Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: As políticas locais e globais e sua relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Tecnologias digitais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI33, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projeção ou impressão das imagens e do texto
Material complementar:
Imagem para o Contexto
Textos para a Problematização
Gabarito da Sistematização
Para você saber mais:
http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria. O objetivo desta aula é que os alunos sejam capazes de identificar os diferentes usos das TICS nas políticas globais e locais. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação são um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet para fins de comunicação e distribuição de informações.
Materiais necessários: Projeção ou impressão das imagens e do texto
Material complementar:
Imagem para o Contexto
Textos para a Problematização
Gabarito da Sistematização
Para você saber mais:
http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Divida os alunos em grupos. Para fazer com que os alunos pensem sobre a temática, use a técnica do brainstorm. Nesta técnica, devem ser escritas todas as ideias que surjam, sem juízo de valor. Como o título do artigo aponta cinco maneiras, peça que os alunos escrevam ao menos cinco maneiras pelas quais eles creem que as tecnologias podem mudar a política. Deixe claro para os alunos que não há resposta errada ou idiota. Inclusive, como se trata do futuro, não se pode tratar nenhuma possibilidade como impossível. Dê 3 minutos para que os alunos escrevam. Em seguida, peça que os alunos digam as ideias que colocaram.
Materiais necessários:
Projeção ou impressão das imagens e do texto
Material complementar:
Imagem para o Contexto
Para você saber mais:
https://anistia.org.br/cinco-maneiras-como-tecnologia-moldara-o-futuro-da-politica-da-sociedade-e-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 21 mar. 2019.
http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em: 21 mar. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Divida os alunos em grupos. Para fazer com que os alunos pensem sobre a temática, use a técnica do brainstorm. Nesta técnica, devem ser escritas todas as ideias que surjam, sem juízo de valor. Como o título do artigo aponta cinco maneiras, peça que os alunos escrevam ao menos cinco maneiras pelas quais eles creem que as tecnologias podem mudar a política. Deixe claro para os alunos que não há resposta errada ou idiota. Inclusive, como se trata do futuro, não se pode tratar nenhuma possibilidade como impossível. Dê 3 minutos para que os alunos escrevam. Em seguida, peça que os alunos digam as ideias que colocaram.
Materiais necessários:
Projeção ou impressão das imagens e do texto
Material complementar:
Imagem para o Contexto
Para você saber mais:
https://anistia.org.br/cinco-maneiras-como-tecnologia-moldara-o-futuro-da-politica-da-sociedade-e-dos-direitos-humanos/ Acesso em: 21 mar. 2019.
http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891 Acesso em: 21 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 29 minutos.
Orientações: Informe aos alunos que cada grupo receberá um texto diferente que apresenta maneiras pelas quais as TICS têm sido usadas pelos governos no Brasil e no mundo. Cada texto estará acompanhado de perguntas para ajudar na compreensão. Estas perguntas devem ser respondidas e em seguida o grupo deve preparar uma apresentação do texto para os seus colegas. Deixe claro que esta apresentação não deve durar mais de 2 minutos. Informe que eles terão 15 minutos para se preparar. Se os alunos tiverem dificuldade para preparar a apresentação, explique que eles podem usar as questões transformando perguntas em afirmações. Por exemplo:
De que maneira as TICS se tornaram importantes para as economias nacionais?
Resposta: A competitividade das economias nacionais passou a depender do domínio das TICs que são difusoras das inovações técnicas e organizacionais.
Esta pergunta e esta resposta poderiam se transformar na seguinte apresentação:
De acordo com o nosso texto, as TICs se tornaram importantes para as economias nacionais porque a competitividade destas economias passou a depender do domínio das TICs que são difusoras das inovações técnicas e organizacionais.
Estimule os alunos a falar com suas próprias palavras, se possível, e até mesmo apresentando as dúvidas que tiveram na interpretação do texto, abrindo assim espaço para a participação dos demais alunos neste tema e proporcionando um ambiente colaborativo.
Material complementar:
Textos para a Problematização
Para você saber mais:
http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernosdeciencias/article/viewFile/884/891
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300010
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Com base no que foi discutido na etapa anterior, faça com os alunos, no quadro, uma tabela com os diversos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a política local e global. Todos os grupos participarão juntos na construção desta tabela. Na coluna da política global estarão as multinacionais e as economias nacionais, enquanto na coluna da política local estarão os tipos de trabalho e as esferas da administração pública.
Material complementar:
Gabarito da Sistematização
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com a manchete do site Anistia.org e a proposta, para que os alunos façam um brainstorm. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Como o título do artigo aponta cinco maneiras que a tecnologia moldará o futuro da política, responda:
- Quais maneiras podem ser essas?
Peça para que os alunos reflitam sobre a questão proposta e enviem as sugestões. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
A proposta neste momento é que você distribua os 7 textos entre a turma, de forma que cada aluno ou grupo receba um texto, com os seus respectivos questionamentos, apresentando uma das maneiras pelas quais as TICs têm sido usadas por governos. Você pode distribuir os textos de acordo com o nível de dificuldade de cada texto e o seu conhecimento sobre a turma.
No Google Sala de Aula é possível criar 7 atividades diferentes, uma com cada um dos textos e as questões, e destiná-las para os alunos que escolher de maneira bastante simples, mas você também pode fazer isso através de e-mail e Whatsapp, entre outros.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder às questões.
Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Para apresentar o que aprenderam com o texto para o restante da turma, os estudantes podem enviar textos, áudios ou vídeos para o grupo da sala no Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Uma alternativa para este momento pode ser agendar um momento síncrono com a turma, para que os grupos possam fazer as apresentações.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam as tabelas com os diversos usos das TICs. Eles podem fazê-las nos cadernos e enviar fotos, ou construirem-nas em um documento compartilhado pelos integrantes do grupo, ou pela sala, no Google Docs ou Google Planilhas, de forma que possam construir a tabela coletivamente.
As tabelas prontas podem ser enviadas no grupo da sala no Whatsapp, Google Sala de Aula ou e-mail, para que a turma toda possa ver.
Se você optar por fazer o momento síncrono ao final da problematização, pode aproveitar este momento para construir a tabela coletivamente com a turma, compartilhando a sua tela com eles e servindo de escriba das sugestões.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
No site Politize! está disponível uma matéria que discute os limites da utilização de tecnologias nas eleições (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Monaquelly de Jesus
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: O fim da Guerra Fria e o processo de globalização. Políticas econômicas na América Latina.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI33 Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.
Palavras-chave: TICS, Políticas globais, políticas locais.