Contexto 1: Torres World Trade Center em chamas
Plano de Aula
Plano de aula: As faces do terrorismo
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Professor, este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, pois ele tem a funcionalidade de resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI35) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor para exibição de imagens e texto ou impressão de imagens e textos para disponibilizar aos grupos de alunos.
Material complementar:
Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:
Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:
Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:
Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf
Para você saber mais:
Para a condução dessa aula, será necessário estar apropriado de um conceito bem importante: terrorismo. É extremamente relevante a discussão dessa temática com os estudantes, estimulando um olhar crítico e reflexivo sobre esse assunto que se mostra tão complexo, mas ao mesmo tempo, necessário para compreensão da história contemporânea.
De acordo com o dicionário Priberam, o terrorismo se caracteriza pelo uso deliberado de violência, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos e religiosos.
Segundo o dicionário de conceitos históricos, o terrorismo se resume a atos violentos, quase sempre com fins políticos, usado contra a população civil de um Estado. Estudos atuais sobre a temática apontam para a distinção de pelo menos quatro categorias: terrorismo revolucionário, terrorismo nacionalista, terrorismo de Estado e terrorismo de organizações criminosas. Para maiores informações sobre o conceito de terrorismo, verificar:
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.
TERRORISMO. Priberam Dicionário (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/terrorismo> Acesso em: 06 dez 2018.
Nesta aula trabalharemos com um texto do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Antônio Barbosa, que fala sobre o ataque ao Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Para que possa ter acesso ao texto completo, disponibilizamos o link logo abaixo:
Fonte: BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. In: Revista brasileira de política internacional, vol. 45, nº.1, Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000100003&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 05 dez 2018.
Caso você queira se aprofundar sobre as particularidades ocorridas no dia do ataque de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, sugerimos assistir o seguinte documentário:
11 de setembro: O dia que não terminou. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>. Acesso em: 06 dez 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Solicite que os alunos se organizem em trios. Você pode direcionar a escolha das equipes, com o objetivo de garantir que os alunos possam realizar com sucesso a atividade proposta, ou pode deixar que eles decidam.
O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da história contemporânea. No entanto, procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.
O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos entendam o conceito de terrorismo e quais as repercussões desses atos para a ordem mundial, passando a refletir sobre essa temática de maneira crítica e reflexiva.
Para você saber mais:
Observa-se que a tecnologia tem contribuído bastante para a expansão do terrorismo em todos os continentes, promovendo conexões internacionais bastantes sofisticadas, através de redes de comunicação como a internet. Embora sejam considerados fundamentalistas retrógrados, por vezes com métodos bem “antigos”, é nítido como vários grupos têm construído uma estrutura bélica moderna com eficiência cada vez mais letal e poder de alcance mundial. Para se aprofundar sobre esse assunto, recomendamos as seguintes leituras:
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
RICARDO, Sílvia; SUTTI, Paulo. As diversas faces do terrorismo. São Paulo: Harbra, 2002.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO