Plano de Aula

Plano de aula: Geopolítica: situações de conflito decorrentes da colonização européia na África

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente, com enfoque na geopolítica, o objetivo é analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu iniciado no século XIX e que perduram até os dias atuais.

Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

- régua;

- lápis;

- lápis de cor;

- borracha;

- uma cópia do mapa mudo da África para cada grupo (poder ser obtido pelo link do IBGE);

- uma cópia do quadro com as questões norteadoras para cada grupo;

- uma cópia do material sobre cada país para cada grupo;

- uma cópia do mapa da África Colonial de 1913 para cada grupo - para responder a questão norteadora (país colonizador e colonizado);

- atlas - ou material de consulta para localização os países;

- fita adesiva para colagem do mapa no quadro.

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kTEYuudaQRbsn3XH8WSkQ39AZmkhvgTN2V626B9vwsgVDebDjzVZ6XxaJAWv/problematizacao-geo9-01und03.pdf

Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fVyD2c4EqS2szhyXKtVyAUyVRQ5M442zWFjEatUqtpRnZtzWQHjNp6p9ENvV/geo9-01und03-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWM658abv4J58D59hBFXZyAcBaZKtxcMC5UA8SC87ywQNf7GXE4uE2G3779U/sistematizacao-geo9-01und03.pdf

Link para o mapa:

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Para você saber mais:

A partilha ocorrida na África a partir do século XIX idealizada e implementada por países europeus, deixou marcas profundas no continente, seja pelos conflitos ainda existentes, seja pela forte influência cultural que é evidenciada de inúmeras formas, seja ainda pelo desejo/necessidade da população migrar em busca de melhores condições de trabalho e de vida, tendo como destino países da Europa. Para se inteirar sobre esse contexto deixamos como sugestão o material a seguir. Inserimos também um link atrelado à atividade que será desenvolvida na etapa da ação propositiva que é a sala de aula de quebra-cabeças.

“Acabassem as guerras no continente africano” de Renata de Gáspari Valdejão. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/acabassem-as-guerras-no-continente-africano/. Acesso em: 02 abr. 2019.

“A sala de aula Jigsaw” de Jigsaw Classroom. Disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 30 mar. 2019.

“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.

“Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim” de Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/neocolonialismo-na-africa-e-a-conferencia-berlim.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.

“O início da colonização na África” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-inicio-colonizacao-na-africa.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente africano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre os conflitos em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.

Como atividade os alunos preencherão um quadro com questões norteadoras a partir do material de consulta, farão a localização do país no mapa-mudo da África e ao final realizarão uma apresentação. Como cada grupo irá apresentar um país nos inspiramos na técnica da “sala de aula de quebra-cabeças” para compreender que as contextualização relatadas de desentendimentos, conflitos e forte influência europeia na verdade possuem uma origem em comum que é principalmente a colonização realizada a partir do século XIX quando aconteceu a Conferência de Berlim. Essa técnica visa também desenvolver uma atividade na qual cada aluno se utiliza de uma habilidade própria, sendo assim, o trabalho cooperativo entre os membros do grupo é essencial.

Caso sua escola possua acesso à internet deixamos a seguir sugestões de sites para pesquisa dos alunos que podem complementar a realização da atividade.

Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:

CIA Países. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/xx.html. Acesso em: 06 abr. 2019.

“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.

IBGE países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.

Este site apresenta de forma sucinta dados de várias fontes oficiais sobre os países do mundo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO