Plano de Aula

Plano de aula: Influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre a influência europeia no Brasil por meio da formação de colônias.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também:

- lápis preto;

- canetinhas coloridas;

- régua;

- borracha;

- uma folha de cartolina por grupo;

- acesso a internet (celular, tablet ou computador) ou cópia do material contido no item sugestão para pesquisa do aluno.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpWrY5YPfkTanrFwNyVkKkSreMBHRDWdMyGp7hrNVBtMJcb9dVXxJuAuwPxa/geo9-01und05-problematizacao-copia-do-slide.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xnEPPCnJBDbjt8jhYnp3DbuVu4g5RPT9xDSUsvyMfsTRXzDdMxaHepFF3kWC/geo09-01und05-sistematizacao-copia-do-slide.pdf

Para você saber mais:

“Geografia Cultural: um balanço” de Paul Charles Christophe Claval. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14160. Acesso em: 16 abr. 2019.

“Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?´da Redação da Revista Mundo Estranho.

“ Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acesso em: 19 abr. 2019.

“imigração no Brasil” do site Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm. Acesso em: 19 abr. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência da cultura europeia no Brasil.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupo. A temática é sobre a influência europeia na cultura brasileira por meio da formação, atuação e perpetuação das colônias de migrantes europeus no Brasil. Sugerimos que seja formado 4 grupos, sendo que cada um deverá ter como tema uma colônia de migrante:

  • italianos;
  • holandeses;
  • poloneses;
  • alemães.

O fato do Brasil possuir inúmeras outras colônias, essas que foram sugeridas poderão ser substituídas caso haja uma outra em seu município ou em sua região.

Como adequar à sua realidade:

Questione os alunos sobre o conhecimento que eles têm de colônias de migrantes europeus. Peça para eles relatarem de maneira rápida elementos que eles lembram de estar associados a essa colônias.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO