Contexto 1 - Imagem: Cúpula da Rocha em Jerusalém, Israel.
Plano de Aula
Plano de aula: Islamismo, preconceito e Islamofobia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI35, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para projeção ou impressão de imagens e reportagens para disponibilizar pra grupos de alunos.
Material complementar:
Imagem da Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha, na cidade de Jerusalém, Israel, que representa uma das grandes obras da arquitetura islâmica, para impressão:
Homens muçulmanos em prosternação durante uma prece em uma mesquita, para impressão:
Reportagens sobre islamofobia, para impressão:
Para você saber mais:
Professor, para a condução desta aula, será necessário estar apropriado de alguns conceitos essenciais: islã, islamismo e islamofobia. Retomar o significado destes termos em alguns momentos se fará necessário para garantir que os alunos compreendam a temática proposta para esta aula.
O Islamismo ou Islã, cujo significado da palavra representa “submissão a Deus”, está entre as três maiores religiões monoteístas do mundo ao lado do cristianismo e judaísmo. Sua origem remonta ao século VII d. C., quando o profeta Maomé teria recebido mensagens e revelações do anjo Gabriel. Tempos depois, estas palavras fariam parte do Corão ou Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos. Existem também mais dois textos sagrados islâmicos importantes, são eles: o Hadith, contendo os pensamentos e as ações de Maomé; o Sunnah, conjunto de regras de conduta a ser seguidas pelos islâmicos.
O termo islamofobia tem sido frequentemente utilizado para designar aversão ou ódio a religião e aos seguidores do islamismo. Este comportamento tem sido presenciado em diversos países do mundo e torna-se importante sua discussão para ajudar a desmistificar algumas impressões preconceituosas sobre islamismo.
Nesta aula trabalharemos com trechos de algumas reportagens para explorar a temática em questão. Para que possa ter acesso às reportagens completas, disponibilizamos os links logo abaixo:
Reportagem 1 - O Globo: Islamofobia, o fantasma dos muçulmanos, 2015.
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/islamofobia-fantasma-dos-muculmanos-18059052>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Reportagem 2 - El País: Islamofobia abala a Londres multicultural, 2017.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/24/internacional/1498334460_727859.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Reportagem 3 - El País: Mesquitas espanholas denunciam agressões islamofóbicas, 2017.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/20/internacional/1503240672_674850.html>. Acesso em: 03 nov. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações ao professor: O objetivo da aula poderá ser projetado ou lido para a turma. Este momento de apresentação do objetivo é fundamental para que os alunos compreendam o que será abordado e aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. A finalidade desta aula é fazer com que os alunos possam identificar as particularidades do preconceito contra os muçulmanos, compreendendo que o terrorismo não é disseminado apenas por esta religião.
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