GEO09_01UND05 - Sistematização - Cópia do slide
Plano de Aula
Plano de aula: Influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre a influência europeia no Brasil por meio da formação de colônias.
Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também:
- lápis preto;
- canetinhas coloridas;
- régua;
- borracha;
- uma folha de cartolina por grupo;
- acesso a internet (celular, tablet ou computador) ou cópia do material contido no item sugestão para pesquisa do aluno.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf
Para você saber mais:
“Geografia Cultural: um balanço” de Paul Charles Christophe Claval. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14160. Acesso em: 16 abr. 2019.
“Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?´da Redação da Revista Mundo Estranho.
“ Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acesso em: 19 abr. 2019.
“imigração no Brasil” do site Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm. Acesso em: 19 abr. 2019.
Contextos prévios:
Características gerais da importância, atuação e influência da cultura europeia no Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupo. A temática é sobre a influência europeia na cultura brasileira por meio da formação, atuação e perpetuação das colônias de migrantes europeus no Brasil. Sugerimos que seja formado 4 grupos, sendo que cada um deverá ter como tema uma colônia de migrante:
- italianos;
- holandeses;
- poloneses;
- alemães.
O fato do Brasil possuir inúmeras outras colônias, essas que foram sugeridas poderão ser substituídas caso haja uma outra em seu município ou em sua região.
Como adequar à sua realidade:
Questione os alunos sobre o conhecimento que eles têm de colônias de migrantes europeus. Peça para eles relatarem de maneira rápida elementos que eles lembram de estar associados a essa colônias.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Peça para os alunos buscarem identificar de que lugar ou região são as imagens:
- Holambra - SP- colonização holandesa;
- Caxias do Sul - RS - colonização italiana;
- Paraty - R J - colonização portuguesa;
-Nova Petrópolis - RS - colonização alemã.
As imagens visam denotar o quanto o Brasil sofreu influência dos migrantes europeus, que se fixaram aqui e deixaram como legado sua cultura e costumes, uma herança tanto material quanto imaterial.
Portugueses e espanhóis foram os primeiros, ainda no século XV, e juntamente com italianos e alemães, a partir do século XIX, representam hoje as maiores colônias de origem europeia no Brasil.
De acordo com Gadelha (1982) a formação de núcleos coloniais (projeto de assentamento promovido pelo Império, com glebas de terras loteadas para venda a imigrantes, na qual deveriam se instalar, implantar uma cultura e construir sua própria casa) e colônias (conjunto de habitações/casas iguais, que serviam como moradia para os migrantes, chamados colonos, enquanto esses trabalhavam nas plantações de café ou de cana nas propriedades dos fazendeiros) foi mais intenso a partir de 1812. Foram eles, principalmente, que deram origem às colônias de migrantes que existem até hoje.
A influência desses povos podem ser vistas em inúmeras áreas e fazem parte de nossas vidas de alguma forma, com maior ou menor intensidade. Há municípios em que elas se tornam mais evidente, principalmente na região Sul do país, onde os colonos conservaram a cultura de seus antepassados.
Material complementar:
Fonte das imagens
Figura 01 - Holambra - SP
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Holambra_-_SP_-_panoramio_(7).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.
Figura 02 - Caxias do Sul - RS
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neve_Caxias_do_Sul_(3).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.
Figura 03 - Paraty - RJ
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paraty2530.tiff. Acesso em: 19 abr. 2019.
Figura 04 - Nova Petrópolis - RS
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Petr%C3%B3polis_-_Parque_do_imigrante_-_panoramio_(18).jpg. Acesso em: 19 abr. 2019.
Referência
GADELHA, Regina Maria D´Aquino Fonseca. Os Núcleos Coloniais e o Processo de Acumulação Cafeeira (1850-1920): Contribuição ao Estudo da Colonização em São Paulo.
1982. 401 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o questionamento para os alunos.
Esta etapa tem como objetivo levar os alunos a refletirem sobre a formação das colônias europeias no Brasil e a atuação que exercem.
Não é necessário que o aluno responda o questionamento neste momento, mas sim ponderar sobre a influência dos descendentes europeus no Brasil. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.
Material complementar:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, anote no quadro.
Deixe claro que esta é uma atividade hipotética, mas que ela está sendo proposta a fim de levá-los a compreender o quanto elementos e hábitos, que talvez passem despercebidos no dia-a-dia, são na verdade um legado de descendentes europeus.
Peça para os alunos se organizarem em grupos e diga qual a colônia que eles são responsáveis. Oriente-os a fazerem um rascunho no próprio caderno sobre o planejamento para a feira. Eles devem elencar as ações e os elementos que caracterizam a colônia; terminada essa fase, distribua uma cartolina para cada grupo e peça que eles escrevam o que planejaram para a feira das nações. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.
Esta atividade é atrelada a Geografia da Cultura que dá enfoque a dimensão simbólica e na cultura dos lugares, comunidades, pessoas.
Por meio da consulta dos sites sugeridos, além de outros que eles podem encontrar (internet), ou por meio do material impresso, caso seja necessário optar por essa alternativa, é esperado que os alunos elenque músicas, danças e comidas típicas, além de do folclore/lendas e hábitos das diferentes colônias que potencialmente podem fazer parte do evento.
Indicação de sites de pesquisa para os alunos
Itália
https://www.suapesquisa.com/musicacultura/cultura_italiana.htm
https://www.eurodicas.com.br/tradicoes-da-cultura-italiana/
https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/
Alemanha
http://www.wunderwelt-a.com.br/conheca-influencia-alema-na-cultura-brasileira/
https://www.infoescola.com/historia/imigracao-alema-no-brasil/
http://www.alemanhaeamusica.com.br/index.php/historia/dancas
Polônia
https://kurytyba.msz.gov.pl/pt/c/MOBILE/comunidade_polonesa_no_brasil/
https://www.infoescola.com/historia/imigracao-polonesa-no-brasil/
https://www.resumoescolar.com.br/geografia-do-brasil/imigracao-polonesa-no-brasil/
https://www.geni.com/projects/Imigrantes-Poloneses-ao-Brasil-Polish-immigrants-to-Brazil/23550
Holanda
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_imigr_holandesa.htm
https://www.infoescola.com/historia/imigracao-holandesa-no-brasil/
https://www.expoflora.com.br/historia-da-imigracao-holandesa-para-o-brasil/
Material Complementar:
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, reproduza no quadro ou leia para os alunos.
Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões dos alunos. Conhecedor(a) de sua turma determine um tempo para que os 4 grupos falem.
É esperado que eles considerem que as colônias europeias influenciam fortemente os lugares onde elas estão e que em maior ou menor grau temos contato com uma ou mais tradições dos países europeus.
Material complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
E-mail
Valor trabalhado
Respeito à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O tema desta aula é a influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil. Professor, a sugestão é promover momentos assíncronos. Para isso, vamos usar o WhatsApp, mas, caso não seja possível, uma sugestão é adaptar a aula para o uso do e-mail. Nesse momento, aconselhe os alunos que estejam num local adequado, com mesa, caderno, lápis etc. O local deve ser silencioso também para que o aluno se concentre na aula. É importante dividir a turma em quatro grupos. Grave um áudio ou um vídeo curto e explique esses detalhes para os alunos. Além disso, explique que cada grupo trabalhará com uma colônia de migrantes: italianos; holandeses; poloneses e alemães. Faça a divisão dos temas. Tempo estimado de 10 minutos.
Contextualização
Professor, envie por WhatsApp as imagens de contextualização, disponíveis aqui. Grave um áudio ou um vídeo e pergunte aos alunos se eles conhecem e sabem qual grupo de imigrantes ocupou essas cidades. De acordo com as respostas, oriente os alunos. Você pode desafiá-los a pesquisar na internet e esperar que eles encontrem as respostas. Para ampliar a discussão, envie a reportagem "O desafio das escolas brasileiras com alunos imigrantes", disponível aqui. Uma opção é fazer o download em PDF no site da revista. Peça que os grupos leiam a reportagem e envie um áudio por grupo comentando-a. Tempo para esta etapa: 30 minutos.
Problematização
Professor, envie um áudio com o questionamento: "De que maneira a chegada de colonos europeus em diferentes locais do Brasil influenciou a cultura do lugar onde se estabeleceram?''. Explique que não há necessidade de responder agora, mas devem refletir sobre o assunto. Tempo para esta etapa: 5 minutos.
Ação propositiva
Agora é o momento de planejar uma feira cultural. Grave um áudio explicando as orientações para a organização de uma feira (consulte as orientações do plano de aula). Explique que eles devem pensar nas músicas, comidas típicas, danças, folclore etc. Os grupos podem fazer em cartolina (um aluno do grupo monta) através de conversas pelo WhatsApp. É importante que todos contribuam, deixe isso bem claro. Agende uma data para a entrega dos trabalhos. Tempo para esta etapa: 1h20.
Sistematização
Este é o momento de analisar as produções dos grupos. Peça que os alunos gravem um áudio explicando como ocorreu o planejamento da feira cultural. Eles devem enviar esses relatos com fotos de seus cartazes para o WhatsApp da turma; assim, todos irão conhecer as características de cada grupo de imigrantes. Após analisar todas as produções, faça comentários específicos para cada grupo e incentive os alunos a buscarem mais informações para completar a feira cultural, se necessário. Tempo para esta etapa: 15 minutos.
Convite às famílias
Professor, convide os pais para assistirem ao documentário da ONU Brasil sobre imigrantes na atualidade: "Refugiados e migrantes: longe de casa", disponível aqui. Pode ser uma maneira de ampliar a discussão sobre os imigrantes, pois se trata de outra perspectiva, incluindo os refugiados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Traçar um panorama das principais colônias de migrantes europeus existentes do Brasil
Habilidade (s) da Base: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.