17529
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Meio ambiente e crescimento econômico da China

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre identificar e compreender as consequências do crescimento econômico chinês na qualidade de vida dos cidadãos chineses.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lara D'Assunção Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel sulfite e 7 ou 8 cores de canetinha ou lápis de cor.

Material complementar:

Imagem da poluição do ar na China (problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf

Quadros para atividade (sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8QjsAejnGaYHjce4vXFWvkbCGjEQHr6jUWph2g4Tgb5w5j6yyQb6KPAsW9Q/geo9-09und03-quadros-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, p. 174-175.

HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.

PIGNATO, Catarina; OSTETTI, Vitória. Importação e Exportação: o desempenho dos países e dos produtos. Nexo Jornal, 21/12/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/12/21/Importa%C3%A7%C3%A3o-e-exporta%C3%A7%C3%A3o-o-desempenho-dos-pa%C3%ADses-e-dos-produtos>. Acesso em: 6 dez 2018.

LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.

Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:

FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.

Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.

Contextos prévios:

Países emergentes (BRICS) e introdução sobre a China (localização, dimensão do país e Zonas Econômicas Especiais - ZEEs)

É primordial que tentar fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como será o produto final. Se for possível, reproduza um dos tutoriais sugeridos acima em sala.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nessa aula eles irão analisar a face negativa do crescimento econômico que é refletida na qualidade de vida dos cidadãos.

Relembre que a China é um dos países emergentes que compõe o “BRICS”, isto é, um grupo de países que teve rápido crescimento econômico nos últimos anos, do qual o Brasil faz parte.

Diga aos alunos que eles aprenderão e executarão a técnica milenar asiática de dobradura de papel chamada origami, e que através dessa dobradura eles descobrirão problemas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos chineses.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça uma breve revisão sobre a China. Destaque, com a ajuda do mapa (projetado, impresso ou mapa político da Ásia se tiver na sua escola), os aproximadamente 9.572.900 km² de área, o que faz da China o terceiro maior país do mundo. Ressalte que em muitos aspectos o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia, pois a China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis, permitindo grande variedade de produtos primários e modos de produção.

O crescimento econômico também foi impulsionado pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), a partir de 1979, quando passou a ser permitido que as empresas estrangeiras investissem capital e tecnologia em associação ou não com empresas estatais chinesas.

Na realidade, o ritmo do nível das desigualdades aumentou substancialmente, pois embora a pobreza rural tenha diminuído, a pobreza urbana aumentou. Dezesseis das vinte cidades mais poluídas do mundo localizam-se na China, que por sua vez ocupa o segundo posto em emissão de dióxido de carbono. Além disso, a pobreza urbana passou de 11 milhões para 23 milhões entre os anos de 1999 e 2003. A China hoje é uma das sociedades mais desiguais do mundo.

Para você saber mais:

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas, 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, pp. 174-175.

PENNAFORTE, Charles; LUIGI, Ricardo (orgs). China, o gigante do século XXI: influências, perspectivas e desafios no mundo em transformação. Rio de Janeiro: Cenegri, 2009. pp.14-38. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=bjfnI0qjRCYC&pg=PA22&lpg=PA22&dq=china+armen+mamigonian&source=bl&ots=TtTsnzHr7X&sig=Bo-7QNimQmIzsD5pEyrvW8QE8jQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiG3KvAs63fAhXFxFkKHRnpAjc4ChDoATAGegQIAxAB#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 18 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A fotografia presente no slide pode ser projetada para compor essa parte da aula, mas ela é dispensável caso não haja projetor ou impressora.

Para que os alunos compreendam a dimensão da degradação ambiental e suas consequências na vida dos cidadãos chineses é primordial que se coloque a face desigual da lógica capitalista globalizante. Isto é, para que um país alcance o desenvolvimento e seja competitivo no mercado mundial, é necessário retirar grande parte dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Explique que a entrada incessante de investimentos estrangeiros na China tem sido a grande responsável pelo notável crescimento da economia chinesa (TAMDJIAN & MENDES, 2013, p. 252). Seu PIB é o segundo no ranking mundial, totalizando 12, 24 trilhões de dólares (dados do Banco Mundial, ano de 2017).

No entanto, o avanço industrial da China tem estimulado grandes deslocamentos populacionais das zonas rurais para as urbanas, acarretando diversas consequências para os cidadãos chineses. Além disso, o país é um dos maiores poluidores do planeta no tocante à emissão de gases estufa na atmosfera. A energia gerada na China é praticamente toda oriunda do carvão e do petróleo. Conforme a industrialização se expandia na Ásia, o fenômeno da chuva ácida foi ficando mais comum na China.

Peça para que eles digam quais seriam esses problemas urbanos vividos pelos chineses. Dentre as respostas esperadas, pode ter: falta de moradias, congestionamento, lixo urbano, aumento da poluição sonora e do ar, chuva ácida, poluição das águas etc.

Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Dados do PIB chinês disponível em:

Banco Mundial BRF/AIF. Disponível em: <http://databank.bancomundial.org/data/reports.aspx?source=2&country=CHN>. Acesso em: 8 dez 2018.

LIZIERO, Adriano. Poluição do ar na China fica descontrolada. Geografia Visual. Disponível em: <https://geografiavisual.com.br/fotografias/poluicao-do-ar-na-china-fica-descontrolada>. Acesso em: 6 dez 2018.

LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.

Informações sobre o crescimento econômico da China retiradas de:

TAMDJIAN, O. J.; MENDES, L. I. Geografia: estudos para compreensão do espaço. Volume único. 2ª ed., São Paulo: FTD, 2013.

Documentário curto sobre a fabricação de eletrônicos chineses para o mercado internacional e o custo humano desse processo, disponível em:

SILVA, Arthur. Quem paga o preço? O Custo Humano dos Eletrônicos. Youtube, 2014 (9min30seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vDz3Za_ZVkY>. Acesso em: 6 dez 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: É primordial que você tente fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como ficará no final. Segue abaixo alguns links que ensinam como fazer o origami. Se possível, escolha um deles para reproduzir em sala, se não, ensine-os a fazer a dobradura.

Explique que nessa parte da aula os alunos irão conhecer a prática do origami. Ela consiste em fazer dobraduras com papel que podem virar brincadeiras ou esculturas. Sua matéria-prima, o papel, surgiu na China. A partir do século VII os monges budistas levaram a técnica de fazer papel para outros países asiáticos, como o Japão, país de origem do origami. Origami é uma palavra japonesa que significa literalmente “dobrar papel”.

Reitere que o objetivo da aula é pensar a relação entre o crescimento econômico da China e a queda da qualidade de vida dos cidadãos chineses. Sendo assim, o origami traz uma outra percepção da nossa relação com a natureza por ser uma prática milenar ligada diretamente à natureza.

“Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele tem a consciência de que esse pedaço, um dia, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore. E que depois, o homem transformou a planta em folhas de papel, cortando-as em quadrados, dobrando-as em várias formas geométricas representando animais, plantas ou outros objetos” (HAYASAKA, E. Y.; NISHIDA, S. M.).

O próximo slide focará nas cores e nas soluções e prendas que deverão ser escritas embaixo de cada cor para que as duplas desvendem o problema urbano. Ex: embaixo do triângulo de cor laranja (vale destacar que não é possível levantar apenas o triângulo, e sim todo o quadrado) há a seguinte solução: investimento no saneamento básico. A dupla deverá escrever no caderno a cor, a solução e o problema. Nesse caso, a resposta correta seria poluição das águas.

Para você saber mais:

Como surgiu o origami. Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-origami/>. Acesso em: 6 dez 2018.

HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.

Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:

FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.

Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Se possível, mostre essa imagem para ilustrar o resultado final da dobradura.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Vídeo do resultado final.

Esse é o movimento que os alunos terão que fazer quando a dupla escolher um número de um a 10. Se o número escolhido for 3, por exemplo, o origami terá que ser movimentado três vezes. Quando parar, o aluno deverá escolher uma cor das 4 que aparecerem.

SANTOS, Lara. Vídeo demonstração da Ação Propositiva. Youtube, 2018 (29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=p5f6RJMVSGA>. Acesso em: 18 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Vídeo demonstrativo do momento da pintura das 8 cores e da escrita da solução “Investimento em saneamento básico” para que o aluno tenha que deduzir o problema urbano que pode ser resolvido dessa forma.

SANTOS, Lara. Vídeo demonstração Origami. Youtube, 2018 (04seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Pm-id9N_Rdk>. Acesso em: 18 mai 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Escreva no quadro as cores e as soluções dos problemas urbanos deixando um espaço para que os alunos possam escrever. Os nomes “P1, P2 E P3” significam “prendas 1, 2 e 3”. Esse “código” serve para que o aluno não deixe de escolher essas cores com receio da prenda.

Só você terá acesso às prendas. Quando um aluno escolher uma delas, diga o comando.

Prenda 1: “Escreva no quadro um produto feito a partir do petróleo”

(Respostas possíveis: celular, óculos de sol, chicletes, maquiagem, solados dos tênis, gasolina, shampoo, creme dental, medicamentos, asfalto, etc.)

Prenda 2: “Escreva no quadro um tipo de lixo doméstico”

(Respostas possíveis: todo o tipo de resíduo gerado nas casas, dos orgânicos aos inorgânicos).

Prenda 3: “Escreva no quadro um produto exportado pela China”

(Respostas possíveis: televisão, celulares, vestuário, câmeras, equipamento de escritório).

O integrante da dupla que não estiver com o origami nas mãos, escolherá um número de 1 a 10. O outro mexerá o origami nas posições horizontal e vertical de maneira que as cores mudem a cada número contado. Ex: se o integrante escolheu o número 3, o origami terá que ser modificado 3 vezes de posição. Após contar três modificações, o integrante sem o origami em mãos escolherá uma das 4 cores que aparecem.

Após escolhida a cor, o integrante vai abrir o triângulo para ler a solução escrita embaixo da cor. Ex: cor laranja. Solução: investimento em saneamento básico.

Ambos escreverão numa folha o problema urbano que necessita dessa solução. Nesse caso, a resposta é contaminação das águas.

O objetivo é desvendar problemas urbanos e pagar prendas. Cada membro do grupo escolherá duas cores. Ao final, 4 problemas ou prendas terão sido desvendadas e anotadas numa folha.

Problemas urbanos relativos às cores (Solução do origami):

  • Preto: uso de energia solar - Uso intensivo de combustíveis fósseis/ alternativa à outras energias com impacto ambiental, como a hidrelétrica
  • Azul: diminuição do uso de agrotóxicos - contaminação do solo
  • Verde: reciclagem - Lixo industrial ou doméstico mal descartado
  • Laranja: investimento em saneamento básico - contaminação dos rios
  • Rosa: filtros nas chaminés das indústrias - poluição do ar

Após a resolução de 4 cores distintas por dupla, escreva as respostas ao lado, conferindo-as com a turma. Em seguida, corrija as prendas tirando as dúvidas e acrescentando outros produtos.

Para você saber mais:

A palavra “prenda” pode ter um significado regional. Segundo a definição do dicionário Aulete, prenda pode ser:

1. Prêmio ganho em determinadas competições ou brincadeiras; BRINDE

2. Penalidade aplicada ao perdedor em alguns jogos ou brincadeiras (pagar prenda)

3. Presente, dádiva, mimo

4. Antq. Habilidade, conhecimento em um ramo de atividade; DOTE; QUALIDADE: moça com muitas prendas

Disponível em: <http://www.aulete.com.br/prenda>. Acesso em: 19 dez 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Após a resolução de todas as cores e prendas, peça para que os alunos montem dois quadros: uma de três colunas e oito linhas e outra de três colunas e uma linha maior, tal como no slide. Se possível, imprima esse quadro e distribua para todos os alunos para que complementem e guardem como material de estudo.

Confira alguns quadros preenchidos pelos alunos e tire dúvidas. O importante é o aluno chegar ao final dessa aula consciente de que os problemas urbanos vividos pelas grandes potências declinam a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que eles estejam na camada privilegiada dos países do mundo. Além disso, eles devem entender que as soluções existem, mas não são praticadas suficientemente a ponto de reverter o quadro.

Possíveis respostas:

Problemas urbanos e suas respectivas soluções:

  • Uso intensivo de combustíveis fósseis/ alternativa à outras energias com impacto ambiental, como a hidrelétrica - uso de energia solar.
  • Contaminação do solo - diminuição do uso de agrotóxicos.
  • Lixo industrial ou doméstico mal descartado - reciclagem.
  • Contaminação dos rios- investimento em saneamento básico.
  • Poluição do ar - filtros nas chaminés das indústrias.

Produtos feitos a partir do petróleo: remédios, plástico, corantes de comida, cosméticos, etc. Para saber mais acesse: <https://www.royalfic.com.br/produtos-utilizados-no-dia-dia-que-sao-derivados-do-petroleo/>. Acesso em 19 dez 2018.

Tipos de lixo doméstico: papéis, vidros, resíduos orgânicos, plástico etc.

Produtos comercializados pela China: carros, minério de ferro, telefones, soja, couro, celulose etc. Para saber mais acesse: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/chn/ >. Acesso em: 19 dez 2018 e <http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/01/china-foi-de-novo-principal-vendedor-e-comprador-do-brasil-em-2013.html>. Acesso em: 19 dez 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel sulfite e 7 ou 8 cores de canetinha ou lápis de cor.

Material complementar:

Imagem da poluição do ar na China (problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf

Quadros para atividade (sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8QjsAejnGaYHjce4vXFWvkbCGjEQHr6jUWph2g4Tgb5w5j6yyQb6KPAsW9Q/geo9-09und03-quadros-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, p. 174-175.

HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.

PIGNATO, Catarina; OSTETTI, Vitória. Importação e Exportação: o desempenho dos países e dos produtos. Nexo Jornal, 21/12/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/12/21/Importa%C3%A7%C3%A3o-e-exporta%C3%A7%C3%A3o-o-desempenho-dos-pa%C3%ADses-e-dos-produtos>. Acesso em: 6 dez 2018.

LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.

Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:

FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.

Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.

Contextos prévios:

Países emergentes (BRICS) e introdução sobre a China (localização, dimensão do país e Zonas Econômicas Especiais - ZEEs)

É primordial que tentar fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como será o produto final. Se for possível, reproduza um dos tutoriais sugeridos acima em sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nessa aula eles irão analisar a face negativa do crescimento econômico que é refletida na qualidade de vida dos cidadãos.

Relembre que a China é um dos países emergentes que compõe o “BRICS”, isto é, um grupo de países que teve rápido crescimento econômico nos últimos anos, do qual o Brasil faz parte.

Diga aos alunos que eles aprenderão e executarão a técnica milenar asiática de dobradura de papel chamada origami, e que através dessa dobradura eles descobrirão problemas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos chineses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Faça uma breve revisão sobre a China. Destaque, com a ajuda do mapa (projetado, impresso ou mapa político da Ásia se tiver na sua escola), os aproximadamente 9.572.900 km² de área, o que faz da China o terceiro maior país do mundo. Ressalte que em muitos aspectos o desenvolvimento do país foi determinado pela sua geografia, pois a China tem desertos, montanhas e bacias hidrográficas férteis, permitindo grande variedade de produtos primários e modos de produção.

O crescimento econômico também foi impulsionado pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), a partir de 1979, quando passou a ser permitido que as empresas estrangeiras investissem capital e tecnologia em associação ou não com empresas estatais chinesas.

Na realidade, o ritmo do nível das desigualdades aumentou substancialmente, pois embora a pobreza rural tenha diminuído, a pobreza urbana aumentou. Dezesseis das vinte cidades mais poluídas do mundo localizam-se na China, que por sua vez ocupa o segundo posto em emissão de dióxido de carbono. Além disso, a pobreza urbana passou de 11 milhões para 23 milhões entre os anos de 1999 e 2003. A China hoje é uma das sociedades mais desiguais do mundo.

Para você saber mais:

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas, 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, pp. 174-175.

PENNAFORTE, Charles; LUIGI, Ricardo (orgs). China, o gigante do século XXI: influências, perspectivas e desafios no mundo em transformação. Rio de Janeiro: Cenegri, 2009. pp.14-38. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=bjfnI0qjRCYC&pg=PA22&lpg=PA22&dq=china+armen+mamigonian&source=bl&ots=TtTsnzHr7X&sig=Bo-7QNimQmIzsD5pEyrvW8QE8jQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiG3KvAs63fAhXFxFkKHRnpAjc4ChDoATAGegQIAxAB#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 18 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: A fotografia presente no slide pode ser projetada para compor essa parte da aula, mas ela é dispensável caso não haja projetor ou impressora.

Para que os alunos compreendam a dimensão da degradação ambiental e suas consequências na vida dos cidadãos chineses é primordial que se coloque a face desigual da lógica capitalista globalizante. Isto é, para que um país alcance o desenvolvimento e seja competitivo no mercado mundial, é necessário retirar grande parte dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Explique que a entrada incessante de investimentos estrangeiros na China tem sido a grande responsável pelo notável crescimento da economia chinesa (TAMDJIAN & MENDES, 2013, p. 252). Seu PIB é o segundo no ranking mundial, totalizando 12, 24 trilhões de dólares (dados do Banco Mundial, ano de 2017).

No entanto, o avanço industrial da China tem estimulado grandes deslocamentos populacionais das zonas rurais para as urbanas, acarretando diversas consequências para os cidadãos chineses. Além disso, o país é um dos maiores poluidores do planeta no tocante à emissão de gases estufa na atmosfera. A energia gerada na China é praticamente toda oriunda do carvão e do petróleo. Conforme a industrialização se expandia na Ásia, o fenômeno da chuva ácida foi ficando mais comum na China.

Peça para que eles digam quais seriam esses problemas urbanos vividos pelos chineses. Dentre as respostas esperadas, pode ter: falta de moradias, congestionamento, lixo urbano, aumento da poluição sonora e do ar, chuva ácida, poluição das águas etc.

Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Dados do PIB chinês disponível em:

Banco Mundial BRF/AIF. Disponível em: <http://databank.bancomundial.org/data/reports.aspx?source=2&country=CHN>. Acesso em: 8 dez 2018.

LIZIERO, Adriano. Poluição do ar na China fica descontrolada. Geografia Visual. Disponível em: <https://geografiavisual.com.br/fotografias/poluicao-do-ar-na-china-fica-descontrolada>. Acesso em: 6 dez 2018.

LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.

Informações sobre o crescimento econômico da China retiradas de:

TAMDJIAN, O. J.; MENDES, L. I. Geografia: estudos para compreensão do espaço. Volume único. 2ª ed., São Paulo: FTD, 2013.

Documentário curto sobre a fabricação de eletrônicos chineses para o mercado internacional e o custo humano desse processo, disponível em:

SILVA, Arthur. Quem paga o preço? O Custo Humano dos Eletrônicos. Youtube, 2014 (9min30seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vDz3Za_ZVkY>. Acesso em: 6 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: É primordial que você tente fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como ficará no final. Segue abaixo alguns links que ensinam como fazer o origami. Se possível, escolha um deles para reproduzir em sala, se não, ensine-os a fazer a dobradura.

