Plano de Aula

Plano de aula: A diversidade da Indonésia

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação territorial de estados-nação na Ásia e na Oceania.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa aula tem como foco a análise das tensões existentes em um país tão diverso como a Indonésia. Essas tensões são provenientes de questões religiosa, étnica, linguística e político-econômica. Os alunos terão contato com um pouco de cada uma delas e, a partir daí, compreenderão a importância e a dificuldade de se manter um Estado-Nação coeso.

Materiais necessários: Textos e mapas do material complementar, fita dupla face ou durex, hidrocor preto, folhas de papel almaço (de 8 a 10 unidades)

Material complementar: Imagens e textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RdWWajaKJnEWVzuGrUsD24hTARbJUSm8TRRMRNRNm9hKsa7WSFgcgB3CSpY/geo9-08und2-imagens-e-textos.pdf

Link para os mapas:

Localização da Ásia no globo terrestre. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asia_(orthographic_projection).svg. Acesso em 20 de março de 2019.

Mapa do sudeste asiático diisponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_of_Southeast_Asia_(fr).png. Acesso em 20 de março de 2019.

Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.

IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.

Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.

Mapa da distribuição das religiões na Inddonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.

Para você saber mais:

TAMDIJAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço. Volume único. 2º ed. São Paulo: FTD, 2013.

Matéria do jornal Brasil 247 sobre os slogans nacionais. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/379406/De-Lula-a-Bolsonaro-Brasil-vai-da-inclus%C3%A3o-social-ao-autoritarismo.htm. Acesso em 25 de março de 2019.

Matéria do Estadão. Disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,as-mais-antigas-crencas-da-indonesia-querem-o-reconhecimento-oficial,70002283717. Acesso em 22 março de 2019.

Matéria sobre a campanha “Papua Livre”. Disponível em: https://pt.globalvoices.org/2016/04/07/campanha-papua-livre-chega-as-redes-sociais-em-busca-de-apoio-global/. Acesso em 22 de março de 2019.

Matéria da “Le Monde Diplomatique” sobre política e religião na Indonésia. Disponível em: https://diplomatique.org.br/indonesia-eleicoes-e-religiao/. Acesso em 22 de março de 2019.

FURQUIM JR, Laércio. Geografia cidadã: 9º ano, ensino fundamental. São Paulo: Editora AJS, 2015.

Contextos prévios: Será interessante se o conteúdo “Tigres Asiáticos” já tiver sido trabalhado, no entanto, não é um pré-requisito para acompanhar o conteúdo dessa aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale que nessa aula os alunos verão distintos aspectos da Indonésia para compreender a diversidade do país que é, inclusive, trazida em seu lema nacional: “Unidade na diversidade”.

Os mapas temáticos e alguns textos complementares serão as principais ferramentas para eles desvendarem as peculiaridades desse país que é localizado no sudeste asiático e é composto por inúmeras ilhas. Diga que nessa aula eles montarão manchetes sensacionalistas sobre alguns fatos indonésios para chamar a atenção do leitor, mas o objetivo é escrever um texto que trabalhe essa diversidade indonésia, compreendendo suas dificuldades em se manter coeso, como diz o lema.

Como adequar à sua realidade: Para aproximar da realidade brasileira você pode comentar que nosso país também é caracterizado pela grande diversidade quanto à cultura, etnia e raça. O lema nacional durante alguns anos do governo Lula foi “Brasil: um país de todos”.

Contextos prévios: Seria interessante se o conteúdo “Tigres Asiáticos” tivesse sido abordado. No entanto, não é um pré-requisito. Os alunos poderão acompanhar essa aula sem esse conteúdo.

Para saber mais: Matéria do jornal Brasil 247 sobre os slogans nacionais. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/379406/De-Lula-a-Bolsonaro-Brasil-vai-da-inclus%C3%A3o-social-ao-autoritarismo.htm. Acesso em 25 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA