GEO9_01UND04 - Sistematização - Cópia do slide
Plano de Aula
Plano de aula: União Europeia: influência para a criação de outros blocos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Por: Cibele Oliveira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é compreender como a criação, consolidação e características da União Europeia serviu como inspiração e parâmetro para a criação de outros blocos econômicos.
Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE02 que faz uma abordagem sobre as corporações internacionais e organização econômicas mundiais.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:
- Um conjunto de questões para cada grupo - caso sua unidade escolar tenha projetor, não será necessário a impressão deste conjunto de questões, providencie somente folhas tamanho A4 para que escrevam as respostas;
- caneta;
- relógio para cronometrar o tempo de resposta de cada questão do desafio.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/K6W6sKURNks8g7ppFTEkvTkH2YZrMFm27NPzvxuY7aNXezfdnurtgBrqMBnn/geo9-01und04-contextualizacao-copia-do-slide.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XTQjekwb3ajH7YvbH5TXAdekBjjpRYrR8nm7fqeJvQuq3EbXHfQxSFW8p7eq/geo9-01und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Para você saber mais:
“A União Europeia” do site Universia. Disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=46661848230210672635367601076. Acesso em: 13 abr. 2019.
O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? De Cláudio Sassaki. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 01 dez. 2018.
“União Europeia” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm. Acesso em; 11 abr. 2019.
“União Europeia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia: Reino Unido pede para sair” do Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/internacional-uniao-europeia/. Acesso em: 14 abr. 2019.
Contextos prévios: conhecer outros blocos econômicos e a importância deles para consolidação de interesses conjuntos, principalmente na área econômica.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos; a sugestão é que sejam formados três ou quatro dependendo do número de alunos da classe. A temática da aula é a União Europeia e a influência desse bloco para a criação de outros.
Comunique que eles vão participar de uma disputa. É pertinente que eles já tenham realizado uma pesquisa prévia antes e tragam para sala anotações sobre a União Europeia. Essas anotações poderão ser consultadas no momento da realização da atividade da ação propositiva.
Comunique a eles sobre esse desafio e a necessidade de pesquisarem e estudarem o tema antecipadamente. Essa preparação é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, dicionário, livros. Oriente-os a pesquisarem em fontes confiáveis evitando blogues e sites de informações compartilhadas como o wikipedia. Uma ótima opção são os próprios livros didáticos.
A partir da disponibilidade de material que há em sua unidade escolar, separe e indique os que podem ser consultados pelo aluno. Se houver sala com acesso à internet verifique com a gestão de sua escola sobre a possibilidade de usarem o espaço em horário invertido ao da aula para fazerem a pesquisa. A seguir elencamos algumas sugestões de sites para os alunos pesquisarem:
“A União Europeia” do site Universia. Disponível em: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=46661848230210672635367601076. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/uniao-europeia.htm. Acesso em; 11 abr. 2019.
“União Europeia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/uniao-europeia/. Acesso em: 13 abr. 2019.
“União Europeia: Reino Unido pede para sair” do Guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem-play/internacional-uniao-europeia/. Acesso em: 14 abr. 2019.
Como adequar à sua realidade:
Peça para os alunos compartilharem seus conhecimentos e compreensão sobre a importância do Mercosul para o Brasil.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO