Plano de Aula

Plano de aula: A globalização e a homogeneização de costumes: os hábitos alimentares em questão

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE02) de Geografia, que consta na BNCC. O objeto do conhecimento são as corporações e os organismo internacionais e a habilidade tem como principais pontos analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. Dessa forma, sugerimos a utilização de pequenos vídeos, mapas,charges e trechos e a leitura crítica de reportagens jornalísticas, para o enriquecimento e ilustração do tema da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Ademais esta habilidade está relacionada com diversas outras, como por exemplo EF09GE05 que tem como objeto de conhecimento a Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização e tem como habilidades a ser desenvolvidas a capacidade de analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. Ainda podemos citar a EF09GE11 que tem como objeto de conhecimento às transformações do espaço na sociedade urbano-industrial e define como prioridade as habilidade de relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Esse conjunto de interconexões podem ser utilizadas para enriquecer o trabalho em sala de aula.

Materiais necessários: Papel A4, lápis, caneta e borracha.

Observação importante: Divida a turma em grupos de 4 alunos.

Material complementar:

Os Mcdonald's ao redor do mundo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PaxGuGPdtxcfx6hjUyfEhTKB2sNdMWVXeR2CBf8RbX6jF6f2rPkbD57McgHg/geo9-02und05-contextualizacao-expansao-do-mcdonalds-pelo-mundo.pdf

Imagens para a problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BGxTn4dmG2ZeVrE74TQHdfBRXBbFWeNE2JzJF6PQyZxUmZVt9F7zbxjT4M9D/geo9-02und05-problematizacao-mcdonalds-ao-redor-do-mundo.pdf

Ação Propositiva - Exemplo de mapa conceitual.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QhWzvaWYZdrQAR3XmnMcswE9bad2Cy9zXBrdprwyxyC25HnbVwfufRrYeEyA/geo9-02und05-exemplo-mapa-conceitual.pdf

Texto base para a ação Propositiva:

SEIBT, Tais. As razões da explosão de obesidade no Brasil. BBC News Brazil. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39625621>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Para você saber mais:

Esse plano se trata da difusão de costumes e hábitos das culturas ocidentais, com maior preponderância da cultura estadunidense, ao redor do globo. Após a 3° Revolução técnico-científica informacional com a consequente melhoria dos meios de comunicação e transportes se tornou mais simples a troca de informações e mesmo o deslocamento de pessoas ao redor do mundo. Com o fortalecimento do processo de globalização, notadamente, após o término da Guerra Fria, vários teóricos e pesquisadores discutiam sobre os perigos dessa disseminação de informações desenfreada, favorecida pelos novos meios de telecomunicações, principalmente após surgimento da internet. Os mais radicais diziam que possivelmente iria acontecer uma homogeneização das culturas, uma vez que as potências ocidentais, detentoras de uma indústria cultural e midiática mais forte, iria se expandir para fora de seus territórios. É bem verdade que isso não ocorreu, uma vez que as mesmas tecnologias utilizadas para expandir a indústria cultural foi a mesma para resgatar culturas que já estavam “esquecidas”. Mas é importante mencionar que não podemos pensar na cultura como uma coisa estática, congelada ou imóvel, na verdade ela está sempre em constante mutação, e, é fruto de seu tempo.

No entanto, certos hábitos, principalmente alimentares foram modificados com a disseminação da indústria alimentícia ao redor do mundo, dessa maneira, grande parte do mundo passou a ingerir em maior quantidade alimentos ultraprocessados. Ademais, os chamados “fast food” ganharam relevância e passaram a fazer parte do cotidiano, principalmente nas grandes centros urbanos. Entretanto essa disseminação da cultura do “fast food” têm trazido alguns prejuízos a saúde da população, como por exemplo, a obesidade, principalmente, entre as crianças.

Esse plano, visa discutir este ponto da globalização.

A escola de Frankfurt, mais marcadamente, os autores Theodor Adorno, Marcuse e Max Horkheimer discutiram nas décadas de 1960 e 1970 a indústria cultural, apesar das influências, não entraremos mais profundamente na teoria crítica.

Selecionamos alguns textos que podem auxiliar na execução desse plano de aula:

HAESBAERT, Rogério; GONÇALVES, Carlos Walter Porto. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Unesp, 2005.

HERNÁNDEZ, J.C. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. Disponivel em: <http://books.scielo.org/id/v6rkd/pdf/canesqui-9788575413876-08.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

MACHADO, Roberta. Número de obesos no mundo cresceu seis vezes nos últimos anos, diz estudo. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2016/04/01/interna_ciencia_saude,525177/numero-de-obesos-no-mundo-cresceu-seis-vezes-nos-ultimos-anos-diz-est.shtml>. Acesso em: 17 jan 2019.

OLIVEIRA, Juliano; NOVAES, Ronaldo. Indústria da cultura e indústria de alimentos: causa ou consequência da homogeneização e degeneração dos gostos na sociedade de massas? Disponível em: <http://musimid.mus.br/9encontro/wp-content/uploads/2013/11/9musimid_oliveira-novaes.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucitec, 1994.

____________. Por uma outra globalização. Rio de janeiro: Record, 2000.

VALENTE, Jonas. Obesidade atinge quase 20% da população brasileira, mostra pesquisa. Disponivel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-06/obesidade-atinge-quase-um-em-cada-cinco-brasileiros-mostra-pesquisa>. Acesso em: 17 jan 2019.

Contextos prévios: Para melhor aproveitamento desse plano é imprescindível que o aluno já tenho estudado a 3° Revolução técnico-científico informacional e os conceitos básicos da globalização.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Esse momento o professor deverá apresentar o tema para toda a classe.

Como adequar à sua realidade: Nesse plano nos utilizaremos o exemplo da rede de lanchonete estadunidense McDonald’s, caso na sua região não tenha essa rede é possível adequar a realidade do aluno. Possivelmente, exista na cidades lanchonetes que comercialize os sanduíches, que é uma marca da comida comercializada por esses fast foods. Apesar de estarmos dando exemplo da comida de fast food, podemos pensar no aumento da ingestão de comida industrializada, mesmo em zonas rurais, deixou de ser incomum a utilização de produtos hiper processados comprados em supermercados. Esse processo é uma marca do modelo de diminuição da diversidade alimentar e uma tendência da homogeneização alimentar. Peça ao aluno, para fazer uma breve pesquisa com seus pais e avôs qual era a base alimentar e peça para comparar com a sua atual alimentação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO