Plano de Aula

Plano de aula: Os conflitos entre as transnacionais e os Estados nacionais no processo da globalização

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE02) de Geografia, que consta na BNCC. O objeto do conhecimento são as corporações e os organismo internacionais e a habilidade tem como principais pontos analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. Dessa forma, sugerimos a utilização de pequenos vídeos, mapas,charges e trechos e a leitura crítica de reportagens jornalísticas, para o enriquecimento e ilustração do tema da aula. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Ademais esta habilidade está relacionada com diversas outras, como por exemplo EF09GE05 que tem como objeto de conhecimento a Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização e tem como habilidades a ser desenvolvidas a capacidade de analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização. Ainda podemos citar a EF09GE11 que tem como objeto de conhecimento às transformações do espaço na sociedade urbano-industrial e define como prioridade as habilidade de relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil. Esse conjunto de interconexões podem ser utilizadas para enriquecer o trabalho em sala de aula.

Materiais necessários: Lápis, caneta e borracha.

Material complementar:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ucqmVjnhMmNyffrSz8FPbsKnmFstp6D6cMTj2NPjAu8ZXvemTFw4xxcBdVeK/geo9-02und04-contextualizacao-manchetes-de-jornais.pdf

Problematização - Fabricação em Escala Global do Boeing 787: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TXAPbmU9pAqQKZjkvYTftuZBMNkufYKxDxjQKM4sAtGjd4zURCusCtKFNT9w/geo9-02und04-problematizacao-fabricacao-em-escala-global-do-boeing-787.pdf

Para você saber mais:

Este plano terá foco na atuação de empresas transnacionais dentro do fenômeno da globalização, principalmente dentro do contexto brasileiro. Empresas transnacionais são grandes conglomerados mercantis que expandiram suas ações para além das suas fronteiras originais. Em grande medida, essas empresas são originárias dos países do capitalismo central (países ricos) que a partir da expansão industrial, principalmente a partir da década de 1970 com a melhoria das telecomunicações e dos transportes começaram a fazer investimentos para fora de suas fronteiras, principalmente em países de industrialização tardia (países pobres).

Segundo A conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Comércio em 2010: a Empresa Transnacional é geralmente considerada como uma empresa que compreende as entidades em mais de um país que operam sob um sistema de tomada de decisão que permite políticas coerentes e de uma estratégia comum. As entidades são tão ligadas, por posse ou não, que uma ou mais delas podem ser capazes de exercer uma influência significativa sobre os outros e, em particular, partilhar conhecimentos, recursos e responsabilidades com os outros.

Em um enfoque mais crítico, o geógrafo, Milton Santos (1982) afirma que as transnacionais são instrumentos de acumulação de riquezas que têm dois objetivos, o primeiro deles é a exploração da força de trabalho em países periféricos para produzir com um custo menor, para a maximização dos lucros obtidos pela exportação das mercadorias para países ricos. Já o segundo é elevar as taxas de juros, que desceram a um patamar muito crítico, em países que são centrais no sistema capitalista.

Sendo assim, os conflitos entre interesses dos Estados e das transnacionais, em algumas situações, entram em conflito.

Esse plano irá trabalhar esse enfoque mais crítico em relação às empresas transnacionais.

Selecionamos alguns textos e obras caso queira aprofundar sobre o assunto:

CAULYT, Fernando. Por que a Boeing quer a Embraer? Deustch Welle. Disponível em: <https://p.dw.com/p/2tCzX>. Acesso em: 10 jan. 2019

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Empresas Transnacionais. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/empresas-transnacionais.htm>. Acesso em: 14 jan 2019.

____________. Transnacionais brasileiras. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-transnacionais-brasileiras.htm>. Acesso em: 14 jan 2019.

FURTADO, Celso. Estado e empresas transnacionais na industrialização periférica. Revista de economia política, v. 1, n. 1, p. 41-49, 1981.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de janeiro: Record, 2001. p. 319.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1992.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de janeiro: Record, 2000.

____________. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2004.

Contextos prévios: Para o aluno tirar o máximo proveito deste plano de aula é fundamental que ele já tenha conhecimentos sobre o processo da globalização e sobre as Revoluções Industriais, principalmente sobre a 3° Revolução Industrial, também conhecida como meio técnico-científico informacional.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema da aula no quadro.

Como adequar à sua realidade: As empresas transnacionais estão em todos os lugares, tente reconhecer alguma destas na sua região para tornar o conteúdo mais factível para para seu aluno.

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