Plano de Aula

Plano de aula: Produção de mapas

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo dessa aula é compreender como é feita a representação de dados quantitativos absolutos (população, PIB total, fluxo de pessoas etc.) para isto vamos usar o mapa da América. Os alunos vão usar a variável visual tamanho para representar a população de alguns países.

Materiais necessários: projeção ou impressão dos slides, impressão dos materiais solicitados na ação propositiva, lápis, caneta, lápis de cor, borracha, fita crepe, compasso (ou moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos).

Material complementar:

Ação Propositiva 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kGZzcgmMZkHbh4Tjbw3fJPxjPadUXG7HvNaGkj528KMR45mbyB4RSQz8KErv/acao-propositiva-1.pdf)

Ação Propositiva 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/56Q7nBhszSvDfTd42npybAhaMQZsQHmT8z7zSdwc7YtzeKZ2undWmnrDyVQv/geo8-18und01-acao-propositiva-populacao-total-de-alguns-paises-da-america.pdf)

Contextualização 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WpAJdCX7H3xJ24GHB27ECzWQCnYfEPbZremAPNgFrAxSV888hYzDaB9CdjZc/geo8-18und01-contextualizacao-mapa-expectativa-de-vida-ao-nascer.pdf)

Contextualização 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vanSdsUaR6fxcc8PY57zuYaBeyDP9atnXdvbSxTvGVSJhXTPtjTEzuwRcnM/geo8-18und01-contextualizacao-mapa-diversidade-no-brasil.pdf)

Problematização (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aBzAafXjTwYVpp63DYdG7y77cXkNkxw7pKVjCGASufTnHPDj98AHxrZcx3rh/geo8-18und01-problematizacao-mapa-distribuicao-da-populacao.pdf)

Para você saber mais:

- Variáveis visuais: As duas dimensões de um plano (x e y), mais as seis modulações visuais possíveis que a mancha visual pode assumir. Essas seis modulações visuais são: tamanho, valor, cor, forma, orientação e granulação. Nesse plano vamos trabalhar apenas com o tamanho.

- Tamanho: é representado pela variação do tamanho dos sinais (O , o), ou pela quantidade/intensidade destes sinais em uma mesma região.

- Cor: relacionada as cores do arco-íris (violeta, azul, verde, amarelo, laranja, e vermelho), sendo a variação de tonalidade uma forma de usar as cores com a mesma intensidade.

- Variáveis visuais e a legenda representadas no mapa.

Disponível em: http://www.geoluislopes.com/2014/12/variaveis-visuais-e-legenda-representadas-no-mapa.html Acesso em: 25 de março de 2019.

- Martinelli, Marcelo. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

- Mapas das Nações Unidas sobre projeções da população mundial

Disponível em: https://population.un.org/wup/Maps/. Acesso em: 24 de março de 2019.

Contextos prévios: Conhecimentos básicos de cartografia.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Explique para a turma que o objetivo desta aula é aprender um pouco da cartografia temática e como os cartógrafos elaboram os mapas. Comente que além do título, da escala e da orientação, a legenda é algo primordial num mapa. Vamos focar nesta aula na variável visual tamanho muito comum nos mapas.

Como adequar à sua realidade: Ao invés de trabalhar com o mapa da América, você pode usar um mapa de sua cidade dividida pelos bairros e fazer o mesmo exercício, identificando o total da população de cada bairro e criar a legenda.

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