Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Meio ambiente e sociedade, e produção da tecnologia
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Impressão ou projeção das imagens do Contexto. Impressão das atividades e imagens da Problematização.
Material complementar:
Imagens do Contexto
Texto sobre Responsabilidade socioambiental
Texto da Problematização para imprimir
Para você saber mais:
Artigo: CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151
Como escrever um estatuto
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo dessa aula é que os alunos possam compreender os conceitos de responsabilidade socioambiental e tecnologia sustentável.
Materiais necessários:
Impressão ou projeção das imagens do Contexto.
Impressão das atividades e imagens da Problematização.
Material complementar:
Imagens do Contexto
Texto sobre Responsabilidade socioambiental
Texto da Problematização para imprimir
Para você saber mais:
Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151
Como escrever um estatuto
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.
Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.
Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.
Material complementar:
Imagens do Contexto
Texto sobre Responsabilidade socioambiental
Para você saber mais:
Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151
Contexto
Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe que outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.
Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.
Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.
Material complementar:
Imagens do Contexto
Texto sobre Responsabilidade socioambiental
Para você saber mais:
Artigo: CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151
Contexto
Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.
Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica, de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “Todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.
Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.
Material complementar:
Imagens do Contexto
Texto sobre Responsabilidade socioambiental
Para você saber mais:
Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151
Contexto
Orientações: Divida a turma em equipes. Mostre a primeira imagem. Pergunte se alguém sabe o que é responsabilidade socioambiental. Se alguém disser que sabe, deixe que se expresse. Pergunte se mais alguém quer acrescentar à fala do colega ou se discorda. Deixe outros alunos participem, se for possível. Acertando ou não a resposta, peça que os alunos tentem entender o conceito por meio das imagens. À medida que os comentários forem se esgotando ou forem suficientes, passe para a próxima imagem.
Na primeira imagem, é provável que percebam que o desenho se trata de uma fábrica, de cuja chaminé está saindo um galho de uma planta, no lugar de fumaça. O que isso simboliza? Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho? Na segunda, pergunte o que significam as mãos ao redor do planeta Terra. Espera-se que digam algo como “todos devem se unir para cuidar do planeta”. Na terceira imagem, o texto facilita a compreensão da foto, ao deixar claro que o dinheiro representa os bancos, de onde deve surgir a responsabilidade socioambiental, que é representada em forma de uma folha que cresce em meio às moedas.
Em seguida, distribua entre os grupos o texto sobre Responsabilidade socioambiental e faça uma leitura compartilhada. Peça que comentem.
Material complementar:
Imagens do Contexto
Texto sobre Responsabilidade socioambiental
Para você saber mais:
Artigo:CABESTRÉ, Sonia; GRAZIADEI, Tânia; POLESEL FILHO, Pedro. Comunicação estratégica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: um estudo destacando os aspectos teórico-conceituais e práticos
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/151
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Explique que tecnologias sustentáveis são tecnologias que buscam diminuir ou eliminar os impactos ambientais, de modo a proteger o planeta para as gerações futuras. As pessoas, organizações ou empresas preocupadas com a responsabilidade socioambiental procuram utilizar tecnologias sustentáveis.
Entregue a cada equipe um exemplo de tecnologia sustentável. Peça que o grupo responda duas perguntas:
1 - Qual é a principal diferença entre esta tecnologia e a sua versão não sustentável?
2 - O que acha desta tecnologia? Usaria? Por quê?
Dê às equipes 5 minutos para responder e depois chame cada equipe para falar sobre a tecnologia sustentável pela qual ficou responsável e mostrar a imagem para os colegas.
Material complementar:
Texto da Problematização para imprimir
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Incentive todos os alunos a refletir sobre o seu papel no cuidado com o planeta e com as pessoas que nele vivem com base na produção de um estatuto da responsabilidade socioambiental. Diga que este estatuto deve ser cumprido por todos os alunos da sala, no âmbito da escola, mas que eles são incentivados a utilizar essas práticas também na sua vida diária.
Comece com uma lista de regras, que depois será utilizada para escrever o texto do estatuto. Peça que os alunos sugiram o que deve entrar no estatuto e deixe que discutam sobre a viabilidade ou não da sugestão.
Para você saber mais:
Como escrever um estatuto
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais:PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe, primeiramente, o objetivo da aula, o documento com as imagens da etapa e alguns questionamentos para orientar a análise. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Você sabe o que é responsabilidade socioambiental?
Na primeira imagem, o desenho mostra um galho de uma planta saindo da chaminé de uma fábrica, ao invés de fumaça.
- O que isso simboliza?
- Como o texto da imagem se harmoniza com o desenho?
Com base na segunda imagem, responda:
- O que significam as mãos ao redor do planeta Terra?
Com base na terceira imagem, responda:
- O que pode significar a folha que cresce em meio às moedas?
Peça para que os alunos reflitam e enviem as respostas. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Em seguida, encaminhe o documento com o texto sobre responsabilidade socioambiental e peça para que os alunos ou grupos respondam:
- O que é Responsabilidade Socioambiental, de acordo com o texto?
Dê um prazo para que façam as respostas, que podem ser enviadas no próprio grupo da sala, através de texto, áudio ou vídeo.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
A proposta, neste momento, é que você distribua os 4 exemplos de tecnologia sustentável entre a turma, de forma que cada aluno ou grupo receba um texto e imagem junto com os questionamentos, apresentando um dos exemplos.
No Google Sala de Aula, é possível criar 4 atividades diferentes, uma com cada um dos exemplos e as questões, e destiná-las para os alunos de maneira bastante simples. Você também pode fazer isso através de e-mail e Whatsapp, entre outros.
Também é possível enviar os 4 exemplos para todos os alunos ou grupos e pedir para que respondam as mesmas perguntas para cada um dos exemplos.
- Qual é a principal diferença entre esta tecnologia e a sua versão tradicional não sustentável?
- O que você acha dessa tecnologia? Usaria? Por quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder às questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Se optar por dividir os exemplos entre os estudantes, os alunos ou grupos podem enviar um texto, áudio ou vídeo apresentando o exemplo que recebeu para o restante da turma.
Uma alternativa para este momento pode ser agendar um momento síncrono com a turma, para que respondam ou apresentem os exemplos para os colegas, e você possa fazer correções e acrescentar informações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um Estatuto da Responsabilidade Social.
Se estiverem trabalhando agrupados, cada grupo pode escrever o próprio estatuto e depois enviar para que o restante da turma possa ver, ou a turma toda pode escrever um coletivamente. Neste caso, os alunos podem mandar as sugestões para o grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. e depois votar para escolher as melhores opções e incluir no estatuto.
Um ou mais alunos podem ficar responsáveis por serem os escribas que irão escrever a versão final do estatuto.
Se você optar por marcar um momento síncrono ao final da problematização, pode utilizar este momento para fazer uma assembleia com a turma e escolher os artigos do estatuto.
Os alunos podem compartilhar o estatuto pronto nas redes sociais, usando uma hashtag para divulgá-lo para o restante da escola e da comunidade.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre responsabilidade socioambiental no site do Ministério do Meio Ambiente (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização. Políticas econômicas na América Latina.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI33 Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Palavras-chave: Meio ambiente, responsabilidade socioambiental, tecnologias sustentáveis.