Plano de Aula

Plano de aula: A diversidade da Indonésia

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação territorial de estados-nação na Ásia e na Oceania.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa aula tem como foco a análise das tensões existentes em um país tão diverso como a Indonésia. Essas tensões são provenientes de questões religiosa, étnica, linguística e político-econômica. Os alunos terão contato com um pouco de cada uma delas e, a partir daí, compreenderão a importância e a dificuldade de se manter um Estado-Nação coeso.

Materiais necessários: Textos e mapas do material complementar, fita dupla face ou durex, hidrocor preto, folhas de papel almaço (de 8 a 10 unidades)

Material complementar: Imagens e textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RdWWajaKJnEWVzuGrUsD24hTARbJUSm8TRRMRNRNm9hKsa7WSFgcgB3CSpY/geo9-08und2-imagens-e-textos.pdf

Link para os mapas:

Localização da Ásia no globo terrestre. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asia_(orthographic_projection).svg. Acesso em 20 de março de 2019.

Mapa do sudeste asiático diisponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_of_Southeast_Asia_(fr).png. Acesso em 20 de março de 2019.

Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.

IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.

Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.

Mapa da distribuição das religiões na Inddonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.

Para você saber mais:

TAMDIJAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço. Volume único. 2º ed. São Paulo: FTD, 2013.

Matéria do jornal Brasil 247 sobre os slogans nacionais. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/379406/De-Lula-a-Bolsonaro-Brasil-vai-da-inclus%C3%A3o-social-ao-autoritarismo.htm. Acesso em 25 de março de 2019.

Matéria do Estadão. Disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,as-mais-antigas-crencas-da-indonesia-querem-o-reconhecimento-oficial,70002283717. Acesso em 22 março de 2019.

Matéria sobre a campanha “Papua Livre”. Disponível em: https://pt.globalvoices.org/2016/04/07/campanha-papua-livre-chega-as-redes-sociais-em-busca-de-apoio-global/. Acesso em 22 de março de 2019.

Matéria da “Le Monde Diplomatique” sobre política e religião na Indonésia. Disponível em: https://diplomatique.org.br/indonesia-eleicoes-e-religiao/. Acesso em 22 de março de 2019.

FURQUIM JR, Laércio. Geografia cidadã: 9º ano, ensino fundamental. São Paulo: Editora AJS, 2015.

Contextos prévios: Será interessante se o conteúdo “Tigres Asiáticos” já tiver sido trabalhado, no entanto, não é um pré-requisito para acompanhar o conteúdo dessa aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale que nessa aula os alunos verão distintos aspectos da Indonésia para compreender a diversidade do país que é, inclusive, trazida em seu lema nacional: “Unidade na diversidade”.

Os mapas temáticos e alguns textos complementares serão as principais ferramentas para eles desvendarem as peculiaridades desse país que é localizado no sudeste asiático e é composto por inúmeras ilhas. Diga que nessa aula eles montarão manchetes sensacionalistas sobre alguns fatos indonésios para chamar a atenção do leitor, mas o objetivo é escrever um texto que trabalhe essa diversidade indonésia, compreendendo suas dificuldades em se manter coeso, como diz o lema.

Como adequar à sua realidade: Para aproximar da realidade brasileira você pode comentar que nosso país também é caracterizado pela grande diversidade quanto à cultura, etnia e raça. O lema nacional durante alguns anos do governo Lula foi “Brasil: um país de todos”.

Contextos prévios: Seria interessante se o conteúdo “Tigres Asiáticos” tivesse sido abordado. No entanto, não é um pré-requisito. Os alunos poderão acompanhar essa aula sem esse conteúdo.

Para saber mais: Matéria do jornal Brasil 247 sobre os slogans nacionais. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/379406/De-Lula-a-Bolsonaro-Brasil-vai-da-inclus%C3%A3o-social-ao-autoritarismo.htm. Acesso em 25 de março de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO