Atividade para impressão - Comparativos
Plano de Aula
Plano de aula: Primeiro contato com os comparativos
Plano 6 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills III
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de quatro aulas sobre comparativos e superlativos. Esta aula contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more), as próximas aulas contemplarão outras formas de comparativos (as...as, less than, etc.) e como formar superlativos.
Preparação para a aula: Antes de começar a aula você precisa imprimir as fichas:
- Compatibilidade de Signos e Comparativos, uma cópia de cada por aluno.
- Resolução da Atividade - Compatibilidade de Signos e Resolução da Atividade - Comparativo, uma cópia de cada apenas para o professor.
Você também precisa ir ao site http://www.astrology-zodiac-signs.com/ e selecionar um ou dois parágrafos da descrição de cada signo, basta entrar no link e clicar no signo. Se o primeiro parágrafo for longo, como no signo de Capricórnio, selecione apenas um, por exemplo, desde Capricorn is… até ...and expertise. Se o primeiro parágrafo for curto, é melhor selecionar dois, por exemplo, em Sagitário você pode selecionar desde Curious and energetic… até ...their goals. Você precisará imprimir a quantidade de signos de acordo com a quantidade de alunos que você tem. Considerando que os signos do zodíaco são em número de 12, se você tiver, por exemplo, 24 alunos, imprima duas cópias de cada signo, de forma que todos os 24 alunos tenham acesso aos 12 signos. Se tiver 36 alunos, imprima 3 cópias de cada signo, e assim por diante. Cada aluno, portanto, entrará em contato com a leitura de um ou dois parágrafos sobre cada um dos 12 signos do zodíaco.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento e aprendizado dos comparativos.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Mostre o slide ou imprima a foto em tamanho grande o suficiente para que os alunos possam ver. Faça perguntas para direcionar o pensamento e aguçar a atenção dos alunos.
- What does this picture represent? (Ss: They are the zodiac signs.) (Eles também podem ser chamados de star signs ou sun signs)
- What are the zodiac signs? (Ss: They are a representation of people’s features according to their dates of birth.) - aproveite o momento para ensinar a pronúncia de cada signo.
- What about the horoscope? What’s the horoscope? (Ss: a forecast of people’s lives according to the zodiac.)
- Who believes in zodiac and horoscope? Raise your hands.
- Who reads the horoscope? (Aos alunos que responderem que acreditam ou que leem, pergunte: What’s your zodiac sign? What do you know about it?)
Input
Tempo sugerido: 18 minutos
Propósito: Introduzir o tema Signos do Zodíaco, por meio do qual serão trabalhados os comparativos.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar os comparativos, entender como formá-los e escrever frases coerentes utilizando-os. Eles não precisam entender todas as palavras dos textos trabalhados, mas devem entender a ideia geral presente neles.
Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias impressas para os alunos (as frases foram retiradas do site http://www.astrology-zodiac-signs.com/ ). Dê um tempo para que leiam e vejam o que entendem. Deixe que comentem livremente. Então, siga com algumas perguntas para identificar os adjetivos. As respostas esperadas dos alunos estão entre parênteses.
- Which adjectives are used to describe Libra? (Ss: peaceful and fair.)
- Which adjectives are used to describe Taurus? (Ss: stable, conservative and reliable.)
Continue com perguntas para introduzir os comparativos, escreva algumas das respostas no quadro à medida que os alunos forem respondendo:
- If I compare these 2 star signs, can I say that Libra is more peaceful than Taurus? (Ss: yes.)
- Can I say that Taurus is more stable than Libra? (S: yes.)
- What else can I say if I compare these two zodiac signs? (Ss: Libra is fairer than Taurus; Taurus is more conservative than libra; Taurus is more reliable than Libra.)
Mostre as frases no quadro e explique as duas principais formas de fazer o comparativo:
- There are two main ways of making comparatives. One is adding -er to the end of short adjectives, for example fair - fairer than, old - older than. The other one is adding more before long adjectives, for example, peaceful - more peaceful than, conservative - more conservative than. In both cases we must add than after the adjective.
Após a explicação, entregue a ficha Compatibilidade de Signos,(uma cópia por aluno) e peça aos alunos que realizem a atividade proposta nela. Dê um tempo para que realizem a atividade, individualmente ou em pares. As respostas estão na ficha Resolução da Atividade - Compatibilidade de Signos.
Após conferir as respostas, explique que serão vistas mais três formas de comparativos, e entregue a ficha Comparativos (uma cópia por aluno). Leia as regras e exemplos com os alunos e esclareça qualquer dúvida. Depois proponha aos alunos que façam o exercício 1 da ficha, que se encontra na página 2. As respostas estão na ficha Resolução da Atividade - Comparativo.
Vá ao site http://www.astrology-zodiac-signs.com/ e selecione um ou dois parágrafos da descrição de cada signo, basta entrar no link e clicar no signo. Se o primeiro parágrafo for longo, como no signo de Capricórnio, selecione apenas um, por exemplo, desde Capricorn is… até ...and expertise. Se o primeiro parágrafo for curto, é melhor selecionar dois, por exemplo, em Sagitário você pode selecionar desde Curious and energetic… até ...their goals. Uma vez que os signos do zodíaco são em número de 12, você precisará imprimir a quantidade de signos de acordo com a quantidade de alunos que você tem. Por exemplo, se você tiver 24 alunos, imprima duas cópias de cada signo, se tiver 36 alunos, imprima 3 cópias de cada signo, e assim por diante. Cada aluno, portanto, entrará em contato com a leitura de um ou dois parágrafos sobre cada um dos 12 signos do zodíaco.
Após entregar a descrição dos signos, proponha que façam o exercício 2 da ficha Comparativos.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Escrever uma postagem para um blogue sobre conselhos de relacionamento, utilizando comparativos.
Expectativa: Que os alunos escrevam uma postagem para um blogue sobre conselhos de relacionamento, utilizando comparativos.
Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias impressas para os alunos. Dê um tempo para que leiam e vejam o que entendem. Então, leia o exercício junto com os alunos e esclareça qualquer dúvida.
Recomende que comecem a postagem do blog com: Dear reader, I see that you are in doubt between (nome do signo) and (nome do signo). Por exemplo: Dear reader, I see that you are in doubt between Libra and Scorpio. Ou Leo and Sagittarius. Vai depender dos signos que os alunos escolherem para escreverem o aconselhamento, dentre os 12 que receberam para ler.
Daí então, os alunos começam a comparar os signos, consultando os 12 signos que receberam do professor. Eles podem utilizar as frases que criaram no exercício anterior e dizer se isto é bom ou ruim para o leitor. Por exemplo, se na etapa anterior eles escreveram Aquarius is more excentric than Gemini, eles podem adicionar Excentric people usually like arts and literature. You two have this in common. Ou Gemini is more communicative than Aquarius, and this is good because you are shy.
No final eles devem recomendar um dos signos para o leitor, por exemplo: I recommend you to stay with Gemini because Aquarius is lazier than Gemini, and that will be a problem for you, since you are hardworking. Ou I recommend you to stay with Gemini because it has more traits that matches you. It is sociable, expressive and hard-working.
Caminhe pela sala verificando se os alunos estão conseguindo realizar a tarefa e ofereça ajuda quando necessário.
Se os alunos conseguirem terminar em sala, você pode pedir que leiam seus textos. Se os alunos não conseguirem terminar em sala, solicite que terminem em casa e apresentem na próxima aula.
Feedback
Tempo sugerido: 5 min
Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.
Expectativa: Que os alunos lembrem das principais informações passadas na aula e que consigam utilizar os comparativos corretamente.
Orientações: Termine a aula com uma retomada do que os alunos aprenderam. Coloque somente a pergunta inicial no projetor, ou no quadro, e deixe que os alunos falem livremente. Você pode anotar suas respostas no quadro. Ou mostre o slide e vá fazendo as perguntas do quadro para que os alunos respondam.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
Optativa:
- Criação de mapas mentais: Mind Up.
Context
No encontro síncrono, retome as atividades feitas no Feedback da sugestão de adaptação do plano anterior, disponível aqui, deixando que os alunos comentem a diferença entre os livros das imagens e seus gêneros, e suas respostas às perguntas sobre hábitos de leitura. Exiba o segundo e o terceiro slides, e proceda de acordo com as orientações.
Input
Ainda no encontro, apresente o primeiro e o segundo slides. Explique a atividade de vocabulário e compartilhe-a com os estudantes para que a realizem antes do próximo encontro síncrono.
No próximo encontro síncrono, corrija a atividade e siga as orientações da primeira leitura do texto, dando o tempo necessário para que os estudantes leiam-no individualmente e depois possam voltar a ele para responder oralmente às perguntas. Contextualize o trecho conforme sugerido.
Output
Para encerrar o encontro, compartilhe a tabela e oriente a realização da tarefa de leitura. Você também pode solicitar que essa atividade seja feita em trios, de modo que os estudantes se comuniquem para compartilhar suas interpretações do texto. No próximo encontro, solicite que os alunos compartilhem suas respostas.
Exiba o último slide do Output e conduza a discussão sobre as marcas textuais de hesitação.
Feedback
Oriente as atividades de reflexão sobre os aprendizados utilizando a proposta de mapa mental do plano de aula seguinte, disponível aqui. Forme grupos de quatro estudantes, que devem construir o mapa a partir da lista. Solicite que utilizem o Google Docs e compartilhe o modelo disponível no plano, ou sugira sites de criação de mapas mentais como o Mind Up, disponível aqui.
Convite às famílias
Os familiares podem responder sobre seus hábitos de leitura.
Contents
- INPUT: zodiac signs
- OUTPUT: a post for a blog
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Encarnação
Mentor: Newton Murce
Especialista: Celina Fernandes