GE09_01UND01 - Sistematização - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Influência cultural europeia
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre algumas situações de influência da cultura europeia pelo mundo.
Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.
Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade (tamanho A4 com margens).
Material complementar:
Contextualização
Problematização
Ação Propositiva
Sistematização
Para você saber mais:
“Cultura na Europa” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa-cultural.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
“Fases da Globalização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fases-globalizacao.htm. Acesso em: 14 ma. 2019.
Contextos prévios:
Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão de forma individual. A temática é sobre a influência cultural europeia. O continente europeu é tido como o principal influenciador da cultura do Ocidente. Nas Américas essa influência aconteceu, principalmente, pelos países colonizadores, com destaque para Portugal, Espanha e Inglaterra, além de França e Holanda. Especificamente sobre a América Latina essa influência é fortemente evidenciada pela língua falada: português e espanhol. Mas essa influência também aparece em países orientais em inúmeras áreas como literatura, arquitetura, moda, gastronomia, religião, dentre outras.
Como adequar à sua realidade:
Peça para os alunos relatarem de forma rápida aspectos da influência cultural europeia no município onde se localiza a unidade escolar.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para a classe.
Questione os alunos sobre os aspectos que eles conhecem a respeito da influência da cultura europeia no mundo e principalmente em nosso continente.
Essa influência aconteceu nas Américas a partir da realização das Grandes Navegações, que é apontada como a primeira fase da Globalização. A diversidade da influência cultural europeia hoje se apresenta em inúmeras áreas espalhadas por países tanto do Ocidente quanto do Oriente; elas são resultado da perpetuação na história de tradições de inúmeros países, povos e civilizações europeias.
Material Complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uNhgD3pNhN6vjx9CpDEA84jY5FC6anqzdzSXNdjaDJPbHJsVkkKvGchQn4mr/ge09-01und01-contextualizacao-imagens.pdf
Fonte da imagem:
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Temple_of_Hephaestus_in_Athens#/media/File:Agora_of_Athens_07.jpg. Acesso em: 12 mar. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tentar identificar elementos da cultura europeia em outros países e instigá-los a refletir sobre essa condição.
Não é necessário que o aluno acerte o questionamento, mas sim refletir sobre a influência da cultura europeia no mundo, que é o tema central da aula. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.
Na imagem 01 a réplica da Torre Eiffel fica em Tóquio, e a da figura 02 localiza-se em Hangzhou - China.
É importante que os alunos reflitam que a cultura europeia é copiada no mundo
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYx7sC6btTRsvkHYjdzTH9Tdnv5QYbV3hkebXXK7wxMsWqyBNpyye7SbvMDX/ge09-01und01-problematizacao-imagens.pdf
Fonte das imagens:
Imagem 01
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tokyo_Tower_(39141009924).jpg. Acesso em: 12 mar. 2019.
Imagem 02
Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hangzhou_by_TheTokl_-_7.jpg. Acesso em: 12 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tentar identificar elementos da cultura europeia em outros países e instigá-los a refletir sobre essa condição.
Não é necessário que o aluno acerte o questionamento, mas sim refletir sobre a influência da cultura europeia no mundo, que é o tema central da aula. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.
Na imagem 01 a réplica da Torre Eiffel fica em Tóquio, e a da figura 02 localiza-se em Hangzhou - China.
É importante que os alunos reflitam que a cultura europeia é copiada no mundo
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYx7sC6btTRsvkHYjdzTH9Tdnv5QYbV3hkebXXK7wxMsWqyBNpyye7SbvMDX/ge09-01und01-problematizacao-imagens.pdf
Fonte das imagens:
Wikimedia Commons. Disponível em:https://en.wikipedia.org/wiki/File:Saint_Patricks_Day_in_Motomachi_Yokohama.jpg. Acesso em: 12 mar. 2019.
Problematização
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tentar identificar elementos da cultura europeia em outros países e instigá-los a refletir sobre essa condição.
Não é necessário que o aluno acerte o questionamento, mas sim refletir sobre a influência da cultura europeia no mundo, que é o tema central da aula. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.
Na imagem 01 a réplica da Torre Eiffel fica em Tóquio, e a da figura 02 localiza-se em Hangzhou - China.
É importante que os alunos reflitam que a cultura europeia é copiada no mundo
Material complementar:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYx7sC6btTRsvkHYjdzTH9Tdnv5QYbV3hkebXXK7wxMsWqyBNpyye7SbvMDX/ge09-01und01-problematizacao-imagens.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia as questões para os alunos.
Entregue uma folha A4 para cada aluno. Peça para que usem a criatividade e imaginação e reproduzam algum material que demonstre a influência cultural europeia no continente americano. Peça para que atentem ao tempo dedicado ao desenvolvimento dessa etapa, sugestão de 34 minutos. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.
As várias opções aqui sugeridas é para poder contemplar as diferentes habilidades dos alunos. Como conhecedor (a) da turma você pode optar em deixar como sugerido ou incluir uma ou duas delas. Circule pela sala, tire as dúvidas e oriente para que todos consigam desenvolver a atividade.
É esperado que os alunos reproduzam algo relacionado às várias áreas culturais que temos como influência, por exemplo:
- relacionado à literatura portuguesa, espanhola ou inglesa;
- os tipos de arquitetura;
- gastronomia atrelada aos colonizadores e também em relação ao migrantes que constituem as atuais colônias;
- festas dos Santos - sendo a maioria deles de origem europeia;
- festas associadas ao folclore;
- festas relacionadas ao calendário de eventos/datas importantes dos países europeus, bem como vinculadas às colônias de migrantes;
- estilos musicais, dentre outros.
Sugestões de material de consulta para os alunos:
“Cultura Brasileira” de Daniela Diana. Disponível em:https://www.todamateria.com.br/cultura-brasileira/. Acesso em: 09 mar. 2019.
“Cultura europeia no Brasil” de Cultura Mix. Disponível em: http://cultura.culturamix.com/regional/cultura-europeia-no-brasil. Acesso em: 19 mar. 2019.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYx7sC6btTRsvkHYjdzTH9Tdnv5QYbV3hkebXXK7wxMsWqyBNpyye7SbvMDX/ge09-01und01-problematizacao-imagens.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, reproduza no quadro ou leia para os alunos.
Esta etapa é dedicada à socialização do material produzido pelos alunos. Dependendo do número de estudantes não será possível que todos apresentem, a fim de não deixar ninguém excluído você pode organizar uma exposição posteriormente.
É esperado que eles identifiquem as muitas influências, do passado e do presente, que a cultura europeia exerce nos país do continente americano. É esperado também que eles compreendam que como país colonizado por nações europeias temos como herança uma forte influência em várias áreas, que vão desde a arquitetura, moda, hábitos, até mesmo nas práticas esportivas, como a prática tão disseminada do futebol.
Material Complementar:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Além das imagens que compõem o plano, será necessário também lápis preto, régua, borracha e 1 folha da atividade (tamanho A4, com margens). O professor precisa criar um grupo de WhatsApp e incluir os alunos. Não sendo possível, a sugestão é usar o e-mail.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
O objetivo principal deste plano é refletir sobre algumas situações de influência da cultura europeia pelo mundo. Nesta aula, o trabalho será de forma assíncrona, ou seja, os alunos irão estudar sem o auxílio do professor, mas irão produzir um material para ser enviado. Cada aluno desenvolverá sua parte em casa, e o ideal é conversar com os amigos por WhatsApp ou e-mail da turma.
Contextualização
Por WhatsApp ou e-mail, encaminhe a imagem com o texto. Grave um áudio ou vídeo para os alunos questionando-os sobre os aspectos que eles conhecem a respeito da influência da cultura europeia no mundo e principalmente em nosso continente. Você pode sugerir que os alunos conversem com um parente sobre o assunto, se for possível. Professor, pense em adequar a proposta à realidade dos alunos, pedindo para eles anotarem aspectos da influência cultural europeia no município onde moram. Essas conversas e anotações devem ser enviadas ao professor pelo WhatsApp ou e-mail (veja o que é mais adequado para a sua turma). Peça aos alunos também para tirarem fotos ou fazerem vídeos curtos. (Tempo desta etapa: 15 minutos)
Problematização
Por WhatsApp ou e-mail, encaminhe as imagens com os questionamentos. Grave um áudio com os questionamentos e incentive os alunos a pesquisarem na internet, em livros ou revistas. Peça que anotem suas hipóteses numa folha (elas deverão ser enviadas também ao professor). (Tempo desta etapa: 15 minutos)
Ação propositiva
Encaminhe para os alunos o slide desta etapa do plano. Mais uma vez, grave um vídeo, faça um áudio ou envie imagens aos alunos. Explique que esse é um momento de mão na massa. Peça que usem a criatividade e a imaginação, e reproduzam algum material que demonstre a influência cultural europeia no continente americano. Professor, explique que a atividade pode ser relacionada à literatura portuguesa, espanhola ou inglesa, ou aos tipos de arquitetura, ou à gastronomia atrelada aos colonizadores e também com relação aos migrantes que constituem as atuais colônias, ou a festas de santos - sendo a maioria deles de origem europeia -, ou relacionadas ao calendário de eventos/datas importantes dos países europeus, bem como vinculadas às colônias de migrantes, ou estilos musicais, dentre outros. Encaminhe para os alunos também a reportagem: "Russos, lituanos e croatas preservam história do leste europeu na zona leste", disponível aqui. A ideia é que os alunos sejam inspirados pela reportagem. Outra possibilidade que também pode ajudá-los nessa tarefa é a “Cultura europeia no Brasil”, do Cultura Mix, disponível aqui. Professor, escolha outra reportagem que seja melhor para a sua realidade, se achar conveniente. (Tempo desta etapa: 35 minutos)
Sistematização
Esta etapa é dedicada à socialização do material produzido pelos alunos. Para não deixar ninguém excluído, você pode pedir que cada um envie um áudio ou um vídeo de, no máximo, 1 minuto, socializando como foi a ação propositiva (não sendo possível, use o e-mail). É esperado que eles identifiquem as muitas influências, do passado e do presente, que a cultura europeia exerce nos países do continente americano. É esperado também que compreendam que, como país colonizado por nações europeias, temos como herança uma forte influência em várias áreas, que vão desde a arquitetura, a moda e os hábitos até as práticas esportivas, como a prática tão disseminada do futebol. Para finalizar a aula, grave um pequeno áudio comentando sucintamente a produção dos alunos. Aproveite para cobrar toda a produção feita pelos alunos em cada etapa deste plano. (Tempo desta etapa: 10 minutos)
Convite às famílias
Professor, você pode sugerir ao aluno que assista com seus familiares à reportagem de aproximadamente 40 minutos "Vale europeu", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cibele Oliveira
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar elementos que comprovam a influência cultural europeia no mundo, principalmente nas Américas
Habilidade (s) da Base: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.