GEO9_09UND03 - Imagem Poluição na China (Problematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Meio ambiente e crescimento econômico da China
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do espaço e questões socioambientais na Europa, Ásia e Oceania.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Papel sulfite e 7 ou 8 cores de canetinha ou lápis de cor.
Material complementar:
Imagem da poluição do ar na China (problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf
Quadros para atividade (sistematização):
Para você saber mais:
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, p. 174-175.
HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.
PIGNATO, Catarina; OSTETTI, Vitória. Importação e Exportação: o desempenho dos países e dos produtos. Nexo Jornal, 21/12/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/12/21/Importa%C3%A7%C3%A3o-e-exporta%C3%A7%C3%A3o-o-desempenho-dos-pa%C3%ADses-e-dos-produtos>. Acesso em: 6 dez 2018.
LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.
Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:
FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.
Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.
Contextos prévios:
Países emergentes (BRICS) e introdução sobre a China (localização, dimensão do país e Zonas Econômicas Especiais - ZEEs)
É primordial que tentar fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como será o produto final. Se for possível, reproduza um dos tutoriais sugeridos acima em sala.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale para a turma que nessa aula eles irão analisar a face negativa do crescimento econômico que é refletida na qualidade de vida dos cidadãos.
Relembre que a China é um dos países emergentes que compõe o “BRICS”, isto é, um grupo de países que teve rápido crescimento econômico nos últimos anos, do qual o Brasil faz parte.
Diga aos alunos que eles aprenderão e executarão a técnica milenar asiática de dobradura de papel chamada origami, e que através dessa dobradura eles descobrirão problemas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos chineses.
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Faça uma breve revisão sobre a China. Destaque, com a ajuda do mapa (projetado, impresso ou mapa político da Ásia se tiver na sua escola), os aproximadamente 9.572.900 km² de área, o que faz da China o terceiro maior país do mundo. Ressalte que em muitos aspectos o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia, pois a China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis, permitindo grande variedade de produtos primários e modos de produção.
O crescimento econômico também foi impulsionado pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), a partir de 1979, quando passou a ser permitido que as empresas estrangeiras investissem capital e tecnologia em associação ou não com empresas estatais chinesas.
Na realidade, o ritmo do nível das desigualdades aumentou substancialmente, pois embora a pobreza rural tenha diminuído, a pobreza urbana aumentou. Dezesseis das vinte cidades mais poluídas do mundo localizam-se na China, que por sua vez ocupa o segundo posto em emissão de dióxido de carbono. Além disso, a pobreza urbana passou de 11 milhões para 23 milhões entre os anos de 1999 e 2003. A China hoje é uma das sociedades mais desiguais do mundo.
Para você saber mais:
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas, 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, pp. 174-175.
PENNAFORTE, Charles; LUIGI, Ricardo (orgs). China, o gigante do século XXI: influências, perspectivas e desafios no mundo em transformação. Rio de Janeiro: Cenegri, 2009. pp.14-38. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=bjfnI0qjRCYC&pg=PA22&lpg=PA22&dq=china+armen+mamigonian&source=bl&ots=TtTsnzHr7X&sig=Bo-7QNimQmIzsD5pEyrvW8QE8jQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiG3KvAs63fAhXFxFkKHRnpAjc4ChDoATAGegQIAxAB#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 18 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: A fotografia presente no slide pode ser projetada para compor essa parte da aula, mas ela é dispensável caso não haja projetor ou impressora.
Para que os alunos compreendam a dimensão da degradação ambiental e suas consequências na vida dos cidadãos chineses é primordial que se coloque a face desigual da lógica capitalista globalizante. Isto é, para que um país alcance o desenvolvimento e seja competitivo no mercado mundial, é necessário retirar grande parte dos recursos naturais renováveis e não renováveis.
Explique que a entrada incessante de investimentos estrangeiros na China tem sido a grande responsável pelo notável crescimento da economia chinesa (TAMDJIAN & MENDES, 2013, p. 252). Seu PIB é o segundo no ranking mundial, totalizando 12, 24 trilhões de dólares (dados do Banco Mundial, ano de 2017).
No entanto, o avanço industrial da China tem estimulado grandes deslocamentos populacionais das zonas rurais para as urbanas, acarretando diversas consequências para os cidadãos chineses. Além disso, o país é um dos maiores poluidores do planeta no tocante à emissão de gases estufa na atmosfera. A energia gerada na China é praticamente toda oriunda do carvão e do petróleo. Conforme a industrialização se expandia na Ásia, o fenômeno da chuva ácida foi ficando mais comum na China.
Peça para que eles digam quais seriam esses problemas urbanos vividos pelos chineses. Dentre as respostas esperadas, pode ter: falta de moradias, congestionamento, lixo urbano, aumento da poluição sonora e do ar, chuva ácida, poluição das águas etc.
Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Dados do PIB chinês disponível em:
Banco Mundial BRF/AIF. Disponível em: <http://databank.bancomundial.org/data/reports.aspx?source=2&country=CHN>. Acesso em: 8 dez 2018.
LIZIERO, Adriano. Poluição do ar na China fica descontrolada. Geografia Visual. Disponível em: <https://geografiavisual.com.br/fotografias/poluicao-do-ar-na-china-fica-descontrolada>. Acesso em: 6 dez 2018.
LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.
Informações sobre o crescimento econômico da China retiradas de:
TAMDJIAN, O. J.; MENDES, L. I. Geografia: estudos para compreensão do espaço. Volume único. 2ª ed., São Paulo: FTD, 2013.
Documentário curto sobre a fabricação de eletrônicos chineses para o mercado internacional e o custo humano desse processo, disponível em:
SILVA, Arthur. Quem paga o preço? O Custo Humano dos Eletrônicos. Youtube, 2014 (9min30seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vDz3Za_ZVkY>. Acesso em: 6 dez 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: É primordial que você tente fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como ficará no final. Segue abaixo alguns links que ensinam como fazer o origami. Se possível, escolha um deles para reproduzir em sala, se não, ensine-os a fazer a dobradura.
Explique que nessa parte da aula os alunos irão conhecer a prática do origami. Ela consiste em fazer dobraduras com papel que podem virar brincadeiras ou esculturas. Sua matéria-prima, o papel, surgiu na China. A partir do século VII os monges budistas levaram a técnica de fazer papel para outros países asiáticos, como o Japão, país de origem do origami. Origami é uma palavra japonesa que significa literalmente “dobrar papel”.
Reitere que o objetivo da aula é pensar a relação entre o crescimento econômico da China e a queda da qualidade de vida dos cidadãos chineses. Sendo assim, o origami traz uma outra percepção da nossa relação com a natureza por ser uma prática milenar ligada diretamente à natureza.
“Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele tem a consciência de que esse pedaço, um dia, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore. E que depois, o homem transformou a planta em folhas de papel, cortando-as em quadrados, dobrando-as em várias formas geométricas representando animais, plantas ou outros objetos” (HAYASAKA, E. Y.; NISHIDA, S. M.).
O próximo slide focará nas cores e nas soluções e prendas que deverão ser escritas embaixo de cada cor para que as duplas desvendem o problema urbano. Ex: embaixo do triângulo de cor laranja (vale destacar que não é possível levantar apenas o triângulo, e sim todo o quadrado) há a seguinte solução: investimento no saneamento básico. A dupla deverá escrever no caderno a cor, a solução e o problema. Nesse caso, a resposta correta seria poluição das águas.
Para você saber mais:
Como surgiu o origami. Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-origami/>. Acesso em: 6 dez 2018.
HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.
Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:
FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.
Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Se possível, mostre essa imagem para ilustrar o resultado final da dobradura.
Ação Propositiva
Orientações: Vídeo do resultado final.
Esse é o movimento que os alunos terão que fazer quando a dupla escolher um número de um a 10. Se o número escolhido for 3, por exemplo, o origami terá que ser movimentado três vezes. Quando parar, o aluno deverá escolher uma cor das 4 que aparecerem.
SANTOS, Lara. Vídeo demonstração da Ação Propositiva. Youtube, 2018 (29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=p5f6RJMVSGA>. Acesso em: 18 mai 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Vídeo demonstrativo do momento da pintura das 8 cores e da escrita da solução “Investimento em saneamento básico” para que o aluno tenha que deduzir o problema urbano que pode ser resolvido dessa forma.
SANTOS, Lara. Vídeo demonstração Origami. Youtube, 2018 (04seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Pm-id9N_Rdk>. Acesso em: 18 mai 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Escreva no quadro as cores e as soluções dos problemas urbanos deixando um espaço para que os alunos possam escrever. Os nomes “P1, P2 E P3” significam “prendas 1, 2 e 3”. Esse “código” serve para que o aluno não deixe de escolher essas cores com receio da prenda.
Só você terá acesso às prendas. Quando um aluno escolher uma delas, diga o comando.
Prenda 1: “Escreva no quadro um produto feito a partir do petróleo”
(Respostas possíveis: celular, óculos de sol, chicletes, maquiagem, solados dos tênis, gasolina, shampoo, creme dental, medicamentos, asfalto, etc.)
Prenda 2: “Escreva no quadro um tipo de lixo doméstico”
(Respostas possíveis: todo o tipo de resíduo gerado nas casas, dos orgânicos aos inorgânicos).
Prenda 3: “Escreva no quadro um produto exportado pela China”
(Respostas possíveis: televisão, celulares, vestuário, câmeras, equipamento de escritório).
O integrante da dupla que não estiver com o origami nas mãos, escolherá um número de 1 a 10. O outro mexerá o origami nas posições horizontal e vertical de maneira que as cores mudem a cada número contado. Ex: se o integrante escolheu o número 3, o origami terá que ser modificado 3 vezes de posição. Após contar três modificações, o integrante sem o origami em mãos escolherá uma das 4 cores que aparecem.
Após escolhida a cor, o integrante vai abrir o triângulo para ler a solução escrita embaixo da cor. Ex: cor laranja. Solução: investimento em saneamento básico.
Ambos escreverão numa folha o problema urbano que necessita dessa solução. Nesse caso, a resposta é contaminação das águas.
O objetivo é desvendar problemas urbanos e pagar prendas. Cada membro do grupo escolherá duas cores. Ao final, 4 problemas ou prendas terão sido desvendadas e anotadas numa folha.
Problemas urbanos relativos às cores (Solução do origami):
- Preto: uso de energia solar - Uso intensivo de combustíveis fósseis/ alternativa à outras energias com impacto ambiental, como a hidrelétrica
- Azul: diminuição do uso de agrotóxicos - contaminação do solo
- Verde: reciclagem - Lixo industrial ou doméstico mal descartado
- Laranja: investimento em saneamento básico - contaminação dos rios
- Rosa: filtros nas chaminés das indústrias - poluição do ar
Após a resolução de 4 cores distintas por dupla, escreva as respostas ao lado, conferindo-as com a turma. Em seguida, corrija as prendas tirando as dúvidas e acrescentando outros produtos.
Para você saber mais:
A palavra “prenda” pode ter um significado regional. Segundo a definição do dicionário Aulete, prenda pode ser:
1. Prêmio ganho em determinadas competições ou brincadeiras; BRINDE
2. Penalidade aplicada ao perdedor em alguns jogos ou brincadeiras (pagar prenda)
3. Presente, dádiva, mimo
4. Antq. Habilidade, conhecimento em um ramo de atividade; DOTE; QUALIDADE: moça com muitas prendas
Disponível em: <http://www.aulete.com.br/prenda>. Acesso em: 19 dez 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Após a resolução de todas as cores e prendas, peça para que os alunos montem dois quadros: uma de três colunas e oito linhas e outra de três colunas e uma linha maior, tal como no slide. Se possível, imprima esse quadro e distribua para todos os alunos para que complementem e guardem como material de estudo.
Confira alguns quadros preenchidos pelos alunos e tire dúvidas. O importante é o aluno chegar ao final dessa aula consciente de que os problemas urbanos vividos pelas grandes potências declinam a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que eles estejam na camada privilegiada dos países do mundo. Além disso, eles devem entender que as soluções existem, mas não são praticadas suficientemente a ponto de reverter o quadro.
Possíveis respostas:
Problemas urbanos e suas respectivas soluções:
- Uso intensivo de combustíveis fósseis/ alternativa à outras energias com impacto ambiental, como a hidrelétrica - uso de energia solar.
- Contaminação do solo - diminuição do uso de agrotóxicos.
- Lixo industrial ou doméstico mal descartado - reciclagem.
- Contaminação dos rios- investimento em saneamento básico.
- Poluição do ar - filtros nas chaminés das indústrias.
Produtos feitos a partir do petróleo: remédios, plástico, corantes de comida, cosméticos, etc. Para saber mais acesse: <https://www.royalfic.com.br/produtos-utilizados-no-dia-dia-que-sao-derivados-do-petroleo/>. Acesso em 19 dez 2018.
Tipos de lixo doméstico: papéis, vidros, resíduos orgânicos, plástico etc.
Produtos comercializados pela China: carros, minério de ferro, telefones, soja, couro, celulose etc. Para saber mais acesse: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/chn/ >. Acesso em: 19 dez 2018 e <http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/01/china-foi-de-novo-principal-vendedor-e-comprador-do-brasil-em-2013.html>. Acesso em: 19 dez 2018.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Docs ou Word
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
o objetivo desta aula é identificar e compreender as consequências do crescimento econômico chinês para a qualidade de vida dos cidadãos chineses. Fale para a turma que nesta aula eles irão analisar a face negativa do crescimento econômico, refletida na qualidade de vida dos cidadãos. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, solicite que os alunos abram um mapa-múndi e localizem a China. Eles podem ver na internet também. Faça uma breve revisão sobre a China. Destaque, com a ajuda do mapa, os aproximadamente 9.572.900 km² de área, o que faz da China o terceiro maior país do mundo. Ressalte que em muitos aspectos o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia, pois a China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis, permitindo grande variedade de produtos primários e modos de produção. O crescimento econômico também foi impulsionado pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), a partir de 1979, quando passou a ser permitido que as empresas estrangeiras investissem capital e tecnologia em associação ou não com empresas estatais chinesas. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui. Grave um áudio comentando a dimensão da degradação ambiental e suas consequências para a vida dos cidadãos chineses. É primordial que se coloque a face desigual da lógica capitalista globalizante. Isto é, para que um país alcance o desenvolvimento e seja competitivo no mercado mundial, é necessário retirar grande parte dos recursos naturais renováveis e não renováveis. Peça que eles digam quais seriam esses problemas urbanos vividos pelos chineses. Dentre as respostas esperadas, pode haver: falta de moradias, congestionamento, lixo urbano, aumento da poluição sonora e do ar, chuva ácida, poluição das águas etc. No Plano de Aula, disponível aqui, há muitos argumentos para ajudar nesta etapa, professor. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique passo a passo essa etapa. É primordial que você tente fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Envie um modelo ao grupo para que os alunos vejam como ficará no final. Disponível aqui, há uma explicação de como fazer o origami. Explique que nesta parte da aula os alunos irão conhecer a prática do origami. Ela consiste em fazer dobraduras com papel que podem virar brincadeiras ou esculturas. Origami é uma palavra japonesa que significa literalmente “dobrar papel”. Reitere que o objetivo da aula é pensar a relação entre o crescimento econômico da China e a queda da qualidade de vida dos cidadãos chineses. Sendo assim, o origami traz uma outra percepção da nossa relação com a natureza por ser uma prática milenar ligada diretamente à natureza. Para todos os detalhes, vídeos e prendas que farão parte desta etapa, acesse o Plano de Aula, disponível aqui. Incentive-os a enviar suas produções à turma. Tempo estimado de 50 minutos.
Sistematização
Por fim, envie aos alunos a tabela para esta etapa, disponível aqui. Após a resolução de todas as cores e prendas, peça que os alunos montem dois quadros: um de três colunas e oito linhas, e outro de três colunas e uma linha maior, tal como no arquivo acima (eles podem usar o Google Docs ou o Word). Confira alguns quadros preenchidos pelos alunos e tire dúvidas. O importante é o aluno chegar ao final desta aula consciente de que os problemas urbanos vividos pelas grandes potências declinam a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que eles estejam na camada privilegiada dos países do mundo. Além disso, eles devem entender que as soluções existem, mas não são praticadas suficientemente a ponto de reverter o quadro. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre a China, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Lara Santos
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar e compreender as consequências do crescimento econômico chinês na qualidade de vida dos cidadãos chineses.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.