Explique que nessa parte da aula os alunos irão conhecer a prática do origami. Ela consiste em fazer dobraduras com papel que podem virar brincadeiras ou esculturas. Sua matéria-prima, o papel, surgiu na China. A partir do século VII os monges budistas levaram a técnica de fazer papel para outros países asiáticos, como o Japão, país de origem do origami. Origami é uma palavra japonesa que significa literalmente “dobrar papel”.

Reitere que o objetivo da aula é pensar a relação entre o crescimento econômico da China e a queda da qualidade de vida dos cidadãos chineses. Sendo assim, o origami traz uma outra percepção da nossa relação com a natureza por ser uma prática milenar ligada diretamente à natureza.

“Para o origamista, o ato de dobrar o papel representa a transformação da vida e ele tem a consciência de que esse pedaço, um dia, foi a semente de uma planta que germinou, cresceu e se transformou numa árvore. E que depois, o homem transformou a planta em folhas de papel, cortando-as em quadrados, dobrando-as em várias formas geométricas representando animais, plantas ou outros objetos” (HAYASAKA, E. Y.; NISHIDA, S. M.).

O próximo slide focará nas cores e nas soluções e prendas que deverão ser escritas embaixo de cada cor para que as duplas desvendem o problema urbano. Ex: embaixo do triângulo de cor laranja (vale destacar que não é possível levantar apenas o triângulo, e sim todo o quadrado) há a seguinte solução: investimento no saneamento básico. A dupla deverá escrever no caderno a cor, a solução e o problema. Nesse caso, a resposta correta seria poluição das águas.

Para você saber mais:

Como surgiu o origami. Revista Superinteressante, 18/04/2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-origami/>. Acesso em: 6 dez 2018.

HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.

Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:

FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.

Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Se possível, mostre essa imagem para ilustrar o resultado final da dobradura.

Slide Plano Aula

Orientações: Vídeo do resultado final.

Esse é o movimento que os alunos terão que fazer quando a dupla escolher um número de um a 10. Se o número escolhido for 3, por exemplo, o origami terá que ser movimentado três vezes. Quando parar, o aluno deverá escolher uma cor das 4 que aparecerem.

SANTOS, Lara. Vídeo demonstração da Ação Propositiva. Youtube, 2018 (29seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=p5f6RJMVSGA>. Acesso em: 18 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Vídeo demonstrativo do momento da pintura das 8 cores e da escrita da solução “Investimento em saneamento básico” para que o aluno tenha que deduzir o problema urbano que pode ser resolvido dessa forma.

SANTOS, Lara. Vídeo demonstração Origami. Youtube, 2018 (04seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=Pm-id9N_Rdk>. Acesso em: 18 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Escreva no quadro as cores e as soluções dos problemas urbanos deixando um espaço para que os alunos possam escrever. Os nomes “P1, P2 E P3” significam “prendas 1, 2 e 3”. Esse “código” serve para que o aluno não deixe de escolher essas cores com receio da prenda.

Só você terá acesso às prendas. Quando um aluno escolher uma delas, diga o comando.

Prenda 1: “Escreva no quadro um produto feito a partir do petróleo”

(Respostas possíveis: celular, óculos de sol, chicletes, maquiagem, solados dos tênis, gasolina, shampoo, creme dental, medicamentos, asfalto, etc.)

Prenda 2: “Escreva no quadro um tipo de lixo doméstico”

(Respostas possíveis: todo o tipo de resíduo gerado nas casas, dos orgânicos aos inorgânicos).

Prenda 3: “Escreva no quadro um produto exportado pela China”

(Respostas possíveis: televisão, celulares, vestuário, câmeras, equipamento de escritório).

O integrante da dupla que não estiver com o origami nas mãos, escolherá um número de 1 a 10. O outro mexerá o origami nas posições horizontal e vertical de maneira que as cores mudem a cada número contado. Ex: se o integrante escolheu o número 3, o origami terá que ser modificado 3 vezes de posição. Após contar três modificações, o integrante sem o origami em mãos escolherá uma das 4 cores que aparecem.

Após escolhida a cor, o integrante vai abrir o triângulo para ler a solução escrita embaixo da cor. Ex: cor laranja. Solução: investimento em saneamento básico.

Ambos escreverão numa folha o problema urbano que necessita dessa solução. Nesse caso, a resposta é contaminação das águas.

O objetivo é desvendar problemas urbanos e pagar prendas. Cada membro do grupo escolherá duas cores. Ao final, 4 problemas ou prendas terão sido desvendadas e anotadas numa folha.

Problemas urbanos relativos às cores (Solução do origami):

  • Preto: uso de energia solar - Uso intensivo de combustíveis fósseis/ alternativa à outras energias com impacto ambiental, como a hidrelétrica
  • Azul: diminuição do uso de agrotóxicos - contaminação do solo
  • Verde: reciclagem - Lixo industrial ou doméstico mal descartado
  • Laranja: investimento em saneamento básico - contaminação dos rios
  • Rosa: filtros nas chaminés das indústrias - poluição do ar

Após a resolução de 4 cores distintas por dupla, escreva as respostas ao lado, conferindo-as com a turma. Em seguida, corrija as prendas tirando as dúvidas e acrescentando outros produtos.

Para você saber mais:

A palavra “prenda” pode ter um significado regional. Segundo a definição do dicionário Aulete, prenda pode ser:

1. Prêmio ganho em determinadas competições ou brincadeiras; BRINDE

2. Penalidade aplicada ao perdedor em alguns jogos ou brincadeiras (pagar prenda)

3. Presente, dádiva, mimo

4. Antq. Habilidade, conhecimento em um ramo de atividade; DOTE; QUALIDADE: moça com muitas prendas

Disponível em: <http://www.aulete.com.br/prenda>. Acesso em: 19 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Após a resolução de todas as cores e prendas, peça para que os alunos montem dois quadros: uma de três colunas e oito linhas e outra de três colunas e uma linha maior, tal como no slide. Se possível, imprima esse quadro e distribua para todos os alunos para que complementem e guardem como material de estudo.

Confira alguns quadros preenchidos pelos alunos e tire dúvidas. O importante é o aluno chegar ao final dessa aula consciente de que os problemas urbanos vividos pelas grandes potências declinam a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que eles estejam na camada privilegiada dos países do mundo. Além disso, eles devem entender que as soluções existem, mas não são praticadas suficientemente a ponto de reverter o quadro.

Possíveis respostas:

Problemas urbanos e suas respectivas soluções:

  • Uso intensivo de combustíveis fósseis/ alternativa à outras energias com impacto ambiental, como a hidrelétrica - uso de energia solar.
  • Contaminação do solo - diminuição do uso de agrotóxicos.
  • Lixo industrial ou doméstico mal descartado - reciclagem.
  • Contaminação dos rios- investimento em saneamento básico.
  • Poluição do ar - filtros nas chaminés das indústrias.

Produtos feitos a partir do petróleo: remédios, plástico, corantes de comida, cosméticos, etc. Para saber mais acesse: <https://www.royalfic.com.br/produtos-utilizados-no-dia-dia-que-sao-derivados-do-petroleo/>. Acesso em 19 dez 2018.

Tipos de lixo doméstico: papéis, vidros, resíduos orgânicos, plástico etc.

Produtos comercializados pela China: carros, minério de ferro, telefones, soja, couro, celulose etc. Para saber mais acesse: <https://atlas.media.mit.edu/pt/profile/country/chn/ >. Acesso em: 19 dez 2018 e <http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/01/china-foi-de-novo-principal-vendedor-e-comprador-do-brasil-em-2013.html>. Acesso em: 19 dez 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano