GEO9_01UND02 - Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Possessões europeias nas Américas no século XXI
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade visa analisar criticamente a hegemonia europeia exercida no planeta. Em relação a esta aula especificamente o objetivo é traçar um panorama atual de cinco possessões europeias ainda existentes nas Américas. Esta habilidade pode ser associada a outra, como a EF09GE06 que aborda o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias, incluindo, portanto, a divisão do mundo entre essas potências.
Materiais necessários:
Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você pode providenciar cópia do material. Para realização da ação propositiva é indispensável uma cópia da folha de imagem e outra com o verso da reprodução do cartão postal para cada grupo. Se em sua unidade escolar for fácil obter cartolina ou papel canson, providencie o material, ele será usado para colagem das partes do cartão postal. É necessário também lápis; caneta; tesoura; cola e mapa-múndi (ou atlas). Caso você opte por fazer uma exposição dos trabalhos providencie barbante.
Material complementar:
Contextualização:
Problematização
Ação propositiva:
Sistematização:
Para você saber mais:
Para se inteirar mais sobre a contextualização das possessões europeia na atualidade e sobre o uso da metodologia ativa denominada “sala de aula invertida” (flipped learning), que coloca o aluno no papel de protagonista do processo de ensino e aprendizagem, e o professor como mediador desse processo, é sugerido que se faça a leitura do material elencado a seguir.
“América” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-continente-americano.htm. Acesso em: 19 mar. 2019.
“Possessões européias na América do Sul” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/possessoes-europeias-na-america-sul.htm. Acesso em: 21 mar. 2019.
“Quantos países ainda são colônias hoje em dia?” de Roberto Navarro. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quantos-paises-ainda-sao-colonias-hoje-em-dia/. Acesso em: 19 mar. 2019.
“O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida?” de Cláudio Sassaki. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 22 mar. 2019.
Contexto prévio:
Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história no continente americano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Por meio da metodologia ativa denominada sala de aula invertida (flipped learning), os alunos, divididos em cinco grupos, irão apresentar um panorama geral de cinco possessões europeias localizadas nas Américas: Curaçao, Aruba, Groenlândia, Guiana Francesa e Ilhas Malvinas.
Como atividade os alunos farão um cartão postal relatando pontos importantes sobre cada lugar como: aspectos da colonização, línguas faladas, setor econômico, aspectos culturais, dentre outros temas que eles considerarem importantes de serem pontuados. Eles deverão também buscar responder, já na parte de sistematização, se esse lugares continuam a serem explorados, caso sejam, de que forma essa exploração acontece na atualidade.
Essa atividade requer que eles pesquisem e estudem sobre a possessão antecipadamente. Essa preparação prévia é baseada na metodologia ativa denominada flipped learning, ou sala de aula invertida, na qual o aluno deve pesquisar e estudar o tema em casa para em sala de aula desenvolver uma atividade. A pesquisa e estudo prévio pode ser feito com o uso de linguagens digitais, livros, revistas, atlas e dicionários.
A fim de facilitar o acesso ao material digital, listamos a seguir sites com informações sobre as três comunidades.
Fica a seu critério decidir como será feita a divisão dos grupos, porém é fundamental orientá-los para que façam previamente as pesquisas, estudos levando no dia da aula o material consultado e/ou as anotações.
Sugestão de sites para pesquisa do aluno:
Aruba
“Aruba” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Aruba/483080
Acesso em: 22 mar. 2019.
“Aruba” do Portal de São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/aruba. Acesso em: 22 mar. 2019.
Curaçao
“Curaçao” do Portal São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/curacao
Acesso em: 22 mar. 2019.
“Significado da bandeira de Curaçao ou Curaçau” de Pollyana Batista. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/significado-da-bandeira-de-curacao-ou-curacau/. Acesso em: 22 mar. 2019.
Groenlândia
“Groenlândia” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Groenl%C3%A2ndia/481420. Acesso em: 22 mar. 2019.
“Groenlândia” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/groenlandia/. Acesso em: 22 ma. 2019.
Guiana Francesa
“Guiana Francesa” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/Guiana-Francesa/481324. Acesso em: 22 mar. 2019.
“Guiana Francesa” do Portal do São Francisco. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/guiana-francesa. Acesso em: 22 mar. 2019.
Ilhas Malvinas/ Ilhas Falkland
“Guerra das Malvinas” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/guerra-das-malvinas/. Acesso em: 22 mar. 2019.
“Ilhas Falkland” de Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/ilhas-Falkland/481264
Acesso em: 22 ma. 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide. Peça para que observem as bandeiras de cada uma das possessões. A bandeira é um poderoso símbolo de representatividade quando um território é instituído e reconhecido.
Cada território estudado nesta aula tem sua bandeira, porém a Guiana Francesa, apesar de tentativas de instituir uma própria, continua a utilizar de maneira ampla a bandeira da França, evidenciando o forte poder do país sobre a possessão.
Como adequar à sua realidade:
Pergunte se no município que eles residem há alguma relação com algum país que ainda é possessão e como é essa vinculação. Caso não tenha, ou não saibam, conteste se há algum vínculo do município com países do continente europeu.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nhgX5F2TNwTZUGmUpgdHGKc8bX3ysWJbCMzmSEPuw8Xny7z42Cfu5n24VGtP/geo9-01und02-contextualizacao.pdf
Fonte das imagens:
Ilhas Malvinas - Folkland Island
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_the_Falkland_Islands.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.
Guiana Francesa - Guyane
Wikimedia Commons. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Francesa#/media/File:Flag_of_France.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.
Curaçao
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Cura%C3%A7ao.svg. Acesso em: 21 mar. 2019
Aruba
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Aruba.svg. Acesso em: 21 mar. 2019.
Groenlândia - Grønland
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Greenland.svg. Acesso em: 21 mar. 2019
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre a atual existência de possessões europeias no mundo, e em específico nas Américas.
Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, pois eles serão esclarecidos no decorrer das próximas etapas conforme eles desenvolverem o material e realizarem a apresentação dos trabalhos. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los a ponderar sobre a relação entre as possessões e os países que as dominam.
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wx2PTkqppcEjSGqGjCUtsApb44tB9S2s4FQgycqwcmvw5twXt8rRaS2xCek3/geo9-01und02-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Os alunos trabalharão em grupos utilizando o material de pesquisa que separaram e/ou anotaram, mais aqueles que estão disponíveis no material complementar para confeccionar um cartão postal com tamanho ampliado.
Pergunte se todos conhecem um cartão postal. Caso alguém não conheça apresente um a eles e fale da estrutura - imagem na frente e texto na parte de trás. No material complementar tem um exemplar de cartão caso você julgue necessário imprimir para mostrar.
O cartão postal é um gênero textual utilizado geralmente por quem está viajando com objetivo de informar e mostrar uma ou mais imagens do lugar que está sendo visitado.
Entregue a imagem corresponde ao grupo - parte da frente- e uma cópia do verso para preenchimento das informações.Caso a unidade escolar tenha acesso a papel canson ou cartolina entregue o material e peça para colarem as duas partes assim que finalizarem a parte escrita.
O cartão deve ser iniciado com uma saudação e indicação do lugar que será descrito. Peça para seguirem as orientações que constam no slide, inserindo:
- aspectos gerais da colonização;
- línguas faladas;
- principais setores da economia;
- aspectos culturais: religião; culinária; arquitetura; composição étnica; hábitos etc.;
- escreva também sobre alguma curiosidade.
Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e retire possíveis dúvidas e oriente no que for necessário.
Material complementar:
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q4gBkhtJs5J3HxZmjK9vnNGggCayDRRuxAruMtPj3NGab4pWwaBEGejJjAFM/geo9-01und02-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Esta etapa é dedicada a troca de informações sobre cada uma das possessões.
É esperado que os itens elencados na etapa da ação propositiva sejam inseridos no material. Deve ficar evidente a forte influência da metrópole sob vários aspectos, desde a língua falada, a culinária, a arquitetura, além do desenvolvimento de setores da economia influenciados fortemente pela metrópole.
Peça para cada grupo ir a frente mostrar o cartão postal e apresentar de maneira concisa as informações mais importantes para a compreensão do lugar. Se tiver disponível na escola mapa-múndi ou atlas, solicite que ao apresentarem a possessão o aluno indique a localização no mapa. Se julgar necessário estipule o tempo que cada grupo terá para falar.
Em relação a questão dos benefícios para ambas as partes, apesar das possessões não serem uma fonte de riqueza, como nos séculos passados, elas continuam a representar uma forma de ocupar o território, sendo estratégicas para algumas funções. Para as possessões o fato de receberem proteção é uma grande vantagem. Outra condição é que, com exceção da Groenlândia, não são territórios extensos e dificilmente sem o apoio da metrópole conseguiriam manter os atuais padrões econômicos, regidos por moedas consideradas fortes no mercado internacional.
Se você considerar adequado realizar uma exposição do material confeccionado.
Material complementar:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kppJVhHBUYc5qyYEHWESmUjKBCA8NeuDdsrXESFmhFuetU44h9mgcjmH3Krw/geo9-01und02-sistematizacao.pdf
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Grave um vídeo curto ou um áudio para os alunos explicando o tema da aula. Comente que, em relação a esta aula especificamente, o objetivo é traçar um panorama atual de cinco possessões europeias ainda existentes nas Américas. Explique que eles irão trabalhar de forma assíncrona, ou seja, irão estudar sem o auxílio do professor, mas produzindo um material para ser enviado. Os alunos devem trabalhar em grupos, mas cada um em sua casa. Professor, divida a classe em cinco grupos, sorteie as possessões e distribua-as entre os grupos. As conversas com os colegas do grupo devem ser feitas em um novo grupo, por WhatsApp ou e-mail. Aconselhe os alunos a escolher um representante para criar outro grupo de WhatasApp para os membros do grupo, e outro aluno para reunir as anotações de todos e gerar as produções coletivas que serão realizadas durante o trabalho. Uma sugestão é fazer com que os integrantes de cada grupo se encontrem em momentos síncronos, caso seja possível, usando ferramentas como Google Meet, Zoom ou Skype, o que facilitaria a organização dos trabalhos. (Tempo estimado de 20 minutos)
Contextualização
Por WhatsApp ou e-mail, encaminhe a imagem da contextualização. Grave um áudio ou vídeo explicando todos os detalhes da contextualização. Peça que observem as bandeiras de cada uma das possessões. A bandeira é um poderoso símbolo de representatividade quando um território é instituído e reconhecido. Explique para os alunos que precisam, em grupos, fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre cada possessão, só assim conseguirão fazer a etapa da ação propositiva. Nessa pesquisa, precisarão buscar informações e criar um resumo com os seguintes itens: aspectos gerais da colonização; línguas faladas; principais setores da economia; aspectos culturais: religião, culinária e arquitetura; composição étnica e hábitos. Por fim, eles devem escrever sobre alguma curiosidade. Professor, aproveite o momento para explicar aos alunos que não basta copiar da internet, o ideal é pesquisar e fazer um resumo citando as fontes utilizadas. (Tempo desta etapa: 1h30)
Problematização
Por WhatsApp ou e-mail, grave um áudio ou faça um vídeo para explicar esta etapa. Encaminhe as imagens com os questionamentos desta etapa, que têm como objetivo levar o aluno a refletir sobre a atual existência de possessões europeias no mundo e, em específico, nas Américas. Deixe claro que não é para os alunos responderem aos questionamentos. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los a ponderar sobre a relação entre as possessões e os países que as dominam. (Tempo desta etapa: 15 minutos)
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa do plano. Agora é mão na massa! Mais uma vez, grave um áudio ou faça um vídeo explicando todos os detalhes para que seja possível que os grupos consigam elaborar o cartão postal. Envie a cada grupo o cartão postal da sua possessão (frente e verso), disponível aqui. Explique que um aluno deve produzir o cartão postal, mas os outros devem ajudá-lo, por isso um momento síncrono é importante nesta etapa. Assim, todos participam. O aluno que fizer o cartão pode usar papel canson, cartolina ou folha A4, e quando finalizar a parte escrita, deve colar as duas partes. Explique todos os detalhes de como deve ser feito o cartão postal de acordo com as orientações da ação propositiva. (Tempo desta etapa: 50 minutos)
Sistematização
Esta etapa é dedicada à socialização do material produzido pelos alunos. Para finalizar, o professor pode tentar organizar um momento síncrono (Google Meet, Skype etc.) em que cada grupo teria cerca de cinco minutos para apresentar seu cartão postal. Não sendo possível, e para não deixar ninguém de fora, você pode pedir que cada grupo tire fotos ou faça um vídeo curto da elaboração do cartão. A seguir, todos os grupos devem compartilhar, pelo WhatsApp da turma (ou por e-mail), seus cartões, de modo que todos tenham acesso aos materiais produzidos por seus amigos. Por fim, professor, grave e envie à turma um vídeo comentando os cartões e fazendo um fechamento da aula. (Tempo desta etapa: 30 minutos)
Convite às famílias
Professor, uma boa sugestão é que cada aluno apresente para a sua família o seu produto final e explique cada detalhe da produção.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Traçar um panorama das possessões europeias ainda existentes nas Américas.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.