Sistematização - GEO9_01UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Geopolítica: situações de conflito decorrentes da colonização européia na África
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente, com enfoque na geopolítica, o objetivo é analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu iniciado no século XIX e que perduram até os dias atuais.
Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:
- régua;
- lápis;
- lápis de cor;
- borracha;
- uma cópia do mapa mudo da África para cada grupo (poder ser obtido pelo link do IBGE);
- uma cópia do quadro com as questões norteadoras para cada grupo;
- uma cópia do material sobre cada país para cada grupo;
- uma cópia do mapa da África Colonial de 1913 para cada grupo - para responder a questão norteadora (país colonizador e colonizado);
- atlas - ou material de consulta para localização os países;
- fita adesiva para colagem do mapa no quadro.
Material complementar:
Contextualização
Problematização
Ação propositiva
Sistematização
Link para o mapa:
https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html
Para você saber mais:
A partilha ocorrida na África a partir do século XIX idealizada e implementada por países europeus, deixou marcas profundas no continente, seja pelos conflitos ainda existentes, seja pela forte influência cultural que é evidenciada de inúmeras formas, seja ainda pelo desejo/necessidade da população migrar em busca de melhores condições de trabalho e de vida, tendo como destino países da Europa. Para se inteirar sobre esse contexto deixamos como sugestão o material a seguir. Inserimos também um link atrelado à atividade que será desenvolvida na etapa da ação propositiva que é a sala de aula de quebra-cabeças.
“Acabassem as guerras no continente africano” de Renata de Gáspari Valdejão. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/acabassem-as-guerras-no-continente-africano/. Acesso em: 02 abr. 2019.
“A sala de aula Jigsaw” de Jigsaw Classroom. Disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 30 mar. 2019.
“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
“Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim” de Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/neocolonialismo-na-africa-e-a-conferencia-berlim.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.
“O início da colonização na África” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-inicio-colonizacao-na-africa.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.
Contextos prévios:
Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente africano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre os conflitos em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.
Como atividade os alunos preencherão um quadro com questões norteadoras a partir do material de consulta, farão a localização do país no mapa-mudo da África e ao final realizarão uma apresentação. Como cada grupo irá apresentar um país nos inspiramos na técnica da “sala de aula de quebra-cabeças” para compreender que as contextualização relatadas de desentendimentos, conflitos e forte influência europeia na verdade possuem uma origem em comum que é principalmente a colonização realizada a partir do século XIX quando aconteceu a Conferência de Berlim. Essa técnica visa também desenvolver uma atividade na qual cada aluno se utiliza de uma habilidade própria, sendo assim, o trabalho cooperativo entre os membros do grupo é essencial.
Caso sua escola possua acesso à internet deixamos a seguir sugestões de sites para pesquisa dos alunos que podem complementar a realização da atividade.
Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:
CIA Países. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/xx.html. Acesso em: 06 abr. 2019.
“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
IBGE países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.
Este site apresenta de forma sucinta dados de várias fontes oficiais sobre os países do mundo.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o conteúdo para os alunos.
É importante contextualizar para os alunos que parte dos problemas enfrentados hoje pela África é atribuído ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX.
Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf
Como adequar à sua realidade:
É possível tecer considerações sobre a migração africana recente para o Brasil. Questione se no município que eles moram há migrantes africanos, e ainda se eles conhecem os motivos que os levaram a migrar.
Contextualização
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível leia o conteúdo para os alunos.
É importante contextualizar para os alunos que parte dos problemas enfrentados hoje pela África é atribuído ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX.
Por mais de 500 anos o mundo viveu forte influência política, econômica e também cultural de impérios, reinos e países europeus. Foi somente depois do fim da Segunda Guerra Mundial que a hegemonia da Europa diminuiu. Neste contexto o continente africano sofreu de maneira intensa com a supremacia imposta desde a Conferência de Berlim (entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885), que separou o continente de acordo com interesses entre os países considerados potências da época: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália e Portugal. O posicionamento geográfico do continente africano, bem como suas reservas minerais sempre foram objeto de cobiça por parte dos europeus. Essa condição de domínio avançou pelo século XX quando a África continuou a ser utilizada como cenário para disputas, inclusive durante o período da Guerra Fria. As fronteiras impostas pelos europeus, principalmente, levaram a situações de conflitos que duram até hoje fazendo do continente um palco de guerra permanente.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SWGjRjpjZ6Amwbf3vufBuScvzkYqcvMgGgDBT9GP73EfwxbnpDMYdBvHZAys/contextualizacao-geo9-01und3.pdf
Como adequar à sua realidade:
É possível tecer considerações sobre a migração africana recente para o Brasil. Questione se no município que eles moram há migrantes africanos, e ainda se eles conhecem os motivos que os levaram a migrar.
Fonte da imagem:
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Colonial_Africa_1913_map.svg. Acesso em: 30 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia as questões para os alunos.
Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a ponderar sobre os principais conflitos em países africanos na atualidade e os motivos que culminaram com esses embates.
Esta etapa tem o objetivo de instigá-los, portanto, deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas conforme eles desenvolverem a atividade e ao realizarem a apresentação dos trabalhos.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kTEYuudaQRbsn3XH8WSkQ39AZmkhvgTN2V626B9vwsgVDebDjzVZ6XxaJAWv/problematizacao-geo9-01und03.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
A temática é sobre os conflitos, decorrentes das mudanças territoriais - mudanças de fronteiras, que aconteceram no passado em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.
Os alunos trabalharão em grupos (quatro) utilizando como subsídio os textos disponíveis no material complementar da etapa da ação propositiva. Caso sua escola tenha acesso a tecnologia, essa leitura pode ser feita por celular, tablet ou computador. Conhecedor de sua turma fica ao seu critério distribuir uma país de análise para cada grupo, ou permitir que eles escolham. Como nos inspiramos na “sala de aula de quebra-cabeça” para o desenvolvimento da ação propositiva, é pertinente que os grupos tenham alunos com habilidades diferenciadas. A “sala de aula de quebra-cabeça” é uma técnica de aprendizado cooperativo idealizada pelo professor universitário Elliot Aronson (EUA) no anos de 1970. Ela tem como pressuposto o entendimento que cada peça - cada aluno - é primordial para o desenvolvimento e compreensão do produto final. Sendo assim, o envolvimento e o trabalho cooperativo do grupo é fundamental para que a atividade seja desenvolvida.
É comum alunos não quererem fazer parte de um grupo na qual não estão acostumados e enturmados, portanto deixa claro os preceitos da técnica que nos baseamos nesta aula e enalteça a importância de trabalhar com diferentes pessoas, que possuem distintas habilidades.
Providencie e distribua o material relativo a cada país para o respectivo grupo, uma cópia do mapa-mudo da África e também uma cópia do quadro com as questões norteadoras. Caso sua unidade escolar tenha acesso à tecnologia, os alunos poderão também fazer consultas/pesquisa por celular e/ou computadores da escola.
O objetivo é montar também uma espécie de quebra-cabeça com informações de diferentes países da África que possuem em comum terem ainda no século XIX seu território repartidos por países europeus e na atualidade vivenciarem conflitos decorrentes dessa dominação.
Para realizarem a apresentação (etapa de sistematização) e poderem responder às questões realizadas na etapa de problematização, cada grupo deverá preencher o quadro com as questões norteadoras tendo como apoio os textos que constam no material complementar. Para a apresentação fica como sugestão também os alunos afixarem no quadro o mapa da África com o país que estão apresentando pintado.
Deixe claro que as apresentações deverão ser concisas, com aproximadamente 3 minutos de duração. Por ser uma apresentação rápida, na qual eles deverão evidenciar os pontos em comum, seria pertinente que escolhessem previamente um orador para a turma.
Link para o mapa:
https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html
Material complementar:
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fVyD2c4EqS2szhyXKtVyAUyVRQ5M442zWFjEatUqtpRnZtzWQHjNp6p9ENvV/geo9-01und03-acao-propositiva-atividade.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Esta etapa é dedicada às apresentações. Deixe claro que elas deverão ser concisas, com aproximadamente 3 minutos de duração para cada grupo. Por seu uma apresentação rápida é pertinente que escolham antecipadamente um orador que terá que respeitar o tempo estipulado e antes de iniciar a apresentação deverá afixar no quadro o mapa com a identificação de seu país de análise.
É esperado que o quadro com as questões norteadoras sejam todos preenchidos a partir da consulta e análise do material entregue para cada grupo. A questão 01 poderá ser respondida a partir da análise do mapa da África Colonial em 1913. As demais respostas podem ser encontradas no material relativo a cada país.
É esperado que os alunos pontuem que os conflitos no continente africano foram agravados no decorrer da história a partir da partilha que aconteceu após Conferência de Berlim. A cobiça europeia levou a África ter disputas territoriais devido ao forçado convívio de diferentes etnias e tribos no mesmo território decorrentes das diferenças culturais, incluindo, principalmente, a religiosa. As disputa pelos recursos minerais também em muito contribuiu para um cenário de guerra e disputas, muitas com subsisidos de países europeus.
Após as apresentações peça para que os grupos busquem responder ao questionamento efetuado na etapa de problematização que pergunta sobre possíveis caminhos para solucionar os conflitos. Uma das hipóteses levantadas diz respeito à participação proporcional e ativa de diferentes grupos étnicos existentes no governo em cada país. Mas deixe claro que essa possibilidade é muito difícil de ser implementada.
Material complementar:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZWM658abv4J58D59hBFXZyAcBaZKtxcMC5UA8SC87ywQNf7GXE4uE2G3779U/sistematizacao-geo9-01und03.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
E-mail
Google Sala de Aula
Google Meet
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Nesta aula, trabalharemos de forma assíncrona, ou seja, os alunos irão estudar sem o auxílio do professor, mas produzirão um material para ser enviado no final. Os alunos devem trabalhar em grupos, mas cada um em sua casa. Professor, todas as suas explicações referentes a esta aula devem ser feitas em um vídeo ou áudio, usando o WhatsApp ou o e-mail. Outra opção é usar o Google Sala de Aula; é possível aprender a usar esse recurso no tutorial disponível aqui. No Sala de Aula, você precisa cadastrar os seus alunos (basta o e-mail) ou lhes enviar o código de acesso. Assim, poderá compartilhar vídeos, textos, atividades etc. Explique que esta aula tem enfoque na geopolítica, e tem por objetivo analisar situações de conflitos de quatro países africanos, em decorrência do processo de imperialismo europeu iniciado no século XIX, que perduram até os dias atuais. Divida a sala em quatro grupos e explique que cada um precisa criar um grupo no WhatsApp para facilitar as interações. Uma sugestão é fazer com que os alunos se encontrem em momentos síncronos, caso seja possível, usando ferramentas como Google Meet, Zoom ou Skype, o que facilitaria a organização dos trabalhos. As orientações que se encontram no slide "Tema da Aula" serão importantes para os alunos. Tempo estimado de 30 minutos.
Contextualização
Professor, prepare um áudio ou vídeo para explicar esta etapa para os alunos. Envie o arquivo da contextualização, com o texto e o mapa, e peça aos alunos para lerem e analisarem o mapa colonial da África de 1913, observando a divisão por países europeus. Mais uma vez, as orientações desta etapa são importantes para você preparar seu áudio ou vídeo. Por exemplo, comente que parte dos problemas enfrentados hoje pela África são atribuídos ao início da divisão das terras entre países europeus que aconteceu no passado, ainda no século XIX. Tempo para esta etapa: 15 minutos.
Problematização
Por WhatsApp ou e-mail, envie o texto da problematização com as perguntas, e grave um áudio ou um vídeo para explicar esta etapa. Deixe claro que não é para os alunos responderem aos questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas, conforme desenvolverem a atividade. Tempo para esta etapa: 5 minutos.
Ação propositiva
Mais uma vez, grave um áudio ou faça um vídeo explicando os detalhes para que os grupos consigam elaborar esta etapa. Será necessário enviar o material complementar da "ação propositiva", pois nele se encontra o quadro e as reportagens que cada grupo usará. Explique que eles podem fazer a impressão em casa, ou simplesmentes responder numa folha. Uma cópia do mapa da África será necessária (disponível aqui). O trabalho tem que ser feito em grupos. Talvez seja um bom momento para você orientar os alunos a marcarem um horário em que todos possam se reunir, através do WhatsApp ou outra ferramenta como o Skype, garantindo a participação de todos. Oriente que um aluno produza o material, mas lembre sempre que precisa ser um trabalho colaborativo. Explique que eles usarão a “sala de aula de quebra-cabeça”, uma técnica de aprendizado cooperativo. Ela tem como pressuposto o entendimento que cada peça - cada aluno - é primordial para o desenvolvimento e a compreensão do produto final. Use as orientações desta etapa para concluir suas explicações. Tempo para esta etapa: 1h20.
Sistematização
Esta etapa é dedicada à socialização do material produzido pelos alunos. Para finalizar, tente organizar um momento síncrono (vua Google Meet, Skype etc.) em que cada grupo terá cerca de cinco minutos para apresentar sua produção final. Não sendo possível, e para não deixar ninguém de fora, você pode pedir que cada grupo tire fotos ou faça um vídeo curto mostrando suas respostas e como chegaram ao produto final. Nesse caso, peça que compartilhem pelo WhatsApp da turma (ou por e-mail). Assim, todos terão acesso ao material produzido pelos colegas. Por fim, professor, grave e envie à turma um vídeo comentando as produções finais. Tempo para esta etapa: 30 minutos.
Convite às famílias
Professor, faça um convite aos pais para assistirem com seus filhos ao documentário "Estados de Independência: a disputa pela África", disponível aqui. A produção vai ao encontro do conteúdo desta aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu
Habilidade (s) da Base: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.