GEO9_09UND04 - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Refugiados no continente europeu
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do espaço e questões socioambientais na Europa, Ásia e Oceania.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Dentro dessa habilidade, cabe analisar as características de países e grupos de países europeus em seus aspectos populacionais, econômicos, urbanos e políticos e discutir suas desigualdades sociais e econômicas. Dessa maneira, trazer à tona a discussão sobre refugiados é uma oportunidade de pensar sobre a condição deles aos longo dos séculos e trazer para próximo dos alunos o debate sobre Direitos Humanos.
A habilidade EF09GE03, por exemplo, pode ser a continuação dessa aula, pois visa defender a importância da multiculturalidade, relativizar o termo minoria e fortalecer o valor de igualdade de direitos sócio territoriais e culturais entre diferentes povos.
Materiais necessários: Papel sulfite e lápis.
Cópias das imagens apresentadas nos slides.
Material complementar: Todas as imagens estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JKBeFfyxX8M92ksdastCGSDxueEZu8YyTyedcnmAAuKwtUdQcECpAhuskQC/geo9-09und04-imagens-para-impressao.pdf
Para você saber mais:
Site do Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados (ACNUR): https://www.acnur.org/portugues/
O filme “Human Flow” contém belíssimas imagens feitas por drones dos deslocamentos humanos. Está disponível no youtube “filmes para alugar”.
Human Flow: Não Existe Lar se Não Há Para Onde Ir (Legendado). 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WX-EoSLBDp8>. Acesso em: 28 dez 2018.
Caso queira passar o trailer para os alunos, o link é: https://www.youtube.com/watch?v=_jO9DqVztLQ. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
O filme “Exodus: de onde eu vim não existe mais” conta a história de seis pessoas de diferentes partes do mundo que foram forçadas a deixar seus lares e construir suas vidas sob novas e desafiadoras circunstâncias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EzZBMqCCdxQ. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
O trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado denominado “Êxodos” contém um capítulo dedicado aos refugiados. São fotografias dos anos de 1980 e 1990 que ainda permanecem atuais. Você pode falar brevemente desse fotógrafo que é radicado na França desde os anos de 1970, quando saiu do Brasil por conta da repressão militar. Sobre o trabalho:
SALGADO, Sebastião. Migrations. Disponível em: <https://www.amazonasimages.com/travaux-exodes>. Acesso em: 2 jan. 2019.
O site Geografia visual elaborou um microvideo sobre a crise dos refugiados. Com pouco mais de um minuto, o vídeo traz imagens impressionantes da guerra na Síria. Disponível em:
Crise de Refugiados. 2018. (01min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=TG3KD86rPPU>. Acesso em: 6 jan. 2019.
Número de migrantes e refugiados que chegam aos países mediterrâneos. Disponível em: <https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com&sl=en&sp=nmt4&u=https://data2.unhcr.org/en/situations/mediterranean&xid=17259,15700019,15700124,15700186,15700191,15700201,15700237,15700242,15700248&usg=ALkJrhiR5-pdM2f1ccxLBbUdhFZsmjcQsw>. Acesso em: 2 jan. 2019.
Mapa de refugiados na Europa e grupo de voluntários. Disponível em: <https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1qH3FWHISW70aGQ_TUT_m43GfXgI&hl=en_US&ll=40.63362709141793%2C25.7775331792177&z=7>. Acesso em: 2 jan. 2019.
Refugiados na Europa: a crise em mapas e gráficos. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_graficos_imigracao_europa_rm>. Acesso em: 4 jan. 2019.
Dados sobre refúgio. Agência da ONU para refugiados. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/>. Acesso em: 2 jan. 2019.
Para informações atuais (2018) sobre a rota pelo Mar Mediterrâneo, acesse: https://data2.unhcr.org/en/situations/mediterranean# Acesso em 4 de janeiro de 2019.
A sigla ACNUR presente na imagem do slide 3 (contextualização) é a Agência das Nações Unidas que dá assistência a cinco milhões de refugiados da Palestina. Informações disponíveis em: http://unrwa.org.br/sobre_a_unrwa/ Acesso em 4 de janeiro de 2019.
Para saber mais sobre a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados acesse: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf . Nesse documento eles definem o que é refugiado, as obrigações do refugiado no país que o recebe e ressalta a não-discriminação, sua situação jurídica, empregos, dentre outros.
Sobre xenofobia na Hungria: Matéria no jornal português “Diário de Notícias”:
ONU alarmada com expansão da xenofobia e racismo na Europa. Diário de Notícias. Disponível em: <https://www.dn.pt/lusa/interior/onu-alarmada-com-expansao-da-xenofobia-e-racismo-na-europa-9168597.html>. Acesso em: 14 jan. 2019.
Sobre os mapas conceituais: conceito e exemplo, respectivamente:
FICANHA, A. et al. Uso de mapa conceitual para a aprendizagem de conceitos de química na educação profissional. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2329-1.pdf>. Acesso em: 6 jan 2019.
GERHARDT, Carla Carine. Plano de aula: ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3150/ler-em-grupos-mapas-conceituais-de-diversos-estilos-visuais-e-assuntos>. Acesso em: 6 jan. 2019.
Sobre o Pacto Global para Migração da ONU:
RODRÍGUEZ, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 12 jan. 2019.
Sobre a saída do Brasil do Pacto, segundo a ONU:
NERO, Amanda. Brasil: ONU diz que é “lamentável” saída de um Estado - membro do pacto para migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/01/1654722>. Acesso em: 12 jan. 2019.
Para saber ainda mais sobre a saída do Brasil do Pacto, acesse:
BASILIO, Ana Luiza. Entenda o Pacto Global de Migrações da ONU que o Brasil deixou. Carta Capital. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/entenda-o-pacto-global-de-migracoes-da-onu-que-o-brasil-deixou/>. Acesso em: 12 jan. 2019.
Contextos prévios: Conceito de migração, em especial os fatores repulsivos e atrativos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Nesse momento, é importante dizer aos alunos que os fluxos migratórios são constantes e cíclicos e, por isso, é uma temática sempre atual. Explique que nessa aula serão relembrados os fatores que levam à migração para que eles compreendam as diferenças existentes entre o migrante e o refugiado.
Para você saber mais:
Caso haja projetor disponível em sua escola, seria interessante passar alguns trechos do filme “Human Flow”, pois é atual e contém belíssimas imagens feitas por drone dos deslocamentos humanos. Ele está disponível no youtube filmes para alugar. Human Flow: Não Existe Lar se Não Há Para Onde Ir (Legendado). 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WX-EoSLBDp8>. Acesso em: 28 dez 2018.
Caso queira passar o trailer para os alunos, o link é: https://www.youtube.com/watch?v=_jO9DqVztLQ. Acesso em 12 de janeiro de 2019.
O trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado denominado “Êxodos” contém um capítulo dedicado aos refugiados. São fotografias dos anos de 1980 e 1990 que ainda permanecem atuais. Você pode falar brevemente desse fotógrafo que é radicado na França desde os anos de 1970, quando saiu do Brasil por conta da repressão militar. Sobre o trabalho: https://www.amazonasimages.com/travaux-exodes . Acesso em 2 de janeiro de 2019.
O site Geografia visual elaborou um pequeno vídeo sobre a crise dos refugiados. Com pouco mais de um minuto, o vídeo traz imagens impressionantes da guerra na Síria.
Crise de Refugiados. 2018. (01min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=TG3KD86rPPU>. Acesso em: 6 jan. 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO