GEO8_18UND01 - Ação Propositiva - População total de alguns países da América
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de mapas
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: dados socioespaciais de países americanos e africanos.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo dessa aula é compreender como é feita a representação de dados quantitativos absolutos (população, PIB total, fluxo de pessoas etc.) para isto vamos usar o mapa da América. Os alunos vão usar a variável visual tamanho para representar a população de alguns países.
Materiais necessários: projeção ou impressão dos slides, impressão dos materiais solicitados na ação propositiva, lápis, caneta, lápis de cor, borracha, fita crepe, compasso (ou moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos).
Material complementar:
Ação Propositiva 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kGZzcgmMZkHbh4Tjbw3fJPxjPadUXG7HvNaGkj528KMR45mbyB4RSQz8KErv/acao-propositiva-1.pdf)
Ação Propositiva 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/56Q7nBhszSvDfTd42npybAhaMQZsQHmT8z7zSdwc7YtzeKZ2undWmnrDyVQv/geo8-18und01-acao-propositiva-populacao-total-de-alguns-paises-da-america.pdf)
Contextualização 1 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WpAJdCX7H3xJ24GHB27ECzWQCnYfEPbZremAPNgFrAxSV888hYzDaB9CdjZc/geo8-18und01-contextualizacao-mapa-expectativa-de-vida-ao-nascer.pdf)
Contextualização 2 (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vanSdsUaR6fxcc8PY57zuYaBeyDP9atnXdvbSxTvGVSJhXTPtjTEzuwRcnM/geo8-18und01-contextualizacao-mapa-diversidade-no-brasil.pdf)
Para você saber mais:
- Variáveis visuais: As duas dimensões de um plano (x e y), mais as seis modulações visuais possíveis que a mancha visual pode assumir. Essas seis modulações visuais são: tamanho, valor, cor, forma, orientação e granulação. Nesse plano vamos trabalhar apenas com o tamanho.
- Tamanho: é representado pela variação do tamanho dos sinais (O , o), ou pela quantidade/intensidade destes sinais em uma mesma região.
- Cor: relacionada as cores do arco-íris (violeta, azul, verde, amarelo, laranja, e vermelho), sendo a variação de tonalidade uma forma de usar as cores com a mesma intensidade.
- Variáveis visuais e a legenda representadas no mapa.
Disponível em: http://www.geoluislopes.com/2014/12/variaveis-visuais-e-legenda-representadas-no-mapa.html Acesso em: 25 de março de 2019.
- Martinelli, Marcelo. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.
- Mapas das Nações Unidas sobre projeções da população mundial
Disponível em: https://population.un.org/wup/Maps/. Acesso em: 24 de março de 2019.
Contextos prévios: Conhecimentos básicos de cartografia.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos ou escreva no quadro. Explique para a turma que o objetivo desta aula é aprender um pouco da cartografia temática e como os cartógrafos elaboram os mapas. Comente que além do título, da escala e da orientação, a legenda é algo primordial num mapa. Vamos focar nesta aula na variável visual tamanho muito comum nos mapas.
Como adequar à sua realidade: Ao invés de trabalhar com o mapa da América, você pode usar um mapa de sua cidade dividida pelos bairros e fazer o mesmo exercício, identificando o total da população de cada bairro e criar a legenda.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Antes de projetar os mapas, comente com a turma que os povos sempre tentaram representar os seus lugares, suas plantações e suas atividades de subsistência de alguma forma. Antes mesmo da linguagem escrita o homem elaborou um modo de se comunicar através dos desenhos e mais tarde desenvolveu a fala e a escrita. Naquele tempo, o homem desenhava em pedras, placas, paredes etc, com o passar dos tempos usamos pergaminhos, papéis, até chegarmos aos dias hodiernos, onde utilizamos os computadores.
Explique que foi apenas a partir do século XX que os mapas passaram usar padrões reconhecidos internacionalmente, estabelecido por leis e convenções transformadas em normas aceitas pelos estudiosos e por todos os que usam os produtos da Cartografia. Desta forma, a criação e a leitura dos mapas se tornou mais padronizado. As técnicas cartográficas modernas, permitiram que as representações ganhassem mais sentido para os estudos científicos.
Projete ou faça cópias para a turma. No slide 3, peça para os alunos explicarem as cores do mapa. Deixe eles explicarem, se for necessário mostre para eles que o cartógrafo usou a variável visual cor. O vermelho mais forte apresenta uma expectativa de vida de 95 anos ou mais. Já o amarelo, de 75 a 80 anos. No slide 4, peça para os alunos explicarem as cores dentro dos círculos utilizados no mapa. Depois, comente para os alunos que o cartógrafo usou a variável cor para a cor da pele da população, mas também usou a variável visual tamanho, para mostrar qual região do país tem mais pessoas, observe que o círculo da região Sudeste é o maior pois tem mais de 79 milhões de habitantes, enquanto o círculo da região Centro-Oeste é o menor pois tem cerca de 13 milhões de habitantes.
Materiais complementares
Contextualização 1 (https://drive.google.com/open?id=1Be8zF8j6APp03K3zjt44I6p5jbQAPfi4cDJ5ybxzP8k)
Contextualização 2 (https://drive.google.com/open?id=1EwuFPh8ha2XFGEEQ09FOAiqDTPUAEyaSWmZR5BF2wJ0)
Como adequar à sua realidade: Ao invés de trabalhar com o mapa da América, você pode usar um mapa de sua cidade dividida pelos bairros e fazer o mesmo exercício, identificando o total da população de cada bairro e criar a legenda.
Contextualização
Orientações: Antes de projetar os mapas, comente com a turma que os povos sempre tentaram representar os seus lugares, suas plantações e suas atividades de subsistência de alguma forma. Antes mesmo da linguagem escrita o homem elaborou um modo de se comunicar através dos desenhos e mais tarde desenvolveu a fala e a escrita. Naquele tempo, o homem desenhava em pedras, placas, paredes etc, com o passar dos tempos usamos pergaminhos, papéis, até chegarmos aos dias hodiernos, onde utilizamos os computadores.
Explique que foi apenas a partir do século XX que os mapas passaram usar padrões reconhecidos internacionalmente, estabelecido por leis e convenções transformadas em normas aceitas pelos estudiosos e por todos os que usam os produtos da Cartografia. Desta forma, a criação e a leitura dos mapas se tornou mais padronizado. As técnicas cartográficas modernas, permitiram que as representações ganhassem mais sentido para os estudos científicos.
Projete ou faça cópias para a turma. No slide 3, peça para os alunos explicarem as cores do mapa. Deixe eles explicarem, se for necessário mostre para eles que o cartógrafo usou a variável visual cor. O vermelho mais forte apresenta uma expectativa de vida de 95 anos ou mais. Já o amarelo, de 75 a 80 anos. No slide 4, peça para os alunos explicarem as cores dentro dos círculos utilizados no mapa. Depois, comente para os alunos que o cartógrafo usou a variável cor para a cor da pele da população, mas também usou a variável visual tamanho, para mostrar qual região do país tem mais pessoas, observe que o círculo da região Sudeste é o maior pois tem mais de 79 milhões de habitantes, enquanto o círculo da região Centro-Oeste é o menor pois tem cerca de 13 milhões de habitantes.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Comente para a turma que a elaboração de mapas temáticos abrange diversas etapas, como: coleta de dados, análise, interpretação e representação das informações sobre um mapa base. Os mapas temáticos são elaborados com a utilização de técnicas que objetivam a melhor visualização e comunicação. Podem representar fenômenos diversos, geograficamente distribuídos sobre a superfície terrestre. Esses fenômenos podem ser tanto de natureza física como, por exemplo, precipitação sobre uma área, quanto de natureza humana, tal como a distribuição da população brasileira mostrada no mapa.
Pergunte aos alunos, se a variável visual tamanho foi um bom recurso cartográfico e por que a variável tamanho é importante no mapa. Deixe que os alunos comentem livremente, não se preocupe no momento o que é certo ou o que é errado. Explique para os alunos que através do mapa é possível perceber que boa parte da população brasileira ocupa áreas próximas ao litoral, mostre que com a variável visual tamanho, é possível perceber os municípios com mais habitantes. Este é um ponto que os alunos podem levantar críticas sobre esta projeção, pois com muitos círculos sobrepostos a localização precisa dos municípios fica complicada.
Material complementar
Problematização (https://drive.google.com/open?id=1n1wmBmtHTcRq44NX4DKgAsdVnAGo-ngfdWsBwU0qsn8)
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Nesta etapa os alunos vão criar um mapa, a ideia central será trabalhar com a variável visual tamanho. Forme grupos com 4 alunos (se for necessário faça um ou dois trios). Sugerimos que essa divisão seja feita pelo professor a fim de garantir grupos heterogêneos no que se refere à aprendizagem, entretanto, é possível utilizar outro critério ou até mesmo deixar que os alunos escolham e organizem os grupos. Imprima uma cópia do mapa (Ação Propositiva 1) e uma cópia do total da população (Ação Propositiva 2) para cada grupo, a impressão pode ser preto e branco. Os alunos devem escolher um país com até 10 milhões de habitantes, um país entre 10 e 40 milhões de habitantes, um país entre 40 e 70 milhões de habitantes e um país com mais de 70 milhões de habitantes. Os alunos devem escolher um título para o mapa, colocar a orientação e uma escala (não é a ideia neste plano trabalhar com orientação e escala , auxilie os alunos nestes itens). Ao criar a legenda vamos trabalhar com a variável visual tamanho. Auxilie os alunos a usar o compasso (na falta deste, pode-se usar moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos) o menor círculo será para o país com menos de 10 milhões, aumente um pouco o tamanho do círculo para o país entre 10 e 40 milhões de habitantes, continue sempre aumentando o tamanho do círculo. No final serão quatro círculos com tamanhos diferentes (procure manter uma proporção). Estes círculos deverão ser colocados dentro dos países correspondentes. Projete novamente o exemplo da problematização para os alunos terem uma ideia de como deve ficar a legenda e o mapa. Se houver tempo os alunos podem pintar os países no mapa, usando cores adequadas (o azul deve ser usado para representar água, por exemplo).
Materiais complementares
Ação Propositiva 1 (https://drive.google.com/open?id=0B760tdH_h43TVHdjV0FrT3dza2FXb19Zd3B0QVZMYTNZdlRz)
Ação Propositiva 2 (https://drive.google.com/open?id=1d7SmmbZJ-D5NJkdqc06bkRzRkrZuCcx5v1qwMMxD9Gs)
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Recolha os mapas e cole num mural disponível na sala de aula, caso não tenha mural, procure um espaço disponível na sala. Analise os mapas com os alunos, mostre a importância da legenda no mapa, comente que ao invés do círculo poderia se utilizar a cor para a representação. Finalize a aula comentando que o cartógrafo - profissional que cria os mapas - segue vários padrões internacionais para que os mapas possam ser compreendidos por qualquer leitor, não importando o seu país de origem. Além disso, hoje temos recursos tecnológicos que facilitam a elaboração dos mapas, fazer a escala, a legenda, o plano do mapa com os computadores é uma tarefa menos árdua do que fazer um mapa 70 anos atrás. No entanto, as regras da cartografia devem ser seguidas.
Se sobrar tempo projete os mapas das Nações Unidas sobre projeções de crescimento da população mundial, disponível em: https://population.un.org/wup/Maps/. Acesso em: 24 de março de 2019. Estes mapas usaram variável visual tamanho.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp ou e-mail; Google Meet ou Zoom
Valor trabalhado
Problematização
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é compreender como é feita a representação de dados quantitativos absolutos da população num mapa da América. Explique para os alunos que eles irão aprender um pouco da cartografia temática e como os cartógrafos elaboram os mapas. Comente que, além do título, da escala e da orientação, a legenda é algo primordial em um mapa. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp. A aula será organizada pelo aplicativo, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, a problematização estará presente. Tempo estimado: 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos os dois mapas, disponíveis aqui (expectativa de vida) e aqui (diversidade no Brasil). Grave um áudio e explique para a turma que os povos sempre tentaram representar seus lugares, suas plantações e suas atividades de subsistência de alguma forma. Antes mesmo da linguagem escrita, o homem elaborou um modo de se comunicar através dos desenhos e, mais tarde, desenvolveu a fala e a escrita. Naquele tempo, o homem desenhava em pedras, placas, paredes etc.; com o passar dos tempos, usamos pergaminhos e papéis, até chegarmos aos dias atuais, onde utilizamos os computadores. Peça para os alunos explicarem as cores do primeiro mapa. Se for necessário, mostre para eles que o cartógrafo usou a variável visual cor. O vermelho mais forte apresenta uma expectativa de vida de 95 anos ou mais; já o amarelo, de 75 a 80 anos. No próximo mapa, peça para os alunos explicarem as cores dentro dos círculos. Depois, comente com os alunos que o cartógrafo usou a variável cor para a cor da pele da população, mas também usou a variável visual tamanho para mostrar qual região do país tem mais pessoas. Observe que o círculo da região Sudeste é o maior, pois tem mais de 79 milhões de habitantes, enquanto o círculo da região Centro-Oeste é o menor, pois tem cerca de 13 milhões de habitantes. No Plano de Aula, disponível aqui, você pode obter mais detalhes sobre os conceitos usados. Tempo estimado: 15 minutos.
Problematização
Envie aos alunos o mapa disponível aqui. Grave um áudio e pergunte a eles: "A variável visual tamanho foi um bom recurso cartográfico?". Deixe que os alunos comentem livremente. Não se preocupe, no momento, com o que é certo ou o que é errado. Depois, grave um áudio e explique para os alunos que através do mapa é possível perceber que boa parte da população brasileira ocupa áreas próximas ao litoral. Mostre que, com a variável visual tamanho, é possível perceber os municípios com mais habitantes. Os alunos podem levantar críticas sobre essa projeção, pois, com muitos círculos sobrepostos, a localização precisa dos municípios fica prejudicada. Tempo estimado: 15 minutos.
Ação propositiva
Grave um áudio e explique que nesta etapa os alunos irão criar um mapa. Forme grupos com 4 alunos (se for necessário, faça um ou dois trios). Converse com os alunos para eles se organizarem pelo WhatsApp ou Google Meet. Envie a cada grupo a Ação propositiva 1, disponível aqui, e a Ação propositiva 2, disponível aqui. Os alunos devem escolher um país com até 10 milhões de habitantes, um país com entre 10 e 40 milhões de habitantes, um país com entre 40 e 70 milhões de habitantes e um país com mais de 70 milhões de habitantes. Os alunos devem escolher um título para o mapa e estabelecer a orientação e uma escala. Ao criar a legenda, vamos trabalhar com a variável visual tamanho. Auxilie os alunos a usar o compasso (na falta deste, pode-se usar moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos). O menor círculo será para o país com menos de 10 milhões, aumentando um pouco o tamanho do círculo para o país com entre 10 e 40 milhões de habitantes, e assim por diante. Ao final, serão quatro círculos com tamanhos diferentes (peça que procurem manter uma proporção). Esses círculos deverão ser colocados dentro dos países correspondentes. Projete novamente o exemplo da problematização para os alunos terem uma ideia de como deve ficar a legenda e o mapa. Peça aos alunos que pintem os países no mapa. Tempo estimado: 50 minutos.
Sistematização
Solicite que todos os grupos compartilhem seus mapas pelo WhatsApp. Grave um áudio e analise os mapas com os alunos. Mostre a importância da legenda no mapa e comente que, em vez do círculo, poderia se utilizar a cor para a representação. Finalize a aula comentando que o cartógrafo - profissional que cria os mapas - segue vários padrões internacionais para que os mapas possam ser compreendidos por qualquer leitor, não importando o seu país de origem. Além disso, hoje temos recursos tecnológicos que facilitam a elaboração dos mapas, a escala, a legenda etc. O plano do mapa com os computadores é uma tarefa menos árdua do que fazer um mapa 70 anos atrás. No entanto, as regras da cartografia devem ser seguidas. Tempo estimado: 15 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem ao vídeo disponível aqui, sobre a produção de mapas pelo IBGE há alguns anos atrás. Assim, podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Leandro Campelo
Mentor: Peter Trento
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender como é feita a representação de dados quantitativos absolutos da população num mapa da América.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.