GEO9_8UND3 - Ação Propositiva - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Conflitos no Cáucaso: o caso da Chechênia
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação territorial de estados-nação na Ásia e na Oceania.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pode-se fazer um diálogo com a habilidade do 8º ano (EF08GE15), onde se discute a importância dos recursos hídricos e os desafios ligados à gestão e comercialização. Nessa aula a água é citada como um dos recursos importantes existentes na região do Cáucaso, mas outros recursos estão na ordem do dia e influenciam diretamente na questão da resistência da Rússia aos separatismos de suas repúblicas, dentre as quais, a Chechênia, que é passagem de gasodutos e oleodutos.
Materiais necessários: Folha de papel almaço, cartolina, papel ofício, hidrocor, lápis de cor, cola e mapas do material complementar.
Material complementar:
Textos para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfSUSSPrD8nQXyJwUDHXeSGE9mCBjqyWPkazQHGHMPh7up8xw7h4gaaXJc3W/geo9-8und3-acao-propositiva-textos.pdf
Link para os mapas:
Mapa político da região do Cáucaso. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caucasus-political_pt.svg, Acesso em 12 de abril de 2019.
Mapa da Chechênia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Atlas_of_Chechnya#/media/File:LocationIchkeria.png. Acesso em 15 de abril de 2019.
Para você saber mais:
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed. São Paulo: Moderna. 2011.
Matéria do site Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/terrorismo-na-chechenia-do-separatismo-ao-elemento-islamico,d7d1958a2b32e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html. Acesso em 12 de abril de 2019.
Matéria da BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/021024_russiamv.shtml. Acesso em 12 de abril de 2019.
Matéria da Revista Le Monde Diplomatique. Disponível em: http://diplomatique.org.br/russia-e-suas-raizes-muculmanas/. Acesso em 12 de abril de 2019.
Fotografias de Davie Monteleone retratam cotidiano da Chechênia marcada pela guerra. Ele foi vencedor do 4º Prêmio de Fotojornalismo Carmignac Gestion, um dos mais prestigiados do mundo. Monteleone esteve na Chechênia entre o fim de 2013 e o início de 2014. As fotografias estão disponíveis em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141013_galeria_chechenia_cc. Acesso em 12 de abril de 2019.
Matéria “Rússia e suas raízes muçulmanas”. Revista Le Monde Diplomatique. Disponível em: https://diplomatique.org.br/russia-e-suas-raizes-muculmanas/. Acesso em 15 de abril de 2019.
Matéria “O lobo do Cáucaso”. Revista Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/o-lobo-do-caucaso/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Contextos prévios: Fim da Guerra Fria (desintegração da União Soviética)
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga aos alunos que nessa aula eles verão um dos conflitos existentes na região do Cáucaso: o separatismo da Chechênia. Eles verão motivos concretos que levam a Chechênia a querer se tornar independente, bem como outros motivos que levam a Rússia a resistir a esse movimento separatista.
Explique que eles deverão se inteirar do assunto para elaborar um texto curto com tom jornalístico e, posteriormente, pesquisar outros fatores que possam criar e incrementar uma matéria de jornal.
Como adequar à sua realidade: Você pode citar outros conflitos territoriais de menor escala para que eles compreendam quão difícil é entrar em um acordo.É possível falar das diferentes forças envolvidas na desapropriação e reintegração de algumas áreas e seus principais motivos. Busque conflitos que sejam noticiados em nos jornais do seu estado e leve para os alunos.
Contextos prévios: Desintegração da URSS
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Relembre rapidamente o fim da Guerra Fria, mais especificamente a desintegração da URSS, em 1991. Em seguida, diga que após o colapso da União Soviética, a República da Chechênia, que integra a Federação Russa, foi constituída. Leve o mapa impresso ou projete para que os alunos possam localizar o local em questão.
Fale que essa região é denominada Cáucaso é um dobramento moderno que ocupa uma área de cerca de 12.300 quilômetros quadrados. Leve impresso ou projeto a região do Cáucaso para mostrar que é uma área geográfica que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. A cordilheira que ocupa boa parte dessa região leva também o nome de Cáucaso. Essa cordilheira vai desde as margens do Mar Negro até a costa do Mar Cáspio, ou seja, de um lado ao outro da região, fazendo com que alguns de seus países sejam considerados transcontinentais, como a Turquia, cujos territórios dividem-se em uma porção geograficamente europeia e outra asiática. Nessa região habitam cerca de 21 milhões de indivíduos, distribuídos entre três países independentes da URSS: Geórgia, Armênia e Azerbaijão, além de algumas repúblicas da Rússia, dentre elas a Chechênia.
A Chechênia é um território russo formado por uma maioria muçulmana. No entanto, a Rússia é composta por uma maioria cristã-ortodoxa. Esse é um dos fortes motivos que levam a Chechênia a querer se separar da Rússia.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Fale que a questão da Chechênia é complexa porque perdura desde o século XIX. Nos acontecimentos mais recentes a Rússia articulou grandes ofensivas contra os chechenos. Em 1999, Putin, então Primeiro-Ministro russo, enviou um contingente de 100.000 soldados e armamentos pesados à região. Desde então, o conflito na Chechênia assumiu proporções enormes, com milhares de mortes e cidades arruinadas. Ao mesmo tempo, vários militantes separatistas chechenos valiam-se de táticas terroristas contra a Rússia, como sequestros e atentados a bomba. Em outubro de 2002, um grupo de chechenos armados invadiu um teatro no sul de Moscou e fez cerca de 800 reféns, reivindicando a retirada das tropas russas da Chechênia.
Agora que os alunos já sabem os principais dados sobre o conflito (o fato de o Cáucaso ser um dobramento moderno) e os movimentos nacionalistas que movimentam os conflitos nessa região, pergunte aos alunos: Por que a Rússia não permite a independência da Chechênia?
Aproveite as respostas dos alunos para incrementar o debate. De maneira geral, são dois os principais motivos:
1- questão de soberania: são mais de 200 estados na Rússia. Se um deles ficar independente, o efeito-dominó poderá ocorrer e vários movimentos nacionalistas surgiriam ou ficariam ainda mais fortes, podendo desembocar em novas independências.
2- Motivo econômico: boa parte da riqueza do petróleo da Rússia é proveniente do Mar Cáspio que, para chegar até a Rússia, precisa atravessar a Chechênia.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O mapa da Chechênia pode ficar projetado enquanto os alunos realizam a atividade.
Divida a turma em dois grupos. Distribua para um grupo o texto “O lobo do Cáucaso” e para o outro “Rússia e suas raízes muçulmanas”. Ambos estão disponíveis no material complementar (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfSUSSPrD8nQXyJwUDHXeSGE9mCBjqyWPkazQHGHMPh7up8xw7h4gaaXJc3W/geo9-8und3-acao-propositiva-textos.pdf).
Explique para os alunos que eles deverão ler e sublinhar partes importantes. Após essa etapa, escolha dois alunos para serem âncoras de um telejornal e diga que os demais alunos serão redatores e editores do jornal. Eles terão apenas um minuto para dar a notícia ao público. Assim, eles precisarão redigir um novo texto a partir da matéria original que foi entregue ao grupo.
Explique que eles poderão criar um quadro no telejornal, por exemplo: religião pelo mundo (os âncoras podem falar:
- hoje falaremos sobre religiões na Rússia…), minutos de sabedoria (os alunos podem falar curiosidades da Chechênia), dentre outros.
Os alunos poderão pegar cartolinas, canetinhas, lápis de cor e folhas A4 para cortar os cartões onde os textos do jornal estarão. Assim, cada âncora deverá ter em mãos o cartão com o símbolo e o nome do telejornal e o texto a ser lido em 1 minuto ao público.
Os dois grupos deverão fazer o mesmo. Os textos, no entanto, têm focos distintos, o que resultará em notícias bem diferentes.
Junte duas carteiras e coloque-as de frente para a turma. Os âncoras devem sentar nelas e o mapa da Chechênia pode ser projetado atrás deles. Se não for possível, pendure um mapa político da Rússia ou qualquer outro (físico, por exemplo) em que a Chechênia esteja presente.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça para que os alunos opinem sobre a maneira que o outro grupo passou o conteúdo no formato de telejornal. Em seguida, todos devem pensar numa adaptação ao jornal impresso. Distribua uma folha de papel almaço para cada grupo. De lápis, os alunos devem esboçar a matéria, separando um espaço para a manchete, o texto (que deve ser um pouco mais elaborado do que o texto do cartão), um box com propagandas e outros espaços para colocar fotografias.
Diga que os alunos deverão pesquisar em casa fotografias, colar no papel almaço e trazer na próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail
Valor trabalhado
Direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Explique que o objetivo desta aula é compreender os motivos que levam os chechenos a lutar por independência e as razões para que haja resistência por parte dos russos. Eles verão motivos concretos que levam a Chechênia a querer se tornar independente, bem como outros motivos que levam a Rússia a resistir a esse movimento separatista. Caso a turma ainda não tenha um grupo virtual, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a questão dos direitos humanos estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie aos alunos o material disponível aqui. Explique que todo o material para esta aula está presente no arquivo. Grave um áudio e relembre rapidamente o fim da Guerra Fria, mais especificamente a desintegração da URSS, em 1991. Solicite que os alunos analisem o mapa político da região do Cáucaso. Em seguida, diga que após o colapso da União Soviética, a República da Chechênia, que integra a Federação Russa, foi constituída. Fale que essa região é denominada Cáucaso, um dobramento moderno que ocupa uma área de cerca de 12.300 km². O Cáucaso é uma área geográfica que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. Você pode consultar o Plano de Aula, disponível aqui, para mais detalhes. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Grave um áudio e explique que a questão da Chechênia é complexa porque perdura desde o século XIX. Nos acontecimentos mais recentes, a Rússia articulou grandes ofensivas contra os chechenos. Em 1999, Putin, então Primeiro-Ministro russo, enviou um contingente de 100.000 soldados e armamentos pesados à região. Desde então, o conflito na Chechênia assumiu proporções enormes, com milhares de mortes e cidades arruinadas. Ao mesmo tempo, vários militantes separatistas chechenos valiam-se de táticas terroristas contra a Rússia, como sequestros e atentados. Em outubro de 2002, um grupo de chechenos armados invadiu um teatro no Sul de Moscou e fez cerca de 800 reféns, reivindicando a retirada das tropas russas da Chechênia. Agora que os alunos já sabem os principais dados sobre o conflito (o fato de o Cáucaso ser um dobramento moderno) e os movimentos nacionalistas que movimentam os conflitos nessa região, pergunte a eles: "Por que a Rússia não permite a independência da Chechênia?''. Incentive-os a participar da discussão via WhatsApp. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e envie pelo WhatsApp para explicar todas as etapas necessárias. Solicite que os alunos analisem o mapa da Chechênia e a sua localização. Divida a turma em dois grupos. Distribua para um grupo o texto “O lobo do Cáucaso” e, para o outro, “Rússia e suas raízes muçulmanas”. Explique para os alunos que eles deverão ler e sublinhar partes importantes. Após essa etapa, escolha dois alunos para serem âncoras de um telejornal, e diga que os demais alunos serão redatores e editores do jornal. Eles terão apenas um minuto para dar a notícia ao público. Assim, precisarão redigir um novo texto a partir da matéria original que foi entregue ao grupo. Os alunos poderão pegar cartolinas, canetinhas, lápis de cor e folhas A4 para cortar os cartões onde os textos do jornal estarão. Assim, cada âncora deverá ter em mãos o cartão com o símbolo e o nome do telejornal e o texto a ser lido em 1 minuto ao público. Os dois grupos deverão fazer o mesmo. Os textos, no entanto, têm focos distintos, o que resultará em notícias bem diferentes. Tudo deverá ser gravado, e os vídeos do telejornal deverão ser compartilhados com toda a turma. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Peça que os alunos opinem sobre a maneira como o outro grupo passou o conteúdo no formato de telejornal. Retome os objetivos de aprendizagem e sane as dúvidas dos alunos. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao vídeo sobre a guerra na Chechênia, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Lara Santos
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender os motivos que levam os chechenos a lutar por independência e as razões para que haja resistência por parte dos russos.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.