Sistematização - GEO9_01UND03
Plano de Aula
Plano de aula: Geopolítica: situações de conflito decorrentes da colonização européia na África
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Por: Cibele Oliveira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente, com enfoque na geopolítica, o objetivo é analisar situações de conflitos de quatro países africanos em decorrência do processo de imperialismo europeu iniciado no século XIX e que perduram até os dias atuais.
Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:
- régua;
- lápis;
- lápis de cor;
- borracha;
- uma cópia do mapa mudo da África para cada grupo (poder ser obtido pelo link do IBGE);
- uma cópia do quadro com as questões norteadoras para cada grupo;
- uma cópia do material sobre cada país para cada grupo;
- uma cópia do mapa da África Colonial de 1913 para cada grupo - para responder a questão norteadora (país colonizador e colonizado);
- atlas - ou material de consulta para localização os países;
- fita adesiva para colagem do mapa no quadro.
Material complementar:
Contextualização
Problematização
Ação propositiva
Sistematização
Link para o mapa:
https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html
Para você saber mais:
A partilha ocorrida na África a partir do século XIX idealizada e implementada por países europeus, deixou marcas profundas no continente, seja pelos conflitos ainda existentes, seja pela forte influência cultural que é evidenciada de inúmeras formas, seja ainda pelo desejo/necessidade da população migrar em busca de melhores condições de trabalho e de vida, tendo como destino países da Europa. Para se inteirar sobre esse contexto deixamos como sugestão o material a seguir. Inserimos também um link atrelado à atividade que será desenvolvida na etapa da ação propositiva que é a sala de aula de quebra-cabeças.
“Acabassem as guerras no continente africano” de Renata de Gáspari Valdejão. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/acabassem-as-guerras-no-continente-africano/. Acesso em: 02 abr. 2019.
“A sala de aula Jigsaw” de Jigsaw Classroom. Disponível em: https://www.jigsaw.org/. Acesso em: 30 mar. 2019.
“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
“Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim” de Daniel Neves Silva. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/neocolonialismo-na-africa-e-a-conferencia-berlim.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.
“O início da colonização na África” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-inicio-colonizacao-na-africa.htm. Acesso em: 30 mar. 2019.
Contextos prévios:
Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente africano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre os conflitos em quatro países da África: Sudão, Ruanda, Nigéria, e República Democrática do Congo.
Como atividade os alunos preencherão um quadro com questões norteadoras a partir do material de consulta, farão a localização do país no mapa-mudo da África e ao final realizarão uma apresentação. Como cada grupo irá apresentar um país nos inspiramos na técnica da “sala de aula de quebra-cabeças” para compreender que as contextualização relatadas de desentendimentos, conflitos e forte influência europeia na verdade possuem uma origem em comum que é principalmente a colonização realizada a partir do século XIX quando aconteceu a Conferência de Berlim. Essa técnica visa também desenvolver uma atividade na qual cada aluno se utiliza de uma habilidade própria, sendo assim, o trabalho cooperativo entre os membros do grupo é essencial.
Caso sua escola possua acesso à internet deixamos a seguir sugestões de sites para pesquisa dos alunos que podem complementar a realização da atividade.
Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:
CIA Países. Disponível em: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/xx.html. Acesso em: 06 abr. 2019.
“Conflitos na África” de Rafaela Sousa. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-conflitos-na-africa.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
IBGE países. Disponível em: https://paises.ibge.gov.br/. Acesso em: 31 mar. 2019.
Este site apresenta de forma sucinta dados de várias fontes oficiais sobre os países do mundo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO