Plano de Aula

Plano de aula: Austrália: colonização inglesa e atual situação dos aborígenes

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização do mundo pelo viés ocidental.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE06 que busca associar o critério de divisão do mundo em ocidente e oriente com o sistema colonial implantado pelas potências europeias. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE01 pode ser trabalhada posteriormente pois busca analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares. Assim como, a habilidade EF09GE03 que aborda a identificação das diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

Materiais necessários: Arquivo de Contextualização impresso.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7qnfTMHQgFsYABJDTqCCCat3dZnemvbRpRNCMBDrBE5gP7KDTTyJ9M4HDPRN/geo09-06und05-contextualizacao-informacoes.pdf

Para você saber mais:

A reportagem completa a “A aborígene de ouro“ está disponível em: https://super.abril.com.br/saude/a-aborigine-de-ouro/. Acesso em 17/04/2019.

Sobre os aborígenes australianos e a colonização europeia consulte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Abor%C3%ADgenes_australianos. Acesso em 17/04/2019.

A respeito da situação atual dos aborígenes e os principais problemas que enfrentam, acesse: https://www.survivalbrasil.org/povos/aborigenes. Acesso em 17/04/2019.

Também pode buscar informações em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/aborigenes-australianos.htm. Acesso em 17/04/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre as colonizações europeias nos continentes da Ásia, Oceania e África e a imposição de sua superioridade religiosa e étnica sobre outros povos nativos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o slide inicial em voz alta. Explique aos alunos que esse plano de aula busca compreender a colonização inglesa como precursora da dizimação e dominação dos povos aborígenes na Austrália. Eles irão analisar um excerto de reportagem que relata a ocupação nativa aborígene no país antes da colonização inglesa e uma tabela com indicadores socioeconômicos com a comparação dos aborígenes com os australianos na atualidade. O objetivo é que discutam entre si como os ingleses procederam com os povos aborígenes na colonização da Austrália e como os trataram. Depois, em grupos de 3 a 4 pessoas, os alunos devem debater e fazer um relatório a respeito da atual condição desses povos, comparando com os povos indígenas brasileiros e levantando os preconceitos existentes contras as minorias étnicas.

Se achar necessário, solicite aos alunos que façam uma pesquisa prévia sobre o assunto, procurando sobre situação antiga e atual dos aborígenes australianos e a sua relação com a colonização inglesa na Austrália.

Como adequar à sua realidade: Você pode comentar a respeito da situação dos indígenas brasileiros que além do extermínio e escravização ao longo do domínio e colonização portuguesa no Brasil, sofrem com preconceito e discriminação. Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Atualmente, há cerca de 305 povos indígenas no Brasil, totalizando aproximadamente 900.000 pessoas, ou 0,4% da população do país e que continuam lutando pelo reconhecimento de seus direitos e homologação de suas terras. Para mais informações, acesse: https://www.survivalbrasil.org/povos/indios-brasileiros. Acesso em 17/04/2019. Também: https://www.sohistoria.com.br/ef2/indios/. Acesso em 17/04/2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é importante que os alunos tenham conhecimento sobre as colonizações europeias nos continentes da Ásia, Oceania e África e a imposição de sua superioridade religiosa e étnica sobre outros povos nativos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO