Plano de aula: Os pronomes relativos e seus antecedentes no gênero reportagem

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Cópia de texto-base disponível aqui; quadro; piloto; apagador; data show.

Dificuldades antecipadas: Identificar o sentido dos pronomes relativos quando estiverem isolados do texto e aplicá-los adequadamente no contexto de uso.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

“Caminhada curtas são benéficas para a memória, aponta estudo”. Revista Veja online. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25 set. 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

• Professor, exponha para o tema da aula para os alunos.

Entenda melhor: coesão textual é o nome que se dá ao uso adequado dos elementos gramaticais e dos conectivos da língua portuguesa, que permite a harmonia entre os termos, as frases, as orações, os períodos e os parágrafos de um texto.

• Explique que na aula de hoje os alunos vão aprender como identificar a que ou a quem se referem determinadas palavras usadas no texto escrito da reportagem.
  • Questione: Quais recursos linguísticos podem ser utilizados para evitar repetições de palavras em um texto?
  • Espera-se que os alunos lembrem que nomes repetidos podem ser substituídos por pronomes, a exemplo de: que, quem e onde.
  • Vocês pararam para pensar por que recebem o nome de pronomes relativos? Pronomes relativos a quê?
  • Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os pronomes são relativos porque são usados para substituir ou se referir a algo que já foi dito antes no texto.