Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

#hashtags #comousar

POR:
NOVA ESCOLA


Você já ouvir falar em hashtags? Elas são termos relevantes destacados em uma postagem ou discussão, que são usados para indexar uma ou mais informações de forma explícita nas redes sociais. O uso mais comum das hashtags é no microblog Twitter, mas elas podem ser utilizadas no Facebook, Instagram, Pinterest, entre outros, também. Elas são, resumindo, uma maneira simples de categorizar um assunto com o objetivo de encontrá-lo mais facilmente depois.

Normalmente, as hashtags são compostas pela palavra-chave, termo específico ou até mesmo uma frase sem acentuação e sem espaços, antecedida pelo símbolo # (cerquilha), por exemplo: #novaescola, #GestaoEscolar e #BlogDeTecnologia. Nas redes sociais, e em alguns sites, as hashtags se transformam em links em que os internautas podem clicar ou usar direto na busca (google) para encontrar todas as informações onde ela foi usada. Por exemplo, anteontem, dia 20/10, usamos ?#?educadornota10 para divulgar os acontecimentos do Prêmio Educador Nota 10 nas redes sociais, categorizando todos os posts, fotos, e tweets com essa hashtag.

As hashtags são usadas para categorizar um tema, como já falamos acima, mas muita gente se confunde e as usa para destacar individualmente alguns elementos do texto ou foto. Em excesso, isso acaba dificultando a leitura da informação. Por isso, vale ficar atento para evitar o uso abusivo desse recurso!

Você costuma usar hashtags? Conte para gente!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias