GEO9_01UND04 - Sistematização - Cópia do slide
Plano de Aula
Plano de aula: União Europeia: influência para a criação de outros blocos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é compreender como a criação, consolidação e características da União Europeia serviu como inspiração e parâmetro para a criação de outros blocos econômicos.
Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE02 que faz uma abordagem sobre as corporações internacionais e organização econômicas mundiais.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:
- Um conjunto de questões para cada grupo - caso sua unidade escolar tenha projetor, não será necessário a impressão deste conjunto de questões, providencie somente folhas tamanho A4 para que escrevam as respostas;
- caneta;
- relógio para cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K6W6sKURNks8g7ppFTEkvTkH2YZrMFm27NPzvxuY7aNXezfdnurtgBrqMBnn/geo9-01und04-contextualizacao-copia-do-slide.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XTQjekwb3ajH7YvbH5TXAdekBjjpRYrR8nm7fqeJvQuq3EbXHfQxSFW8p7eq/geo9-01und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
“A União Europeia” do site Universia. Disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=46661848230210672635367601076. Acesso em: 13 abr. 2019.
O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? De Cláudio Sassaki. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 01 dez. 2018.
“União Europeia” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm. Acesso em; 11 abr. 2019.
“União Europeia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia: Reino Unido pede para sair” do Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/internacional-uniao-europeia/. Acesso em: 14 abr. 2019.
Contextos prévios: conhecer outros blocos econômicos e a importância deles para consolidação de interesses conjuntos, principalmente na área econômica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados três ou quatro dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é a União Europeia e a influência desse bloco para a criação de outros.
Comunique que eles vão participar de uma disputa. É pertinente que eles já tenham realizado uma pesquisa prévia antes e tragam para sala anotações sobre a União Europeia. Essas anotações poderão ser consultadas no momento da realização da atividade da ação propositiva.
Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos.
A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa. A seguir elencamos algumas sugestões de sites para os alunos pesquisarem:
“A União Europeia” do site Universia. Disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=46661848230210672635367601076. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm. Acesso em; 11 abr. 2019.
“União Europeia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia: Reino Unido pede para sair” do Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/internacional-uniao-europeia/. Acesso em: 14 abr. 2019.
Como adequar à sua realidade:
Peça para os alunos compartilharem seus conhecimentos e compreensão sobre a importância do Mercosul para o Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: A União Europeia foi o primeiro bloco econômico, e desde o início serviu como base para a idealização de outros. Até chegar a constituição atual, composta por 28 países (a sede fica em Bruxelas), se sucederam diversas etapas e sucessivas uniões. Foi só no ano de 1993, por meio do Tratado de Maastrich que intitulou o bloco com a denominação de União Europeia.
A origem do bloco aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando o continente estava devastado e foi necessário criar formas de se recompor, principalmente na área econômica.
Apesar da existência de uma moeda única, Euro, nem todos os países que fazem parte do bloco a adotaram como moeda oficial.
Dentre os objetivos do bloco estão: o fortalecimento econômico e político dos países-membros e a livre circulação de pessoas e mercadorias.
Peça para os alunos observarem a bandeira da União Europeia que é formada por doze estrelas. O número doze em para algumas culturas significa “plenitude”.
Material complementar:
Contextualização
Orientações:
A União Europeia foi o primeiro bloco econômico, e desde o início serviu como base para a idealização de outros. Até chegar a constituição atual, composta por 28 países (a sede fica em Bruxelas), se sucederam diversas etapas e sucessivas uniões. Foi só no ano de 1993, por meio do Tratado de Maastrich que intitulou o bloco com a denominação de União Europeia.
A origem do bloco aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, quando o continente estava devastado e foi necessário criar formas de se recompor, principalmente na área econômica.
Apesar da existência de uma moeda única, Euro, nem todos os países que fazem parte do bloco a adotaram como moeda oficial.
Dentre os objetivos do bloco estão: o fortalecimento econômico e político dos países-membros e a livre circulação de pessoas e mercadorias.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre a importância da União Europeia como modelo inspirador para os demais blocos.
Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos neste instante, pois eles deverão ser compreendidos e esclarecidos nas próximas etapas. O objetivo de instigá-los a ponderar sobre as características mais relevantes que fazem da União Europeia o melhor modelo de bloco econômico e político.
Material complementar:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Os grupos já deverão estar divididos, 3 ou 4 dependendo do número de alunos de sua sala de aula. Elenque no quadro uma identificação para cada grupo, pode ser uma sugestão deles (nome que eles venham a criar), ou pode ser uma letra ou um número, essa identificação dos grupos serve para que você possa marcar os acertos.
Explique que o desafio consiste em acertar cinco questionamentos sobre a União Europeia. Eles terão de 2 a 5 minutos para ler cada um, discutir com o grupo e responder. Diga que eles podem usar as notações que fizeram antecipadamente. Conhecedor(a) de sua turma você também pode permitir que usem outros materiais de consulta, pois dentro das premissas desta aula está o propósito de trabalharem em grupo, se articulando para poderem dar a resposta correta. Nesta fase há duas possibilidades:
1ª possibilidade - projetar as questões e eles escreverem a respostas na folha de papel A4, ou
2ª possibilidade - caso não tenha como projetar entregar uma cópia de cada questão para os grupos e eles respondem na própria folha. A resposta deverá ser mostrada por todos os grupos simultaneamente ao final do tempo, mas lembre de avisá-los 15 segundos antes para que possam se preparar.
Para ficar mais emocionante faça contagem regressiva: 10, 9, 8...1, e todos mostram simultaneamente a resposta selecionada. Assim que todos tiverem respondido, verifique se estão corretas e anote no quadro um ponto para os grupos que acertarem.
Questionamento 01 - tempo sugerido para os alunos responderem - 5 minutos
Analise o mapa e responda: ele corresponde a constituição atual dos países-membros?
R - Apesar do questionamento ser simples, para se chegar a resposta, que é “Não”, os alunos deverão fazer um levantamento dos Estados-Membros atuais e localizá-los no mapa. No mapa da figura está faltando a Croácia, último país que passou a ser membro da União Europeia em 2013.
Questionamento 02 - tempo sugerido para os alunos responderem - 4 minutos
Uma das características mais marcantes da União Europeia foi a criação de vários acordos e tratados que levaram a consolidação do bloco desde sua constituição inicial na década de 1950. No decorrer da história eles regularam o funcionamento do bloco e definiram os objetivos a serem alcançados pelos Estados-Membros. Dentre esses tratados, há oito que são considerados como principais. Elenque ao menos 4 deles.
R - Principais Tratados:
Tratado de Lisboa
Tratado de Nice
Tratado de Amesterdão
Tratado da União Europeia – Tratado de Maastricht
Ato Único Europeu
Tratado de Fusão – Tratado de Bruxelas
Tratados de Roma – Tratados CEE e EURATOM
Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço
A ideia deste questionamento é levar o aluno a compreender que para consolidação e sucesso do bloco foi necessário uma série de acordos que permitem o funcionamento adequado e a contento para os Estados-Membros.
Questionamento 03 - tempo sugerido para os alunos responderem -
Como forma de assegurar o pleno funcionamento da União Europeia foi necessário no decorrer da história a criação de inúmeras instituições. Elas foram criadas com o objetivos específicos para as áreas financeira, de legislação e de políticas. Cite ao menos 4 delas e sua função específica.
R- Dentre os principais instituições estão:
- Parlamento Europeu - função legislativa e orçamentária;
- Conselho da União Europeia - função política;
- Comissão Europeia - função legislativa;
- Conselho Europeu - função política;
- Banco Central Europeu - função financeira;
- Tribunal de Justiça da União Europeia - aplicação das leis;
- Tribunal de Contas Europeu - função financeira.
Questionamento 04 - tempo sugerido para os alunos responderem -
Por meio da leitura da imagem a seguir vocês poderão se inteirar um pouco mais sobre a área formada pelos países da União Europeia que fazem parte do acordo que regula a livre circulação de pessoas entre 26 Estados-Membros. Inclusive, caso você viaje para a Europa, poderá se beneficiar dessa conquista que é considerada uma das maiores da União Europeia. Como é denominado este acordo ou tratado?
R - O nome é Tratado de Schengen ou Acordo de Schengen. Tem esse nome porque foi assinado na Vila de Schengen - Luxemburgo. Trata-se de um documento firmado em 1985 que estabeleceu as bases para a abertura das fronteiras internas entre os países signatários. Essa condição de livre circulação é uma das mais valorizadas pela população, e que permite, inclusive, a circulação de turistas que entram no continente europeu por uma dos países que fazem parte do Tratado.
Questionamento 05 - tempo sugerido para os alunos responderem - 2 minutos
A situação apresentada abaixo relata uma conjuntura enfrentada pela União Europeia, e não só pelo Reino Unido, que tem recebido muito destaque pela mídia pelo mundo inteiro. Qual o nome e o significado dado a esse acontecimento?
