GEO9_09UND02
Plano de Aula
Plano de aula: Urbanização da Ásia e as megacidades
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do espaço e questões socioambientais na Europa, Ásia e Oceania.
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Essa aula diz respeito a analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
Materiais necessários: Cartas do super trunfo presentes no material complementar e tesoura. Caso não seja possível imprimir o material complementar, peça para que os alunos montem suas próprias cartas com cartolina, canetinha, régua e a fotografia das megacidades presentes nas cartas.
Para saber mais: Revista Veja - “O desafio da qualidade de vida nas megacidades” , disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/o-desafio-da-qualidade-de-vida-nas-megacidades/ . Acesso em 26 de novembro de 2018.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R9PhfPUFaC3UjAy9bMtMSDKfXvhd22yVten97R8hzB7nYkzKPTAAQMXsSr7h/geo9-09und02.pdf - Cartas do “Super Trunfo” das megacidades
Links das imagens:
Fotografia de Hong Kong (contextualização)- https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hong_Kong_Night_Skyline.jpg
Cartas do super trunfo:
Chengdu - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chengdu-calles-w03.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Ho Chi Minh- Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ho_Chi_Minh_city_(39514086172).jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Ahmadabad ou Ahmedabad - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Auto_rickshaws_in_Ahmedabad.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Bangcoc - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bangkok_skytrain_sunset.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Shenzhen - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shenzhen_Skyline_from_Futian_District1.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Hyderabad - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hyderabad_skyline.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Lahore - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=LAHORE+SKYLINE&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Skyline_over_Badshahi_Mosque.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Chennai - Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/72/Chennai_st.thomas_mount_skyline.jpg/1280px-Chennai_st.thomas_mount_skyline.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Tianjin - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tianjin_Skyline_(6228618578).jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Bangalore- Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CityMarket_bangalore.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Chongqing - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=+CHONGQING+SKYLINE&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Chongqing_Night_Yuzhong.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Guangzhou - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=GUANGZHOU+SKYLINE&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Guangzhou_Skyline_4.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Calcutá - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Victoria_Memorial_Hall,_Kolkata_(Calcutta),_India..JPG Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Osaka- Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=OSAKA+SKYLINE&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:Osaka_Castle_Outer_Moat_and_Osaka_Business_Park,_November_2016.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Tokio - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&search=tokyo+skyline&fulltext=1&profile=default#/media/File:Tokyo-skyline.jpg Acesso em: 26 de novembro de 2018.
Links:
Sobre as megacidades, sua população atual e projeção para 2030 foram retiradas da matéria do jornal Estadão “As 41 megacidades do mundo em 2030” publicada em 21 de março de 2016, disponível em: https://fotos.estadao.com.br/galerias/cidades,as-41-megacidades-do-mundo-em-2030,24435 Acesso em 29 de novembro de 2018
Chengdu - Disponível em: http://www.chengdu.gov.cn/ Acesso em 29 de novembro de 2018.
Ho Chi Minh (Anuário estatístico do Vietnã) - Disponível em: http://www.gso.gov.vn/default.aspx?tabid=512&idmid=5&ItemID=14277
Ahmadabad ou Ahmedabad -Disponível em: https://www.britannica.com/place/Ahmadabad Acesso em 29 de novembro de 2018.
Disponível em: https://gain.fas.usda.gov/Recent%20GAIN%20Publications/Ahmedabad%E2%80%A6Third%20Fastest%20Growing%20City%20of%20the%20Decade_New%20Delhi_India_5-7-2015.pdf Acesso em 29 de novembro de 2018.
Bangcoc -Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Bangkok Acesso em 29 de novembro de 2018.
Shenzhen - Disponível em: http://portuguese.cri.cn/1721/2017/01/24/1s226855.htm Acesso em 29 de novembro de 2018.
Hyderabad - Disponível em: https://www.rediff.com/business/slide-show/slide-show-1-indias-25-most-competitive-cities/20101209.htm#7 Acesso em 29 de novembro de 2018.
Lahore - Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Pakistani_provinces_by_gross_domestic_product Acesso em 29 de novembro de 2018.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lahore Acesso em 29 de novembro de 2018.
Chennai - Disponível em: https://www.brookings.edu/research/global-metro-monitor/ Acesso em 29 de novembro de 2018.
Tianjin - Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_da_China_por_PIB Acesso em 29 de novembro de 2018.
Bangalore- Disponível em: https://www.brookings.edu/research/global-metro-monitor/ Acesso em 29 de novembro de 2018.
Chongqing - Disponível em: http://portuguese.xinhuanet.com/2016-01/19/c_135024788.htm Acesso em 29 de novembro de 2018.
Guangzhou -Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_da_China_por_PIB Acesso em 29 de novembro de 2018.
Calcutá - Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_por_PIB Acesso em 29 de novembro de 2018.
Osaka- Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_por_PIB Acesso em 29 de novembro de 2018.
Tokio - Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cidades_por_PIB Acesso em 29 de novembro de 2018.
Contextos prévios: Conceitos de cidade e urbanização e organismos internacionais com destaque para a ONU.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale para os alunos que o tema dessa aula são os problemas decorrentes da urbanização no continente asiático e suas possíveis soluções.
Explique que as cidades do continente asiático tiveram um rápido crescimento e, por isso, vivem as consequências desse fenômeno. Além disso, segundo um relatório da ONU, em 2030 o mundo contará com 41 megacidades, isto é, cidades com mais de 10 milhões de habitantes, sendo 23 delas asiáticas.
Diga que, ao final da aula, eles irão jogar um “Super trunfo das megacidades” para que entrem em contato com a realidade dessas futuras megacidades asiáticas e possam pensar nas justificativas que as levaram para o quadro atual, assim como as medidas a serem tomadas para que em 2030 o quadro seja um pouco mais igualitário para essa população.
Para você saber mais:
Relatório da ONU (em inglês): https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/745habitat.pdf . Ver tabelas das páginas 145 a 149.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Para que se compreenda o processo de urbanização é necessário saber que ele se dá de maneiras diferentes nos lugares do mundo. Assim, inicie recapitulando de forma breve o conceito de urbanização e cidade. A urbanização envolve o crescimento da população urbana e da extensão territorial das cidades. É importante mencionar como o êxodo rural e a industrialização têm forte influência no processo de urbanização, este último funcionando como fator atrativo em direção às cidades e, contraditoriamente, como fator repulsivo, impulsionando a população do meio rural a ocupar as cidades em virtude da modernização do meio rural.
A fotografia pode ser ou não projetada para que os alunos tomem contato com a realidade urbana asiática.
Como adequar à sua realidade: Citar a urbanização no Brasil pode ser válido para aproximar da realidade deles. Para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é considerada urbana aquela sociedade residente em cidades ou distritos com mais de dois mil habitantes. O site do IBGE conta com a “Séries históricas e estatísticas” , onde é possível gerar gráficos das taxas de urbanização ao longo dos anos do Brasil e das grandes regiões. (https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=POP122 )
Link da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hong_Kong_Night_Skyline.jpg
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça para que os alunos leiam os dados fornecidos no slide. Se você não puder projetar, poderá escrever no quadro.
Como possíveis hipóteses, os alunos podem dizer que a urbanização atualmente tem como característica marcante a grande transferência de população para as cidades, sobretudo para as grandes metrópoles, o que gera uma série de problemas, como a chamada macrocefalia urbana, isto é, o inchaço urbano.
Diga que esse “boom” demográfico é uma das principais questões das grandes cidades, sobretudo no mundo subdesenvolvido onde a infraestrutura urbana é pouca. Na maior parte das cidades dos países pobres, e em alguns países em desenvolvimento, a oferta de serviços sociais de saúde e educação não acompanha a ocupação do espaço geográfico. Isso tem gerado muita preocupação quanto à qualidade de vida, que tem caído por conta dos problemas ambientais (TAMDIJAN & MENDES, 2013, p. 399).
O continente asiático está completamente inserido nessa situação, uma vez que a ONU prevê o total de 41 megacidades no ano de 2030, das quais 23 são asiáticas. Explique que o conceito de megacidades consiste em uma cidade que conta com mais de 10 milhões de habitantes. Atualmente, metade da população urbana do mundo vive na Ásia. Esta região foi responsável por cerca de 65% da expansão demográfica de todas as áreas urbanas do mundo desde o início do século XXI. Sem dúvida, este é o “Asian Urban Century” (Século urbano asiático). Sete das dez cidades mais populosas do mundo estão nesta região. (https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/745habitat.pdf )
O processo de urbanização da Ásia é peculiar por conta do rápido crescimento das grandes cidades dos países que fazem parte dos Tigres Asiáticos, como Hong Kong (China), Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan. Os novos e novíssimos Tigres também apresentam rápida urbanização devido ao seu caráter emergente de crescimento. São eles: Malásia, Tailândia e Indonésia, seguidos de Filipinas e Vietnã, esses dois últimos sendo considerados novíssimos tigres.
Abordar o crescimento populacional dá margem para debater problemas das grandes cidades, como o desemprego, a falta de moradia, a pobreza, os riscos ambientais associados à urbanização acelerada, como a deficiência de saneamento básico, etc (ADAS & ADAS, 2011, p. 60).
Para você saber mais: Os dados das frases foram retirados de Adas, Melhem; Adas, Sérgio. Expedições geográficas, 9º ano. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 60 e TAMDIJAN, J. O.; MENDES, I. L.. Geografia: estudos para compreensão do espaço, volume único. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013.
A Revolução Industrial impulsionou o processo de urbanização. Ocorreu inicialmente na Inglaterra, no século XIX e, posteriormente, se espalhou de formas variadas pela Europa Ocidental e Estados Unidos, tendo chegado de forma tardia e desigual nos países subdesenvolvidos que, por sua vez, tem estrutura fundiária concentrada, baixos salários e falta de apoio aos pequenos agricultores.
População dos maiores centros urbanos do mundo - 1980, 1990, 2000 e 2010 - http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT860584-1664-2,00.html
As 21 megacidades do mundo- https://exame.abril.com.br/ciencia/as-21-mega-cidades-do-mundo/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: A ação propositiva desta aula consiste em um jogo de cartas que lembra o “Super Trunfo”. A intenção desse jogo é apresentar algumas megacidades atuais do continente asiático e apresentar outras futuras, a partir da expectativa para 2030 segundo a ONU. Além disso, as cartas contam com informações breves sobre cada megacidade e o seu PIB.
As cartas estão disponíveis no material complementar.
Deve-se dividir a turma em trios e distribuir o jogo para cada trio. Cada jogo contém 15 cartas com as megacidades asiáticas de 2030, segundo a previsão da ONU. Cada jogador receberá 5 cartas e o objetivo é ficar com todas as cartas do baralho.
O primeiro a jogar é tirado na sorte (dois ou um/par ou ímpar). Cada aluno deverá colocar o monte de 5 cartas na sua frente, viradas para baixo. O primeiro a jogar pega a primeira carta do monte e deve escolher, dentre as informações contidas na carta, aquela que ele julgar ser capaz de superar a que se encontra nas cartas que os demais integrantes do trio possuem em mãos.
Por exemplo: o aluno escolhe a informação PIB, menciona-o em voz alta e baixa a carta na mesa. Imediatamente todos os outros jogadores escolhem uma carta para tentar vencer o número. Após conferir o valor da informação, quem tiver o valor de PIB mais alto ganha as cartas da mesa e coloca-as embaixo de sua pilha. Em seguida, o aluno vencedor da rodada deve ler em voz alta informações presentes na carta vencedora.
O próximo a jogar será o que venceu a jogada anterior. Assim prossegue o jogo, até que um dos participantes fique com todas as cartas do baralho vencendo a partida.
O jogo super trunfo com apenas 5 cartas é rápido, durando cerca de 12 a 15 minutos. Caso algum trio não tenha terminado até os 25 minutos destinados a essa parte da aula, vencerá o aluno que tiver maior número de cartas até o momento.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Relembre brevemente o que é ONU destacando que consiste em uma organização que conta com a participação de 193 países com o objetivo de resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário. Fale que a ONU é também responsável pelo IDH, uma medida comparativa que classifica os países por pobreza, alfabetização, educação, expectativa de vida, dentre outros.
Sobre a Agenda de 2030, no ano 2000, foram estabelecidos 8 objetivos para ano de 2015 denominado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os objetivos eram: Erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
Explique que, no ano de 2015, os países tiveram a oportunidade de adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável e chegar a um acordo global sobre a mudança climática. As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, citados acima.
Assim, a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, consiste em um plano de ação para as pessoas e para o planeta como um todo. É uma proposta de Agenda colaborativa, isto é, quanto mais países aderirem, mais chances o plano terá de ser bem sucedido. O caminho central da Agenda é através do desenvolvimento sustentável.
Nesta parte é importante explicar o que é desenvolvimento sustentável para que os alunos compreendam esse caminho como um viés possível para mitigar o caos vivido pelos cidadãos das megacidades. Dentre os objetivos do desenvolvimento sustentável, no tocante à vida urbana, pode-se destacar a melhoria na mobilidade urbana, na poluição sonora e atmosférica, o correto descarte de resíduos sólidos, melhoria na eficiência energética, economia de água, entre outros aspectos que contribuem para o desenvolvimento de uma cidade sustentável.
Peça para que os alunos leiam os trechos destacados da Agenda 2030 (esse slide e o próximo). Caso não tenha como projetar, pode imprimir ou escrever no quadro.
Para você saber mais: Agenda 2030: (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ )
Vale destacar que o processo de criação das megacidades, considerado irreversível, é um fator que favorece o surgimento de doenças variadas, pois a saúde é resultante da relação entre o homem e o meio ambiente e, se essa relação está desequilibrada, o número de doenças tende a aumentar. São presentes as chamadas doenças da miséria (dengue, tuberculose, chagas) e doenças do desenvolvimento (problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes). Também devem ser incluídos no rol de doenças do desenvolvimento os acidentes de trânsito e a violência. Além disso, à medida em que as pessoas estão vivendo mais, novos problemas vão surgindo e a solução passa pelo maior engajamento da sociedade.
Para mais informações acesse: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,megacidades-favorecem-propagacao-de-doencas,20020325p52424
Sistematização
Orientações: Explique que para mitigar os problemas provenientes do inchaço urbano é necessário entender as cidades como organizações complexas formadas por áreas comerciais, industriais, residenciais, vias de transporte, etc., que quanto mais crescem, mais necessitam de estratégias participativas para melhorar a qualidade de vida da população (TAMDIJAN & MENDES, 2013, p. 399).
Assim, planejar as cidades, assentar pessoas de modo a fomentar a coesão das comunidades, estimulando inovação e emprego, é também um dos objetivos do milênio proposto no tópico de número 34 do documento da agenda 2030.
Após a leitura do trecho, peça para que os alunos reescrevam em seus cadernos a parte do texto que parece ser um passo indispensável se o intuito é melhorar a vida dos cidadãos das megacidades e que justifiquem a escolha.
Em seguida, peça para que alguns leiam o trecho e a justificativa.
Para você saber mais: Agenda 2030: (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ )
Vale destacar que o processo de criação das megacidades, considerado irreversível, é um fator que favorece o surgimento de doenças variadas, pois a saúde é resultante da relação entre o homem e o meio ambiente e, se essa relação está desequilibrada, o número de doenças tende a aumentar. São presentes as chamadas doenças da miséria (dengue, tuberculose, chagas) e doenças do desenvolvimento (problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes). Também devem ser incluídos no rol de doenças do desenvolvimento os acidentes de trânsito e a violência. Além disso, à medida em que as pessoas estão vivendo mais, novos problemas vão surgindo e a solução passa pelo maior engajamento da sociedade.
Para mais informações acesse: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,megacidades-favorecem-propagacao-de-doencas,20020325p52424 Acessado em 28 de novembro de 2018.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; material para fazer um jogo e Google Meet
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Explique para os alunos que o objetivo da aula é identificar os diversos problemas das megacidades do continente asiático, decorrentes do inchaço das cidades (macrocefalia urbana). Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor de respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Professor, envie a imagem disponível aqui aos alunos. Para que se compreenda o processo de urbanização, é necessário saber que ele se dá de maneiras diferentes ao redor do mundo. Assim, inicie recapitulando, de forma breve, os conceitos de urbanização e cidade. A urbanização envolve o crescimento da população urbana e da extensão territorial das cidades. Tempo estimado de 5 minutos.
Problematização
Grave um áudio e leia para os alunos o conteúdo do slide da Problematização, disponível aqui. Como possíveis hipóteses, os alunos podem dizer que a urbanização atualmente tem como característica marcante a grande transferência de população para as cidades, sobretudo para as grandes metrópoles, o que gera uma série de problemas, como a chamada macrocefalia urbana, isto é, o inchaço urbano. No Plano de Aula, disponível aqui, há muitos argumentos para ajudar nesta etapa, professor. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
A ação propositiva desta aula consiste em um jogo de cartas que lembra o “Super Trunfo”. A intenção desse jogo é apresentar algumas megacidades atuais do continente asiático e outras futuras, a partir da expectativa para 2030, segundo a ONU. Além disso, as cartas contam com informações breves sobre cada megacidade e seu PIB. As cartas estão disponíveis aqui. Deve-se dividir a turma em trios e distribuir o jogo a cada trio. Cada jogo contém 15 cartas com as megacidades asiáticas de 2030, segundo a previsão da ONU. Cada jogador receberá 5 cartas, e o objetivo é ficar com todas as cartas do baralho. O ideal é que os alunos marquem um momento síncrono, via Google Meet ou Zoom, e joguem on-line. O primeiro a jogar é tirado na sorte (dois ou um/par ou ímpar). Cada aluno deverá colocar o monte de 5 cartas na sua frente, viradas para baixo. O primeiro a jogar pega a primeira carta do monte e deve escolher, dentre as informações contidas na carta, aquela que ele julgar ser capaz de superar a que se encontra nas cartas que os demais integrantes do trio possuem em mãos. Por exemplo: o aluno escolhe a informação PIB, a menciona em voz alta e desce a carta à mesa. Imediatamente, todos os outros jogadores escolhem uma carta para tentar vencer o número. Após conferir o valor da informação, quem tiver o valor de PIB mais alto ganha as cartas da mesa e coloca-as embaixo de sua pilha. Em seguida, o aluno vencedor da rodada deve ler em voz alta informações presentes na carta vencedora. O próximo a jogar será o que venceu a jogada anterior. Assim prossegue o jogo até que um dos participantes fique com todas as cartas do baralho, vencendo a partida. O jogo com apenas 5 cartas é rápido, durando cerca de 12 a 15 minutos. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Professor, para sistematizar, envie aos alunos o arquivo disponível aqui e grave um áudio fazendo a pergunta e lendo o trecho da Agenda da ONU para 2030. Relembre brevemente o que é a ONU, destacando que consiste em uma organização que conta com a participação de 193 países, com o objetivo de resolver os problemas internacionais de caráter econômico, social, cultural ou humanitário. Fale que a ONU é também responsável pelo IDH, uma medida comparativa que classifica os países por pobreza, alfabetização, educação, expectativa de vida, dentre outros. Sobre a Agenda de 2030: no ano 2000, foram estabelecidos 8 objetivos para o ano de 2015, denominados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os objetivos eram: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino primário universal; promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Por fim, retome o objetivo da aula. Tempo estimado de 25 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem à reportagem sobre megacidades, disponível aqui. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Lara Santos
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar os diversos problemas das megacidades do continente asiático decorrentes do inchaço das cidades (macrocefalia urbana).
Habilidade (s) da Base: (EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.