Plano de Aula

Plano de aula: A formação do mundo global contemporâneo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Globalização econômica

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade está relacionada com a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais, e como ,estas afetam diretamente o cotidiano das populações

Materiais necessários: Um mapa mundi em branco para cada dupla, a charge, lápis de cor, lápis preto, borracha e régua.

Material complementar:

Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6aEhg2VYzy6wjNG5kSWHDFf9GxhfgJXX48N3gfgKHYRwhT8F4dXqHJmDbxAF/geo09-02und01-contextualizacao-imagens.pdf

Imagem sul pobre x norte rico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7MTbKXnpD6WVakrUG2F2z5ExqWwZbBGX2JAPG9h7Yrdbqrtx2uVKppPPU6hM/geo09-02und01-problematizacao-imagem-sul-x-norte.pdf

Ação propositiva - Mapa-mundi em branco: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7TGMRBeynEnUwpff8tMKN5jbtBcveAkvhwGyR5gXfZPKkZFy44pxreG9BCHW/geo09-02und01-acao-propositiva-mapa-mundi-em-branco.pdf

Ação propositiva - alternativa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yvdDXYrdXuuEQHn3YstbcEaFz3dj6SSaWBfWyj4D3B8JUEZcykfc8Azt55nr/geo09-02und01-acao-propositiva-alternativa.pdf

Mapa-mundi - resolução: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SwjN4FATtNCbRx7qHznwVGsCQZhpdDzf6jfvG6qkCWZVEpqGUdNX9qw6JxSN/geo09-02und01-sistematizacao-mapa-paises-pobres-e-paises-ricos.pdf

Para você saber mais: Nessa aula nós vamos iniciar o trabalho com os conceitos de dispersão industrial e da Divisão Internacional do trabalho. Estes dois processos são pilares para entendermos como se dá a atuação das grandes corporações internacionais dentro do mundo globalizado.

A dispersão industrial ocorreu a partir de meados do século XX em meio a 3° Revolução Industrial, também chamada de Revolução técnico-científico informacional, esse fenômeno foi responsável pela robotização da produção, da melhoria dos meios de comunicação (informatização da sociedade) e dos meios de transportes. Todas essas mudanças facilitou para as indústrias transnacionais a se dispersarem pelo mundo, sobretudo para países de industrialização tardia (Brasil, México, China, Tailândia entre outros). Essas transnacionais buscavam a exploração de uma força de trabalho mais barata, leis ambientais mais flexíveis, isenções de impostos, além da expansão para novos mercados consumidores.

Esse processo abriu as portas para a Nova Divisão Internacional do trabalho, em que, esses países de industrialização tardia passaram a exportar para os países ricos não só matérias primas (como na DIT clássica), mas também, produtos industriais semi-elaborados ou de baixo valor agregado. Já os países centrais passaram a exportar além de máquinas e equipamentos, tecnologias e capitais. Dessa forma, segundo Coutinho e Belluzo (1983) “um grupo relevantes de economias nacionais transformou-se em campo de absorção de investimentos produtivos, contribuindo para que o capital se reproduza a uma taxa de lucro mais elevada e num ritmo mais intenso”.

Abaixo listamos dois links de textos para aprofundar sua leitura sobre o tema.

DECICINO, Ronaldo. Divisão Internacional do Trabalho: Os países e a economia mundial. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm. Acesso em: 05 de novembro de 2018

FIRKOWSKI, Olga Lúcia. A Nova Divisão Internacional do trabalho e o surgimentos dos NIC's (Newly Industrializing Countries). Disponível em:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/viewFile/9901/8711. 14 de novembro de 2018

HARVEY, David. A transformação político-econômico do capitalismo do final do século XX. In_____. A Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Edições Loyola, 1992

POCHMANN, Fábio. Economia Global e a nova Divisão Internacional do trabalho. Disponivel em http://decon.edu.uy/network/panama/POCHMANN.PDF. Acessado em 05 de novembro de 2018

Contextos Prévios: Para ter um melhor aproveitamento dos conceitos trabalhados nessa aula é necessário que aluno já tenha estudado a divisão norte e sul entre países pobres e ricos e o processo de industrialização mundial.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicialmente, agrupe os alunos em duplas. Após esse primeiro momento, projete, ou escreva no quadro o tema: O Mundo “globalizado” e desigual. As aspas no termo globalizado é intencional, quando se iniciou as discussões sobre a globalização, os países ricos tinham o discurso que esse fenômeno iria equalizar as desigualdades entre as nações, no entanto, as iniquidades só aprofundaram. Dessa forma o termo “globalizado” é uma crítica a um fenômeno que é extremamente desigual. De forma breve apresente o tema para a turma, uma possível abordagem é mostrar que todos, de uma forma ou de outra, participamos como atores dentro da ordem global.

Como adequar a sua realidade: Procure informações sobre a presença de fábricas e complexos industriais na sua cidade ou na região em que mora. Caso tenha levante informações sobre a origem da empresa, se é brasileira ou filial de alguma multinacional (empresa com sede em outro país do mundo). Essa adequação é importante para que o estudante perceba que esse tema faz parte da realidade cotidiana dele.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO