Planilha sem título - Página1
Plano de Aula
Plano de aula: O Petróleo e a emissão de gás carbônico: Análise dos continentes americano e africano
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização com base em dados socioespaciais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: dados, impressão do jogo
Material complementar:
Link para o mapa:
Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhHpyK6quA4byGQMPZPk2TbGw6P9ExFCt27Kd4ZjMX8H8tMkP2c73Z9ErAtu/geo08-20unid03-contextualizacao-mapa.pdf
Problematização:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uHRJAFkW5WZ6NGUg7UGjAxkbdtuGbP2s2BcGQQwuRgd8mg6j5rNNw7QSePGB/geo08-20unid03-acao-propositiva-jogo.pdf
Para você saber mais:
Artigo diponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br/o-co2-na-atmosfera-bateu-mais-um-recorde-isso-ainda-e-noticia/ acesso em 13 de fevereiro de 2019
Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=y4vU7w8t25A acesso em 08 de fevereiro de 2019.
material disponível em: http://www.cbcs.org.br/sbcs10/website/userFiles/palestras_sbcs_10/emissao_co2_vj.pdf acesso em 12 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v4n9/v4n9a10.pdf acesso em 13 de fevereiro de 2019
Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível em https://www.ecycle.com.br/2375-dioxido-de-carbono-o-que-e-co2.html acessado em 08 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml acesso em 11 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: https://www.wwf.org.br/?67822/Relatrio-do-IPCC-2018-sobre-aquecimento-global-de-15C-incita-mais-esforos-para-ao-climtica-global
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explique aos alunos o mapa mostrando como ocorre a distribuição das reservas de petróleo no mundo. Logo o jogo de interesse geopolítico dos países em explorar essa riqueza, chega ao ponto de gerar guerras como do Iraque. Essa perspectiva existe, pois após a segunda Revolução Industrial, o petróleo ganhou o status de principal fonte de energia do planeta. Neste sentido, o aumento de CO2 (Gás Carbônico ) na atmosfera se tornou uma tendência, à medida que avançou o processo de industrialização e urbanização, em que os meios de transportes utilizam como principal combustível o óleo diesel e a gasolina, que são subprodutos do petróleo. Estabeleça ainda um comparativo entre as reservas na América e na África, chame atenção para as reservas do Brasil, da Venezuela e dos EUA, do Canadá, da Líbia e Gabão, que se destacam no mapa.
Material complementar
Link para o mapa:
Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Como adequar a sua realidade:
Você pode pesquisar e trabalhar com os alunos as principais fontes emissoras de poluição no seu município.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO