Planilha sem título - Página1
Plano de Aula
Plano de aula: O Petróleo e a emissão de gás carbônico: Análise dos continentes americano e africano
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regionalização com base em dados socioespaciais
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE20 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: dados, impressão do jogo
Material complementar:
Link para o mapa:
Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhHpyK6quA4byGQMPZPk2TbGw6P9ExFCt27Kd4ZjMX8H8tMkP2c73Z9ErAtu/geo08-20unid03-contextualizacao-mapa.pdf
Problematização:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uHRJAFkW5WZ6NGUg7UGjAxkbdtuGbP2s2BcGQQwuRgd8mg6j5rNNw7QSePGB/geo08-20unid03-acao-propositiva-jogo.pdf
Para você saber mais:
Artigo diponível em: http://www.observatoriodoclima.eco.br/o-co2-na-atmosfera-bateu-mais-um-recorde-isso-ainda-e-noticia/ acesso em 13 de fevereiro de 2019
Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=18&v=y4vU7w8t25A acesso em 08 de fevereiro de 2019.
material disponível em: http://www.cbcs.org.br/sbcs10/website/userFiles/palestras_sbcs_10/emissao_co2_vj.pdf acesso em 12 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v4n9/v4n9a10.pdf acesso em 13 de fevereiro de 2019
Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.
Artigo disponível em https://www.ecycle.com.br/2375-dioxido-de-carbono-o-que-e-co2.html acessado em 08 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml acesso em 11 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em: https://www.wwf.org.br/?67822/Relatrio-do-IPCC-2018-sobre-aquecimento-global-de-15C-incita-mais-esforos-para-ao-climtica-global
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Explique aos alunos o mapa mostrando como ocorre a distribuição das reservas de petróleo no mundo. Logo o jogo de interesse geopolítico dos países em explorar essa riqueza, chega ao ponto de gerar guerras como do Iraque. Essa perspectiva existe, pois após a segunda Revolução Industrial, o petróleo ganhou o status de principal fonte de energia do planeta. Neste sentido, o aumento de CO2 (Gás Carbônico ) na atmosfera se tornou uma tendência, à medida que avançou o processo de industrialização e urbanização, em que os meios de transportes utilizam como principal combustível o óleo diesel e a gasolina, que são subprodutos do petróleo. Estabeleça ainda um comparativo entre as reservas na América e na África, chame atenção para as reservas do Brasil, da Venezuela e dos EUA, do Canadá, da Líbia e Gabão, que se destacam no mapa.
Material complementar
Link para o mapa:
Países com as maiores reservas de petróleo do mundo (janeiro de 2014). disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_reservas_de_petr%C3%B3leo#/media/File:Oil_Reserves_Updated.png acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Como adequar a sua realidade:
Você pode pesquisar e trabalhar com os alunos as principais fontes emissoras de poluição no seu município.
Para você saber mais:
Artigo disponível em: http://www.aepet.org.br/colunas/pagina/164/Panorama-do-petrleo-na-frica acesso em 13 de fevereiro de 2019.
Dados sobre as reservas de petróleo disponíveis em: https://www.indexmundi.com/map/?v=97&l=pt acesso em 26 de março de 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Aqui apresente aos alunos as consequências do consumo do petróleo, a partir da queima do combustível fóssil, gerando a emissão de grandes quantidades de CO2 (gás carbônico) na atmosfera, potencializando o aquecimento global. Explique que outros gases também são responsáveis pelo processo e que essa é uma teoria defendida por vários pesquisadores a partir do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Por fim, apesar de existir teorias contrárias, podemos notar impactos principalmente em função do desmatamento, do excesso de veículos e destruição dos ecossistemas.
Material complementar
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhHpyK6quA4byGQMPZPk2TbGw6P9ExFCt27Kd4ZjMX8H8tMkP2c73Z9ErAtu/geo08-20unid03-contextualizacao-mapa.pdf
Para você saber mais:
Artigo disponível em https://www.ecycle.com.br/2375-dioxido-de-carbono-o-que-e-co2.html acessado em 08 de fevereiro de 2019.
Artigo disponível em https://g1.globo.com/natureza/noticia/america-latina-gera-10-das-emissoes-globais-veja-paises-que-mais-poluem.ghtml acesso em 11 de fevereiro de 2019.
artigo disponível em: https://www.wwf.org.br/?67822/Relatrio-do-IPCC-2018-sobre-aquecimento-global-de-15C-incita-mais-esforos-para-ao-climtica-global
Problematização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Reflita brevemente com os alunos sobre as causas e os efeito do excesso de CO2 na atmosfera, levante possibilidades desenvolvidas pela sociedade para mitigar e diminuir a emissão do CO2, como uso de transporte coletivo, reflorestamento, investimento em tecnologias de combustíveis renováveis.
Material complementar
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGjaWvkyGfsSQUGHxFaHhm4qZv7rhqbcT4haftse5uMRWr2vv3jMVSeRAhjv/geo08-20unid03-problematizacao-perguntas.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Reúna os alunos em trios para jogar o jogo proposto, cada representante poderá ser a tampinha de uma caneta ou canetinha. Use um ou dois dados, para a dinâmica do jogo, solicite aos alunos muita atenção nas cartas. A carta retirada volta para o fundo do baralho, caso o aluno tire a mesma carta ao longo das rodadas, solicite que pegue outra carta. Explique que as cartas pode aparecer com os seguintes naipes:
Curiosidade: Essa modalidade o aluno não responde nada, porém dependendo do tipo de afirmativa ele pode avançar ou recuar no tabuleiro, em caso de uma curiosidade positiva sobre a temática ele avança o número de casas previstas na carta, no caso de uma curiosidade negativa sobre a temática ele recua o número de casas prevista na carta.
Complete: Caso o aluno complete corretamente afirmativa ele avança o número de casas previstas na carta. Caso complete de maneira incorreta o aluno ficará parado na mesma posição no tabuleiro.
Curinga: O curinga é uma sugestão de uma possível mudança de atitude, que gerará um impacto muito positivo nas emissões de gás carbônico, essa carta tem o objetivo de provocar a reflexão sobre possibilidades de mudança, por isso o aluno deslocará a quantidade de casas previstas no curinga.
JOGO DA EMISSÃO DE CO2 E O PETRÓLEO
REGRAS:
1- Jogue o dado e desloque nas casa;
2 - Retire uma carta, que terá três possibilidades Curiosidade, Complete ou Curinga.
4 - Avance, recue ou fique parado conforme a comda da carta retirada.
5- A carta retirada irá para o fundo do baralho.
6 - Ganha quem chegar primeiro.
Material complementar
Jogo para impressão
Como adequar à sua realidade: Solicite aos alunos que em grupos de 3 pessoas, façam a sugestão de uma lista de atividades que mais colaboram para a emissão de CO2 no município. Oriente que seja considerado atividades econômicas e domésticas que colaboram, como:
- Indústria
- Agropecuária
- Agricultura
- Transporte individual
- Transporte coletivo
Para cada sugestão solicite que produza uma solução ou possibilidade de intervenção que ajude a melhorar a qualidade do ar, e o que isso implica na saúde humana em relação a possíveis doenças associadas a essa qualidade do ar, ou ainda os reflexos climáticos extremos como excesso de calor, de chuvas, causando uma série de problemas para a população.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Retome o objetivo da aula, reflita sobre o consumo de petróleo e emissão de CO2. Espera-se que o jogo consiga levar aos alunos a capacidade de entendimento acerca do consumo excessivo de petróleo e das consequências para a vida humana. Assim observar ainda que a dinâmica da cadeia do combustível fóssil, passa por um jogo de interesses e geopolítica.
Em tempo de educação em casa, você pode adaptar os planos de aula de Geografia da Nova Escola, permitindo usos alternativos sem perder seus objetivos e conteúdo. Aproveite esse período, para oportunizar modelos diferentes de aprendizagem e tirar o máximo de proveito das tecnologias digitais e das atividades mão na massa. Por serem flexíveis, os planos possibilitam uma variabilidade didática que facilita a adaptação em diferentes contextos e lugares.
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ricardo Quirino
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar a relação entre consumo de petróleo e emissão de gás carbônico nos continentes americano e africano.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.