Plano de Aula

Plano de aula: O povo curdo: uma nação sem território

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação territorial de estados-nação na Ásia e na Oceania.

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa habilidade dialoga com muitas outras do oitavo ano, tais como: EF08GE13, EF08GE14, EF08GE15. Elas abordam a dinâmica populacional e a questão dos refugiados, bem como os conflitos no Oriente Médio. Nessa aula, especificamente, serão abordados os conflitos que envolvem o povo curdo, sua luta para construir um Estado soberano e os fatores que dificultam a concretização desse projeto.

Materiais necessários: Texto do material complementar (cópias para a turma toda), duas impressões coloridas do mapa presente na ação propositiva (área ocupada pelos curdos), uma impressão do mapa da problematização e uma impressão de cada imagem da problematização (bandeira, oficiais, mesquita e territórios). Caso não tenha como imprimir os mapas da ação propositiva no modo colorido, delimite de caneta a área ocupada pelos curdos.

Material complementar:

Imagens e textos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jTCBdP5YEPp8cg5AMT2Bv7vTybWMw27DGGDcdGyvSArguWDNnjajpyrhczGp/geo9-8und1-imagens-e-textos.pdf

Link para os mapas:

Área habitada pelos curdos. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:20190115-kurds-map.png. Acesso em 17 de março de 2019.

Uma das sugestões de bandeira do Curdistão. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Kurdistan.png. Acesso em 17 de março de 2019.

Oficiais israelenses. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flickr_-_Israel_Defense_Forces_-_Israeli_and_Greek_Navies_Join_Forces_in_Drill_(2).jpg. Acesso em 17 de março de 2019.

Mesquita muçulmana. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ahmadiyya_Muslim_Mosque,_Kampala.jpg. Acesso. em 17 de março de 2019.

Fronteiras do Iraque. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Iraq_-_Location_Map_(2013)_-_IRQ_-_UNOCHA.svg. Acesso em 17 de março de 2019.

Mapa político da área habitada pelos curdos: Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kurdish_lands_92.jpg. Acesso em 17 de março de 2019.

Para você saber mais:

FURQUIM JR, Laércio. Geografia cidadã: 6º ano, ensino fundamental. São Paulo: Editora AJS, 2015.

Matéria da Revista Super Interessante (julho de 2018): https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-maior-povo-sem-pais/. Acesso em 17 de março de 2019.

“Nações sem território”. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/nacoes-sem-territorio.htm. Acesso em 17 de março de 2019.

Matéria do Jornal OGlobo “Entenda quem são os curdos: povo sem Estado que quer independência. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/entenda-quem-sao-os-curdos-povo-sem-estado-que-quer-independencia-21867045. Acesso em: 19 de março de 2019.

O filme “Tartarugas podem voar” retrata um acampamento curdo na fronteira entre o Irã e o Iraque, nos dias que antecedem a invasão dos Estados Unidos, em março de 2003, e mostra como a rotina bélica muda a vida dos mais jovens. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5n1Af5_TjrI. Acesso em 14 de março de 2019.

Contextos prévios: Conflitos no Oriente Médio e definição de algumas palavras que permeiam os conflitos nessa região, como: fundamentalismo islâmico, terrorismo, islamismo, muçulmanos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Explique que nessa aula os alunos verão um exemplo de nação sem território, a nação curda, que almeja constituir um Estado soberano, o Curdistão. Diga que eles relembrarão alguns elementos necessários para a constituição de um Estado soberano e, em seguida, aprenderão alguns motivos que dificultam a existência do Curdistão, dentre eles, o fato de esse território adentrar pelas fronteiras de vários países.

Aprendidos os motivos e um pouco da história do povo curdo, fale para os alunos que eles simularão um júri, onde terão que debater as vantagens e desvantagens da constituição do Curdistão como Estado soberano.

Como adequar à sua realidade: Você pode citar a tentativa de eliminação do povo indígena brasileiro. Essa tragédia histórica em processo contínuo de extermínio de povos originários é movida por interesses e forças externas travestidos em “direitos” da maioria e busca pelo desenvolvimento. São representados pelo avanço da soja, das hidrelétricas, do boi, da cana, do eucalipto, dentre outras motivações que parecem ser mais importantes do que a preservação dos direitos que foram conquistados na Constituição de 1988 e, junto com ela, a preservação dos costumes, tradições e dos recursos ambientais.

Para você saber mais:

Matéria da Carta Capital: “Entenda o conflito indígena no Brasil”. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/entenda-o-conflito-indigena-no-brasil/. Acesso em 15 de março de 2019.

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