Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Consumo Consciente e Políticas Públicas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção da imagem do contexto
Impressão dos textos e imagens da problematização
Material complementar:
Imagem do Contexto
Texto e questões da problematização
Gabarito da problematização
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo dessa aula é que os alunos relacionem consumo consciente às políticas públicas de desenvolvimento de tecnologias.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção da imagem do contexto
Impressão dos textos e imagens da problematização
Material complementar:
Imagem do Contexto
Texto e questões da problematização
Gabarito da problematização
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO