Plano de Aula

Plano de aula: As faces do terrorismo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Terrorismo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Professor, este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, pois ele tem a funcionalidade de resumir o conteúdo da aula para que possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI35) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor para exibição de imagens e texto ou impressão de imagens e textos para disponibilizar aos grupos de alunos.

Material complementar:

Imagem das torres gêmeas do World Trade Center em chamas, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ATgtHwqdTDYgq5R3S6BgZWRvD9qyqQ3VBrc8FFUjedjxtkENUwzhTSebsHvS/his9-35und03-contexto-1-torres-world-trade-center-em-chamas.pdf

Imagem dos destroços das torres gêmeas do World Trade Center, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DKFVWZsCbCmJkP6HPd9p83justpMtMzNu4vccSX8d4MrpnQNq2KCvymJfFYx/his9-35und03-contexto-2-destrocos-das-torres-gemeas-do-world-trade-center.pdf

Imagem do pentágono parcialmente destruído após o colapso do avião, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TjCxxHRrb4qyjHBfWJNHyxS3pYMapzNq88PztDW5f6camvmJPTgCgZP4cKBN/his9-35und03-contexto-3-pentagono-parcialmente-destruido-apos-o-colapso-do-aviao.pdf

Documento extraído do texto “Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil”, para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NDfAHkEE3Y8D8e8aguXStgC6JNxRus7s8u2MfyuyM3X2d8dM82xf9YsCh3js/his9-35und03-problematizacao-os-estados-unidos-pos-11-de-setembro-de-2001.pdf

Para você saber mais:

Para a condução dessa aula, será necessário estar apropriado de um conceito bem importante: terrorismo. É extremamente relevante a discussão dessa temática com os estudantes, estimulando um olhar crítico e reflexivo sobre esse assunto que se mostra tão complexo, mas ao mesmo tempo, necessário para compreensão da história contemporânea.

De acordo com o dicionário Priberam, o terrorismo se caracteriza pelo uso deliberado de violência, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos e religiosos.

Segundo o dicionário de conceitos históricos, o terrorismo se resume a atos violentos, quase sempre com fins políticos, usado contra a população civil de um Estado. Estudos atuais sobre a temática apontam para a distinção de pelo menos quatro categorias: terrorismo revolucionário, terrorismo nacionalista, terrorismo de Estado e terrorismo de organizações criminosas. Para maiores informações sobre o conceito de terrorismo, verificar:

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.

TERRORISMO. Priberam Dicionário (on-line). Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/terrorismo> Acesso em: 06 dez 2018.

Nesta aula trabalharemos com um texto do embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Antônio Barbosa, que fala sobre o ataque ao Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Para que possa ter acesso ao texto completo, disponibilizamos o link logo abaixo:

Fonte: BARBOSA, Rubens Antônio. Os Estados Unidos pós 11 de setembro de 2001: implicações para a ordem mundial e para o Brasil. In: Revista brasileira de política internacional, vol. 45, nº.1, Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-73292002000100003&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 05 dez 2018.

Caso você queira se aprofundar sobre as particularidades ocorridas no dia do ataque de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, sugerimos assistir o seguinte documentário:

11 de setembro: O dia que não terminou. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bfwtUHG3Df8>. Acesso em: 06 dez 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Solicite que os alunos se organizem em trios. Você pode direcionar a escolha das equipes, com o objetivo de garantir que os alunos possam realizar com sucesso a atividade proposta, ou pode deixar que eles decidam.

O objetivo da aula poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Esse momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão da história contemporânea. No entanto, procure não antecipar algumas questões nesse início, a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

O objetivo dessa aula é fazer com que os alunos entendam o conceito de terrorismo e quais as repercussões desses atos para a ordem mundial, passando a refletir sobre essa temática de maneira crítica e reflexiva.

Para você saber mais:

Observa-se que a tecnologia tem contribuído bastante para a expansão do terrorismo em todos os continentes, promovendo conexões internacionais bastantes sofisticadas, através de redes de comunicação como a internet. Embora sejam considerados fundamentalistas retrógrados, por vezes com métodos bem “antigos”, é nítido como vários grupos têm construído uma estrutura bélica moderna com eficiência cada vez mais letal e poder de alcance mundial. Para se aprofundar sobre esse assunto, recomendamos as seguintes leituras:

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

RICARDO, Sílvia; SUTTI, Paulo. As diversas faces do terrorismo. São Paulo: Harbra, 2002.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo : Contexto, 2009, pgs. 397 a 399.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO