GEO9_8UND3 - Ação Propositiva - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Conflitos no Cáucaso: o caso da Chechênia
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação territorial de estados-nação na Ásia e na Oceania.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Pode-se fazer um diálogo com a habilidade do 8º ano (EF08GE15), onde se discute a importância dos recursos hídricos e os desafios ligados à gestão e comercialização. Nessa aula a água é citada como um dos recursos importantes existentes na região do Cáucaso, mas outros recursos estão na ordem do dia e influenciam diretamente na questão da resistência da Rússia aos separatismos de suas repúblicas, dentre as quais, a Chechênia, que é passagem de gasodutos e oleodutos.
Materiais necessários: Folha de papel almaço, cartolina, papel ofício, hidrocor, lápis de cor, cola e mapas do material complementar.
Material complementar:
Textos para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CfSUSSPrD8nQXyJwUDHXeSGE9mCBjqyWPkazQHGHMPh7up8xw7h4gaaXJc3W/geo9-8und3-acao-propositiva-textos.pdf
Link para os mapas:
Mapa político da região do Cáucaso. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caucasus-political_pt.svg, Acesso em 12 de abril de 2019.
Mapa da Chechênia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Atlas_of_Chechnya#/media/File:LocationIchkeria.png. Acesso em 15 de abril de 2019.
Para você saber mais:
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed. São Paulo: Moderna. 2011.
Matéria do site Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/terrorismo-na-chechenia-do-separatismo-ao-elemento-islamico,d7d1958a2b32e310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html. Acesso em 12 de abril de 2019.
Matéria da BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/021024_russiamv.shtml. Acesso em 12 de abril de 2019.
Matéria da Revista Le Monde Diplomatique. Disponível em: http://diplomatique.org.br/russia-e-suas-raizes-muculmanas/. Acesso em 12 de abril de 2019.
Fotografias de Davie Monteleone retratam cotidiano da Chechênia marcada pela guerra. Ele foi vencedor do 4º Prêmio de Fotojornalismo Carmignac Gestion, um dos mais prestigiados do mundo. Monteleone esteve na Chechênia entre o fim de 2013 e o início de 2014. As fotografias estão disponíveis em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141013_galeria_chechenia_cc. Acesso em 12 de abril de 2019.
Matéria “Rússia e suas raízes muçulmanas”. Revista Le Monde Diplomatique. Disponível em: https://diplomatique.org.br/russia-e-suas-raizes-muculmanas/. Acesso em 15 de abril de 2019.
Matéria “O lobo do Cáucaso”. Revista Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/o-lobo-do-caucaso/. Acesso em 14 de abril de 2019.
Contextos prévios: Fim da Guerra Fria (desintegração da União Soviética)
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga aos alunos que nessa aula eles verão um dos conflitos existentes na região do Cáucaso: o separatismo da Chechênia. Eles verão motivos concretos que levam a Chechênia a querer se tornar independente, bem como outros motivos que levam a Rússia a resistir a esse movimento separatista.
Explique que eles deverão se inteirar do assunto para elaborar um texto curto com tom jornalístico e, posteriormente, pesquisar outros fatores que possam criar e incrementar uma matéria de jornal.
Como adequar à sua realidade: Você pode citar outros conflitos territoriais de menor escala para que eles compreendam quão difícil é entrar em um acordo.É possível falar das diferentes forças envolvidas na desapropriação e reintegração de algumas áreas e seus principais motivos. Busque conflitos que sejam noticiados em nos jornais do seu estado e leve para os alunos.
Contextos prévios: Desintegração da URSS
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO