GEO9_08UND2 - Imagens e textos
Plano de Aula
Plano de aula: A diversidade da Indonésia
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formação territorial de estados-nação na Ásia e na Oceania.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa aula tem como foco a análise das tensões existentes em um país tão diverso como a Indonésia. Essas tensões são provenientes de questões religiosa, étnica, linguística e político-econômica. Os alunos terão contato com um pouco de cada uma delas e, a partir daí, compreenderão a importância e a dificuldade de se manter um Estado-Nação coeso.
Materiais necessários: Textos e mapas do material complementar, fita dupla face ou durex, hidrocor preto, folhas de papel almaço (de 8 a 10 unidades)
Material complementar: Imagens e textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8RdWWajaKJnEWVzuGrUsD24hTARbJUSm8TRRMRNRNm9hKsa7WSFgcgB3CSpY/geo9-08und2-imagens-e-textos.pdf
Link para os mapas:
Localização da Ásia no globo terrestre. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asia_(orthographic_projection).svg. Acesso em 20 de março de 2019.
Mapa do sudeste asiático diisponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_of_Southeast_Asia_(fr).png. Acesso em 20 de março de 2019.
Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.
IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa da distribuição das religiões na Inddonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.
Para você saber mais:
TAMDIJAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço. Volume único. 2º ed. São Paulo: FTD, 2013.
Matéria do jornal Brasil 247 sobre os slogans nacionais. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/379406/De-Lula-a-Bolsonaro-Brasil-vai-da-inclus%C3%A3o-social-ao-autoritarismo.htm. Acesso em 25 de março de 2019.
Matéria do Estadão. Disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,as-mais-antigas-crencas-da-indonesia-querem-o-reconhecimento-oficial,70002283717. Acesso em 22 março de 2019.
Matéria sobre a campanha “Papua Livre”. Disponível em: https://pt.globalvoices.org/2016/04/07/campanha-papua-livre-chega-as-redes-sociais-em-busca-de-apoio-global/. Acesso em 22 de março de 2019.
Matéria da “Le Monde Diplomatique” sobre política e religião na Indonésia. Disponível em: https://diplomatique.org.br/indonesia-eleicoes-e-religiao/. Acesso em 22 de março de 2019.
FURQUIM JR, Laércio. Geografia cidadã: 9º ano, ensino fundamental. São Paulo: Editora AJS, 2015.
Contextos prévios: Será interessante se o conteúdo “Tigres Asiáticos” já tiver sido trabalhado, no entanto, não é um pré-requisito para acompanhar o conteúdo dessa aula.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale que nessa aula os alunos verão distintos aspectos da Indonésia para compreender a diversidade do país que é, inclusive, trazida em seu lema nacional: “Unidade na diversidade”.
Os mapas temáticos e alguns textos complementares serão as principais ferramentas para eles desvendarem as peculiaridades desse país que é localizado no sudeste asiático e é composto por inúmeras ilhas. Diga que nessa aula eles montarão manchetes sensacionalistas sobre alguns fatos indonésios para chamar a atenção do leitor, mas o objetivo é escrever um texto que trabalhe essa diversidade indonésia, compreendendo suas dificuldades em se manter coeso, como diz o lema.
Como adequar à sua realidade: Para aproximar da realidade brasileira você pode comentar que nosso país também é caracterizado pela grande diversidade quanto à cultura, etnia e raça. O lema nacional durante alguns anos do governo Lula foi “Brasil: um país de todos”.
Contextos prévios: Seria interessante se o conteúdo “Tigres Asiáticos” tivesse sido abordado. No entanto, não é um pré-requisito. Os alunos poderão acompanhar essa aula sem esse conteúdo.
Para saber mais: Matéria do jornal Brasil 247 sobre os slogans nacionais. Disponível em: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/379406/De-Lula-a-Bolsonaro-Brasil-vai-da-inclus%C3%A3o-social-ao-autoritarismo.htm. Acesso em 25 de março de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: O ideal é que todos os mapas fiquem visíveis para os alunos. Se você não tiver projetor na sua escola, imprima e cole no quadro.
Essa imagem do globo com o continente asiático é interessante para dar aos alunos a noção do tamanho desse continente. Você pode perguntar aos alunos onde se encontra a Indonésia e apontar a localização. Diga que a Indonésia está no chamado Sudeste asiático, junto com outros países, como: Tailândia, Malásia, Filipinas, Singapura, Vietnã, Laos, Camboja, Mianmar, Brunei e Timor Ocidental. Mostre o próximo mapa com foco no sudeste asiático. Aponte novamente a localização da Indonésia e os demais países citados anteriormente.
É possível que eles já tenham ouvido dizer sobre alguns deles no conteúdo “Novos Tigres Asiáticos”. Se não, diga que alguns desses países foram influenciados pelo modelo “plataformas de exportação” adotado pelo Tigres Asiáticos. Assim, entre o final da década de 1980 e o início de 1990, eles iniciaram um processo de industrialização que foi favorecido pelo contexto da Terceira Revolução Industrial e pelo espaço geográfico ocupado por esses países, que oferecem fartos recursos naturais, além de uma mão de obra barata, disciplinada e relativamente especializada (TAMDIJAN, 2013, p. 249).
Explique com o auxílio do mapa que além da região continental, a Ásia abrange diversas ilhas, e a Indonésia é uma delas. Além disso, a Indonésia é peculiar por ser uma nação transcontinental porque está localizada entre dois continentes: Ásia e Oceania. Esse fator traz para esse país uma diversidade tão grande que seu lema nacional é: Bhinneka Tunggal Ika ("Unidade na diversidade").
Para você saber mais:
Localização da Ásia no globo terrestre. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asia_(orthographic_projection).svg. Acesso em 20 de março de 2019.
TAMDIJAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço. Volume único. 2º ed. São Paulo: FTD, 2013.
Contextualização
Orientações: O ideal é que todos os mapas fiquem visíveis para os alunos. Se você não tiver projetor na sua escola, imprima e cole no quadro.
Essa imagem do globo com o continente asiático é interessante para dar aos alunos a noção do tamanho desse continente. Você pode perguntar aos alunos onde se encontra a Indonésia e apontar a localização. Diga que a Indonésia está no chamado Sudeste asiático, junto com outros países, como: Tailândia, Malásia, Filipinas, Singapura, Vietnã, Laos, Camboja, Mianmar, Brunei e Timor Ocidental. Mostre o próximo mapa com foco no sudeste asiático. Aponte novamente a localização da Indonésia e os demais países citados anteriormente.
É possível que eles já tenham ouvido dizer sobre alguns deles no conteúdo “Novos Tigres Asiáticos”. Se não, diga que alguns desses países foram influenciados pelo modelo “plataformas de exportação” adotado pelo Tigres Asiáticos. Assim, entre o final da década de 1980 e o início de 1990, eles iniciaram um processo de industrialização que foi favorecido pelo contexto da Terceira Revolução Industrial e pelo espaço geográfico ocupado por esses países, que oferecem fartos recursos naturais, além de uma mão de obra barata, disciplinada e relativamente especializada (TAMDIJAN, 2013, p. 249).
Explique com o auxílio do mapa que além da região continental, a Ásia abrange diversas ilhas, e a Indonésia é uma delas. Além disso, a Indonésia é peculiar por ser uma nação transcontinental porque está localizada entre dois continentes: Ásia e Oceania. Esse fator traz para esse país uma diversidade tão grande que seu lema nacional é: Bhinneka Tunggal Ika ("Unidade na diversidade").
Para você saber mais:
Localização da Ásia no globo terrestre. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asia_(orthographic_projection).svg. Acesso em 20 de março de 2019.
TAMDIJAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço. Volume único. 2º ed. São Paulo: FTD, 2013.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Cole os 4 mapas temáticos no quadro (ou projete) e peça para que eles falem sobre a quantidade de informações presentes em cada um deles. Em seguida, pergunte se eles imaginam alguns fatores da diversidade da Indonésia que podem ameaçar a unidade do país.
Por fim, explique um pouco de cada mapa, buscando sempre o conhecimento prévio dos alunos. Os detalhes sobre cada mapa serão analisados por eles durante a ação propositiva com o auxílio dos textos do material complementar.
Mantenha os mapas no quadro durante a ação propositiva, pois os alunos desenvolverão manchetes sensacionalistas sobre a Indonésia e colarão abaixo dos mapas.
Para você saber mais:
Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.
IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa da distribuição das religiões na Indonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Cole os 4 mapas temáticos no quadro e peça para que eles falem sobre a quantidade de informações presentes em cada um deles. Em seguida, pergunte se eles imaginam alguns fatores da diversidade da Indonésia que podem ameaçar a unidade do país.
Por fim, explique um pouco de cada mapa, buscando sempre o conhecimento prévio dos alunos. Os detalhes sobre cada mapa serão analisados por eles durante a ação propositiva com o auxílio dos textos do material complementar.
Mantenha os mapas no quadro durante a ação propositiva, pois os alunos desenvolverão manchetes sensacionalistas sobre a Indonésia e colarão abaixo dos mapas.
Para você saber mais:
Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.
IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa da distribuição das religiões na Inddonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Cole os 4 mapas temáticos no quadro e peça para que eles falem sobre a quantidade de informações presentes em cada um deles. Em seguida, pergunte se eles imaginam alguns fatores da diversidade da Indonésia que podem ameaçar a unidade do país.
Por fim, explique um pouco de cada mapa, buscando sempre o conhecimento prévio dos alunos. Os detalhes sobre cada mapa serão analisados por eles durante a ação propositiva com o auxílio dos textos do material complementar.
Mantenha os mapas no quadro durante a ação propositiva, pois os alunos desenvolverão manchetes sensacionalistas sobre a Indonésia e colarão abaixo dos mapas.
Para você saber mais:
Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.
IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa da distribuição das religiões na Inddonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Cole os 4 mapas temáticos no quadro e peça para que eles falem sobre a quantidade de informações presentes em cada um deles. Em seguida, pergunte se eles imaginam alguns fatores da diversidade da Indonésia que podem ameaçar a unidade do país.
Por fim, explique um pouco de cada mapa, buscando sempre o conhecimento prévio dos alunos. Os detalhes sobre cada mapa serão analisados por eles durante a ação propositiva com o auxílio dos textos do material complementar.
Mantenha os mapas no quadro durante a ação propositiva, pois os alunos desenvolverão manchetes sensacionalistas sobre a Indonésia e colarão abaixo dos mapas.
Para você saber mais:
Mapa político da Indonésia com sua divisão administrativa em províncias. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Subdivis%C3%B5es_da_Indon%C3%A9sia#/media/File:Indonesia_provinces_indonesian.png. Acesso em 22 de março de 2019.
IDH das províncias da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_provinces_HDI_2017.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa dos grupos étnicos da Indonésia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Indonesia_Ethnic_Groups_Map_English.svg. Acesso em 22 de março de 2019.
Mapa da distribuição das religiões na Inddonésia. Fonte: Wikicommons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_Indonesian_religions.png Acesso em 22 de março de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: A turma será dividida em 3 grupos. Cada grupo receberá um texto diferente (disponível no material complementar) cujos temas dialogam com os mapas presentes na problematização e que deverão estar colados no quadro ou projetados. Os textos abordam a divisão política das províncias da Indonésia, o IDH da Indonésia e a diversidade étnica e religiosa.
Eles deverão ler o texto, destacar um trecho e criar uma manchete sem sensacionalismo e outra com sensacionalismo. Peça para que escrevam na folha de papel ofício com letras maiúsculas e legíveis. De preferência com hidrocor preto.
Mostre o exemplo do slide. Se não tiver datashow, imprima e cole no quadro a manchete. Cada grupo pode fazer mais de uma manchete, se assim desejarem.
Em seguida, todos os grupos deverão pendurar apenas as manchetes sensacionalistas no quadro. Os outros dois grupos tentarão explicar cada aspecto da Indonésia com base nas manchetes sensacionalistas. Em seguida, os grupos colarão a manchete sem sensacionalismo embaixo da manchete sensacionalista.
Os grupos deverão explicar suas escolhas e aprofundar as informações trazidas pelas manchetes para que a turma compreenda que apesar de a Indonésia pregar em seu lema nacional a unidade na diversidade, esse país vive sob tensão devido à multiplicidade política-econômica, étnica, religiosa e linguística.
Ao final, os alunos deverão recortar e colar suas manchetes em folhas de papel almaço, aberta,lembrando a disposição de um jornal. Do lado esquerdo, a manchete sensacionalista. Do lado direito, a sem sensacionalismo. Eles podem inventar o nome do jornal e colocar um data no cabeçalho.
Peça para que elaborem um pequeno texto abaixo da manchete sem sensacionalismo que informe ao público leigo alguns aspectos sobre a Indonésia. O texto deverá ser elaborado com base nas informações trazidas nos mapas e nos textos do material complementar.
Para você saber mais:
Matéria do Estadão. Disponível em: https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,as-mais-antigas-crencas-da-indonesia-querem-o-reconhecimento-oficial,70002283717. Acesso em 22 março de 2019.
Matéria sobre a campanha “Papua Livre”. Disponível em: https://pt.globalvoices.org/2016/04/07/campanha-papua-livre-chega-as-redes-sociais-em-busca-de-apoio-global/. Acesso em 22 de março de 2019.
Matéria da “Le Monde Diplomatique” sobre política e religião na Indonésia. Disponível em: https://diplomatique.org.br/indonesia-eleicoes-e-religiao/. Acesso em 22 de março de 2019.
FURQUIM JR, Laércio. Geografia cidadã: 9º ano, ensino fundamental. São Paulo: Editora AJS, 2015.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Ao final, faça um varal de barbante e pendure as folhas de papel almaço com pregador.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp
Valor trabalhado
Solidariedade
Apresentação do tema da aula
Explique que o objetivo desta aula é compreender a diversidade étnica, econômica e religiosa da Indonésia como fruto de sua localização transcontinental e insular. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor solidariedade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie aos alunos o material disponível aqui. Explique que todo o material para esta aula está disponível nesse arquivo. A imagem do globo com o continente asiático é interessante para dar aos alunos a noção do tamanho desse continente. Grave um áudio e pergunte a localização da Indonésia aos alunos. Mostre o próximo mapa, com foco no Sudeste asiático. Diga que a Indonésia está no chamado Sudeste asiático, junto com outros países como Tailândia, Malásia, Filipinas, Singapura, Vietnã, Laos, Camboja, Mianmar, Brunei e Timor Ocidental. É possível que eles já tenham ouvido dizer sobre alguns deles no conteúdo “Novos Tigres Asiáticos”. Se não, diga que alguns desses países foram influenciados pelo modelo “plataformas de exportação”, adotado pelo Tigres Asiáticos. Você pode consultar o Plano de Aula, disponível aqui, para mais detalhes. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Solicite que os alunos abram os 4 mapas temáticos, disponíveis aqui (páginas 2 e 3), e peça que falem sobre a quantidade de informações presentes em cada um deles. Em seguida, pergunte se eles imaginam alguns fatores da diversidade da Indonésia que podem ameaçar a unidade do país. Solicite que os alunos enviem mensagens ou áudios. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e envie pelo WhatsApp para explicar todas as etapas necessárias. A turma será dividida em 3 grupos. Cada grupo receberá um texto diferente (disponível aqui) cujos temas dialogam com os mapas presentes na Problematização. Os textos abordam a divisão política das províncias da Indonésia, o IDH do país e a diversidade étnica e religiosa. Eles deverão ler o texto, destacar um trecho e criar duas manchetes: uma sem sensacionalismo e outra com sensacionalismo. Peça que escrevam na folha de papel um ofício, em letras maiúsculas e legíveis, de preferência com hidrocor preto. Mostre o exemplo no link acima. Em seguida, todos os grupos deverão compartilhar as manchetes sensacionalistas. Os outros dois grupos tentarão explicar cada aspecto da Indonésia com base nas manchetes sensacionalistas. Em seguida, os grupos enviarão a manchete sem sensacionalismo. Os grupos deverão explicar suas escolhas e aprofundar as informações trazidas pelas manchetes para que a turma compreenda que, apesar de a Indonésia pregar em seu lema nacional a unidade na diversidade, esse país vive sob tensão devido à multiplicidade política-econômica, étnica, religiosa e linguística. Peça que elaborem um pequeno texto abaixo da manchete sem sensacionalismo informando ao público leigo alguns aspectos da Indonésia. O texto deverá ser elaborado com base nas informações trazidas nos mapas e nos textos do material complementar. A produção final também será compartilhada pelo WhatsApp. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Agora é hora de expor a produção final. Solicite que todos leiam as produções dos amigos e troquem ideias e sugestões. Professor, retome o objetivo da aula para finalizar o assunto. Tempo estimado de 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre a Indonésia, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Lara Santos
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender a diversidade étnica, econômica e religiosa da Indonésia como fruto de sua localização transcontinental e insular.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.