Plano de Aula

Plano de aula: Possessões europeias nas Américas no século XXI

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é traçar um panorama atual de cinco possessões europeias ainda existentes nas Américas. Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você pode providenciar cópia do material. Para realização da ação propositiva é indispensável uma cópia da folha de imagem e outra com o verso da reprodução do cartão postal para cada grupo. Se em sua unidade escolar for fácil obter cartolina ou papel canson, providencie o material, ele será usado para colagem das partes do cartão postal. É necessário também lápis; caneta; tesoura; cola e mapa-múndi (ou atlas). Caso você opte por fazer uma exposição dos trabalhos providencie barbante.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nhgX5F2TNwTZUGmUpgdHGKc8bX3ysWJbCMzmSEPuw8Xny7z42Cfu5n24VGtP/geo9-01und02-contextualizacao.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wx2PTkqppcEjSGqGjCUtsApb44tB9S2s4FQgycqwcmvw5twXt8rRaS2xCek3/geo9-01und02-problematizacao.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q4gBkhtJs5J3HxZmjK9vnNGggCayDRRuxAruMtPj3NGab4pWwaBEGejJjAFM/geo9-01und02-acao-propositiva.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kppJVhHBUYc5qyYEHWESmUjKBCA8NeuDdsrXESFmhFuetU44h9mgcjmH3Krw/geo9-01und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para se inteirar mais sobre a contextualização das possessões europeia na atualidade e sobre o uso da metodologia ativa denominada “sala de aula invertida” (flipped learning), que coloca o aluno no papel de protagonista do processo de ensino e aprendizagem, e o professor como mediador desse processo, é sugerido que se faça a leitura do material elencado a seguir.

“América” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm. Acesso em: 19 mar. 2019.

“Possessões européias na América do Sul” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/possessoes-europeias-na-america-sul.htm. Acesso em: 21 mar. 2019.

“Quantos países ainda são colônias hoje em dia?” de Roberto Navarro. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/. Acesso em: 19 mar. 2019.

“O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida?” de Cláudio Sassaki. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 22 mar. 2019.

Contexto prévio:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente americano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Por meio da metodologia ativa denominada sala de aula invertida (flipped learning), os alunos, divididos em cinco grupos, irão apresentar um panorama geral de cinco possessões europeias localizadas nas Américas: Curaçao, Aruba, Groenlândia, Guiana Francesa e Ilhas Malvinas.

Como atividade os alunos farão um cartão postal relatando pontos importantes sobre cada lugar como: aspectos da colonização, línguas faladas, setor econômico, aspectos culturais, dentre outros temas que eles considerarem importantes de serem pontuados. Eles deverão também buscar responder, já na parte de sistematização, se esse lugares continuam a serem explorados, caso sejam, de que forma essa exploração acontece na atualidade.

Essa atividade requer que eles pesquisem e estudem sobre a possessão antecipadamente. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.

A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos a seguir sites com informações sobre as três comunidades.

Fica a seu critério decidir como será feita a divisão dos grupos, porém é fundamental orientá-los para que façam previamente as pesquisas, estudos levando no dia da aula o material consultado e/ou as anotações.

Sugestão de sites para pesquisa do aluno:

Aruba

“Aruba” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Aruba/483080

Acesso em: 22 mar. 2019.

“Aruba” do Portal de São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/aruba. Acesso em: 22 mar. 2019.

Curaçao

“Curaçao” do Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/curacao

Acesso em: 22 mar. 2019.

“Significado da bandeira de Curaçao ou Curaçau” de Pollyana Batista. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-de-curacao-ou-curacau/. Acesso em: 22 mar. 2019.

Groenlândia

“Groenlândia” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Groenl%C3%A2ndia/481420. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Groenlândia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/groenlandia/. Acesso em: 22 ma. 2019.

Guiana Francesa

“Guiana Francesa” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Guiana-Francesa/481324. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Guiana Francesa” do Portal do São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/guiana-francesa. Acesso em: 22 mar. 2019.

Ilhas Malvinas/ Ilhas Falkland

“Guerra das Malvinas” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/guerra-das-malvinas/. Acesso em: 22 mar. 2019.

“Ilhas Falkland” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/ilhas-Falkland/481264

Acesso em: 22 ma. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO