Contextualização_Gráfico
Plano de Aula
Plano de aula: A importância da OMC na regulação da circulação de mercadorias no mundo global
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel, canetas e a impressão para leitura da matéria publicada no Jornal Estado de Minas e Folha de São Paulo, da charge e do gráfico
Material complementar: AFP. Brasil perde disputa com Japão e União Europeia na OMC. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/08/30/interna_internacional,896473/brasil-perde-disputa-com-japao-e-uniao-europeia-na-omc.shtml. Acesso em: 25/11/2018
REUTERS. Brasil leva adiante queixa na OMC contra o canadá envolvendo a Bombardier. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/brasil-leva-adiante-queixa-na-omc-contra-canada-envolvendo-a-bombardier.shtml. Acesso em: 01/12/2018
TEXTOS DE APOIO:
LAPORTA, Laís. OMC pede que Brasil retire subsídios à indústria em até 90 dias. Disponivel em: https://g1.globo.com/economia/noticia/omc-recomenda-que-brasil-retire-subsidios-industriais-em-ate-90-dias.ghtml. Acesso em: 25 de novembro de 2018
DW. Japão faz queixa contra o Brasil na OMC. disponível em https://www.dw.com/pt-br/jap%C3%A3o-faz-queixa-na-omc-contra-o-brasil/a-18557823.Acesso em: 25 de novembro de 2018.
Para você saber mais: Um dos fundamentos do fenômeno da globalização é a maior circulação de mercadorias, isso se dá pela maior facilidade de transportes, além da necessidade do comércio entre os países. Para entender melhor a formação da globalização e a consequente intensificação do comércio internacional, este plano terá como foco estudar e entender uma das principais organizações multilaterais do mundo contemporâneo: A Organização Mundial do Comércio (OMC). Esse organismo foi criado em 1995 para substituir o Gatt (Acordo Geral de tarifas e Comércio), que tinha sido criado em 1947 em caráter provisório (os EUA nunca assinaram o antigo acordo), como principal resultado das Negociações da Rodada do Uruguai. Os objetivos da OMC são liberalizar e supervisionar o comércio mundial entre os países signatários do acordo. Dessa maneira, o órgão passa a intermediar e solucionar conflitos comerciais entre os países membros do acordo. Abaixo listamos alguns textos para você aprofundar no assunto:
RÊGO, Elba Cristina Lima. Do GATT à OMC: o que mudou, como funciona e para onde caminha o sistema multilateral de comércio. 1996. Disponivel em: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/11014 . Acesso em: 25 de novembro de 2018.
FERNANDES, Miguel. O que faz a OMC e por que ela é tão importante. Disponível em https://www.ligafeausp.com/single-post/2018/09/11/O-que-faz-a-OMC-e-por-que-ela-%25C3%25A9-t%25C3%25A3o-importante. Acesso em: 25 de novembro de 2018
Contextos prévios: Para o melhor desenvolvimento desse conteúdo, é necessário que o aluno já tenha estudado, previamente, os conceitos de globalização e sobre a Divisão Internacional do Trabalho.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema da aula no quadro. De forma breve, apresente o tema aos alunos. Fale um pouco sobre a Organização Mundial do Comércio, utilizando como referência o pequeno texto da seção “Para você saber mais” (no slide anterior) e dos textos que foram indicados. É importante que essa apresentação seja resumida e rápida, não é a intenção que esse momento vire uma aula expositiva, apenas uma breve situada do conteúdo para os alunos.
Como adequar a sua realidade: Tratar sobre uma organização multilateral como a Organização Mundial do Comércio pode parecer uma realidade muito distante da nossa. No entanto, podemos utilizar elementos próximos ao nosso cotidiano para fazer mais sentido à nossa aula. Utilize mercadorias que são produzidas na sua região e exportadas. Exemplo: quem mora em Minas Gerais pode falar do minério de ferro e do café; no Rio de Janeiro, podemos falar do petróleo; no Rio Grande do Sul, da carne. A partir dessas mercadorias, mostre como a OMC pode ser uma importante organização que auxilia ao país a se inserir e ter uma concorrência justa no comércio internacional.
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