13116
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Usando some, any, many e much em cartazes

POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves 03/11/2018
Código: ING8_05UND08

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Usando some, any, many e much em cartazes

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de 3 sobre o uso de some, any, many e much (ING8_05UN08 a ING8_05UN10). Os planos exigem produções gradativamente mais complexas, sendo este o mais simples e introdutório, e os próximos mais complexos.

Preparação para a aula: Providenciar material para produção de cartazes (cartolina, canetinhas coloridas, lápis de cor, etc.)

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e cheque o entendimento.

Context select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Mostre o slide aos alunos e pergunte se eles sabem o nome do animal na figura em inglês (shark). Pergunte se eles conhecem algo sobre esse animal, e deixe que falem livremente.

  • Look at the picture, what animal is that? Do you know its name in English? (Ss: Yes, it’s a shark/ No, I don’t know)
  • What do you know about sharks?

Chame atenção dos alunos para as quatro frases escritas abaixo da imagem. Leia as frases atentamente com os alunos, checando a compreensão, principalmente dos termos em negrito. Diga aos alunos que parte dessas afirmações são verdadeiras, parte são falsas. Peça que tentem adivinhar quais são as verdadeiras e quais são as falsas.

  • Some of theses sentences are true, some other are false. Which ones do you think are false?

Deixe que os alunos dêem as opiniões sobre quais frases são falsas. Se os alunos já tiverem um pouco mais de autonomia ou se a turma for muito grande, peça que, em duplas, discutam brevemente as opiniões sobre quais frases são falsas. Corrija a atividade, pedindo que os alunos digam, a cada frase, o que acham e então vá revelando se estavam certos ou enganados. Esse momento pode ser usado para já começar a introduzir, de modo implícito, algumas das regras do uso dos quantificadores. Por exemplo, na primeira frase, se algum aluno disser que acha que a frase é falsa, você pode dizer “So, do you think ALL the sharks live in groups? Or you don’t think ANY sharks live in groups”. Anote no quadro esse tipo de frase que usar na correção, para que os alunos tenham referência visual das mudanças.

Correção:

A primeira frase é verdadeira, alguns tubarões vivem em grupo, outros vivem isolados.

A segunda frase é falsa, tubarões produzem e perdem até 6000 dentes por ano.

A terceira frase é verdadeira, o esqueleto dos tubarões é formado apenas por cartilagens, eles não possuem nenhum osso.

A quarta frase é falsa, os tubarões precisam de água rica em oxigênio para seus músculos (por isso águas poluídas arriscam a extinção dos tubarões)

Fonte das informações: sharksavers.org

Input select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos material autêntico para a observação do uso de some, any, many e much e para obtenção de informações para o output.

Expectativa: Que os alunos consigam obter informações necessárias para a produção, bem como compreender o uso dos quantificadores, mesmo que não compreendam todo o vocabulário do texto.

Orientações: Mostre o slide aos alunos, e explique que eles vão conhecer um pouco mais sobre os tubarões do mundo todo. Faça a preparação para a leitura do texto, guiando os alunos com perguntas como:

  • We are going to learn a little bit more about sharks. Look at the image. What is it? (Ss: It’s a website)
  • What is it called? (Ss: It’s called Shark Savers)
  • That’s right, it’s Shark Savers, a programme run by Wild Aid, an organization that protects the animals. Why do you think sharks may need to be saved? (Ss: Because of the pollution in the oceans/Because humans hunt sharks/ Because animals can be extinct by humans)
  • What’s the purpose of this type of website? (Ss: To raise awereness/ To get donations for a cause/ To help sharks)
  • Who do you think would be interested in reading this text? (Ss: Animal lovers, people who are interested in biology, people who are interested in protecting the environment)
  • What’s the title of this section on the website? (Ss: Shark biology prime)

Divida a turma em trios e distribua para cada um dos trios um trecho do texto desponível em http://www.sharksavers.org/en/education/biology/shark-biology/ . O texto já está dividido em seções independentes, o que facilita a divisão. Escolha o número de seções que cada trio irá receber, baseado no número de trios na turma. O ideal é que todos os trios tenham entre 2 e 3 trechos diferentes do texto para trabalhar. Caso não precise usar os 13 parágrafos do texto, escolha aqueles mais ricos em informações, como por exemplo “body and shape”, “fins”, “skin”, “electric receptors” (este, por ser um parágrafo grande, pode ser o único atribuído a um dos trios), “gills”, “jaw”, “teeth”, “skeleton”, “muscle” e “body temperature”. Explique que os trios devem ler o texto e anotar pelo menos duas informações novas sobre tubarões que aprenderam na leitura.

  • Now let’s read about sharks. Each group has to take at least two pieces of information they learned from the text and write down on their notebooks.

Dê cerca de sete minutos para que os alunos façam a atividade. Permita que usem o dicionário para auxiliar na leitura, já que o texto contém alguns termos científicos. Monitore a atividade circulando pela sala e tirando dúvidas quando necessário. Terminado o tempo, peça que os grupos compartilhem o que descobriram com a turma. Caso o tempo esteja curto, permita que cada grupo compartilhe apenas uma das informações coletadas.

Output select-down

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Dar oportunidade para a sistematização das regras do uso de quantificadores e para sua utilização, aprendendo com a prática.

Expectativa: Que os alunos consigam elaborar frases de baixa a média complexidade utilizando os quantificadores e informações do texto do input.

Orientações: Comece contextualizando e fazendo a transição entre a atividade anterior e esta. Comente com os alunos como seria legal se mais pessoas soubessem sobre os tubarões, especialmente considerando que eles são animais que precisam ser protegidos, pois várias espécies estão em risco de extinção.

  • Wouldn’t it be nice if more people could also learn about sharks? They are in risk of extinction, and many people don’t have a lot of information about them. Now that we have more information, it is our responsibility to share it with as many people as we can.

Diga que tem uma ideia. Que para espalhar as informações interessantes que eles descobriram, eles podem fazer cartazes e espalhar pela escola, assim outros alunos também conhecerão mais sobre o assunto.

  • I have an idea. We can make posters with the information we have learned today and spread them around school, so more people will be aware of the facts we learned.

Mostre o slide para os alunos e veja se reconhecem o tipo de texto. É um cartaz do tipo “fun fact” ou “você sabia?”. Revise com os alunos quais características esse tipo de texto costuma possuir.

  • Look at the slide. What type of text is that in the poster? (Ss: It’s a ‘Fun Fact’ text or a ‘Did you know?’ type of text) (esse tipo de texto, em inglês, é também chamado de trivia. Se quiser, ensine esse vocabulário aos alunos)
  • What characteristics does this type of text have? (Ss: It’s short, interesting, easy to understand)

Explique que eles vão fazer cartazes com esse tipo de texto. Cada um dos trios deve fazer dois cartazes com as informações que retiraram na leitura do texto, mas há uma regra: em todas as frases devem usar some, any, many ou much. Para relembrá-los das palavras, volte ao slide 3 e mostre novamente as frases (e também as frases que escreveu no quadro durante a correção) e distribua a seguinte atividade.

  • So, let’s make some posters with information about sharks. Each trio has to make two posters, using trivia, according to the picture. But there’s one rule: you have to use some, any, many or much in every poster. Let’s remember those special words, looking back at our first activity. Also, let’s read through this handout and check the grammar rules to use them.

Leia as frases com eles e tente fazer com que percebam as regras por dedução (conforme proposto na atividade). No final, retome com eles as regras (as frases marcadas com bulletin marks) para garantir que compreendam bem e estejam prontos para fazer a atividade (correção da atividade disponível aqui). Mantenha o slide no quadro para que os alunos tenham um modelo de layout a seguir. Peça que os alunos usem cores, desenhos e letra em tamanho grande, já que os cartazes devem chamar atenção quando colados pelas paredes da escola. Deixe que voltem a consultar o texto e a atividade sempre que necessário. Dê 18 minutos para que terminem.

Recolha o material para a correção e para ser colado pela escola.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes da aula.

Expectativa: Que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre o próprio aprendizado, dando feedback consciente.

Orientações: Leia para os alunos a pergunta título do slide e deixe que participem, dando as respostas em forma de plenária. Caso o tempo esteja curto, mostre o slide já pronto aos alunos e leia com eles, pedindo exemplos quando possível.

  • Material complementar: Essa aula pode ser uma oportunidade de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de ciências e geografia. O professor de ciências pode ser convidado para a aula, ajudando a esclarecer dúvidas sobre as informações lidas no texto sobre tubarões. O professor de geografia também pode ajudar a entender porque eles estão em risco em determinadas regiões, quais os locais mais poluídos, portanto com mais risco de extinção. O projeto pode continuar nas aulas de ciências e geografia, com os alunos utilizando as informações aprendidas com o texto lido aqui e os cartazes que produziram para outras atividades nas aulas dessas disciplinas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de 3 sobre o uso de some, any, many e much (ING8_05UN08 a ING8_05UN10). Os planos exigem produções gradativamente mais complexas, sendo este o mais simples e introdutório, e os próximos mais complexos.

Preparação para a aula: Providenciar material para produção de cartazes (cartolina, canetinhas coloridas, lápis de cor, etc.)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o objetivo com os alunos e cheque o entendimento.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Mostre o slide aos alunos e pergunte se eles sabem o nome do animal na figura em inglês (shark). Pergunte se eles conhecem algo sobre esse animal, e deixe que falem livremente.

  • Look at the picture, what animal is that? Do you know its name in English? (Ss: Yes, it’s a shark/ No, I don’t know)
  • What do you know about sharks?

Chame atenção dos alunos para as quatro frases escritas abaixo da imagem. Leia as frases atentamente com os alunos, checando a compreensão, principalmente dos termos em negrito. Diga aos alunos que parte dessas afirmações são verdadeiras, parte são falsas. Peça que tentem adivinhar quais são as verdadeiras e quais são as falsas.

  • Some of theses sentences are true, some other are false. Which ones do you think are false?

Deixe que os alunos dêem as opiniões sobre quais frases são falsas. Se os alunos já tiverem um pouco mais de autonomia ou se a turma for muito grande, peça que, em duplas, discutam brevemente as opiniões sobre quais frases são falsas. Corrija a atividade, pedindo que os alunos digam, a cada frase, o que acham e então vá revelando se estavam certos ou enganados. Esse momento pode ser usado para já começar a introduzir, de modo implícito, algumas das regras do uso dos quantificadores. Por exemplo, na primeira frase, se algum aluno disser que acha que a frase é falsa, você pode dizer “So, do you think ALL the sharks live in groups? Or you don’t think ANY sharks live in groups”. Anote no quadro esse tipo de frase que usar na correção, para que os alunos tenham referência visual das mudanças.

Correção:

A primeira frase é verdadeira, alguns tubarões vivem em grupo, outros vivem isolados.

A segunda frase é falsa, tubarões produzem e perdem até 6000 dentes por ano.

A terceira frase é verdadeira, o esqueleto dos tubarões é formado apenas por cartilagens, eles não possuem nenhum osso.

A quarta frase é falsa, os tubarões precisam de água rica em oxigênio para seus músculos (por isso águas poluídas arriscam a extinção dos tubarões)

Fonte das informações: sharksavers.org

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Fornecer aos alunos material autêntico para a observação do uso de some, any, many e much e para obtenção de informações para o output.

Expectativa: Que os alunos consigam obter informações necessárias para a produção, bem como compreender o uso dos quantificadores, mesmo que não compreendam todo o vocabulário do texto.

Orientações: Mostre o slide aos alunos, e explique que eles vão conhecer um pouco mais sobre os tubarões do mundo todo. Faça a preparação para a leitura do texto, guiando os alunos com perguntas como:

  • We are going to learn a little bit more about sharks. Look at the image. What is it? (Ss: It’s a website)
  • What is it called? (Ss: It’s called Shark Savers)
  • That’s right, it’s Shark Savers, a programme run by Wild Aid, an organization that protects the animals. Why do you think sharks may need to be saved? (Ss: Because of the pollution in the oceans/Because humans hunt sharks/ Because animals can be extinct by humans)
  • What’s the purpose of this type of website? (Ss: To raise awereness/ To get donations for a cause/ To help sharks)
  • Who do you think would be interested in reading this text? (Ss: Animal lovers, people who are interested in biology, people who are interested in protecting the environment)
  • What’s the title of this section on the website? (Ss: Shark biology prime)

Divida a turma em trios e distribua para cada um dos trios um trecho do texto desponível em http://www.sharksavers.org/en/education/biology/shark-biology/ . O texto já está dividido em seções independentes, o que facilita a divisão. Escolha o número de seções que cada trio irá receber, baseado no número de trios na turma. O ideal é que todos os trios tenham entre 2 e 3 trechos diferentes do texto para trabalhar. Caso não precise usar os 13 parágrafos do texto, escolha aqueles mais ricos em informações, como por exemplo “body and shape”, “fins”, “skin”, “electric receptors” (este, por ser um parágrafo grande, pode ser o único atribuído a um dos trios), “gills”, “jaw”, “teeth”, “skeleton”, “muscle” e “body temperature”. Explique que os trios devem ler o texto e anotar pelo menos duas informações novas sobre tubarões que aprenderam na leitura.

  • Now let’s read about sharks. Each group has to take at least two pieces of information they learned from the text and write down on their notebooks.

Dê cerca de sete minutos para que os alunos façam a atividade. Permita que usem o dicionário para auxiliar na leitura, já que o texto contém alguns termos científicos. Monitore a atividade circulando pela sala e tirando dúvidas quando necessário. Terminado o tempo, peça que os grupos compartilhem o que descobriram com a turma. Caso o tempo esteja curto, permita que cada grupo compartilhe apenas uma das informações coletadas.

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Dar oportunidade para a sistematização das regras do uso de quantificadores e para sua utilização, aprendendo com a prática.

Expectativa: Que os alunos consigam elaborar frases de baixa a média complexidade utilizando os quantificadores e informações do texto do input.

Orientações: Comece contextualizando e fazendo a transição entre a atividade anterior e esta. Comente com os alunos como seria legal se mais pessoas soubessem sobre os tubarões, especialmente considerando que eles são animais que precisam ser protegidos, pois várias espécies estão em risco de extinção.

  • Wouldn’t it be nice if more people could also learn about sharks? They are in risk of extinction, and many people don’t have a lot of information about them. Now that we have more information, it is our responsibility to share it with as many people as we can.

Diga que tem uma ideia. Que para espalhar as informações interessantes que eles descobriram, eles podem fazer cartazes e espalhar pela escola, assim outros alunos também conhecerão mais sobre o assunto.

  • I have an idea. We can make posters with the information we have learned today and spread them around school, so more people will be aware of the facts we learned.

Mostre o slide para os alunos e veja se reconhecem o tipo de texto. É um cartaz do tipo “fun fact” ou “você sabia?”. Revise com os alunos quais características esse tipo de texto costuma possuir.

  • Look at the slide. What type of text is that in the poster? (Ss: It’s a ‘Fun Fact’ text or a ‘Did you know?’ type of text) (esse tipo de texto, em inglês, é também chamado de trivia. Se quiser, ensine esse vocabulário aos alunos)
  • What characteristics does this type of text have? (Ss: It’s short, interesting, easy to understand)

Explique que eles vão fazer cartazes com esse tipo de texto. Cada um dos trios deve fazer dois cartazes com as informações que retiraram na leitura do texto, mas há uma regra: em todas as frases devem usar some, any, many ou much. Para relembrá-los das palavras, volte ao slide 3 e mostre novamente as frases (e também as frases que escreveu no quadro durante a correção) e distribua a seguinte atividade.

  • So, let’s make some posters with information about sharks. Each trio has to make two posters, using trivia, according to the picture. But there’s one rule: you have to use some, any, many or much in every poster. Let’s remember those special words, looking back at our first activity. Also, let’s read through this handout and check the grammar rules to use them.

Leia as frases com eles e tente fazer com que percebam as regras por dedução (conforme proposto na atividade). No final, retome com eles as regras (as frases marcadas com bulletin marks) para garantir que compreendam bem e estejam prontos para fazer a atividade (correção da atividade disponível aqui). Mantenha o slide no quadro para que os alunos tenham um modelo de layout a seguir. Peça que os alunos usem cores, desenhos e letra em tamanho grande, já que os cartazes devem chamar atenção quando colados pelas paredes da escola. Deixe que voltem a consultar o texto e a atividade sempre que necessário. Dê 18 minutos para que terminem.

Recolha o material para a correção e para ser colado pela escola.

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Sistematizar os saberes da aula.

Expectativa: Que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre o próprio aprendizado, dando feedback consciente.

Orientações: Leia para os alunos a pergunta título do slide e deixe que participem, dando as respostas em forma de plenária. Caso o tempo esteja curto, mostre o slide já pronto aos alunos e leia com eles, pedindo exemplos quando possível.

  • Material complementar: Essa aula pode ser uma oportunidade de trabalho interdisciplinar com as disciplinas de ciências e geografia. O professor de ciências pode ser convidado para a aula, ajudando a esclarecer dúvidas sobre as informações lidas no texto sobre tubarões. O professor de geografia também pode ajudar a entender porque eles estão em risco em determinadas regiões, quais os locais mais poluídos, portanto com mais risco de extinção. O projeto pode continuar nas aulas de ciências e geografia, com os alunos utilizando as informações aprendidas com o texto lido aqui e os cartazes que produziram para outras atividades nas aulas dessas disciplinas.

Contents

  1. INPUT: sharksavers.org
  2. OUTPUT: “Fun fact” posters

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI16) Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Juliana Pacheco

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes