GEO9_07UND03 - Imagens da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As fronteiras naturais entre Europa e Ásia
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Critérios naturais de regionalização da Europa e da Ásia.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade a ser trabalhada está pautada na análise dos componentes físico-naturais e os determinantes histórico-geográficos de sua em Europa e Ásia. Nessa aula, iremos identificar as fronteiras naturais entre a Europa e Ásia e suas principais características, por meio de um trabalho colaborativo e de pesquisa.
Materiais necessários: Computador e projetor de imagens, caderno ou folha para registro, lápis e caneta, sala de informática com computadores com acesso a internet. Caso não seja possível a utilização de uma Sala de Informática, imprima cópias de textos dos três marcos fronteiriços entre Europa e Ásia: Montes Urais, região do Cáucaso e Estreito de Bósforo, podendo ser os textos indicados no “Saiba Mais” da Ação Propositiva. Você deverá ainda disponibilizar aos alunos cópia do material para o desenvolvimento da Ação Propositiva.
Material complementar:
Imagens para Contextualização:
Material para Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Continentes. Para saber mais sobre as divisões das terras emersas em continentes, acesse o link, disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-continentes.htm. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Fronteiras dos Continentes:Para entender mais sobre as fronteiras dos continentes, acesse os links, diponíveis em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_dos_continentes. Acesso em: 04 de abril de 2019 e https://www.geografiaopinativa.com.br/2013/07/fronteiras-dos-continentes.html. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Acidentes Geográficos. É um termo genérico utilizado para se referir a qualquer alteração ou transformação que ocorre sobre a superfície terrestre. Mais informações, acesse os links disponíveis em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/acidentes-geograficos.htm. Acesso em: 04 de abril de 2019 e http://professorleandronieves.blogspot.com/2015/11/acidentes-geograficos.html. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Fronteiras e limites. Os limites relacionam-se com a ideia de divisão e, em geral, são estabelecidos por acordos e tratados entre dois ou mais países. Para saber mais acesse o link disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-limite-fronteira.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.
Montes Urais. Extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia. Estendem-se do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://escola.britannica.com.br/artigo/montes-Urais/482754. Acesso em: 14 de março de 2019.
https://www.suapesquisa.com/geografia/montes_urais.htm. Acesso em: 14 de março de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Montes_Urais. Acesso em: 14 de março de 2019.
Região do Cáucaso. A região do Cáucaso localiza-se entre o Mar Negro e Mar Cáspio marcada pela presença de uma cadeia de montanha, denominada Cordilheira do Cáucaso, onde vivem aproximadamente 21 milhões de pessoas, com a presença de cerca 100 etnias com seus próprios costumes e línguas. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/caucaso. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/14/caucaso-100-etnias/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.infoescola.com/geografia/caucaso/. Acesso em: 21 de março de 2019.
https://www.estudopratico.com.br/caucaso-localizacao-populacao-e-conflitos/. Acesso em: 25 de março de 2019.
Estreito de Bósforo. Trata-se de um canal que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro, separando a Europa da Ásia. Para saber mais, acesse os links disponíveis em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estreito-bosforo.htm. Acesso em: 08 de abril de 2019.
https://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bosforo/. Acesso em: 08 de abril de 2019.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=559&evento=5. Acesso em: 08 de abril de 2019.
Nações Transcontinentais. é um Estado nacional que pertence a mais de um continente. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Istambul. Cidade da Turquia é considerada transcontinental, por estar localizada em dois continentes diferentes. Para saber mais, acesse os links, disponíveis em: http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/cidade-localizada-em-dois-continentes-istambul. Acesso em: 04 de abril de 2019.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_transcontinental. Acesso em: 04 de abril de 2019.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-unica-cidade-localizada-em-dois-continentes/. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: É recomendável que para essa aula os alunos estejam dispostos, em duplas ou grupos, na sala de informática ou ambiente que possibilite uma pesquisa na internet, pois a atividade sugerida na Ação Propositiva será um trabalho colaborativo de pesquisa. Inicie a aula apresentando o tema da aula, para isso projete ou escreva no quadro o tema: As fronteiras naturais entre Europa e Ásia. Caso não seja possível a utilização da internet para pesquisa, você poderá realizar a atividade proposta na Ação Propositiva, por meio da leitura e análise de textos indicados no “Saiba mais” da Ação Propositiva, que servirão como fonte de pesquisa.
Como adequar à sua realidade: Essa aula pode ser adaptada dentro de outro recorte regional. Portanto, você pode adaptar o estudo de fronteiras e seus limites dentro da sua cidade, região ou país dentro da perspectiva da habilidade proposta que se refere ao estudo dos componentes físicos-naturais de divisão, como por exemplo, o estudo de um rio, como marco fronteiriço.
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento do conceito de acidentes geográficos, limites naturais e artificiais e fronteiras.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO