Plano de Aula

Plano de aula: Um novo mundo é possível: Fórum Social Mundial e Direitos Humanos

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI36, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir as imagens do Contexto e da Problematização, podendo imprimi-las cada uma numa folha, dimensionando-as ao máximo, para que todos os estudantes possam visualizá-las sem muita dificuldade). Na Problematização há um texto que, caso não possa ser projetado, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou ainda, ser transcrito no quadro. Você também poderá fazer mais cópias destas fontes para ser entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de cópias.

Material complementar:

Símbolo Fórum Social Mundial 1

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uyY4rdJ85uhW4mkaYapnFXrRwHvHUngC2rcyZNUqGTUmJhUTe8q39RYeM6ww/his9-36und05-contexto-1-imagem-1-simbolo-forum-social-mundial.pdf

Símbolo Fórum Social Mundial 2

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vARn8hcehsqvwSAgvdHW9JcVWnBKb9h3J85Jj8pM9tnpU6hvbamj8rmEXsW/his9-36und05-contexto-2-imagem-2-simbolo-forum-social-mundial.pdf

Introdução Fórum Social Mundial

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gTfSMJg5UQB7B9YtExfB2tJv2mugU9kStX5bJ8vHJEpY9tDWKaQdrrKvdK9s/his9-36und05-contexto-3-forum-social-mundial.pdf

Imagem Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aVvc4aBcZDnzc2x5KJFe56BMsvhTaAa9ZhQwdEB2jtY4wMvfF7t8NkP3Hnsg/his9-36und05-problematizacao-1-imagem-declaracao-dos-direitos-do-homem-e-do-cidadao.pdf

Introdução Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zsz3fBU65z2HpDNySgE4CJh7GDQF5znxZvmzmpyaGppCUFAwa4UqNXYFeZrX/his9-36und05-problematizacao-2-texto-introducao-declaracao-dos-direitos-do-homem-e-do-cidadao.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Fórum Social Mundial, de Fórum Social Mundial, disponível em: <https://wsf2018.org/>. Acesso em: 21 de dezembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

Organize a turma em equipes de três ou quatro estudantes cada. Você pode dividir a turma conforme achar melhor ou deixar que os alunos formem suas próprias equipes. Você pode projetar o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.

O objetivo da aula é que no fim da mesma os alunos se percebam como sujeitos, como protagonistas de sua comunidade, que com ações conseguem mudar de modo benéfico o mundo em que vivem, começando pela sua realidade, podendo esta postura dimensionar outros espaços (devem perceber seu poder único, mas que somado ao de outras pessoas, como nos movimentos sociais, pode-se obter mais conquistas sociais). Mostra-se essencial que compreendam os diversos grupos sociais como agentes transformadores de suas realidades por meio dos movimentos sociais, como locais de empoderamento e defesa de direitos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados