Plano de Aula

Plano de aula: Biomas, unidades de conservação e povos tradicionais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação da biodiversidade

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência didática sobre a importância das unidades de conservação. Nela, vamos abordar a importância da presença destas unidades em todos os biomas brasileiros. Para isso, a turma vai pesquisar as unidades que existem em cada um dos biomas e ainda as comunidades tradicionais que neles vivem. O objetivo é que eles visualizem o quantitativo de áreas protegidas por bioma e reflitam se a preservação da biodiversidade está garantida.

Informações sobre as unidades de conservação nos biomas brasileiros estão disponíveis no site do ICMBio <http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros>. Clicando na aba “biodiversidade”, você encontra por exemplo, o tamanho da área protegida em cada bioma, uma lista com o nome de todas as unidades, os ecossistemas presentes em cada uma delas, entre outras informações. Vale a pena conferir antes desta aula.

Materiais necessários para a aula: Laboratório de informática com acesso a internet. Seis cópias impressas do material disponível neste link: . Um mapa do brasil tamanho grande, uma folha de isopor onde o mapa será anexado, um pacote de alfinetes, data show para exibição destes slides ou, na falta deste, a impressão destes slides para auxiliar na condução da aula.

ATENÇÃO! Se a escola não dispuser de laboratório de informática é necessário seguir as seguintes orientações: com uma semana de antecedência, divida a turma em seis equipes e sorteie um bioma brasileiro para cada equipe pesquisar. Distribua a tabela disponibilizada no primeiro slide e escreva no quadro o que elas devem pesquisar: - As unidades de conservação que estão localizadas no bioma que foi designado para a equipe; Preencher a tabela recebida e; Pesquisar as comunidades tradicionais que se relacionam com as unidades de conservação. Oriente-as a buscar locais com acesso a internet ou bibliotecas públicas onde elas possivelmente encontrarão mapas com as informações solicitadas. Você pode indicar os seguintes links para pesquisa: <http://mapas.icmbio.gov.br/i3geo/icmbio/mapa/interno/home.html?40lejde9dac5d8n3n974tg8a77> e <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/geoprocessamento/DCOL/dados_vetoriais/MapaUCS_junho_2018_150dpi.pdf>, ambos do ICMBio.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula. Diga que nesta aula vamos relacionar os três itens indicados no título, a fim de refletir sobre a proteção da biodiversidade brasileira.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO