Plano de Aula

Plano de aula: Influência cultural europeia

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Processos de colonização da América e da África

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é refletir sobre algumas situações de influência da cultura europeia pelo mundo.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE05 que aborda os processos de globalização e mundialização, o que permite compreender de forma mais abrangente aspectos associados à cultura pelo mundo.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. O ideal é que a cópia seja colorida, caso não seja possível, ao apresentar as imagens ao aluno, dê ênfase aos detalhes. Será necessário também lápis preto, régua, borracha e também 1 folha da atividade (tamanho A4 com margens).

Material complementar:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uNhgD3pNhN6vjx9CpDEA84jY5FC6anqzdzSXNdjaDJPbHJsVkkKvGchQn4mr/ge09-01und01-contextualizacao-imagens.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cYx7sC6btTRsvkHYjdzTH9Tdnv5QYbV3hkebXXK7wxMsWqyBNpyye7SbvMDX/ge09-01und01-problematizacao-imagens.pdf

Ação Propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPR4YXHZTFU5K4YMS24ZTX7dfuJdrRXw4sc3D32fwe2qx7m3CevBPBpV2S32/ge09-01und01-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7AkK9p4KRUfEFd8HtKty8KsWTRvWpkC48gjnH3GFxtjb4eHVBjVQumhX6uEZ/ge09-01und01-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

“Cultura na Europa” de Eduardo de Freitas. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa-cultural.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

“Fases da Globalização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fases-globalizacao.htm. Acesso em: 14 ma. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais da importância, atuação e influência de impérios, civilizações e países europeus no decorrer da história.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão de forma individual. A temática é sobre a influência cultural europeia. O continente europeu é tido como o principal influenciador da cultura do Ocidente. Nas Américas essa influência aconteceu, principalmente, pelos países colonizadores, com destaque para Portugal, Espanha e Inglaterra, além de França e Holanda. Especificamente sobre a América Latina essa influência é fortemente evidenciada pela língua falada: português e espanhol. Mas essa influência também aparece em países orientais em inúmeras áreas como literatura, arquitetura, moda, gastronomia, religião, dentre outras.

Como adequar à sua realidade:

Peça para os alunos relatarem de forma rápida aspectos da influência cultural europeia no município onde se localiza a unidade escolar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados