Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de conservação ambiental

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação da biodiversidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o terceiro plano de uma sequência didática de cinco planos sobre a preservação da biodiversidade e as unidades de conservação. Nesta aula vamos abordar os diferentes tipos de unidades de conservação para identificar as estratégias governamentais em prol da biodiversidade.

Materiais necessários para a aula: datashow para exibição destes slides e o seguinte material impresso . Na falta de datashow o professor pode imprimir estes slides para auxiliá-lo durante a aula. Imprima o material com antecedência, um para cada equipe é suficiente.

Informações relevantes sobre o histórico de conservação bem como sobre as atuais estratégias de conservação no Brasil podem ser encontradas no artigo de Rylands e Brandon: Unidades de conservação brasileiras, disponível em: http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Sueli/2s2017/Biogeografia/Resumo_7_Unidades_de_Conservacao_Brasileiras.pdf. Já informações sobre as diferenças entre as categorias de unidades de conservação podem ser adquiridas por meio do dicionário ambiental do site “O Eco”, disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/>.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Converse com a turma para extrair deles o que sabem e pensam sobre conservação ambiental. Pergunte se eles já visitaram algum parque ou reserva ambiental e se eles conhecem a importância dessas áreas. Esse é o momento de extrair deles os conhecimentos adquiridos na prática social cotidiana.