Plano de Aula

Plano de aula: O valor da biodiversidade

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação da biodiversidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência didática sobre a biodiversidade, contemplando a habilidade EF09CI12 da BNCC. Esta aula vai explorar o valor da biodiversidade (ou a importância da preservação das espécies), sob o ponto de vista do potencial econômico, da preservação da cultura e modo de vida dos povos tradicionais e do valor intrínseco de cada espécie devido a sua própria história evolutiva e função ecológica. Se quiser se aprofundar mais nestes temas antes da aula, sugiro a leitura dos seguintes textos: potencial econômico, site ClickCiência, disponível em <http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao22/materia5_print.php>. Acesso em 19 de Ago de 2018); biotecnologia, Conselho de Informações sobre Biotecnologia, disponível em <https://cib.org.br/faq/o-que-e-biotecnologia/>. Acesso em 19 de Ago de 2018; Povos tradicionais e biodiversidade, Instituto de Ecologia, UNAM, México, disponível em <http://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/VITOR%20TOLEDO%20povos%20e%20comuniades%20PRONTO%20%281%29.pdf>. Acesso em 19 de Ago de 2018.

Materiais necessários para a aula: Textos impressos, data show ou, na falta deste, quadro branco e pincel. Nesta aula serão utilizadas duas metodologias ativas: 1. sala de aula invertida - para a abordagem do potencial econômico da biodiversidade; 2. Problematização - para abordagem do valor intrínseco das espécies e para os povos tradicionais.

Sala de aula invertida: Com uma semana de antecedência, você deve criar um grupo de whatsapp com a turma que deseja trabalhar esta aula (se forem muitas turmas você pode agrupar os estudantes em equipes e criar um grupo somente com os líderes das equipes, enquanto estes criam grupos menores entre os membros das próprias equipes). Neste grupo você deve publicar um vídeo seu, feito em casa, no supermercado ou onde desejar, mostrando produtos industrializados de uso cotidiano cuja matéria prima é originária das florestas como, por exemplo, castanhas, açaí, móveis, perfumes, etc. Mostre também produtos cuja produção passa por processos biotecnológicos, como a presença de transgênicos (milho, soja, etc) ou uso de bactérias/fungos na produção como vinhos e remédios. Ao fim do vídeo você deve lançar dois desafios que os estudantes devem cumprir durante a semana:

1º - Pesquisem produtos frutos da biodiversidade que há na casa de vocês e postem neste grupo. Eles podem postar vídeos também, seguindo o seu exemplo.

2º - Pesquisem também reportagens sobre pesquisas em biotecnologia em diferentes áreas como agricultura, robótica, farmacêutica, engenharia de materiais e outras.

Estas atividades visam trabalhar o valor econômico da biodiversidade e os reflexos disso na sociedade. Por meio do grupo de whatsapp você pode postar vídeos sobre esse tema e estimular os estudantes durante a semana, postando dicas e tirando dúvidas. A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que propõe que o estudo se dê em casa, previamente e de forma autônoma, tornando o estudante protagonista na construção de conhecimento e otimizando o tempo em sala de aula. Mais informações no site da nova escola, disponível neste link <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida>. Acesso em 19 de Ago de 2018.

Problematização: Em sala, serão distribuídos textos diferentes para cada equipe, os quais trazem informações sobre a importância da biodiversidade para a manutenção da cultura dos povos tradicionais bem como sobre o valor intrínseco das espécies pela própria história evolutiva e pelos serviços ambientais que prestam a natureza. Junto aos textos o professor deve entregar questões problematizadoras para subsidiar as discussões. As questões estão disponíveis no material complementar. Imprima todo o material com antecedência. Mais informações sobre a metodologia no vídeo disponível neste link <https://www.youtube.com/watch?v=zFQaC46Wrjs>. Acesso em 19 de Ago de 2018.

Texto 1. <http://chc.org.br/acervo/e-o-tamandua-bandeira-hein/>

Texto 2. <http://chc.org.br/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca/>

Texto 3. <http://chc.org.br/descobertas-chocantes/>

Texto 4. <https://brasil.antropos.org.uk/category/ethnic-profiles/profiles-z/>

Texto 5. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mumbuca>

Texto 6. <https://sustentabilidadeedemocracia.wordpress.com/2014/12/23/comunidades-tradicionais-e-conservacao-ambiental-a-importancia-de-processos-participativos-e-integrados-de-gestao-ambiental/>.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula. Como os estudantes já fizeram um estudo prévio durante a semana, já têm uma ideia sobre o valor da biodiversidade referente ao potencial econômico da mesma. Comente que além deste fator, vamos refletir sobre outros aspectos que também contribuem para a valorização da biodiversidade.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO