Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Consumo Consciente e Políticas Públicas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção da imagem do contexto
Impressão dos textos e imagens da problematização
Material complementar:
Imagem do Contexto
Texto e questões da problematização
Gabarito da problematização
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
O objetivo dessa aula é que os alunos relacionem consumo consciente às políticas públicas de desenvolvimento de tecnologias.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção da imagem do contexto
Impressão dos textos e imagens da problematização
Material complementar:
Imagem do Contexto
Texto e questões da problematização
Gabarito da problematização
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.
Material necessário:
Imagem do Contexto
Contexto
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre celulares. Pergunte se eles têm um celular, de que marca é, e se o celular é frágil, ou seja, se quebra facilmente. Pergunte também que modelo de celular gostariam de ter e por quê. Mostre a imagem do celular Nokia. Comente que esse celular tem a característica de ser bastante resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes. Pergunte se já ouviram os pais comentarem a respeito de que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos serem mais resistentes que os atuais. Fale que isso não é coincidência, que se deve a uma ação deliberada, chamada de obsolescência programada.
Material necessário:
Imagem do Contexto
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83bHjpYqh3GdRPQvT9YkhzhEY22d2nU7XdVk7wZe65EDB3zV3nqnamDHVBTU/his9-33und05-contexto.pdf (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Problematização
Orientações: Entregue a cada dupla o texto e as questões. Dê 10 minutos para que respondam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma, pedindo a participação das duplas e estimulando comentários e opiniões sobre o tema. Depois de terminada a correção, recapitule o tema com os alunos, pedindo que expliquem o que é obsolescência programada e de que maneira ela é prejudicial para o meio ambiente e para a sociedade em geral.
Material complementar:
Texto e questões
Gabarito
Para você saber mais:
https://www.proteste.org.br/seus-direitos/direito-do-consumidor/noticia/obsolescencia-programada (acesso em 29 de março de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Peça que as duplas desenhem e pintem uma charge que ilustre o conceito de obsolescência programada. Caso algumas duplas não consigam pensar em uma ideia para fazer a charge, algumas opções poderiam ser: um vendedor justificando ao cliente o motivo de o produto ter quebrado tão rápido. Um(a) filho(a) tentando convencer a mãe a comprar um celular novo. Um(a) jovem resistindo aos apelos do vendedor para comprar um celular novo.
É importante que estejam presentes nos desenhos dos alunos dois elementos básicos do gênero charge: O humor e a crítica.
Para saber mais:
O que é charge
https://www.todamateria.com.br/genero-textual-charge/ (acesso em 29 de março de 2019)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/charge.htm (acesso em 29 de março de 2019)
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe, primeiramente, o objetivo da aula e alguns questionamentos para despertar a curiosidade dos alunos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Você tem um celular? De que marca ele é? Ele é frágil, ou seja, se quebra facilmente?
- Existe algum modelo de celular você gostaria de ter? Se sim, por que você gostaria de ter esse celular?
Peça para que os alunos reflitam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos.
Em seguida, encaminhe o documento com a imagem do celular Nokia e peça para que os alunos ou grupos respondam.
Esse celular tem a característica de ser muito resistente, mesmo quando derrubado diversas vezes.
- Você já viu este celular ou algum celular desse tipo? O que achou dele?
- Você já ouviu seus pais, avós ou pessoas mais velhas comentarem que os produtos eletrônicos e eletroportáteis mais antigos eram mais resistentes que os atuais?
Dê um prazo para que os alunos façam as respostas, que podem ser enviadas no próprio grupo da sala, através de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações sobre a obsolescência programada.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento com o texto sobre obsolescência programada e as questões.
O que é obsolescência programada?
- Quando a obsolescência programada começou a ser colocada em prática?
- Quando o termo obsolescência programada surgiu e por quê?
- Que problema a obsolescência programada causa para o meio ambiente?
- Que problema a obsolescência programada causa para os seres humanos?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Uma alternativa para este momento pode ser agendar um momento síncrono com a turma, para que respondam e você possa fazer correções e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam uma charge explicando e ilustrando o conceito de obsolescência programada.
Eles podem produzir as charges em papel sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou podem fazê-las virtualmente, utilizando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Tabém podem usar imagens da internet ou desenhos nelas.
Você pode criar um mural no Padlet para que os aluno ou grupos postem as charges, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Facebook, e-mail, Google Sala de Aula etc.
Os alunos podem compartilhar as charges nas redes sociais, usando uma hashtag para divulgá-las para os amigos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
A revista Super Interessante tem uma matéria que aborda de maneira simples a obsolescência programada (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A História Recente
Objeto (s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização. Políticas econômicas na América Latina
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Palavras-Chave: Consumo consciente; tecnologia; obsolescência programada