R - O nome é “Brexit” uma abreviação para Britain Exit, expressão que significa “Saída Britânica”. A conjuntura criada desde 2016, quando foi votada a saída, representa uma questão delicada não só para os Estados-Membros do bloco, mas também para todos os países que mantêm relações comerciais com o Reino Unido.
É esperado que com o estudo prévio e a consulta às anotações os alunos consigam acertar o maior número de respostas.
Material complementar:
Cópia do slide e atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XTQjekwb3ajH7YvbH5TXAdekBjjpRYrR8nm7fqeJvQuq3EbXHfQxSFW8p7eq/geo9-01und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
A partir dos resultados obtidos é o momento dos alunos refletirem e socializarem sobre o desempenho da equipe.
Se o grupo acertou somente uma ou duas questões é necessário enaltecer a importância de terem pesquisado e estudado em casa e tirar eventuais dúvidas com o professor. Se acertou três ou quatro e o momento de analisar de forma pontual onde errou.
Este é um momento de retomada, portanto é esperado que o aluno elenque as principais características que levam a União Europeia a ser um bloco tanto econômico quanto político consolidado, independente do desejo de saída do Reino Unido. É esperado que o aluno entenda que a própria história de constituição da União Europeia, com adesões planejadas desde a década de 1950, representou uma maneira de se estruturar de maneira próspera tendo em pauta a busca da realização dos objetivos traçados em diferentes momentos da história. Esse planejamento estruturado, e o fato de ser o primeiro bloco, são fatores que permitiram ser um modelo inspirador para os demais.
Material complementar:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Google Meet
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Para esta aula, a sugestão é promover momentos síncronos. Para isso, vamos usar o Google Meet (assista ao vídeo da Nova Escola, disponível aqui). Agende com a turma um horário em que todos possam participar, preferencialmente no horário de aula dos alunos. Nesse momento, aconselhe os alunos que estejam num local adequado, com mesa, caderno, lápis etc. O local deve ser silencioso também para que o aluno se concentre na aula. Vamos trabalhar com uma metodologia ativa chamada de sala de aula invertida, portanto, para esse encontro síncrono, é importante dividir a turma em grupos (com no máximo 5 alunos por grupo). Esses grupos precisam ter subgrupos no WhatsApp. Peça que os grupos façam uma pesquisa e tragam anotações sobre a União Europeia, como sua origem, sua formação, os países que fizeram parte e, principalmente, sobre a saída do Reino Unido, em um processo conhecido como Brexit. O ideal é pedir a pesquisa pelo menos três dias antes da aula agendada. Professor, você pode fazer uma adaptação desta aula para momentos assíncronos, basta utilizar o WhatsApp ou até mesmo o e-mail. Envie áudios ou vídeos com as instruções desta aula para que os alunos possam se organizar e fazer na hora que for melhor. Tempo estimado de 10 minutos.
Contextualização
Professor, conectado com os alunos, pergunte o que eles encontraram com base na pesquisa realizada, principalmente sobre a construção da União Europeia. Procure escutar todos os grupos. A partir do documento da contextualização, converse com os alunos sobre a formação da União Europeia. Lembre que, com a saída do Reino Unido, agora eles terão 27 países. Tempo para esta etapa: 20 minutos.
Problematização
Para a problematização, use o vídeo disponível aqui. Agora é o momento de conversar sobre o Brexit. Pergunte a opinião dos grupos sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Por se tratar de um assunto polêmico, procure escutar vários alunos. Professor, você também pode usar as perguntas do slide para ampliar o debate. Tempo para esta etapa: 20 minutos.
Ação propositiva
Agora é hora de uma disputa entre os grupos. Projete o slide e explique como será o desafio. Comente que, além das anotações, eles poderão pesquisar e conversar através dos grupos de WhatsApp. O ideal é que todos estejam com a câmera ligada; assim, você poderá acompanhá-los. Professor, explique que serão 5 perguntas a que eles terão que responder, e terão apenas 5 minutos para responder a cada uma. Projete a primeira pergunta e cronometre o tempo.
Tempo para esta etapa: 30 minutos.
Sistematização
Este é o momento de analisar as respostas dos alunos. Procure explicar os pontos que eles erraram ou não conseguiram responder. Outra possibilidade é, a partir dos resultados obtidos, deixar os alunos refletirem e socializarem sobre o desempenho da equipe. Tempo para esta etapa: 20 minutos.
Convite às famílias
Professor, convide os pais lerem a reportagem disponível aqui. Pode ser uma maneira de ampliar a discussão sobre o tema com os filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender aspectos relacionados à criação da União Europeia e a influência deste bloco para idealização e criação de outros.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.