancipação dos seres humanos e os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Por que precisamos lembrar a sociedade, a todo instante, por meio de documentos e organizações civis, da necessidade de respeito aos direitos humanos, já que são considerados fundamentais?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por e-mail, ou no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nos textos que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa neste momento pode ser marcar um momento síncrono, para que os alunos apresentem as respostas e você possa responder dúvidas e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma edição do Fórum Social Mundial com as principais pautas, com base nas questões orientadoras.
- Quais seriam as reivindicações?
- Levando em conta os direitos humanos, quais são as discussões que vocês consideram mais importantes?
Eles podem enviar as pautas através de listas ou textos, ou podem criar cartazes ou folders com texto e imagem, destacando elas. Para os cartazes, os alunos podem fazer em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou fazê-los virtualmente usando apps ou softwares que permitem edição de imagem e vídeo, como o Google Apresentações. Eles podem ilustrá-los com imagens da internet ou desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as produções, ou eles podem enviá-las por e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as reflexões com os colegas e a comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
O canal da Tv Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul no Youtube, disponibiliza um painel de discussão sobre o Fórum Social 2020, com o tema democracia (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Talita Seniuk
Mentor: Chayene Santana
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo. Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade. As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas
formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI36 Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI combatendo qualquer forma de preconceito e violência.
Palavras-chave: Movimentos sociais, transformações sociais, Fórum Social Mundial.