Plano de Aula

Plano de aula: Refugiados no continente europeu

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do espaço e questões socioambientais na Europa, Ásia e Oceania.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Dentro dessa habilidade, cabe analisar as características de países e grupos de países europeus em seus aspectos populacionais, econômicos, urbanos e políticos e discutir suas desigualdades sociais e econômicas. Dessa maneira, trazer à tona a discussão sobre refugiados é uma oportunidade de pensar sobre a condição deles aos longo dos séculos e trazer para próximo dos alunos o debate sobre Direitos Humanos.

A habilidade EF09GE03, por exemplo, pode ser a continuação dessa aula, pois visa defender a importância da multiculturalidade, relativizar o termo minoria e fortalecer o valor de igualdade de direitos sócio territoriais e culturais entre diferentes povos.

Materiais necessários: Papel sulfite e lápis.

Cópias das imagens apresentadas nos slides.

Material complementar: Todas as imagens estão disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3JKBeFfyxX8M92ksdastCGSDxueEZu8YyTyedcnmAAuKwtUdQcECpAhuskQC/geo9-09und04-imagens-para-impressao.pdf

Para você saber mais:

Site do Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados (ACNUR): https://www.acnur.org/portugues/

O filme “Human Flow” contém belíssimas imagens feitas por drones dos deslocamentos humanos. Está disponível no youtube “filmes para alugar”.

Human Flow: Não Existe Lar se Não Há Para Onde Ir (Legendado). 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WX-EoSLBDp8>. Acesso em: 28 dez 2018.

Caso queira passar o trailer para os alunos, o link é: https://www.youtube.com/watch?v=_jO9DqVztLQ. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

O filme “Exodus: de onde eu vim não existe mais” conta a história de seis pessoas de diferentes partes do mundo que foram forçadas a deixar seus lares e construir suas vidas sob novas e desafiadoras circunstâncias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EzZBMqCCdxQ. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

O trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado denominado “Êxodos” contém um capítulo dedicado aos refugiados. São fotografias dos anos de 1980 e 1990 que ainda permanecem atuais. Você pode falar brevemente desse fotógrafo que é radicado na França desde os anos de 1970, quando saiu do Brasil por conta da repressão militar. Sobre o trabalho:

SALGADO, Sebastião. Migrations. Disponível em: <https://www.amazonasimages.com/travaux-exodes>. Acesso em: 2 jan. 2019.

O site Geografia visual elaborou um microvideo sobre a crise dos refugiados. Com pouco mais de um minuto, o vídeo traz imagens impressionantes da guerra na Síria. Disponível em:

Crise de Refugiados. 2018. (01min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=TG3KD86rPPU>. Acesso em: 6 jan. 2019.

Número de migrantes e refugiados que chegam aos países mediterrâneos. Disponível em: <https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=search&rurl=translate.google.com&sl=en&sp=nmt4&u=https://data2.unhcr.org/en/situations/mediterranean&xid=17259,15700019,15700124,15700186,15700191,15700201,15700237,15700242,15700248&usg=ALkJrhiR5-pdM2f1ccxLBbUdhFZsmjcQsw>. Acesso em: 2 jan. 2019.

Mapa de refugiados na Europa e grupo de voluntários. Disponível em: <https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1qH3FWHISW70aGQ_TUT_m43GfXgI&hl=en_US&ll=40.63362709141793%2C25.7775331792177&z=7>. Acesso em: 2 jan. 2019.

Refugiados na Europa: a crise em mapas e gráficos. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_graficos_imigracao_europa_rm>. Acesso em: 4 jan. 2019.

Dados sobre refúgio. Agência da ONU para refugiados. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/>. Acesso em: 2 jan. 2019.

Para informações atuais (2018) sobre a rota pelo Mar Mediterrâneo, acesse: https://data2.unhcr.org/en/situations/mediterranean# Acesso em 4 de janeiro de 2019.

A sigla ACNUR presente na imagem do slide 3 (contextualização) é a Agência das Nações Unidas que dá assistência a cinco milhões de refugiados da Palestina. Informações disponíveis em: http://unrwa.org.br/sobre_a_unrwa/ Acesso em 4 de janeiro de 2019.

Para saber mais sobre a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados acesse: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf . Nesse documento eles definem o que é refugiado, as obrigações do refugiado no país que o recebe e ressalta a não-discriminação, sua situação jurídica, empregos, dentre outros.

Sobre xenofobia na Hungria: Matéria no jornal português “Diário de Notícias”:

ONU alarmada com expansão da xenofobia e racismo na Europa. Diário de Notícias. Disponível em: <https://www.dn.pt/lusa/interior/onu-alarmada-com-expansao-da-xenofobia-e-racismo-na-europa-9168597.html>. Acesso em: 14 jan. 2019.

Sobre os mapas conceituais: conceito e exemplo, respectivamente:

FICANHA, A. et al. Uso de mapa conceitual para a aprendizagem de conceitos de química na educação profissional. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R2329-1.pdf>. Acesso em: 6 jan 2019.

GERHARDT, Carla Carine. Plano de aula: ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3150/ler-em-grupos-mapas-conceituais-de-diversos-estilos-visuais-e-assuntos>. Acesso em: 6 jan. 2019.

Sobre o Pacto Global para Migração da ONU:

RODRÍGUEZ, Rafael. Saiba tudo sobre o Pacto Global para Migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650601>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Sobre a saída do Brasil do Pacto, segundo a ONU:

NERO, Amanda. Brasil: ONU diz que é “lamentável” saída de um Estado - membro do pacto para migração. ONU News. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/01/1654722>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Para saber ainda mais sobre a saída do Brasil do Pacto, acesse:

BASILIO, Ana Luiza. Entenda o Pacto Global de Migrações da ONU que o Brasil deixou. Carta Capital. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/entenda-o-pacto-global-de-migracoes-da-onu-que-o-brasil-deixou/>. Acesso em: 12 jan. 2019.

Contextos prévios: Conceito de migração, em especial os fatores repulsivos e atrativos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Nesse momento, é importante dizer aos alunos que os fluxos migratórios são constantes e cíclicos e, por isso, é uma temática sempre atual. Explique que nessa aula serão relembrados os fatores que levam à migração para que eles compreendam as diferenças existentes entre o migrante e o refugiado.

Para você saber mais:

Caso haja projetor disponível em sua escola, seria interessante passar alguns trechos do filme “Human Flow”, pois é atual e contém belíssimas imagens feitas por drone dos deslocamentos humanos. Ele está disponível no youtube filmes para alugar. Human Flow: Não Existe Lar se Não Há Para Onde Ir (Legendado). 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WX-EoSLBDp8>. Acesso em: 28 dez 2018.

Caso queira passar o trailer para os alunos, o link é: https://www.youtube.com/watch?v=_jO9DqVztLQ. Acesso em 12 de janeiro de 2019.

O trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado denominado “Êxodos” contém um capítulo dedicado aos refugiados. São fotografias dos anos de 1980 e 1990 que ainda permanecem atuais. Você pode falar brevemente desse fotógrafo que é radicado na França desde os anos de 1970, quando saiu do Brasil por conta da repressão militar. Sobre o trabalho: https://www.amazonasimages.com/travaux-exodes . Acesso em 2 de janeiro de 2019.

O site Geografia visual elaborou um pequeno vídeo sobre a crise dos refugiados. Com pouco mais de um minuto, o vídeo traz imagens impressionantes da guerra na Síria.

Crise de Refugiados. 2018. (01min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=31&v=TG3KD86rPPU>. Acesso em: 6 jan. 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados