Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: As mídias sociais e as transformações nas relações entre governos e cidadãos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
impressão dos textos ou projeção
Material complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo dessa aula é que os alunos possam identificar de que maneiras as mídias sociais transformaram as relações entre governos e cidadãos.
Materiais necessários:
impressão dos textos ou projeção
Material complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos comentem sobre o uso que fazem das redes sociais: quem possui conta em alguma rede social, quais redes sociais, para que utiliza, o que acha da ferramenta. Depois desses comentários, pergunte se eles já presenciaram o uso ou se já usaram as redes sociais para fins políticos.
Para saber mais:
Mídias sociais: conceito e definição. Disponível em: <https://www.internetinnovation.com.br/blog/midias-sociais-conceito-e-definicao> Acesso em: 06 mai. 2019
Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Problematização
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011. Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relaçoes entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
title> Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Projete ou distribua entre os alunos os textos relacionados à primavera árabe. Leia ou peça que algum aluno leia o primeiro trecho em voz alta, e peça que os alunos comentem que motivos levaram ao movimento da primavera árabe. Depois de lido o trecho 2, pergunte que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011.
Espera-se que os alunos citem a diminuição do controle dos governos sobre a população, com o aumento do acesso à informação. Sobre o trecho 3, pergunte de que maneira cada rede social dentre as mais famosas contribuiu para o movimento. E sobre o trecho 4, pergunte que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos.
Ao fim da discussão dos textos, deixe claro que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo, e que essas mesmas mudanças nas relações que ficaram claras naquela ocasião permanecem nas relações entre governos e população ao redor do mundo.
Material Complementar:
Textos para a problematização
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/tecnologia/na-primavera-arabe-internet-e-faca-de-dois-gumes/
SOUZA, Rogério; COSTA, Débora. A revolta digital: impacto das redes sociais da internet nos protestos de rua dos países árabes em 2011. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/download/1100/956. Acesso em: 07 abr. 2019
TAVARES, Viviane. O Papel das Redes Sociais na Primavera Árabe de 2011: implicações para a ordem internacional. Disponível em: <https://www.mundorama.net/?p=10624> Acesso em: 07 abr. 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos criem um twitter ou post de facebook onde se peça a solução para uma demanda importante da comunidade. Deixe claro a diferença entre as duas plataformas. O texto para o twitter deve ser conciso e direto, enquanto que no facebook se pode explicar a questão mais detalhadamente.
Depois que tenham terminado, peça que alguns alunos apresentem a sua produção para que sejam conhecidas as suas demandas, e se elas seriam retwittadas ou curtidas pelos colegas, caso fossem postadas nas respectivas plataformas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os alunos criem um twitter ou post de facebook onde se peça a solução para uma demanda importante da comunidade. Deixe claro a diferença entre as duas plataformas. O texto para o twitter deve ser conciso e direto, enquanto que no facebook se pode explicar a questão mais detalhadamente.
Depois que tenham terminado, peça que alguns alunos apresentem a sua produção para que sejam conhecidas as suas demandas, e se elas seriam retwittadas ou curtidas pelos colegas, caso fossem postadas nas respectivas plataformas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula e alguns questionamentos, para despertar a curiosidade dos alunos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Comente sobre o uso que faz das redes sociais:
- Possui conta em alguma rede social? Quais?
- Para que você utiliza as redes sociais?
- O que você acha das redes sociais como ferramentas para comunicação e informação?
- Você já utilizou ou já presenciou o uso das redes sociais para fins políticos?
Peça para que os alunos reflitam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com os textos propostos na etapa e alguns questionamentos.
- Que motivos levaram ao movimento da primavera árabe, segundo o texto 1?
- Que mudanças as redes sociais provocaram nas relações entre governos e população, no caso dos países árabes nos movimentos de 2011, de acordo com o texto 2?
- De que maneira cada rede social, dentre as mais famosas, contribuiu para o movimento, conforme o texto 3?
- Que malefício pode surgir a partir do uso das redes sociais para fins políticos, segundo o texto 4?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa para este momento pode ser agendar um momento síncrono com a turma, para que respondam e você possa fazer correções e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma postagem de rede social - Twitter (texto curto com até 280 caracteres), Instagram e Facebook (texto acompanhado de imagem ou vídeo curto), ou TikTok (vídeo curto) - reivindicando alguma solução para alguma demanda de sua comunidade (bairro, escola, amigos etc.).
Os alunos podem fazer as postagens nas redes sociais usando uma hashtag para que todos consigam encontrar facilmente e para divulgar as produções.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
No site Politize! está disponível uma matéria que discute os limites da utilização de tecnologias nas eleições (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A História Recente
Objeto (s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização. Políticas econômicas na América Latina
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Palavras-Chave: Mídias sociais; primavera árabe; governo