Plano de Aula

Plano de aula: Influência europeia: formação das colônias de migrantes no Brasil

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre a influência europeia no Brasil por meio da formação de colônias.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também:

- lápis preto;

- canetinhas coloridas;

- régua;

- borracha;

- uma folha de cartolina por grupo;

- acesso a internet (celular, tablet ou computador) ou cópia do material contido no item sugestão para pesquisa do aluno.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMx2Xc9VJwZfpg28rb5QvjRjACDSQ3v9twyFPmerKfCjtdHVhEvdF2ZtTex/geo9-01und05-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpWrY5YPfkTanrFwNyVkKkSreMBHRDWdMyGp7hrNVBtMJcb9dVXxJuAuwPxa/geo9-01und05-problematizacao-copia-do-slide.pdf

Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GMwXgZQ3CNtp6XCNPZBtu4WYvHrpWkYsZMYJs9eCZ5wxExndb7Tsq4gg4M5H/geo9-01und05-acao-propositiva-copia-do-slide.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xnEPPCnJBDbjt8jhYnp3DbuVu4g5RPT9xDSUsvyMfsTRXzDdMxaHepFF3kWC/geo09-01und05-sistematizacao-copia-do-slide.pdf

Para você saber mais:

“Geografia Cultural: um balanço” de Paul Charles Christophe Claval. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/14160. Acesso em: 16 abr. 2019.

“Quais foram as maiores levas de imigração para o Brasil?´da Redação da Revista Mundo Estranho.

“ Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil/. Acesso em: 19 abr. 2019.

“imigração no Brasil” do site Brasil Escola. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/imigracao-no-brasil.htm. Acesso em: 19 abr. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência da cultura europeia no Brasil.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupo. A temática é sobre a influência europeia na cultura brasileira por meio da formação, atuação e perpetuação das colônias de migrantes europeus no Brasil. Sugerimos que seja formado 4 grupos, sendo que cada um deverá ter como tema uma colônia de migrante:

  • italianos;
  • holandeses;
  • poloneses;
  • alemães.

O fato do Brasil possuir inúmeras outras colônias, essas que foram sugeridas poderão ser substituídas caso haja uma outra em seu município ou em sua região.

Como adequar à sua realidade:

Questione os alunos sobre o conhecimento que eles têm de colônias de migrantes europeus. Peça para eles relatarem de maneira rápida elementos que eles lembram de estar associados a essa colônias.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA