Atividade para impressão - Exercício
Plano de Aula
Plano de aula: Os pronomes relativos e seus antecedentes no gênero reportagem
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Cópia de texto-base disponível aqui; quadro; piloto; apagador; data show.
Dificuldades antecipadas: Identificar o sentido dos pronomes relativos quando estiverem isolados do texto e aplicá-los adequadamente no contexto de uso.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.
“Caminhada curtas são benéficas para a memória, aponta estudo”. Revista Veja online. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25 set. 2018.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em:
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Professor, exponha para o tema da aula para os alunos.
Entenda melhor: coesão textual é o nome que se dá ao uso adequado dos elementos gramaticais e dos conectivos da língua portuguesa, que permite a harmonia entre os termos, as frases, as orações, os períodos e os parágrafos de um texto.
- Explique que na aula de hoje os alunos vão aprender como identificar a que ou a quem se referem determinadas palavras usadas no texto escrito da reportagem.
- Questione: Quais recursos linguísticos podem ser utilizados para evitar repetições de palavras em um texto?
- Espera-se que os alunos lembrem que nomes repetidos podem ser substituídos por pronomes, a exemplo de: que, quem e onde.
- Vocês pararam para pensar por que recebem o nome de pronomes relativos? Pronomes relativos a quê?
- Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os pronomes são relativos porque são usados para substituir ou se referir a algo que já foi dito antes no texto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Preparação da aula:
- Imprima em papel cartão e recorte as tarjas apresentadas nesta lâmina dos slides. (Leve para a sala de aula as tarjas contendo os pronomes relativos variáveis e invariáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta e quantas - variáveis; que, quem, onde - invariáveis.)
- Numa folha de papel 40kg, desenhe duas colunas: de um lado o título “palavras variáveis” e do outro o título “palavras invariáveis”.
- Inicie a aula com a seguinte dinâmica: entregue as tarjas aleatoriamente a alguns alunos da turma e solicite que, um a um, levante-se e cole a palavra na coluna que achar pertinente. Para isso, os alunos podem pedir o auxílio dos demais colegas da turma.
- Feito isso, questione:
- Estas palavras, assim soltas, têm algum sentido para vocês? O que elas querem dizer?
Expectativa de resposta: não têm sentido, porque elas não dizem nada do jeito que estão, soltas.
- O que são palavras variáveis e palavras invariáveis?
Expectativa de resposta: variável é algo que pode mudar, pode variar, enquanto invariável não pode mudar, permanece sempre como está.
- Vamos ver como algumas destas palavras aparecem em uma reportagem e identificar a que elementos elas se referem, no contexto.
Materiais necessários: Papel cartão, fita adesiva dupla face, papel 40kg, pincel marcador permanente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Antes de entregar a versão da reportagem para realização da atividade, apresente o texto desta lâmina, na qual consta o print da reportagem original.
- Oriente-os dizendo que esta fonte é online e é assim que a reportagem é veiculada.
Materiais complementares: A reportagem original pode ser encontrada na seguinte fonte: DA REDAÇÃO. Caminhadas curtas são benéficas para a memória, aponta estudo. Acesso em: 25/9/2018. <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25/9/ 2018.
Clique aqui para ler a reportagem completa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia a atividade, apresente e explique a resolução do primeiro pronome relativo como modelo e oriente os alunos para que resolvam o restante em duplas.
- Para isso, explique que o pronome relativo “cuja”, como os alunos mesmo identificaram na introdução da aula, é um pronome relativo variável, pois concorda em gênero (feminino) e número (singular) com o seu referente “descoberta”.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Finalizada a resolução do exercício, realize a correção compartilhada. Em seguida, questione:
- A que classe de palavras pertencem os termos antecedentes dos pronomes relativos?
Resposta: substantivos
- Vamos observar as flexões destes substantivos que antecedem as palavras: quando eles antecedem um pronome relativo variável, o pronome concorda com ele; quando eles antecedem um pronome relativo invariável, o substantivo pode mudar de feminino para masculino ou de singular para plural, mas o pronome continua sem acompanhar as flexões.
- Qual foi a função desempenhada pelos pronomes relativos na reportagem?
Expectativa de resposta: Os pronomes relativos foram usados para evitar repetição de palavras e deixar o texto mais claro.
Materiais complementares: As respostas constam aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Compartilhe o tema da aula com os alunos. Entenda melhor: coesão textual é o nome que se dá ao uso adequado dos elementos gramaticais e dos conectivos da língua portuguesa, que permite a harmonia entre os termos, as frases, as orações, os períodos e os parágrafos de um texto. Explique que na aula eles vão aprender como identificar a que ou a quem se referem determinadas palavras usadas no texto escrito da reportagem. Questione: quais recursos linguísticos podem ser utilizados para evitar repetições de palavras em um texto? Vocês pararam para pensar por que recebem o nome de pronomes relativos? Pronomes relativos a quê? Veja possibilidades de respostas no plano original.
Introdução
Encaminhe aos alunos as tarjas apresentadas no slide desta etapa do plano original, com pronomes relativos: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta e quantas - variáveis; que, quem e onde - invariáveis. Peça que classifiquem os pronomes como variáveis ou invariáveis. Feito isso, questione: estas palavras, assim soltas, têm algum sentido para vocês? O que elas querem dizer? O que são palavras variáveis e palavras invariáveis? Vamos ver como algumas destas palavras aparecem em uma reportagem e identificar a que elementos elas se referem, no contexto.
Desenvolvimento
Antes de entregar a versão da reportagem para realização da atividade, apresente o texto do slide desta etapa (veja no plano original), na qual consta o print da reportagem original. Oriente-os dizendo que esta fonte é online e é assim que a reportagem é veiculada. Materiais complementares: a reportagem original está disponível aqui; a versão na íntegra, em PDF, está disponível aqui. Peça que os alunos realizem uma atividade sobre o texto recebido (disponível aqui). Oriente-os a resolvê-la em duplas. Para isso, peça que entrem em contato no privado, pelo WhatsApp, e interajam por meio de mensagens de áudio ou escritas.
Fechamento
Finalizada a resolução do exercício, questione: a que classe de palavras pertencem os termos antecedentes dos pronomes relativos? Qual foi a função desempenhada pelos pronomes relativos na reportagem? As respostas estão disponíveis aqui. Nesta etapa, peça que oralizem suas impressões no grupo da turma.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler a reportagem que os alunos receberão para que possam, juntos, discutir sobre a temática desenvolvida.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Paloma Sabata Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Os pronomes relativos e seus antecedentes no gênero reportagem
Finalidade da aula: Identificar e compreender o uso de pronomes relativos como recurso de coesão textual e retomada de referentes.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP15
Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso deste plano em sequência.