Plano de Aula

Plano de aula: O Petróleo e a emissão de gás carbônico: Análise dos continentes americano e africano

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização com base em dados socioespaciais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: dados, impressão do jogo

Material complementar:

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8wReNewTdDTwKTjsx8DbDphgcgjWtyjk65npxfMqEhNCffMUp79AUVuGT6yV/geo08-20unid03-tema-da-aula-mapa.pdf

Link para o mapa:

Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhHpyK6quA4byGQMPZPk2TbGw6P9ExFCt27Kd4ZjMX8H8tMkP2c73Z9ErAtu/geo08-20unid03-contextualizacao-mapa.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGjaWvkyGfsSQUGHxFaHhm4qZv7rhqbcT4haftse5uMRWr2vv3jMVSeRAhjv/geo08-20unid03-problematizacao-perguntas.pdf

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uHRJAFkW5WZ6NGUg7UGjAxkbdtuGbP2s2BcGQQwuRgd8mg6j5rNNw7QSePGB/geo08-20unid03-acao-propositiva-jogo.pdf

Para você saber mais:

Artigo diponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br/o-co2-na-atmosfera-bateu-mais-um-recorde-isso-ainda-e-noticia/ acesso em 13 de fevereiro de 2019

Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=y4vU7w8t25A acesso em 08 de fevereiro de 2019.

material disponível em: http://www.cbcs.org.br/sbcs10/website/userFiles/palestras_sbcs_10/emissao_co2_vj.pdf acesso em 12 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v4n9/v4n9a10.pdf acesso em 13 de fevereiro de 2019

Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.

Artigo disponível em https://www.ecycle.com.br/2375-dioxido-de-carbono-o-que-e-co2.html acessado em 08 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml acesso em 11 de fevereiro de 2019.

Artigo disponível em: https://www.wwf.org.br/?67822/Relatrio-do-IPCC-2018-sobre-aquecimento-global-de-15C-incita-mais-esforos-para-ao-climtica-global

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Explique aos alunos o mapa mostrando como ocorre a distribuição das reservas de petróleo no mundo. Logo o jogo de interesse geopolítico dos países em explorar essa riqueza, chega ao ponto de gerar guerras como do Iraque. Essa perspectiva existe, pois após a segunda Revolução Industrial, o petróleo ganhou o status de principal fonte de energia do planeta. Neste sentido, o aumento de CO2 (Gás Carbônico ) na atmosfera se tornou uma tendência, à medida que avançou o processo de industrialização e urbanização, em que os meios de transportes utilizam como principal combustível o óleo diesel e a gasolina, que são subprodutos do petróleo. Estabeleça ainda um comparativo entre as reservas na América e na África, chame atenção para as reservas do Brasil, da Venezuela e dos EUA, do Canadá, da Líbia e Gabão, que se destacam no mapa.

Material complementar

Tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8wReNewTdDTwKTjsx8DbDphgcgjWtyjk65npxfMqEhNCffMUp79AUVuGT6yV/geo08-20unid03-tema-da-aula-mapa.pdf

Link para o mapa:

Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.

Como adequar a sua realidade:

Você pode pesquisar e trabalhar com os alunos as principais fontes emissoras de poluição no seu município.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.

Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO