Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e refletirem sobre a questão disparadora:
- O que é biodiversidade?
Mão na massa
Divida a turma em seis grupos. Informe o Bioma de cada um e envie o mapa, via Whatsapp.
Peça aos grupos que, a partir do mapa de Biomas, indiquem cinco espécies que fazem parte da fauna e da flora desses biomas. Solicite que descrevam as principais características de cada Bioma.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que a atividade seja enviada.
Sistematização
Organize um mural com o recurso digital Padlet.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Marque uma videochamada com toda a turma e conversarem sobre biodiversidade.
Convite às famílias
Os membros da família podem auxiliar na execução da atividade.