Contexto - Gráfico do IBGE
Plano de Aula
Plano de aula: Racismo no Brasil: herança maldita
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diversidade
Por: Talita Seniuk
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI36) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: projetor (caso este não esteja disponível, você poderá imprimir o gráfico do Contexto e as duas notícias da Problematização, podendo imprimir apenas uma de cada dimensionando-as ao tamanho das folhas, ou ainda, podem ser feitas mais cópias de todas as fontes para serem entregues aos estudantes, dependendo da sua disponibilidade em relação ao número de fotocópias). Na Problematização há um resumo que caso não possa ser projetado, pode-se utilizar a mesma metodologia anterior de impressão ou ainda, ser transcrito no quadro.
Material complementar:
Gráfico do IBGE para impressão:
Reportagem 1: A sub-representação dos negros na política brasileira
Reportagem 2: Estado com maior população negra elege primeira deputada negra nas eleições 2018
Para você saber mais:
Glossário:
Desumanização: ação preconceituosa que “retira” (ou nega) a humanidade da natureza de outro ser humano, que passa a ser reconhecido como “coisa”, num processo de não reconhecimento da dignidade desse outrem, acarretando atos violentos (objetivos e subjetivos); o não respeito aos direitos humanos, a perda da qualidade moral humana.
Preconceito: juízo/conceito pré-concebido sobre algo ou alguém, que se materializa em ações discriminatórias, autoritárias e intolerantes.
Violência: ações autoritárias e irascíveis, com intuito de afetar de modo coercitivo um ser humano, podendo ocorrer de duas formas: objetiva (violência física) ou subjetiva (violência psicológica).
Links para as reportagens completas:
Reportagem 1:
População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Agência IBGE notícias, 24/11/2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-pnad-c-moradores>. Acesso em: 20 out. 2018.
Reportagem 2:
A sub-representação dos negros na política brasileira. Disponível em: <https://www.dw.com/pt-br/a-sub-representa%C3%A7%C3%A3o-dos-negros-na-pol%C3%ADtica-brasileira/a-40747414> Acesso em: 20 nov. 2018.
Reportagem 3:
SILVA, Yuri. Estado com maior população de negros elege primeira deputada negra nas eleições 2018. Estadão (online). Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,estado-com-maior-populacao-negra-elege-primeira-deputada-negra-nas-eleicoes-2018,70002541336> Acesso em: 20 nov. 2018.
Vale lembrar que se deve evitar a expressão “escravo”, mas utilizar “escravizado” devido ao fato de que ninguém nasce escravo por condições biológicas, mas é escravizado durante sua vida por imposição, ou seja, numa condição social imposta. A palavra “escravo” dá um sentido de naturalização dessa condição, enquanto “escravizado” permite uma compreensão de que este estaria nessa condição, demonstrando a arbitrariedade e violência desse processo.
Referências bibliográficas:
A herança cultural negra e racismo. IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/en/territorio-brasileiro-e-povoamento/negros/a-heranca-cultural-negra-e-racismo>. Acesso em: 21 out. 2018.
Art. 5º, inc. XLII da Constituição Federal de 88. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10729169/inciso-xlii-do-artigo-5-da-constituicao-federal-de-1988>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Escritor João José Reis fala sobre escravidão contemporânea. Correio*. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/escritor-joao-jose-reis-fala-sobre-escravidao-contemporanea/>.
Acesso em: 21 nov. 2018.
KARKOT-DE-LA-TAILLE, E.; RODRIGUES, A. Sobre escravos e escravizados: percursos discursivos da conquista da liberdade. In: Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS). Disponível em: <https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.
O trabalho dos negros africanos. IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/negros/o-trabalho-dos-negros-africanos.html>. Acesso em: 21 out. 2018.
Território e povoamento: presença negra. IBGE. Disponível em: <https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/negros.html>. Acesso em: 21 out. 2018.
Caso queira se aprofundar:
O racismo estrutural está presente em todos os lugares e em diversos momentos, inclusive em comentários desrespeitosos, que na maioria das vezes passam despercebidos sob esse olhar crítico, pois estão tão arraigados em nossa sociedade, que não são vistos como racistas. Alguns comentários racistas ocorrem em nosso cotidiano e por vezes não são notados, como em relação a foto que o ator afro americano Will Smith postou com seu filho numa rede social, num momento de lazer em família e que demonstram de modo sucinto como age o racismo estrutural na sociedade e ainda, o racismo evidente na propaganda da empresa de alimentos Perdigão, que mostra uma família branca com alto poder aquisitivo sendo caridosa ao escolher adquirir produtos da marca, que doa um alimento similar para famílias que necessitam dessa caridade, demonstrando uma família negra recebendo esta doação; os dois exemplos demonstram essa questão do racismo estrutural, pois são de mídias que circulam livremente na sociedade e que muitas pessoas possam até ter visto, mas não refletiram sobre a subjetividade presente neles.
ALMEIDA, Sílvio. O que é racismo estrutural? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PD4Ew5DIGrU>. Acesso em: 30 nov. 2018.
BANDEIRA, Lourdes; BATISTA, Analía Soria. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11632.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.
DESUMANIZAÇÃO. Dicionário Priberam. disponível em: <https://dicionario.priberam.org/desumaniza%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 22 nov. 2018.
LIMA, Flávia Cunha. Preconceito, racismo e discriminação racial no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
LIMA, Verônica. O racismo e a desumanização da juventude negra. Disponível em: <https://www.brasil247.com/pt/colunistas/veronicalima/362241/O-racismo-e-a-desumaniza%C3%A7%C3%A3o-da-juventude-negra.htm> Acesso em: 22 nov. 2018.
MOTTA, Mariana. Will Smith e o racismo estrutural. Disponível em <https://www.geledes.org.br/will-smith-e-o-racismo-estrutural/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
PIRES, Breiller. Comerciais como o da Perdigão evidenciam o racismo estrutural. Disponível em <https://www.geledes.org.br/comerciais-como-o-da-perdigao-evidenciam-o-racismo-estrutural/>. Acesso em: 30 nov. 2018.
PRECONCEITO. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/preconceito>. Acesso em: 22 nov. 2018.
VIOLÊNCIA. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/viol%C3%AAncia>. Acesso em: 22 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Projete o objetivo da aula utilizando este slide, outra alternativa é transcrevê-lo no quadro, caso queira, realizando a leitura do mesmo ou pedindo para que algum estudante o faça.
Sugere-se a disposição das carteiras e cadeiras em semicírculo pois permite uma melhor discussão do tema, enriquecendo o diálogo, pois todos ficam em posição de igualdade.
O objetivo da aula é que ao final da mesma os alunos percebam que o racismo foi construído ao longo do tempo em nossa sociedade, e mesmo frente à inúmeras ações para desconstruir esse estigma, ele se mostra muito forte até hoje em diversos segmentos sociais (o processo de desumanização do outro, de não reconhecê-lo como humano, mas como “coisa”; a questão da diversidade como um incômodo contemporâneo da sociedade globalizada que busca homogeneizar seus indivíduos em detrimento das diferenças, num processo de aniquilamento de identidades).
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