Plano de Aula

Plano de aula: Meio ambiente e crescimento econômico da China

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do espaço e questões socioambientais na Europa, Ásia e Oceania.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GEO9 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papel sulfite e 7 ou 8 cores de canetinha ou lápis de cor.

Material complementar:

Imagem da poluição do ar na China (problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H95RZqQ9akh3YS3XvJ3PpdJaz4EEntK8DC9Q3Ugv7KpfFyCRsY2yjBj5YTjR/geo9-09und03-imagem-poluicao-na-china-problematizacao.pdf

Quadros para atividade (sistematização):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8QjsAejnGaYHjce4vXFWvkbCGjEQHr6jUWph2g4Tgb5w5j6yyQb6KPAsW9Q/geo9-09und03-quadros-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 9º ano. 1ª ed., São Paulo: Moderna, 2011, p. 174-175.

HAYASAKA, Enio Yoshinori; NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena história sobre origami. Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami.htm>. Acesso em: 6 dez 2018.

PIGNATO, Catarina; OSTETTI, Vitória. Importação e Exportação: o desempenho dos países e dos produtos. Nexo Jornal, 21/12/2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2016/12/21/Importa%C3%A7%C3%A3o-e-exporta%C3%A7%C3%A3o-o-desempenho-dos-pa%C3%ADses-e-dos-produtos>. Acesso em: 6 dez 2018.

LYI, Macarena Vidal. O legado nocivo da industrialização na China pode custar milhões ao Estado. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/internacional/1456503291_708266.html>. Acesso em: 6 dez 2018.

Links para aprender a fazer o origami, Disponível em:

FRANCISCO, Lucas. Como fazer um quantos queres origamis. Youtube, 2015 (6min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y3FgY6JsiVg>. Acesso em: 18 mai 2019.

Como fazer um abre e fecha. Wikihow. Disponível em: <https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Abre-e-Fecha>. Acesso em: 18 mai 2019.

Contextos prévios:

Países emergentes (BRICS) e introdução sobre a China (localização, dimensão do país e Zonas Econômicas Especiais - ZEEs)

É primordial que tentar fazer sozinho o origami em casa para poder ajudar os alunos na aula. Leve o modelo para a sala para que os alunos vejam como será o produto final. Se for possível, reproduza um dos tutoriais sugeridos acima em sala.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale para a turma que nessa aula eles irão analisar a face negativa do crescimento econômico que é refletida na qualidade de vida dos cidadãos.

Relembre que a China é um dos países emergentes que compõe o “BRICS”, isto é, um grupo de países que teve rápido crescimento econômico nos últimos anos, do qual o Brasil faz parte.

Diga aos alunos que eles aprenderão e executarão a técnica milenar asiática de dobradura de papel chamada origami, e que através dessa dobradura eles descobrirão problemas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos chineses.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados